Barbell

Tudo sobre hastes

Tudo sobre hastes

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. O que é isso?
  2. Espécie
  3. Tipos de pescoço
  4. Regras de seleção
  5. Armazenamento e operação

Graças à promoção de um estilo de vida saudável, mais e mais pessoas demonstram interesse em esportes e adquirem o equipamento apropriado. Como um projétil para exercícios em casa, as pessoas muitas vezes escolhem um haltere que pode efetivamente substituir equipamentos caros e manter os músculos em forma.

O que é isso?

Rod representa equipamento desportivo concebido para o desenvolvimento de diferentes grupos musculares do corpo humano. Sua versatilidade se deve ao grande número de exercícios que podem ser feitos com sua ajuda, facilidade de uso e ampla acessibilidade ao consumidor.

Se falamos sobre a história da origem da haste, então a humanidade começou a usá-la por um longo tempo, e a primeira menção ao protótipo do projétil moderno encontrado nas antigas crônicas egípcias e gregas antigas. O primeiro “bar” parecia um pouco incomum para uma pessoa moderna e era um deck de madeira de 3 metros com buracos para as mãos. O diâmetro do log, por vezes, chegou a 50 cm, o que exigiu força e resistência sem precedentes dos atletas.

O mais próximo dos modernos exemplares de bar surgiu no século XIV na Inglaterra e consistia em pinos de metal com cargas fixas nas extremidades. Núcleos de fundição metálicos com buracos ou sacos de tiro que foram colocados nas extremidades da haste foram usados ​​como carga.

E apenas 5 séculos depois, em 1896, os inventivos alemães inventaram uma estrutura dobrável na qual era possível remover ou adicionar cargas, e tentaram nos Jogos Olímpicos realizados no mesmo ano. Um ano depois, Vladislav Frantsevich Kraevsky, que é justamente chamado de pai do atletismo russo, foi inventado por um pescoço com três cortes.

V.F. Kraevsky

Os dois extremos foram projetados para segurar a barra com as duas mãos e a do meio - para exercícios realizados com uma mão.

Além disso, o bar de Kraevsky tinha discos removíveis pesando de 2 a 10 pés e de 1897 começou a ser usado ativamente em competições russas. Um pouco mais tarde, o design foi aprimorado pelos especialistas domésticos S. D. Dmitriev, J. Sparre e N. I. Koshelev. Depois de 3 décadas, em 1929, o engenheiro alemão Berg inventou uma barra na qual as panquecas tiveram a oportunidade de se mover livremente junto com seus pontos de fixação, e que foi testada com sucesso por levantadores de peso no Campeonato Europeu em 1929.

O moderno bar é um gargalo de aço, nas extremidades das quais existem mangas móveis projetadas para colocar panquecas. Do lado de fora, as panquecas são fixadas com um mecanismo de travamento especial, que impede que caiam da haste e, além disso, pesa o projétil.

Quanto às dimensões da barra, elas são totalmente dependentes de sua finalidade, tipo de exercício e condicionamento físico do atleta. Por exemplo para fitness, eles usam pequenos modelos convenientes projetados para repetição repetida dos mesmos movimentos, enquanto que para plataformas olímpicas há amostras profissionais muito poderosas.

Como qualquer outro projétil de halterofilismo, a barra tem pontos fortes e fracos.

  • Então, diferentemente dos simuladores, "afiados" sob um ou dois exercícios, barra permite que você trabalhe com todos os grupos musculares, sem exceção. Além disso, ocupa muito menos espaço e custa muito menos.
  • A próxima vantagem do projétil é a simplicidade do design, que não tem nós complicados e consiste de um pescoço e discos fixos nele.Comparado com os power trainers, a barra pode durar para sempre, já que simplesmente não há nada para quebrá-la, e sua alta resistência permite o uso de pesos grandes.
  • Deve-se notar também a possibilidade de aumentar a carga de peso, que distingue favoravelmente a barra de halteres, a maioria dos modelos dos quais têm uma estrutura estática e não permitem a alteração do peso.
  • Devido ao fato de que os exercícios com barra ocorrem no plano lateral e executado simetricamente, braços e pernas fazem os mesmos movimentos. Essa técnica permite que você aperte pontos fracos e não permita distorções no desenvolvimento do sistema muscular. Além disso, graças aos exercícios multi-articulares, a liberação de hormônio de crescimento e testosterona aumenta dramaticamente, o que contribui para o rápido crescimento da massa muscular.

