As chinchilas são roedores comoventes e bonitinhos que precisam da atenção de seu dono. O tempo que uma chinchila nos deleitará com sua presença depende do cuidado com que a cercamos e das condições que criamos para a existência de um animal em um apartamento na cidade.
Onde o roedor mora?
Especialistas experientes concluíram que uma vitrine especial de células será o habitat ideal deste roedor. Esses expositores podem ser encontrados em lojas especializadas, mas se uma pessoa que quer ter uma chinchila em uma casa tem certas habilidades de encanamento e carpintaria, ele poderá economizar muito dinheiro tornando este local de residência do futuro animal de estimação com suas próprias mãos. Vamos tentar descobrir o que é um mostruário e como ele difere de uma célula comum?
Imagine o aparador de uma avó, ou melhor, a parte superior dela. Este é um armário com portas na parte inferior e com prateleiras de vidro na parte superior, novamente atrás das mesmas portas de vidro que o fazem deslizar ou abrir. Esta parte superior é uma vitrine. Para as chinchilas, as prateleiras podem ser feitas de compensado, e as portas de vidro podem ser substituídas por material de fibra de vidro ou algo semelhante - se apenas a luz penetrar.
Devo dizer que a chinchila vai se sentir muito mais confortável na janela do que na gaiola, e por muitas razões.
- O mostruário é maior que a gaiola.
- A gaiola é feita de galhos, não há lugar para se esconder nela, e a chinchila precisa de sua marta fechada. Os expositores para esse propósito são adaptados de maneira ideal - o hospedeiro pode improvisar com seções fechadas completamente livres.
- Há mais espaço no mostruário do que na gaiola, porque sua profundidade pode ser feita por qualquer pessoa.
- Vários materiais naturais que o proprietário pode usar para construir uma vitrine irão se adequar ao roedor mais do que as hastes de metal. Chinchilas preferem lugares isolados onde você pode se esconder em caso de algo, e se eles são feitos de madeira - muito bem.
- O roedor atrás do vidro do mostruário cria menos ruído, não interfere com os proprietários.
- É fácil sair da vitrine, se houver várias portas na parede frontal.
- Se o lixo estiver constantemente saindo pela gaiola através das barras, então uma parede sólida evitará esse recurso desagradável, além de fornecer acesso a cada “piso” da vitrine, a limpeza não levará muito tempo.
- Um mostruário pode ser "disfarçado" se for feito de materiais que combinem com a cor do conjunto de móveis.
- Se você equipar a vitrine com rodas, ela pode se mover de sala em sala, a fim de criar uma temperatura aceitável para o roedor e não superaquecê-lo. Não devemos esquecer que a temperatura acima de 25 graus Celsius pode causar insolação chinchila, porque estes animais vêm do alto Andes dos Andes do continente sul-americano.
Tendo chegado à conclusão que o mostruário será o hábitat mais conveniente para chinchilas, é necessário prestar atenção que pode fazer o mostruário da madeira, alumínio, construções plásticas. Existe um certo conjunto de requisitos para o fabrico de montras:
- o menor espaço para uma chinchila não deve ser menor que 800x800x500 mm;
- com o conteúdo de um número maior de indivíduos, os tamanhos aumentam multiplicados;
- os materiais de que a mostra é feita devem ser razoavelmente duráveis e seguros, uma vez que qualquer roedor tem o hábito de experimentá-los "ao dente";
- a janela deve estar seca, quente, estar bem (mas não desnecessariamente) acesa, ter boa ventilação;
- no fabrico é necessário remover bordas afiadas, cantos protuberantes dos painéis, o que poderia causar uma lesão acidental ao animal de estimação.
Manter chinchila com falta de espaço para atividade motora não é recomendado, pois certamente pode causar doença.
Este é um dos requisitos mais importantes para mostruários deste tipo, para que o animal não esteja lotado. As chinchilas precisam de pelo menos 0,4 m2 por pessoa. Além disso, essa área não depende do comprimento ou da largura da janela - e essa e a outra podem ser alteradas à vontade ou com base no tamanho do apartamento.
