Como o Spitz alemão, a variedade japonesa desta raça tem uma história não menos rica. Os cães brancos destacam-se por suas peculiaridades de caráter, comportamento e características do exterior.
Histórico de raças
Segundo a comunidade cinológica, o spitz japonês veio da raça Samoyed Laika. Esta teoria, infelizmente, não pode ser provada, assim como refutada, devido ao fato de que os cães do norte são parentes de espécies modernas de cães.
Considera-se oficialmente que Spitz japonês foi criado no Japão, e é por isso que tem o seu nome. O tempo de nascimento da raça é considerado o intervalo entre 1920 e 1930. Durante este período, o anão alemão Spitz foi trazido para o Japão. Eles se tornaram os progenitores das subespécies japonesas desta raça.
Em 1921, uma exposição de animais foi realizada em Tóquio, na qual o público pôde testemunhar o Spitz alemão trazido da Europa. Os animais imediatamente ganharam a simpatia do povo, então os criadores locais decidiram criar uma raça similar.
Durante a longa seleção, os japoneses conseguiram uma nova raça de cães. Os cães brancos como neve receberam seu reconhecimento da federação canina apenas em 1964. Uma dúzia de anos depois, a raça foi reconhecida como um clube de criação de cães no Reino Unido.
A partir deste ano começou a propagação do Spitz japonês em todo o mundo. Hoje, esta raça não quer reconhecer apenas um país canino - os Estados Unidos. Na opinião deles, o cachorro japonês é muito parecido com os esquimós.
Descrição
O spitz japonês difere da aparência clássica em um conjunto completo de um corpo e uma estrutura de focinho. Ele imediatamente olha através da influência oriental.
O animal é pequeno, com uma espessa camada branca como a neve, focinho pontudo, como uma "raposa", orelhas altas, triangulares, a cauda enrolada em um anel.
Mais no exterior da raça.
- Cabeça. O tamanho do focinho é médio, os ossos do occipício são largos, assim como os frontais. A transição na testa para a área da coroa é pronunciada. A área do nariz é limpa, alongada, a ponta é pintada de preto. Os olhos são castanhos escuros, amendoados, rodeados de pálpebras negras. Olhe em linha reta, curioso. Mandíbulas são caninos médios e bem desenvolvidos. Mordida de tesoura. Lábios apertados na boca, sem se inclinar. A superfície dos lábios é preta.
- Corpo. O formato do tronco é quadrado. O corpo é harmoniosamente construído, a espinha dorsal é desenvolvida. Sob os cabelos, músculos bem desenvolvidos podem ser rastreados. A região cervical é de comprimento e largura médios. Os tamanhos do corpo e dos membros são proporcionais. A parte de trás é plana, sem desvio. Oval torácica, costelas divorciadas. Barriga dobrada, não afundada. A pele é elástica, não forma dobras. As fêmeas são femininas, graciosas, alongadas. Os machos, pelo contrário, são fortes, densamente formados.
- Membros. Patas retas, colocadas em paralelo. O ombro junto com a omoplata formam um ângulo uniforme, os cotovelos não são despejados. A coxa é larga, forte. O passo é rápido, medido. As mãos das patas são arredondadas, os dedos se encaixam perfeitamente, a placa ungueal é preta, assim como as almofadas das patas.
- Cauda Altamente colocado sobre as costas, em forma de sabre, o que lhe permite encaixar no anel.
- Lã. Os cães têm um subpêlo espesso com cabelos longos e claros. No cabelo do peito forma um colarinho exuberante. Arcos na área do ombro, o esterno é longo, na face e na zona frontal das pernas o cabelo é encurtado. A cauda é volumosa, com uma franja.
O tempo de vida do Spitz japonês é, em média, de 13 anos. Sob as regras de cuidado e manutenção, a vida de um animal de estimação pode ser maior.
Spitz japonês diferem engenhosidade, fácil de treinar, pode servir como um cão de companhia ou atuar como vigia. Um bom temperamento ajuda o cão a se adaptar facilmente às pessoas, crianças pequenas. O preço de um cão desta raça varia de 25 a 60 mil rublos.