As desvantagens do projétil incluem um alto risco de lesão e a capacidade de trabalhar apenas em um plano, realizando movimentos para cima / para baixo. Isso afeta negativamente a forma dos músculos do atleta. Por exemplo, com o supino constante, o peito gradualmente se torna plano, e se você não começar a desenvolver outros grupos musculares, a deformação do tórax ficará bem visível.

Além disso, com o desempenho assimétrico do exercício, quando uma das mãos se move com um notável avanço da segunda, os músculos dos braços e ombros se desenvolvem de maneira desigual, o que também se torna visível a olho nu.

Espécie

A classificação das hastes ocorre por vários motivos, como finalidade do projétil, seu tamanho e peso, bem como o design do pescoço. De acordo com o primeiro critério, distinguem-se os tipos de barras, como os homens olímpicos, o padrão, o treinamento, as mulheres olímpicas, assim como os pesos para agachamentos e levantamento de peso.

Modelo olímpico

Esse projétil é o mais reverenciado e comum entre os atletas e, se estiver presente no ginásio, todo mundo quer trabalhar com ele. No entanto, os proprietários de academias de ginástica por causa do alto custo de tais equipamentos preferem comprar produtos de classe baixa e menor custo. Como exemplo, podemos notar os bares da famosa marca Eleiko, cujo preço começa a partir de alguns milhares de dólares. No entanto, o alto custo dos modelos olímpicos é plenamente justificável: as conchas são perfeitamente equilibradas, têm um enrolamento suave e marcação Kraevsky.

Além disso, os melhores aços de alta liga do aço são utilizados para a sua produção, o que, juntamente com as características de design, garante excelente amortecimento e alta tenacidade à fratura. As mangas de encaixe de tais modelos são presas ao braço por meio de mancais, o que proporciona panquecas com rotação independente uma da outra e do braço.

Ao contrário dos modelos de treinamento, os bastões olímpicos têm uma padronização rígida de peso e tamanho. Isso garante que cada panqueca corresponda exatamente ao valor declarado da massa e não a exceda por grama.

O colo do projéctil tem um comprimento de 2 m 20 cm e pesa 20 kg, o seu diâmetro é de 2,8 cm e a largura das mangas de aterragem é de 5 cm. Os produtos são equipados com panquecas pesando 0,25, 0,5, 1,25, 2,5, 5, 10, 15, 20 e 25 kg, o peso da fechadura é de 2,5 kg. Aqui deve-se notar que o diâmetro das panquecas pesando 10 ou mais quilogramas é de 45 cm, existem dois tipos de discos para barras olímpicas: revestido de borracha e sem revestimento os últimos destinam-se exclusivamente ao levantamento de peso.

Para a conveniência da determinação visual da massa, os discos de cada peso têm sua própria cor.

Barras de Powerlifting

Este esporte é pesado, e, portanto, precisa de um design reforçado que possa suportar altas cargas e não quebrar pela metade. Tais modelos assemelham-se superficialmente aos Olímpicos, porém, em contraste com eles, possuem maior rigidez e maior resistência à ruptura. Portanto, se o pescoço dos modelos olímpicos saltar, ajudando o atleta a obter o peso desejado, então, para os halteres de levantamento de peso, o pescoço sempre ficará estático, caso contrário, ele simplesmente se partirá em dois e ferirá o atleta.

Além disso, os barzinhos olímpicos têm um pequeno carretel e, para modelos de levantamento de peso, é de granulação grossa. O peso do pescoço nesses modelos é de 20 kg, seu comprimento chega a 220 cm e seu diâmetro é de 29 mm. As mangas de assento são projetadas para 50 mm e o peso das travas é de 2,5 kg. O bar está equipado com panquecas de 1,25, 2,5, 5, 10, 15, 20, 25 e 50 kg.

Modelo padrão

Essas hastes pertencem à categoria das mais massivas e estão disponíveis em vários tamanhos e pesos. Assim, o comprimento do colo dos exemplares padrão varia de 150 a 220 cm, seu diâmetro é de 20 a 25 mm e sua massa varia de 10 a 20 kg. Tal variedade de tamanhos permite ao atleta escolher o projétil, o mais adequado para suas habilidades físicas, e usá-lo para o treinamento diário.

