Cães de pastoreio australiano: história da raça, temperamento e regras de higiene
Cães de pastoreio australiano, como muitas outras raças, foram criados artificialmente. Apesar do fato de que as fazendas agora estão equipadas com mais eletrodomésticos, os Cães de Gado não perderam sua popularidade (eles foram originalmente obtidos para animais em movimento), eles ainda são amados. Eles se tornaram amigos bons e verdadeiros.
Origem
Cães de pastoreio australianos (ou curandeiros) e cães de pastoreio australiano de cauda curta têm raízes intimamente relacionadas. Originam-se no século XIX do dingo domesticado e collie. Pode-se dizer que esse é um resultado bem-sucedido do audacioso experimento de Thomas Hall, de New South Wales. Ele cruzou esses animais em sua fazenda, a prole resultante usada para suas necessidades. Os agricultores australianos precisavam de assistentes fortes e resilientes para guardar e destilar seus rebanhos por longas distâncias.
No entanto, até 1870, os curandeiros eram exclusivamente propriedade das fazendas de Hall. Depois que o dono faleceu, todos os seus bens, incluindo as terras e criaturas vivas que os habitaram, foram determinados para leilão.
Os cães pastores foram cultivados por cruzamento perene com outras raças, entre as quais se encontravam principalmente kelly e dálmata. Então os resultados resultaram na formação de duas raças modernas. Eles eram os curandeiros australianos (pastores) e cães de pastoreio de cauda curta australianos.
Até o final da Segunda Guerra Mundial, representantes dessas raças não deixaram as fronteiras de seu continente natal. Foi só quando os soldados voltaram para a América e Canadá que os Gatos Cães chegaram a outros países onde foram apreciados. Pastores fortes e fortes tornaram-se assistentes dos agricultores americanos. No final da década de 1980, os primeiros representantes dessas raças foram trazidos para o território da Grã-Bretanha, e de lá para outros países europeus.
Na Rússia, esses cães apareceram em 2004, quando uma fêmea polonesa foi trazida. Então, 7 anos depois, recebeu o primeiro filho. Também em 2011, representantes da raça da Austrália foram levados para a Rússia.
Descrição da raça
O Australian Cattle Dog é um animal forte, forte e duradouro. Embora à primeira vista ela pareça desajeitada, mas em um relacionamento próximo, o curador se mostra ágil e ágil. Um dos sinais que indicam sangue puro é o predomínio do comprimento do animal ao longo de sua altura (relação 10: 9). Cão pastor australiano pode ser chamado de compacto. A altura de tal animal geralmente não excede 50 centímetros na cernelha (nos machos), nas fêmeas é de 45 a 48 cm, e um peso corporal adequado para eles é de 15 a 23 quilos.
Existem duas variantes de lã de coloração de representantes do cão Kettle, embora geralmente filhotes nascem brancos (como dálmatas ou com marcas brancas).
- Azul, azul ou ciano com salpicos. Esta pode ser uma lã de cor sólida ou existem inclusões (manchas, marcas). Eles podem ser localizados uniformemente por todo o corpo ou em partes separadas do corpo (cabeça, membros, na garganta, fora da coxa). As cores das marcações são variadas: preto, amarelo-marrom, mostarda, azul (mais claro que o resto da cor), marrom.
- Castanho-avermelhado ou vermelho com salpicos. A cor é uniforme e pode haver marcas de vermelho, vermelho e vermelho escuro na cabeça. Inclusões no corpo também podem estar presentes, mas são indesejáveis e podem afetar o custo do filhote no sentido de sua redução.
É importante! Filhotes com marcas brancas podem nascer. Criadores de cães experientes pela presença de marcas, sua cor e localização podem sugerir possíveis doenças para este animal.