Personagem
A raça é simpática e alegre. O animal rapidamente entra em contato, facilmente se acostuma com o dono e sua família, sem mostrar nenhum sinal de agressão. Os cachorros Spitz adoram crianças, tratam bebês bem, mas não se tornarão babás.
A principal característica dos cães é o silêncio. Ao contrário do mini-spitz, o animal não dá voz à direita e à esquerda, o cão praticamente não late. Por causa do silêncio do cão, alguns donos começam a pensar que o animal tem problemas de saúde, mas não é. Os japoneses só dão voz em caso de alarme, perigo, medo. O resto do tempo, eles podem choramingar ou bufar ou bufar.
Spitz japonês estão constantemente em movimento, mostrando atividade em qualquer lugar. Eles preferem o tédio do jogo. Um animal de estimação precisa comprar uma variedade de brinquedos, e o proprietário deve pagar mais tempo para andar com o animal.
Spitz tem o prazer de compartilhar uma corrida matinal no parque. O cão é bom em contato com representantes de outras raças ou com outros animais. A falta de instinto de caça permite que ela não persiga gatos, esquilos, pequenos roedores.
Cães orientais não toleram sujeira, esses cães são extremamente limpos. Eles não podem viver em quartos desordenados.
A mente e a natureza dócil do animal permite-lhe memorizar rapidamente comandos, realizar vários truques. Os cães não acordarão seus donos pela manhã ou implorarão por um tratamento quando não forem permitidos.
Eles são dedicados aos seus donos, mostram um sentimento de ternura, requerem carinho, mas não são irritantes. Spitz japonês é ótimo para famílias com crianças, fleumático ou melancólico.
Cor
A cor desta raça pode ser apenas uma - branca. A presença de manchas coloridas, manchas, marcas ou outros sinais no jaleco branco do cão é considerada defeitos. Se o vendedor lhe oferecer sob o disfarce de animais japoneses Spitz com um casaco de pele vermelho, preto ou cinza, você sabe - isso é uma farsa.
Neste caso, todas as membranas mucosas, assim como as patas de uma cadela, devem ser pintadas de preto.
Altura e peso
Os machos na cernelha chegam a 40 cm, as fêmeas não têm mais de 35 cm, o peso de um cão adulto é de 10 kg, as fêmeas - até 7 kg.
Se você comprar um indivíduo adulto a uma altura de 30 cm ou menos do que o padrão especificado na raça japonesa, então você vende um spitz Pomeranian regular ou um animal doente.
Os animais parecem muito semelhantes, por isso você deve sempre ser guiado por sinais do exterior do cão. Também é aconselhável estudar o pedigree do cão.
Prós e contras
Pelas qualidades positivas do animal pode ser atribuído caráter. Um temperamento bem-humorado, uma psique equilibrada do animal e uma mente afiada permitem que o cão ganhe facilmente amigos. A falta de instintos de caça e agressividade faz desta raça uma companheira. O cachorro é alegre, brincalhão, exige longas caminhadas, mas elas passam de forma positiva. Estes cães praticamente não latem, comportam-se como aristocratas e não dão voz a tudo o que vêem. Em uma casa com crianças pequenas, isso será uma grande vantagem. A mente e o caráter do cão ajudam o animal a aprender facilmente os comandos, sem causar pontos negativos durante o treinamento.
As desvantagens em primeiro lugar é o custo do filhote. Esta raça não é barata, indivíduos de raça pura custam uma média de 60 mil rublos. Como todas as raças de cães decorativos, os japoneses têm doenças hereditárias associadas à visão ou ao sistema digestivo. Existem também doenças adquiridas.Se você cuidar do seu animal de estimação e visitar periodicamente o veterinário, os riscos de feridas podem ser reduzidos a quase zero.
No processo de muda, o cão lança muita lã, então esta raça não é absolutamente adequada para pessoas que sofrem de alergias e para aqueles que não gostam de encontrar lã em suas roupas e nos cantos da sala.