Por que muitas vezes é aconselhável usar os núcleos de gabinetes antigos como base? O ponto é a conveniência e simplicidade de sua conversão - será necessário gastar um mínimo de esforço para transformá-lo em um mostruário. Embora um certo perigo para um animal de estimação pode ser escondido no próprio material de que o gabinete foi feito. O aglomerado, que é o material mais comum das paredes dos gabinetes e consiste em resinas epóxi, pode envenenar o roedor com seus componentes, se ele puder roer algumas de suas partes.
Por esta razão, recomenda-se escolher tal gabinete, na fabricação de madeira natural, e não aglomerado.
Aqui está uma instrução de processo passo-a-passo aproximada descrevendo como construir uma janela de loja a partir de um gabinete.
- Remova a porta.
- Se houver prateleiras neles cortem aberturas. Eles vão precisar de chinchilas para transições entre os níveis.
- No caso em que as prateleiras estão faltando, há espaço para a imaginação - as prateleiras podem ser colocadas em qualquer ordem.
- O material para as prateleiras deve necessariamente servir como madeira natural, uma vez que as chinchilas preferem “experimentar um dente” exatamente em superfícies horizontais - a parede vertical é menos conveniente para roer.
- Na parte superior do gabinete, será necessário cortar os orifícios de ventilação para que as massas de ar possam circular livremente dentro da vitrine.
- Não se esqueça de apertar esses orifícios com uma malha de metal - uma tal chinchila nem vai tentar roer.
- As portas do armário removidas são substituídas por uma grade de metal esticada sobre uma armação, ou elas são feitas de um material transparente. A maioria dos especialistas recomenda a grade.
- Para fazer o trabalho de fazer tal estrutura, recomenda-se levar as mesmas portas “nativas” removidas e substituir os painéis por uma grade, deixando a moldura externa da porta com cerca de 100 mm de largura para fixar a grade.
- É muito bom se as gavetas inferiores foram originalmente previstas no design do gabinete. Isso tornará a conversão ainda menos consumidora de energia - apenas na próxima etapa você terá que remover o piso da parte principal do gabinete e alterá-lo para uma grade freqüente, sob a qual é fácil colocar um contêiner onde a areia e o lixo caiam. Isso facilitará muito o processo de limpeza da janela.
Como se fazer?
Se não houver gabinete adequado para conversão, um mostruário pode ser feito à mão. Para garantir as condições de fabricação mais confortáveis, você terá que usar:
- chave de fenda;
- Parafusos auto-perfurantes de diferentes tamanhos;
- quebra-cabeças;
- novas dobradiças das portas;
- broca;
- broca / manivela;
- fita de vedação.
Como é difícil adivinhar o tamanho, não há desenhos prontos “para todas as ocasiões” - eles terão que ser feitos medindo a parte designada da sala. Por conseguinte, selecione a quantidade necessária de material. Isso pode ser um esboço de desenho aproximado para uma sala de tamanho médio.
Normalmente, os racks são usados como pernas, no caso em que o piso da vitrine é feito de uma grade, e um certo espaço entre a grade e o piso é necessário, de modo que um recipiente para coletar resíduos de chinchila deve entrar sob a grade.
Além de prateleiras simples com buracos, uma vitrine de chinchila também é equipada com alguns acessórios.Por exemplo, como uma toca, ou seja, abrigo da luz do dia, uma pequena casa pode ser usada, que pode ser facilmente feita de acordo com as dimensões do próprio mostruário.
Não deve ser muito grande nem muito perto.
O alimentador pode ser organizado na forma de creches feitas de madeira ou a mesma malha de metal, onde você precisará envolver feno ou outros alimentos.
Se a chinchila for limitada em sua atividade física, ela rapidamente ganhará peso. Portanto, a chamada cidade será muito apropriada. Deve pelo menos consistir em:
- roda de corrida;
- Prateleiras de vários níveis ligadas por transições sob a forma de ponte suspensa, túnel ou escada;
- balanço / rede.
Para aprender como fazer uma vitrine de chinchilas com suas próprias mãos, veja o vídeo a seguir.