O último padrão para o pastor australiano e o cachorro de cauda curta foi adotado em 2012. Quaisquer alterações que não estão incluídas nele são consideradas inválidas. Esses animais não podem participar de competições internacionais ou nacionais. De acordo com este padrão, o pastor australiano e os cães de cauda curta são descritos a seguir:
- propósito e finalidade: para a proteção e pastoreio de animais (em particular gado), porque estes são cães pastores;
- silhueta: curandeiros harmônicos de tamanho pequeno e físico proporcional;
- a relação de comprimento e altura do animal na cernelha é de 10: 9;
- parte cranial da cabeça: crânio largo, tamanho da cabeça proporcional ao corpo, parte frontal ligeiramente convexa, achata ao aproximar-se do focinho;
- face: maçãs do rosto musculosas, nariz preto, lábios geralmente secos e firmes;
- focinho: poderoso, largo, médio comprimento;
- dentes e mordida: tesoura normal; 42 dentes fortes e fortes, para que o cão possa morder grandes animais pelas pernas, por exemplo, uma vaca, daí o nome curandeiro, que se traduz como calcanhar;
- as orelhas estão distantes umas das outras, aterrissando bem, um pouco menores que o tamanho médio; eles têm uma ponta pontiaguda e se alargam em direção à base;
- olhos e olhar: olhos médios, ajuste médio, atenção e inteligência são perceptíveis no olhar;
- o pescoço é de comprimento médio, musculoso, desprovido de barbela;
- corpo: garupa longa, profunda, largura média do peito, costas fortes, linha superior reta, lombo forte e largo;
- cauda: geralmente não é parada, é abaixada em repouso, tem pouso baixo;
- patas dianteiras: retas, paralelas entre si; os dedos são curtos e terminam com almofadas rígidas, as patas são um pouco arredondadas, antebraços fortes, omoplatas obliquamente e fortes;
- patas traseiras: amplamente espaçadas, fortes, fortes e musculosas; As articulações do hock e do joelho têm cantos bem marcados, quadris longos e largos.
O pêlo é geralmente liso, tem um subpêlo espesso e curto. Os pêlos da guarda são à prova d'água, grossos, apertados, retos e grosseiros. No rosto e na frente dos membros, o pêlo é geralmente mais curto do que no resto do animal. O padrão para um cão de gado é o comprimento do corpo de 2,5 a 4 cm, alterando este valor para ambos os lados é um casamento e a razão para excluir o animal da competição e do registro da raça.
Prós e contras
Esta raça, como qualquer outra, tem seus lados positivos e negativos. O primeiro inclui o seguinte:
- devoção;
- resistência;
- caráter alegre;
- alegria;
- conviver bem com as crianças e amá-las;
- mente alta;
- leveza;
- propensão para aprender.
É importante! Em alguns países, os cães de gado são usados como psicólogos e psicoterapia.
Os pontos negativos são os seguintes:
- algum desequilíbrio de caráter;
- hábito de morder animais;
- a necessidade de morar em uma casa grande, as condições do apartamento não lhe caem bem, o que também pode afetar o comportamento do animal;
- Alguns deles referem-se às desvantagens como o custo de tal amigo, uma vez que o preço mínimo para um cachorro é de cerca de 25 mil rublos, embora os fãs estejam prontos para distribuir tais quantias.
É importante! Traços de caráter são amplamente dependentes da educação e do ambiente do cão.
Nos aspectos negativos deve ser mencionado sobre as doenças características desta raça. Entre eles, vale a pena notar o seguinte:
- displasia articular (frequentemente articulações do quadril);
- cegueira progressiva e atrofia da retina;
- a surdez é um defeito congênito herdado dos dálmatas, na maioria das vezes manifestado em filhotes com marcas brancas ou brancas no nascimento;
- acuidade auditiva reduzida em um ou ambos os ouvidos;
- má oclusão;
- redução no número de dentes (alguns dentes são simplesmente ausentes ou expressos na forma de brotos, é considerado padrão se a redução no número não for maior que 3 dentes de 42).
Traços de caráter
A manifestação de agressividade e covardia injustificadas é considerada um defeito. Por natureza filhotes possuem relação ideal de proteção e outros instintos, lealdade, lealdade. Para seu mestre e família, ele é um grande amigo e cão de trabalho, um guarda de fazendas e animais ou em casa. Os curadores tratam estranhos e estranhos com cautela e desconfiança. Isso é expresso em relação a pessoas e animais.