Como escolher um filhote de cachorro?
Filhotes de raça pura começam a desmamar da mãe aos 2 meses de idade. Nessa idade, o animal já está mostrando sinais externos da raça e um personagem foi formado.
Ao comprar um cachorro, você precisa inspecionar os documentos anexados ao animal. Eles devem ser pintados de pedigree, métricas de filhotes. Recomenda-se também a inspecionar de forma independente os pais do cão. Um passaporte veterinário é anexado ao bebê, que deve conter todas as marcas necessárias sobre as vacinas.
É aconselhável observar o comportamento do bebê e as condições de seu conteúdo. O quarto deve estar limpo, baby - ativo, suas membranas mucosas sem sujeira, descarga. Um filhote deve ter um bom apetite.
O baixo custo de um filhote pode indicar decepção do comprador. Raça pura representantes da raça não pode custar menos de 25 mil rublos, como eles estão em demanda na Rússia e raros.
Recomenda-se que bebês ou adultos sejam adquiridos em creches especiais ou de criadores com boas críticas e documentação completa.
Alimentação
A maioria dos proprietários de Spitz japonês estão inclinados a acreditar que os cães de alimentação é apenas alimentar não abaixo do prémio, se você não pode fornecer-lhe um menu completo equilibrado de alimentos naturais. Para Spitz são adequados para a classe de alimentação holística, super premium, premium. Estas misturas são enriquecidas com minerais, vitaminas, sua composição é perfeitamente equilibrada.
A dieta é selecionada com base nos seguintes fatores: a idade e tamanho do cão, a saúde do animal de estimação. Nutrição adequada afeta a qualidade da pelagem do animal, suas fezes, atividade, a pureza das membranas mucosas, humor.
Se você decidir alimentar o Spitz japonês com alimentos naturais, então você precisa criar um menu balanceado, que inclui os seguintes itens.
- Carne - carne de vaca, aves de capoeira, miudezas. 25 gramas por quilograma de peso adulto.
- Cereais - arroz ou trigo mourisco. Servido cozido sem sal, temperos, especiarias ou outros aditivos.
- Legumes. Eles precisam dar um animal de estimação todos os dias, pouco a pouco.
A comida é servida picada em pedaços médios para que o cão possa experimentá-los facilmente. Uma ou duas vezes por semana, é permitido substituir os produtos de carne de peixe cozido retirados dos ossos do mar, tratar o cão com ovos cozidos de frango, codorna, dar um pouco de queijo cottage, kefir.
Um fator importante na alimentação de animais de estimação é o acesso à água potável. A água é substituída todos os dias ou a cada meio dia, é aconselhável manter uma tigela longe da área de alimentação, a fim de manter o líquido limpo. Pode haver vários tanques de água, você pode organizá-los em todo o apartamento nos lugares onde o animal mais frequentemente vive.
Um papel importante é desempenhado pela dieta do cão. Filhotes consomem comida até 4 vezes por dia, cães adultos comem 2 vezes ao dia. A alimentação deve ocorrer ao mesmo tempo. É proibido organizar lanches para as refeições entre as refeições. Tais ações podem levar ao fato de que o animal começa a abandonar o cumprimento do regime e da alimentação normal.
É necessário acompanhar de perto a reação do cão à comida, pois a raça é propensa a manifestações de reações alérgicas. É proibido dar ao cão produtos defumados, bem como alimentos gordurosos, picantes ou condimentados. Você não pode alimentar seus doces, produtos de farinha, carne dura.
Cuidado
Cuidar do spitz japonês é fácil. Atenção deve ser dada ao estado do pêlo animal, olhos limpos, orelhas, dentes.
Apesar do fato de que o cão em si é limpo, ele ainda requer tratamentos periódicos de água com ele. Um banho completo de um cão é realizado uma vez a cada dois meses ou antes de uma exposição.