Muitas vezes, os modelos padrão não são equipados com luvas de aterrissagem e, se estiverem presentes, não são padronizados e, na maioria dos casos, têm um design monolítico com escala de dedos. Esse design reduz significativamente o custo final e permite que a haste padrão seja o projétil mais popular e acessível. A barra permite ao atleta trabalhar com panquecas de 2,5, 5, 10, 15, 20, 25 e 50 kg, o peso da trava pode variar de 1 a 2,5 kg, e o diâmetro das luvas de encaixe pode variar de 20 a 50 mm.

Modelos de agachamento

Os poços se distinguem pelo fato de não terem padrões claros geralmente aceitos, e cada organização profissional adere exclusivamente aos seus requisitos internos.. Por exemplo, as federações WPC e WPA permitem o uso de projéteis com diâmetro de pescoço não superior a 32 mm, comprimento de luvas de aterrissagem não mais que 50,8 cm e comprimento de todo o pescoço não superior a 240 cm. Há restrições de peso: o peso total do pescoço com fechaduras não deve exceder 30 kg.

No entanto, esses pescoços são proibidos na Federação IPF, que possui seus próprios padrões para esse tipo de haste.

Motores para deadlifts

Essas conchas pescoço elástico elástico, que lhe permite dobrar bem e reduzir a amplitude do aumento. Isso, por sua vez, permite que você trabalhe com pesos grandes. As conchas também diferem em entalhes maiores, proporcionando uma aderência confiável.

Bastões das mulheres olímpicas

Estes modelos são um pouco diferentes dos homens e têm um comprimento de 205 cm.O peso do pescoço é de apenas 15 kg, diâmetro - 25 mm. Outra diferença das conchas masculinas é a falta de um entalhe no meio, já que as mulheres não realizam exercícios com um projétil com uma mão. As mangas da bucha têm um diâmetro padrão de 50 mm, o peso da trava é de 2,5 kg. O modelo está equipado com panquecas pesando 0,25, 0,5, 1,25, 2,5, 5, 10, 15, 20 e 25 kg.

Modelos de treinamento

Estas barras são um tanto similares às padrão, estão disponíveis em duas versões - européias e americanas. Ambas as espécies são quase idênticas: o comprimento do pescoço varia de 120 a 180 cm e seu peso é de 5-10 kg. O peso da fechadura para este e aquele de outro tipo é de 2,5 kg, o peso das panquecas é de 2,5, 5, 10, 15, 20 e 25 kg. A única diferença entre conchas européias e americanas é o diâmetro do gargalo, que é de 30 mm no primeiro caso e de 25 mm no segundo.

Tipos de pescoço

O próximo sinal da classificação das barras esportivas é o tipo de pescoço. Segundo este critério, existem várias variedades.

  • Pescoço EZ. É uma haste curva que permite alterar o ângulo do punho e, assim, facilitar a execução do exercício. Este modelo é muito popular entre os atletas e significativamente facilita o levantamento do bíceps, do supino francês, do tríceps por trás da cabeça e do supino reto. Por exemplo, quando se trabalha com urubus de forma reta, as mãos do atleta sempre se encolhem e, com o modelo EZ, fazer exercícios torna-se confortável e seguro.
  • T-pescoço Também é uma opção muito comum e está presente em todas as academias. Barras com tal pescoço são muito convenientes para bombear os músculos das costas.O núcleo é feito na forma da letra T, cuja base está fixada na armação, e as panquecas estão localizadas na parte superior.
  • Abutres da armadilha eles são invenções bastante funcionais e são projetados de acordo com o princípio de hexágonos com buchas de montagem para panquecas soldadas aos lados.

Com este pescoço, é conveniente bombear áreas inacessíveis de bíceps e tríceps, o que nem sempre é possível com uma barra convencional.

  • Modelo em forma de W é uma das modificações do pescoço EZ. Diferencia-se da curva mais curva, alterando o ângulo da empunhadura e ainda mais aliviando a carga das escovas.

Regras de seleção

Ao escolher um equipamento esportivo deve prestar atenção em vários pontos importantes, como a forma do pescoço, os mecanismos de travamento do dispositivo, a largura das mangas de pouso e o peso das panquecas.

