A chinchila é simpática e amada por muitos animais do descolamento da chinchila. Você pode encontrá-lo muito raramente, no entanto, esses animais são considerados muito inteligentes e brincalhões. Uma dieta boa e equilibrada desempenha um papel significativo no bom humor do animal, por isso hoje vamos falar sobre o que vale a pena e não vale a pena alimentar a chinchila.
Funcionalidades
Em termos de nutrição, a chinchila é um vegetariano excepcional - toda a dieta do animal consiste em alimentos vegetais. Este animal de estimação é extremamente exigente sobre a qualidade dos alimentos, propensos a dividi-lo seletivamente em saboroso ou sem gosto. Alimentos para este animal deve consistir exclusivamente de alimentos frescos, ricos em vitaminas e minerais. Não deve haver mofo ou cheiro de rigidez. Grama para alimentar os animais exclusivamente em lugares ecologicamente limpos, em afastamento de fábricas, plantas e estradas.
A alimentação de adultos executa-se só uma vez por dia, à noite, indivíduos jovens - até 2-3 vezes. O alimentador para alimentação deve ser grande, confortável, onde o animal possa facilmente ter acesso.
Ao alimentar chinchilas, vale a pena monitorar a quantidade de comida fornecida. Esses animais não apenas não têm idéia do senso de proporção, mas também possuem um sistema digestivo muito caprichoso e fraco, que pode ser danificado por excessos.
Particular atenção deve ser dada ao processamento de frutas e vegetais antes de alimentá-los ao animal. Cada fruta deve ser completamente lavada com água filtrada e seca.. Em seguida, corte em fatias pequenas para que o animal possa mordiscá-las com calma. Depois que o animal estiver saturado, limpe imediatamente a gaiola dos resíduos para que os produtos não se deteriorem e não prejudiquem o animal faminto no futuro.
Alguns criadores preferem dar exclusivamente comida de chinchila a ossos jovens para a formação de ossos e ganhar força. Além disso, a alimentação é muitas vezes dada em épocas frias, quando não há oportunidade de comprar feno fresco.
Para o animal então acostumado aos verdes e comida suculenta, é necessário recomeçar com pequenas porções, aumentando-os todos os dias.
A dieta aproximada de uma chinchila adulta por dia deve ser a seguinte:
- 2-3 colheres de chá de ração;
- 5-10 gramas de forragem verde fresca;
- 30-40 gramas de feno;
- produtos suplementares sob a forma de alimentos adicionais - até 7 gramas
- água - em quantidades ilimitadas.
Feed
É necessário entender a composição do alimento, o que terá um efeito benéfico no seu animal de estimação. Cada composição deve conter os nutrientes e minerais necessários para o funcionamento saudável do animal.
O segredo para alimentar as chinchilas é que a comida não deve ser tão diversa (não se deve dar ao animal a mesma comida o tempo todo), mas sim equilibrada.
Você deve monitorar rigorosamente a porcentagem de nutrientes na mistura.
A opção mais segura para alimentar uma chinchila é fazer você mesmo. Só neste caso você estará completamente seguro de que contém. Além disso, apesar de sua aparente utilidade, o alimento deve ser balanceado e levar em conta a proporção percentual de proteínas e carboidratos. A proporção aproximada deve ser aproximadamente a seguinte: até 20% de proteínas (ervas e cereais), 4-5% de gorduras (nozes, sementes de plantas), até 55% de carboidratos (leguminosas) e fibras, certamente - 15% (feno).
No total, este alimento é composto por cereais e plantas trituradas. Se você quiser cuidar de seu animal de estimação um pouco ou diversificar sua dieta. É permitido adicionar sementes, nozes, frutas secas, vitaminas especiais em quantidades estritamente limitadas.
Para preparar esse feed, você precisará dos seguintes ingredientes:
- Frutos secos secos - maçãs, passas, peras, cenouras;
- grãos de milho passavam por um moedor de café;
- uma pequena proporção de nozes e sementes;
- vitaminas e suplementos para promover a saúde dos animais de estimação;
- leguminosas (feijões, ervilhas);
- boa ajuda seria grãos de trigo, cevada ou aveia.
Os produtos não devem ficar estagnados e cobertos de fungos, mofo. Há casos em que as chinchilas se recusam a comer, preferindo apenas alguns petiscos. Neste caso, você pode se preparar para os grânulos especiais de animais. Para tornar a mistura homogênea, os elementos sólidos são moídos em um liquidificador ou moedor de café, em seguida, misturados e passados por um moedor de carne com um bico de carne moída. Os grânulos são separados uns dos outros, dispostos em uma assadeira e colocados em um lugar quente onde eles são secos.