A água deve estar morna, de modo que o animal esteja confortável nela. Para a limpeza de cabelos grossos, são usados shampoos especiais, projetados para raças de cães de pêlo longo. Você também pode usar shampoos coloridos para manter a brancura do casaco.
Agentes agressivos ou alcalinos podem arruinar a qualidade do pêlo de um animal de estimação.
Após o banho, a lã é espremida, o animal é envolvido em uma toalha seca para remover o excesso de umidade. Se o cão está acostumado a um secador de cabelo, a lã pode ser seca com ele. Em outro caso, é melhor deixar o animal secar naturalmente.
A sala em que o spitz está localizado deve estar quente, sem rascunhos.
Em seguida, você deve proceder para pentear. Para este procedimento, você deve usar uma escova de massagem. Lã penteada em diferentes direções. Durante o período de muda, o banho não é recomendado, de modo que os tapetes não se formam, é melhor usar um furminador ou puhoderka em vez de procedimentos de água.
Toda vez que depois de uma caminhada ou uma vez por semana, quando o apartamento é mantido, as orelhas e os olhos do animal são tratados. Com a ajuda de uma almofada de algodão umedecida em uma loção especial, a área ao redor dos olhos é tratada. As orelhas devem ser limpas com um cotonete, tomando cuidado para não direcioná-lo profundamente na orelha. Depois de um passeio na natureza, recomenda-se inspecionar o cão para carrapatos, se um colar especial não tiver sido usado.
Todos os produtos de cuidado são comprados em farmácias veterinárias.
Spitz japonês deve ser ensinado a escovar os dentes desde tenra idade. A limpeza ocorre com uma escova de dentes especial que é colocada no dedo. Ele usa dente em pó ou pasta para cães e gatos. A limpeza da superfície dos dentes é recomendada duas vezes por mês ou uma vez por semana, dependendo do tipo de alimento que o cão ingere. Recomenda-se também visitar periodicamente o dentista-veterinário.
As garras do cachorro, se andar todos os dias na rua onde a superfície é pavimentada com pedras ou asfalto, não precisam ser encurtadas. Em outros casos, para a conveniência de um animal de estimação, é necessário fazer o corte de cabelo uma vez por mês usando um kogterezki. O procedimento deve ser realizado com cuidado, pois a cor preta da placa pode dificultar a visualização dos canais capilares que não podem ser danificados. Se você não quiser fazer este procedimento sozinho, o animal deve ser levado ao veterinário.
Como regra geral, o spitz japonês não requer corte regular. Este procedimento é realizado antes de participar em competições, exposições. Para o preparo, tesouras especiais em formato arredondado são usadas para facilitar o processamento da área da pata e na área entre as almofadas. Isso ajuda a não colar sujeira ou outros detritos nas patas do animal de estimação. O corte de cabelo na zona anal ajuda a manter-se limpo sob a cauda. Grooming permite que você dê uma silhueta bonita para o corpo do animal, seu rosto, pernas. Shorn cachorro parece particularmente impressionante no contexto de seu companheiro habitual.
O animal precisa de passeios diários. Duração de uma caminhada não deve ser inferior a meia hora. Raça requer a compra de brinquedos adicionais, que serão ocupados por um cão, enquanto no apartamento.
Criação de animais
Somente animais saudáveis podem se acasalar. É melhor levar a fêmea a um cão no 11º ou 15º dia de cio e não antes do segundo ano de vida. Os machos também não devem ter menos de dois anos. Antes disso, os animais andam bem, mas não se alimentam. O conhecimento do par ocorre no território do macho. Se o ato de amor aconteceu durante o namoro, não interfira nessa situação. O macho pode ficar na fêmea ou sentar-se de costas. Não tente separar os animais. Mesmo que a fêmea queira fugir, recomenda-se que segure o animal com cuidado e salve os animais do medo e do estresse.
Se o cruzamento não aconteceu e o cão perdeu o interesse em sua dama, então recomenda-se repetir a reunião do casal depois de um dia ou dois.