  • Você precisa ter um cuidado especial ao comprar um bar da equipe, quando as panquecas são compradas separadamente do pescoço. Em tais casos, deve ser lembrado que o diâmetro das mangas de pouso e pescoços é diferente. Na presença de uma barra antiga, recomenda-se comprar uma nova com o mesmo tamanho do diâmetro de montagem. Isso permitirá o uso de panquecas antigas com um novo pescoço e economizará muito dinheiro.
  • Quanto às fechaduras, então as panquecas são trancadas no braço de três maneiras: com a ajuda de uma manga lisa, uma mola ou uma porca. As mangas e as porcas permitem fixar com segurança os discos, mas exigem aperto / desaperto constantes. Fechaduras de torção de mola não exigem: para fixar a panqueca, basta pressionar levemente a mola e colocar o dispositivo no pescoço. No entanto, se durante o exercício a barra ficar em pé na vertical, a trava sob o peso da panqueca se abre e voa para baixo. Este momento é muito importante e ao escolher um dispositivo de bloqueio deve ser levado em conta.
  • Quanto às unidades, então, nesse caso, tudo é puramente individual e cada atleta escolhe o peso para si mesmo. Só podemos aconselhar uma coisa: as panquecas emborrachadas mantêm o piso na sala de levantamento de peso mais longo e não fazem muito barulho quando caem.
  • Em relação ao comprimento do pescoço Podemos dizer o seguinte: se a área plana permite, então é melhor comprar um modelo com um comprimento de pelo menos 1,9 m, um mini-bar de um metro de comprimento é suficiente para uma pequena sala.

    O custo do equipamento esportivo depende do fabricante e da finalidade do modelo. Assim, uma pequena barra de ginástica de Titan, Atlantic ou Body Sculpture com 1,25 me um peso de 12,5 kg custará 80-160 dólares, enquanto um modelo desmontável com um pescoço em forma de W do mesmo tamanho custará 150 dólares.

    Armazenamento e operação

    Ao trabalhar com uma barra, deve ser lembrado que, ao contrário dos simuladores, este projétil é bastante traumático. Portanto, a técnica de uso seguro e armazenamento do projétil deve receber maior atenção. Nos ginásios e clubes de fitness, existem todas as condições necessárias para fazer o barbell, mas se as aulas são realizadas em casa, então eles terão que cuidar de si mesmos.

    Primeiro de tudo, você precisa alocar um lugar para treinamento. Deve ser uma área seca e bem ventilada com piso antiderrapante e boa iluminação.

    Ao realizar qualquer exercício, é muito importante que não haja crianças ou animais de estimação no quarto. Isto é devido ao risco de uma queda repentina da barra e uma alta probabilidade de ferimentos aos outros. Portanto para evitar lesões, é necessário restringir o acesso às instalações de pessoas não relacionadas ao processo de treinamento.

    A execução do supino é permissível somente na presença de bastidores deslizantes - batentes de segurança, nos quais o projétil é colocado após o término do exercício. Ao trabalhar com uma haste, é necessário usar dispositivos de segurança que protejam as partes mais vulneráveis ​​do corpo humano contra ferimentos. Então, o aplicativo pinças e ligaduras protege articulações de entorses, ligamentos de entorses e músculos de cãibras.

    Luvas de levantamento de peso fornecer proteção confiável das palmas das mãos contra o contato com o metal e não permitir que o projétil escorregue das mãos. Um correias especiais reduza a carga na coluna e evite o alongamento dos músculos das costas.

    Você também precisa ter muito cuidado ao substituir panquecas e em nenhum caso, desaparafuse-os sozinhos se a barra for colocada em um suporte alto. Caso contrário, uma borda do projétil será compensada, a barra cairá no chão e poderá causar ferimentos graves.

    Guarde a barra deve estar em uma área ventilada seca, caso contrário, o projétil pode enferrujar. Ao colocar o modelo para armazenamento a longo prazo, recomenda-se remover as panquecas, limpe o projétil com um pano seco e coloque-o em um estojo especial.

      Uma visão geral dos bar abutres, veja o seguinte vídeo.

      Escreva um comentário
      Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

      Moda

      Beleza

      Relacionamento