Nas estações frias, as chinchilas precisam urgentemente de uma variedade de alimentos, enquanto deve ser o mais completo possível com vitaminas e minerais. A opção ideal seria a oferta alternativa de vegetais e frutas com preservação na dieta de feno e proteínas.
Quanto ao peso e à quantidade de frutas em uma refeição, não deve haver mais de 25 gramas por dia, ou seja, trata-se de uma pequena fatia de pêra, um círculo de cenoura ou um pedaço de maçã. Se você não tem frutas frescas, você pode adicionar frutas secas à sua dieta, será ainda melhor. No verão e no final da primavera, vale a pena introduzir gradualmente rações verdes e cereais na dieta.
Você não deve imediatamente transplantar o animal dos grânulos e frutas para o feno de capim, este processo deve ser gradual
Eles se alimentam de feno?
Para animais como a chinchila, o feno é parte de uma dieta regular e vital. Além disso, almofadas e camas de grama servirão como o melhor local de descanso para seu animal de estimação.
No feno de gramíneas há uma fibra extremamente necessária para as chinchilas, responsável pelo processo de digestão. Sem a quantidade necessária de fibras inibidas processos no intestino longo, por causa do qual pode haver estagnação no processo digestivo. Este processo, com uma atitude negligente em relação aos cuidados com os animais, muitas vezes leva a conseqüências fatais.
Os criadores de chinchilas distinguem apenas dois tipos de feno adequado para eles: feno de capim comum e feno de alfafa. A diferença entre estas espécies é significativa - na alfafa fresca há uma quantidade maior de calorias e proteínas. Tal feno é geralmente dado a jovens chinchilas ou fêmeas grávidas / lactantes para manter e recuperar. Enquanto isso, uma vila de ervas de qualidade é muito mais benéfica para os dentes de um animal. Tanto isso como outro tipo de feno podem ser obtidos na loja de animais mais próxima. Entre em contato apenas com fornecedores verificados que cultivam feno intencionalmente para animais e não o coletam do prado mais próximo.
No ambiente natural, a maior parte da dieta da chinchila consiste em feno, o resto é ocupado por frutas, vegetais e algumas raízes. Ao preparar sua dieta, mantenha a seguinte porcentagem: 80-85% de feno, 10-12% de grânulos e 2% de legumes e frutas. É desta forma que a ração será o mais próxima possível da dieta natural e, portanto, é a mais útil.
Dicas para escolher e colher feno.
- Quando auto-colheita de feno, cuidadosamente, certifique-se que não se perde perigoso para variedades animais de plantas e ervas / raízes venenosas. Particular atenção deve ser dada ao rabo de cavalo, ao "olho de galinha" e ao botão de ouro. Mesmo uma dose mínima dessas plantas pode levar à morte do seu animal.
- Depois de comprar o feno na loja ou com as mãos, certifique-se de aquecê-lo em casa no microondas ou no forno à temperatura ou potência mínima. Então você economiza feno de bactérias, fungos e parasitas.
- Verdadeiros sinais de bom feno: uma aparência fresca, sem mofo, um cheiro agradável, ervas, sem excesso de impurezas, uma cor saudável (verde claro, verde ou verde claro, dependendo da grama). Apesar da frescura, o feno deve estar seco e não molhado, pois isso é um sinal de que ele começou a apodrecer.
- Existe uma prática de comprar pellets especiais prensados em vez de feno natural. Acredita-se que eles contêm tudo o que é necessário para o funcionamento saudável do corpo do animal. A escolha de tais grânulos deve ser tratada com muito cuidado - os vendedores geralmente gostam de adicionar poeira e lascas à sua composição para ganho de peso, mas você não pode verificar a composição deles.
- Antes de alimentar o feno, o animal deve examiná-lo pela ausência dos espinhos habituais e finalmente pelos caules mortos.
O feno mais adequado para chinchilas - contendo leguminosas, por exemplo, alfafa, ervilhaca, trevo. É melhor absorvido e contém muitos elementos necessários para o animal: proteína, fósforo, cálcio. Esse feno deve ser colhido no momento da formação dos primeiros brotos completos da planta. Plantas velhas e já deterioradas contêm metade das substâncias úteis para a chinchila.
