Um chapéu-cilindro é um cocar tradicional da Europa, que era comum entre os homens do século XIX. Agora, a moda para os cilindros está sendo revivida, embora de uma maneira diferente: costumava ser um cocar de cavalheiros, e agora é um vestido extravagante e um traje extravagante para pessoas de ambos os sexos.
Muitas vezes o cilindro é feito para qualquer evento - matinê no jardim de infância, noite chique, festa corporativa de Ano Novo, a roupa original.
História do Cilindro
Inicialmente o cocar era feito de feltro de castor, mas depois esse material foi substituído por pelúcia e seda. Para pessoas de baixa renda, os chapéus eram feitos de feltro comum.
Durante o fabrico de uma roupa de feltro, surgiram fenómenos como chapeleiro insano. Agora, esse nome está mais relacionado com o personagem da famosa obra de Alice Carroll, Alice no País das Maravilhas, uma estranha e excêntrica amante do chá.
Mas no século 19, tudo era muito mais triste - devido ao fato de que o mercúrio era usado na fabricação de feltro, e seus casais literalmente afastavam os fabricantes de chapéus, causando demência, alucinações e outras desordens.
No mundo moderno, o cilindro tornou-se não apenas uma fantasia, mas também a marca de vários mágicos e ilusionistas. O chapéu preto deve sua cor ao inglês Prince Albert, que não gostava de cores brilhantes e uma combinação de tons diferentes.
Também vale a pena falar sobre as curiosas variedades de cilindros de chapéu:
- Bolívar é o nome de uma cartola de aba larga, em homenagem a Simón Bolívar, figura pública e libertadora da América Latina.
- Caps é uma variedade francesa deste cocar, que foi muito popular na Europa até a Primeira Guerra Mundial.
Agora o cilindro é parte integrante do vestido de uma direção tão peculiar na arte e na roupa, como o steampunk. Steampunk - moda combina elementos do guarda-roupa da era vitoriana e o chamado estilo mecânico.
Como fazer um cilindro com as próprias mãos?
Fazer um cocar com suas próprias mãos é bem simples. Para fazer isso, você precisa dos seguintes itens:
- papelão preto grosso;
- um pequeno pedaço de lã preta;
- fita adesiva transparente;
- super cola;
- um simples lápis ou caneta;
- tesoura;
- um par de pincéis e cola;
- verniz;
- decoração à sua preferência (opcional).
Ação do Algoritmo:
- Corte um retângulo de papelão, que é igual ao comprimento do diâmetro da cabeça, e alguns centímetros são adicionados às dobras e costuras. Você pode escolher qualquer largura. Com a ajuda de fita transparente, é necessário conectar as bordas do retângulo e agradar a figura cilíndrica oca.
- Em um pedaço de papelão, desenhe um círculo plano igual ao diâmetro da circunferência do cilindro - esse será o chamado fundo da touca. Então, ao redor do primeiro círculo, você precisa desenhar o segundo, um par de centímetros diferente do primeiro.
- Corte o último círculo desenhado e faça pequenos entalhes ao nível do primeiro círculo - crie a chamada franja. Dobre essa franja dentro do pequeno círculo.
- Na franja, aplique suavemente cola e coloque um círculo no fundo do cilindro. Para maior eficiência, você deve colar o fundo com fita adesiva.
- Então você precisa pensar em criar um campo de chapéu. Para fazer isso, desenhe um círculo no cartão que seja igual à circunferência superior da capa. Depois de contornar, você precisa segurar outro círculo, já maior em diâmetro, e cortar ambos os círculos para que o anel se apague.
- No anel também é necessário criar uma franja peculiar e colá-lo com a ajuda de cola e fita adesiva para o outro lado do cilindro da mesma forma que o fundo foi colado.
- No interior do cilindro - o que contatará diretamente com a cabeça - é necessário colar uma tira de lã. Em seguida, envernize o chapéu e adicione decorações (se necessário).