No entanto, os cães de gado são excelentes em treinamento e educação. Eles são obedientes e muitas vezes positivos, alegres, amam as crianças e se dão bem com elas. Mas antes de deixá-los sem supervisão com os bebês, você precisa ter certeza de que você ensinou o cão a não morder apenas assim. Estes cães são perfeitos para pessoas ativas e atléticas.
Condições para o conteúdo
Inicialmente, os cães pastores australianos foram criados para a vida e trabalham em condições abertas. Portanto, pequenos quartos e apartamentos fechados são pouco adequados para a vida de curandeiros, o melhor de tudo - em casa com o site. Se o cão mora em um apartamento, o dono deve estar preparado para o fato de que traços negativos de caráter aparecerão em breve. O animal torna-se excessivamente agressivo ou letárgico, o comportamento torna-se instável e o humor muitas vezes salta, pode se recusar a comer. Bem como um cão de gado pode procurar escapar, enquanto é indesejável usar uma corrente e um recinto fechado.
É importante! Condições ideais será uma casa com uma grande parcela e desembarques ou sem eles. Recomenda-se pelo menos 1 a 2 vezes por semana para realizar uma caminhada fora de seu território nativo.
O que alimentar?
Como cães selvagens (por exemplo, dingos) deixaram uma grande pegada no pedigree desta raça, produtos que não foram incluídos na dieta de seus ancestrais devem ser evitados. Isto é devido ao fato de que falta geneticamente determinada de enzimas para este alimento. O melhor é a presença de papas de leite e carne magra no cardápio, enquanto a última deve responder por cerca de 50%. A predominância de alimentos com carboidratos de fácil digestão pode levar à doença pancreática ou ao desenvolvimento de neoplasias malignas do trato digestivo.
É importante! Filhotes de dois meses começam a dar queijo cottage baixo teor de gordura com kefir, ovos. Em seguida, inclua legumes picados (repolho, cenoura, beterraba, abobrinha), carne crua e peixe.
A lista de produtos proibidos inclui o seguinte:
- especiarias e condimentos;
- pimenta;
- cebola;
- açúcar;
- alho;
- cogumelos;
- levedura;
- pão;
- produtos de farinha;
- batatas;
- cítricos;
- defumado
- ketchup;
- carne de porco;
- cereal de trigo.
É importante! Você não pode dar comida para cachorro na mesa do mestre. Precisa cozinhar todos os dias separadamente.
Como se importar?
Se um cão de pastor australiano vive em uma casa particular, então ela precisa fazer uma caixa aberta separada, enquanto a corrente é indesejável de usar. Se o animal vive num apartamento, a duração dos passeios é aumentada para 3-4 horas por dia, enquanto durante as festividades o cão deve correr, pular, jogar ativamente - é necessária atividade física adequada. Sua falta leva a manifestações de agressividade e o surgimento de excesso de peso e, consequentemente, um aumento no risco de doenças. Pelo menos uma vez por ano, você precisa ser examinado por um veterinário.
Representantes desta raça não precisam de um penteado. Isto é, pode ser realizado a pedido do proprietário ou em casos individuais. Em épocas normais do ano, a lã deve ser escovada 1 a 2 vezes por semana com uma escova de cerdas grossas. Durante o procedimento de muda é realizado todos os dias. É necessário banhar um cão em alguns casos, como a lã está contaminada, enquanto usa um shampoo de cachorro macio.
Se a atividade física necessária é observada, então não há necessidade de recorte regular de garras. Eles trituram por conta própria. Uma vez por mês, recomenda-se cortar uma garra rudimentar.Se as patas racharem nas patas, elas devem ser lavadas e lubrificadas com um creme curativo. Uma vez por semana, você precisa fazer um exame oftalmológico e, se necessário, lavá-lo com uma decocção de camomila. E também com essa regularidade você precisa escovar os dentes com pasta de cachorro especial e uma escova macia.
Precisa lembrar que Um cachorro não é um brinquedo, mas uma criatura viva pela qual o dono é responsável, então você deve pensar cuidadosamente antes de pegar um animal de estimação.
No próximo vídeo você encontrará fatos interessantes sobre o cão pastor australiano da raça.