Um bom substituto para o legume será variedades de feno de capim. Estes incluem plantas como Timothy conhecido por todos, festuca, bluegrass, equipe de ouriço. Neste caso, o feno deve conter várias ervas de uma só vez. Mas eles contêm muito menos nutrientes. A chinchila precisa periodicamente substituir a dieta e adicionar novos alimentos a ela. Para alimentar este animal com a mesma grama ou feno durante todo o ano não vale a pena.
É indesejável colher feno em áreas onde crescem as seguintes ervas: narcótico, henbane, cornflower, spurge, fern.
Bagas e nozes comem?
Chinchilas são incríveis gourmets, especialmente quando se trata de nozes e bagas. O principal problema desses produtos é que eles precisam ser dados em quantidades estritamente limitadas. Algumas bagas - não mais que 1 vez por semana. As nozes contêm uma enorme quantidade de gordura, que é prejudicial para qualquer animal, especialmente no que diz respeito às chinchilas. Particular atenção deve ser dada ao número de nozes na dieta, como amêndoas, amendoim, avelãs, nozes. Eles devem servir como um alimento adicional para o animal e fornecer-lhe proteínas e gorduras essenciais, mas não devem ser a principal ração do animal. No total, isso não deve ser mais que 2 nozes por semana.
O mesmo se aplica à inclusão na dieta de bagas de animais. Por via de regra, usam-se como doces ou quando o corpo de um animal carece de algumas vitaminas. Neste caso, você pode dar ao animal 1-2 bagas por semana (rosa silvestre ou viburno). Este item não se aplica a bagas como cerejas e cerejas, que são muito altas em acidez para chinchilas e só podem ser usadas na forma seca. Famosos bagas doces para chinchilas - figos, framboesas, morangos.
Legumes e frutas
A adição à dieta dos vegetais e frutas animais também deve ser tratada com cautela. Imediatamente deve ser dito que a maioria das frutas e legumes são preferíveis para chinchilas em forma seca (exceto cenouras), porque alimentos muito suculentos e frescos podem levar a uma quebra de seus intestinos.
A lista de vegetais que devem ser adicionados regularmente à dieta do animal:
- couve-flor e couve de Bruxelas, brócolis;
- cenouras;
- pepinos;
- chicória;
- endro, salsa, espinafre, hortelã;
- nabo e rabanete;
- espinafre;
- abobrinha;
- feijão verde.
Lista de frutas adequadas para alimentar a chinchila:
- banana;
- maçãs;
- abacaxis;
- damascos e damascos secos;
- melão;
- peras;
- mamão;
- manga.
Todas essas frutas devem ser incluídas no cardápio como sobremesa, e não mais que a metade da dieta.
Vegetais, como repolho, salsa ou aipo, por causa do alto teor de cálcio deve ser incluído na dieta é extremamente rara. É melhor não adicionar frutas cítricas (laranja, limão e tangerina).
Outras guloseimas
Nem todos os produtos de chinchila são necessariamente prejudiciais e inúteis. Existem muitos suplementos naturais nutricionais e essenciais, que serão discutidos abaixo. A vantagem clara de todas estas ervas e bagas é que elas podem ser colhidas por conta própria.
- Milho prejudicial à chinchila apenas em quantidades excessivas. 2-3 grãos por dia, e o alimento do seu animal será enriquecido com potássio, magnésio e cálcio.
- Consumo cenouras afeta favoravelmente o sistema cardiovascular, melhora a visão, dá ao casaco de pele do animal um agradável brilho natural.
- Amor de chinchilas Kalina e banana - Estas plantas têm um efeito positivo no trabalho do trato digestivo. Mas incluí-los na dieta deve ser muito cuidadoso - não mais que 1 coisa (ou 1 folha) 1-2 vezes por semana.
- Trevo de Prado Tem um bom efeito anti-inflamatório, é dado em 2 partes não mais do que 1 vez por semana.
- Galhos de salgueiro-chorão contêm uma enorme quantidade de vitamina C, mas também não exagere com a dosagem - é permitido dar ao animal não mais do que um pequeno ramo uma vez por semana.
- Tem cão rosa muitas propriedades úteis diferentes, por isso também deve ser adicionado à dieta 1 vez por semana para 1 coisa.
Lembre-se de que, se o animal estiver doente, a auto-prática não é recomendada. Verifique com seu veterinário antes de adicionar uma nova planta ou fruta à sua dieta.