Esta é apenas uma das opções para criar um cocar com as próprias mãos. Além disso, um chapéu de cilindro é também feito de feltro, couro natural ou camurça numa base similar - todas as partes de cartão são simplesmente costuradas ou coladas ao material de tecido e depois coladas umas às outras da maneira indicada acima.
Deve notar-se que o cocar feito de feltro é muito quente e será capaz de aquecer a cabeça no tempo frio, e a versão de couro parece luxuosa, mas ao custo é bastante caro. Portanto, a escolha do material para a tampa deve depender da finalidade deste acessório e da freqüência de seu uso.
Quanto custa uma tampa cilíndrica?
Não é necessário criar uma touca deste tipo com as próprias mãos - pode ser facilmente adquirida tanto numa loja especializada como na Internet. Tal compra, dependendo do tipo, cor, presença ou ausência de jóias, o material a partir do qual é produzido, pode custar de 200 a 1500 rublos. Em média, o cilindro de chapéu preto feminino custa 450 rublos. O boné vermelho será mais caro - cerca de 780 rublos.
O que vestir?
Na idade moderna, os cilindros são usados principalmente por mulheres do que por homens. E se você não levar em conta as festas fantasiadas, mascaradas e detalhes de atuação, então este cocar tem sido uma tendência da moda feminina.
Um cocar tão brilhante e incomum pode ser um detalhe bastante relevante e relevante da imagem, se devidamente combinado com a roupa.
- Casaco - uma caxemira ou casaco de tecido de corte clássico criará em combinação um visual antigo e vintage da boa e velha Inglaterra do século XIX. É melhor que o pêlo tenha um tom escuro. Em tal vestido, seria apropriado visitar uma exposição, um museu, um cinema, um teatro ou passear em um dia sombrio ou chuvoso.
- Imagem do casamento - muitas noivas preferem usar este cocar como um detalhe de sua imagem festiva. Tais chapéus podem ser decorados com um véu, penas, um pequeno véu, strass, flores e outras decorações, e também podem ser do tamanho certo e ser menores que o tamanho da cabeça para dar uma imagem de leveza extra, fragilidade e feminilidade.
Se a noiva decidiu usar um cocar original, então o noivo pode experimentá-lo. A noiva em uma cartola branca, o noivo - em preto - é a aliança perfeita para uma festa de casamento.
- Um look casual com tal chapéu é extremamente extravagante e atraente. A cartola preta ou vermelha vai com um blazer curto, mini-saia e estiletes. Esta imagem é adequada para visitar um restaurante, uma festa na moda ou uma divertida festa de aniversário.
- Um conjunto de calças (ou saia) de estilo clássico é a versão original da combinação, adequada para uma festa, um evento solene e até corporativo. Com esta imagem é necessário minimizar todos os acessórios e jóias.
- A roupa do hipódromo é uma combinação de uma jaqueta estritamente alongada com calças estreitas e botas altas que parecem um joelho. Nesta forma, você pode participar de corridas de cavalos ou de um evento associado ao esporte equestre. Além disso, esta imagem é adequada para um baile de máscaras ou uma festa à fantasia.
- Look vintage - como o steampunk ou a era inglesa do século XIX. Essa imagem pode ser criada com a ajuda de um casaco de veludo cotelê escuro com botões grandes e um vestido ou uma blusa de cor clara com gola de babado. Complementar à blusa pode ser calças rigorosas com uma cintura alta ou saia lápis preto. Apesar de sua extravagância, esta roupa pode ser usada na vida cotidiana.
A segunda imagem, mais ousada e luminosa, consiste em uma jaqueta vermelha curta e apertada, uma saia longa e longa (mas não a metade) de uma sombra escura ou uma gaiola grande, uma blusa branca com um colarinho estrito e botas ou tornozelos com salto alto ou saltos altos. Esta aparência feminina e fatal pode ser complementada por lindas luvas pretas curtas.