Todos os donos de cães podem ser divididos em dois grupos. Alguns têm cachorros muito “falantes” e sonham que seu animal de estimação se comporta mais silenciosamente. Para outros, o cachorro está constantemente em silêncio, e os donos querem que seu cão se comporte mais ativamente. Neste artigo, usando o exemplo de um cão spitz, vamos lhe dizer como parar um cachorro para latir.
Lai e suas razões
Especialistas provaram que o cão deve latir se ficar sozinho em casa, durante um telefonema inesperado, com sons incompreensíveis do lado de fora da porta. Às vezes os cães latem numa caminhada à vista de estranhos para eles. Latir é um sinal de alerta de que um conflito é possível. No entanto, se o seu amigo de quatro patas late sem parar, então este já não é um sinal de aviso, mas um breh comum. As pessoas deixam de dar importância a esses latidos, e o dono começa a incomodá-lo, enquanto uma pessoa ouve esse som ao longo do dia.
Um cão comum com a visão de um estranho deve latir apenas algumas vezes. Mas se o cão se sentir ameaçado, ele começará a latir e rosnar sem parar. Os proprietários de cachorros grandes geralmente sofrem com os sons altos e baixos que o amigo de quatro patas faz. Mas o spitz é uma pequena raça decorativa com uma voz alta e sonora. Tal latido proporciona ainda mais inconveniência do que o latido de um cachorro grande.
Todos os donos querem que seu animal de estimação seja obediente. Afinal de contas latidos constantes trazem desconforto não apenas para todos os domicílios, mas também para as pessoas ao seu redor durante uma caminhada. Sons muito altos podem ser ouvidos e vizinhos. E se um bebê apareceu na casa, o silêncio se torna especialmente valioso.
Se o seu animal de estimação não lhe der ouvidos, você precisará de muito tempo e paciência para treiná-lo. No entanto, você ficará satisfeito com o resultado.
O latido canino é uma alternativa ao choro humano. O cão assim chama para jogar, o pedido para sair no ar puro. Pode ser qualquer emoção insulto, medo, alegria de encontrar um cão familiar, avisando o inimigo ou um alerta de que o território pertence a ele.
Antes de repreender o cão pelos sons extras, você deve entender o propósito para o qual ele os publica. Muito frequentemente, a trama - por favor ajude. Faça um auto-exame do cão ou leve-o ao veterinário. Existe a possibilidade de ela estar sentindo dor ou desconforto.
Como o cachorro é o "irmão" do lobo, ele se sente confiante apenas no bando. Portanto, na sua ausência, ela pode latir o dia todo. Para evitar isso, o cão deve estar gradualmente acostumado com a ausência do dono, a cada dia prolongando a solidão por meia hora.
Se o cachorro tiver idade suficiente, você pode usar outro modo de lidar com latidos. Antes de mais nada, ensine-o a executar os comandos “Sente-se!” E “Deite-se!”. Se o cão executa comandos, deve ser encorajado. Assim que o spitz aprender a cumprir todos os seus comandos implicitamente, então você pode começar a usar essa obediência - se o cão começar a fazer barulho, dê a ele o comando: “Deite-se!”. Então ele instantaneamente se acalma.
Reeducação de um animal de estimação adulto leva muito tempo e esforço. Este processo levará cerca de dois meses de treinamento diário. Não se esqueça de armar-se com um par de quilos de guloseimas.
Quase todos os cães gostam de se sentar perto da porta da frente e, mesmo com o menor som na escada, começam a latir sem parar. Então o spitz mostra que esse território pertence a ele. Esta é uma boa qualidade, mas por causa disso você será odiado por todos os moradores da entrada.
O treinamento é muito simples: um dos moradores sai pela porta e começa a andar no elevador, pisoteio, farfalhar na entrada. E você neste momento deve levar o cachorro pelo colarinho e pedir: "Quiet!". Por favor, note que a pessoa que está na escada não deve tocar a porta. Será muito ruim se o cão parar de responder à porta de abertura. Lembre-se: o cão deve primeiro vigiar o apartamento.
Assim que o spitz começou a se relacionar calmamente com sons estranhos fora da porta, é necessário imitar a quebra da fechadura. E neste caso, o cachorro latindo é encorajado por doces.
Hoje, um grande número de formas eficazes de treinamento do cão é conhecido, graças ao qual o proprietário será capaz de se livrar permanentemente de latidos sem sentido. Se houver uma razão, o cão continuará a latir e isso não será tirado dele, no entanto o treinamento ajudará a controlar precisamente os sons excessivos.
Criação de filhotes
Todo dono de cachorro deve entender que melhor prevenir comportamento incontrolável do que no futuro sofrer com um cão adulto. Se você é um fã de spitz silencioso, então desde cedo você deve deixar claro para o seu cachorro que você não recebe sons desnecessários no apartamento. Para treinar um filhote de Spitz, você pode escolher qualquer método conveniente para você, por exemplo, toda vez que um cachorro late sem motivo, levante a voz para ele ou ignore-o se ele subir para brincar.