Água
Ao crescer chinchila em casa, especialmente sem uma certa experiência, você deve prestar atenção a fatores como beber regularmente. Para chinchilas, não haverá nada mais útil do que a água descontaminada comum com uma quantidade mínima de cloro. É fácil entender que essa água será difícil de obter de uma torneira comum. É por isso antes de servir, deve ser devidamente defendido e depois fervido para remover todos os sais nocivos.
Absolutamente todos os processos de digestão no corpo do animal são apenas na presença de uma quantidade suficiente de fluido. Isto é especialmente verdadeiro para indivíduos jovens que estão apenas ganhando força. Com o tempo, a necessidade de uma grande quantidade de umidade desaparece, com a dieta certa, a chinchila vai aprender como obter toda a água necessária dos produtos que o proprietário oferece.
Se você não quer se preocupar com a preparação de água para chinchilas, você pode comprar na loja água engarrafada filtrada especial. Não tem lugar para cloro, sais ou bactérias. No entanto, não compre água mineral ou refrigerante, nada de bom para um animal de tal água não.
Um grande problema com o abastecimento de água é a constante poluição dos animais, e é por isso que eliminar imediatamente quaisquer recipientes e alimentadores. O melhor bebedor será bebedor de mamilo vertical de plástico, que deixa a água entrar quando você pressiona uma bola especial. Certifique-se de várias vezes mostrar claramente o seu animal de estimação como fornecer água, e no futuro, o animal de estimação fará tudo por conta própria.
Não deixe a água no cocho por mais de dois dias Ela favoravelmente no corpo da chinchila simplesmente não afetará. A água deve estar à temperatura ambiente - de 18 a 22 graus Celsius. Certifique-se sempre de que o animal tenha livre acesso a água limpa e fresca.
Com a falta de líquido, o animal recusará a comida seca e pode simplesmente morrer de fome.
O que não pode alimentar?
Há um número de produtos que não são recomendados para dar chinchila em nenhuma circunstância. Estes animais possuem um sistema digestivo extremamente sensível, adaptado apenas a alimentos estritamente definidos. Alho, cebola, batata brotada e bruta, pimentão (variedades condimentadas), leguminosas, tomates, folhas de alface são contraindicados.
Milho, por exemplo, em grandes quantidades é provável que cause inchaço, o que é extremamente perigoso para as chinchilas. Tomates Eles têm uma acidez extremamente alta que o corpo da chinchila simplesmente não é capaz de digerir.
Abacates (dado o enorme teor de gordura, esta fruta é prejudicial para muitos animais de estimação), limões, toranjas, laranjas - Cada um desses produtos também tem um alto nível de acidez. Amendoim, milho, avelã, amêndoa, feijão e feijão - tudo isso é dado em quantidades estritamente limitadas.
Doces também são proibidos - chocolate, alimentos ricos em açúcar, doces, pãezinhos. O açúcar tem um efeito prejudicial no corpo de qualquer animal, e a chinchila não é exceção.
Chinchilas são animais que preferem estritamente comida vegetariana. Compre para eles apenas alimentos vegetais. Qualquer produto que contenha carne ou leite pode levar a sérios problemas intestinais e, eventualmente, à morte.
Contrariamente à crença popular, as chinchilas também não devem receber produtos de panificação, assim como outros produtos de farinha, o mesmo se aplica às massas, cereais. Não dê produtos fritos, cozidos, em conserva ou salgados. Isso certamente levará à morte do seu animal de estimação. Outros produtos que são prejudiciais às chinchilas são pipoca, comida humana comum, batatas fritas, ovos e cogumelos. Mesmo por diversão e em quantidades mínimas, nada disso é altamente recomendado.
Todos os produtos descritos acima são prejudiciais ao seu animal de estimação. Eles são ricos em gorduras e ácidos nocivos, dos quais um animal pode desenvolver obesidade ou problemas intestinais. Acontece frequentemente que é produtos nocivos tornam-se verdadeiras guloseimas para chinchilas. Neste caso, não satisfazer os desejos de seu animal de estimação, você precisa excluir de forma inflexível todos esses produtos de sua dieta.
Se você gosta de deixar a chinchila andar pelo apartamento, então não se esqueça de remover todas as plantas da sala. Comer tais flores domésticas como a azálea, a begônia, o ficus e o oleandro podem levar à morte do animal. Essas plantas são extremamente venenosas para as chinchilas.
Sobre como alimentar chinchilas, veja o seguinte vídeo.