A gravidez passa na maior parte sem complicações. Filhotes de duração é 58-64 dias. Os primeiros sinais visíveis de gravidez ocorrem no dia 35. Durante todo esse período, o animal precisa de mais cuidado, melhor alimentação e caminhadas mais longas. Caminhar com uma fêmea também é necessário em seu primeiro pedido.
Quando os dias de gravidez estão chegando ao fim, vale a pena cuidar da preparação do “kit de entrega”.
Inclui:
- panos limpos ou grandes fraldas descartáveis;
- Guardanapos de gaze;
- material de gravação (caneta, caderno, fita métrica);
- recipiente para recolher a placenta;
- recipiente ou caixa aquecida com almofada de aquecimento para cachorros;
- preparações para instrumentos de esterilização;
- tesoura, clipes.
Você pode não precisar usar o kit de entrega, pois o parto na maioria dos casos não requer intervenção humana. Também é recomendado para obter o número do veterinário que pode vir a uma chamada de emergência. Um médico sobre o parto deve avisar um par de dias.
A única coisa que pode ajudar o animal de estimação é fazer a limpeza dos recém-nascidos da placenta: remova o muco na área dos olhos, boca, ouvidos. Depois que todos os bebês estiverem limpos, a métrica dos filhotes é conduzida.
Saúde
Os cães spitz japoneses têm boa saúde, no entanto, os cães são propensos ao aparecimento de doenças do sistema digestivo (volvulus, úlceras) e, por vezes, têm problemas de visão (cataratas). Para reduzir o risco de doenças, o animal de estimação deve ser alimentado com uma dieta equilibrada, regularmente limpe os olhos depois de um passeio, especialmente em tempo ventoso. Um aumento em porções ou frequência de alimentação pode levar à obesidade, problemas com o trato gastrointestinal.
Ao atingir os cães idosos adquirem doenças oncológicas, a falha hormonal é possível.
Treinamento
Em contraste com o Spitz da Pomerânia, que, sem treinamento, se torna caprichoso e agressivo, a raça japonesa não requer treinamento, mas ainda pode aprender todos os comandos. O treinamento não deve ser desgastante, o treinamento deve ser realizado em um formulário de jogo, combinando-o com um passeio.
Levará cerca de 3 dias para praticar um spitz. Qualquer equipe deve trabalhar todos os dias por não mais de uma hora. Treinar cachorros é começar a partir dos 3 meses de idade, porque aos 1 meses os cães são muito pequenos e não entendem o que querem deles.
Se o animal dormir com o dono, ele rapidamente se acostumará a sua cama e abandonará seu lugar. Cada cão deve ter seu próprio sofá.
Agressão ou estupidez no comportamento do Spitz japonês praticamente não são encontradas, uma vez que tais traços negativos no caráter dos indivíduos foram imediatamente rejeitados durante a reprodução. Se por algum motivo você tiver um cão desequilibrado, seu animal de estimação deve ser levado para a reeducação para especialistas em cães. Os profissionais poderão ajustar o comportamento do animal.
Comentários do proprietário
O feedback dos donos do Spitz japonês é principalmente positivo. Os proprietários gostam da boa natureza dos animais de estimação, sua habitabilidade com outros animais, crianças pequenas. A falta de latidos atende a todos os membros da família e vizinhos. Os cachorros não latem de manhã ou nas pessoas que passam, comportam-se de maneira extremamente calma, aristocrática. O animal não ofende o dono e sua família.
Para alguns, o aumento da atividade do cão é feito às vezes um menos, mas o problema é facilmente resolvido se houver uma casa de campo onde o animal de estimação pode ser deixado para uma caminhada na área cercada. É melhor que um cão tenha casais jovens ativos. Problemas de saúde eles começam na maioria das vezes na velhice. Alimentar um animal de estimação não causa nenhum problema a ninguém.
A raridade da raça e do preço, por vezes, não permitem obter um animal de estimação para todos.Em geral, os spitz japoneses são adequados para a vida urbana e rural e são excelentes companheiros.
No próximo vídeo, veja as características desta raça de cães.