Nenhum cão gosta de estar em uma gaiola, então toda vez que seu amigo de quatro patas é vigiado, você pode colocá-lo em um canto - colocá-lo em uma gaiola. Alguns donos batem no rosto do cachorro imediatamente depois de latir. Por favor note que quanto mais estritamente você criar um filhote, mais obediente e inteligente será o cão. E quando o filhote cresce com um cão adequado, você mais uma vez se certifica de que todos os esforços não foram em vão, e seus convidados ficarão impressionados com um cachorro tão obediente.
Lembre-se: a educação precisa começar desde a infância. Afinal, é muito mais difícil mudar o caráter de um cão adulto, portanto é necessário trabalhar com um cão desde os primeiros dias de vida. Mas se você já tem um Spitz adulto em suas mãos, então você não deve ficar chateado - ainda há uma chance de reeducá-lo.
Como desmamar?
Ignorar
Todo dono presta atenção ao cachorro quando ele late. Se o cão perceber isso, ele vai latir toda vez que ficar entediado. Você não pode prestar atenção a esses sons, não olhe em sua direção. Assim que ele pára de "xingar", você pode tratá-lo com uma delicadeza. Vai demorar um pouco, e seu animal de estimação vai entender que os presentes são uma recompensa para o silêncio.
Equipe
É muito importante que o seu amigo de quatro patas pare de latir com o comando "Silêncio!" Para treinar, colocar na coleira, provocar um latido e imediatamente comandar: "Silêncio!". Imediatamente após as mãos da equipe segurar a boca ou dar um pedaço de comida. Assim que o spitz parar de latir, certifique-se de acariciá-lo e elogiá-lo.
Há outra boa maneira de impedir um cachorro de latir. Sempre carregue uma pistola de água e biscoitos. Assim que o animal começar a latir, borrife imediatamente com água e ordene: “Silêncio!”. Para esses propósitos, você pode usar um copo de água e, para cada desobediência, jogar um quarto de vidro no animal de estimação. Assim que o cão ficar em silêncio, trate-o com biscoitos.
Tenha cuidado - não entre em contato com seus olhos e não use água quente. Tente manter um copo ou uma pistola com água constantemente à vista do cachorro.
Colares especiais
No mercado moderno de alimentos para animais de estimação, você pode encontrar colares projetados para combater latidos excessivos. Alguns deles podem controlar a trama, mesmo quando o proprietário não está por perto. Esses produtos podem ser divididos em dois tipos.
- Com spray. Esses colares estão cheios de líquido. Assim que o seu amigo de quatro patas começa a fazer sons desagradáveis, o colar expele uma gota de água com um sabor de limão. Os cães têm um nariz muito sensível, então esse cheiro lhes causará muito desconforto.
Não se preocupe - esta é uma medida temporária, e o aerossol não causará nenhum dano ao amigo quadrúpede. Esta é uma solução muito boa, mas tem uma desvantagem significativa: se o spitz late muito frequentemente, o líquido dentro do colar terminará muito rapidamente.
- Eletrochoque. Esta é uma solução mais eficaz. O colarinho é operado por bateria e toda vez que um cão late, ele produz uma pequena descarga de corrente. Você não pode chamar isso de choque elétrico: a força de um soco não excede o clique que uma pessoa experimenta ao remover um suéter de lã.
O resultado não demorará muito: em menos de uma semana você verá. O estabilizador é construído no colarinho, assim você pode ter certeza que seu animal de estimação não receberá uma grande descarga. No entanto, devido ao amor de seu cão, nem todo proprietário se permite comprar tal coleira, considerando que a opção com um spray embutido é uma aquisição mais humana.
Recomendações
Às vezes, durante os jogos, você precisa dar ao cachorro como latir. Para fazer isso, use apenas o comando "Voice!". Mas o latido irracional deve ser interrompido pela equipe "Quiet!". Muitas vezes acontece que um cão late com pessoas correndo, em ciclistas, em outros cães. Se isso acontecer, então toda vez que você precisar dar o comando "Deite-se!" E "Quiet!", Puxe a trela.
Especialistas não recomendam bater o cão, como muitos fazem. Este método não produz o efeito desejado. Spitz deveria respeitar seu mestre e não ter medo dele. Ao usar um efeito doloroso, o cão ficará longe de você e não latirá, mesmo quando necessário. O cachorro assustado late ainda mais, de modo que o doloroso castigo só piorará a situação.
Muitos proprietários silenciosos do Spitz ensinam-nos especificamente a latir. E se o cachorro começar a latir o tempo todo, os donos começam a se arrepender da decisão. Se o cão late implacavelmente, saindo, você pode ordenar: "Deite-se!". Ele deve estar em uma posição supina até que seu pedido seja cancelado. O fato é que, ao mesmo tempo, o cão não pode mentir e latir.
Como disaccustom um cachorro para latir em casa, procure mais.