A manutenção de um animal de estimação é uma tarefa bastante importante. Alimentação, caminhada, educação e higiene - todos os aspectos são extremamente importantes. Neste artigo vamos falar sobre a necessidade de banhar seu animal de estimação, bem como considerar como fazê-lo corretamente, e se vale a pena usar um xampu especial ou um ajuste perfeito e humano.
Situações inesperadas
Na maioria das vezes, esses cães que você guarda em seus apartamentos e deixa-se levar para passear no parque não podem ficar sujos para que eles tenham que tomar banho. No entanto, algumas pessoas ainda encontram uma maneira alternativa de brincar, e depois "deliciar" seu dono com a lã suja. Neste caso, o animal terá que se banhar fora do turno.
By the way, falando da freqüência de lavagem normal, Cachorro o suficiente para se banhar 2 a 4 vezes por ano. Ou seja, você pode fazer isso uma vez por temporada e será o suficiente.
Além disso, se o seu cão em si é limpo, então muitas vezes ou duas por ano.
Tampa de lã
Quando você vê uma foto um tanto divertida, mas ainda desagradável - um cachorro, no qual a sujeira rola em “salsichas”, você imediatamente pega o primeiro detergente disponível, seja um adulto ou um xampu para bebês. Mas não pense que se tal detergente é inofensivo para a criança, então será tão seguro para o cão. Deve ser claramente entendido: A pele e a linha do cabelo de cães e pessoas variam significativamente.
Os representantes da família canina de lã é um indicador individual de quaisquer mudanças na saúde. Então, se o seu animal de estimação tiver uma dieta errada ou não saudável, interromper os processos metabólicos - isso afetará imediatamente a pele. As alterações serão visíveis instantaneamente.
- A lã pode perder sua umidade anterior e ficar completamente seca e quebradiça, como um canudo.
- Além do ressecamento, o cão pode começar a perder o cabelo em quantidades relativamente grandes. E isso se tornará um problema comum, porque não apenas seu apartamento sofrerá, o que literalmente "se afogará" em pedaços de lã, mas também a digestão do cachorro se deteriorará significativamente, uma vez que irá lamber os pelos que caíram.
- Um indicador adverso pode ser a caspa.
Todos esses sinais sugerem uma dieta errada ou um detergente escolhido de maneira inadequada. No primeiro caso, os folículos pilosos não se alimentam o suficiente e não podem “dar à luz” um pêlo saudável e fofo.
Se o shampoo for escolhido incorretamente, os folículos capilares começarão a se ferir do lado de fora.
Isso definitivamente não é?
A acidez da pele do cão é diferente da acidez da pele humana, e é por isso que se você a banhar com xampu humano, a pele será destruída. No entanto, neste caso, estamos falando sobre o uso reutilizável de fundos ou tomar banho com muita freqüência.
Se o seu animal de estimação acidentalmente se encontra em uma poça de lama do que você não está muito feliz, e até mesmo a farmácia veterinária tem sido fechada, então você pode lavá-lo com o shampoo. De uma só vez, não haverá saúde visível ou de alguma forma afetando.
Assim, a conclusão: uma vez que você pode, mas apenas em caso de emergência.
Lavar com uma variedade de sabonetes.
Nos fóruns de amantes do cão você pode encontrar a declaração de que você não deve realmente banhá-los com shampoo, mas com sabão em pó - ótimo! Alegadamente, a pelagem torna-se imediatamente macia e limpa, e o cão como um todo se sente ótimo.
No entanto, nesta situação, tudo não é fácil. O sabão, e ainda mais doméstico, quebra a acidez da pele do seu cão ainda mais do que o xampu. Suas propriedades milagrosas referem-se apenas às propriedades do sabão, como detergente. Ou seja, uma vez que um cão possa lavá-lo, mas na pele a longo prazo, isso afetará negativamente.
Nesta situação, uma regra semelhante se aplica: Em caso de emergência, você pode lavá-lo com este sabão, mas você não pode recorrer a este método com muita freqüência.. E é melhor comprar uma garrafa de xampu para cães no dia seguinte.
Qual é a melhor maneira de dar banho em um cachorro?
Um filhote de cachorro, se você vai usar xampu ou não, é a primeira vez de tomar banho antes de 2 meses. O sistema imunológico, pele e, em geral, todo o corpo do bebê ainda não está totalmente desenvolvido ou formado. Assim, é impossível banhar um representante da sua família com sabão ou xampu humano.
Se o seu cachorro já conseguiu sujar em algum lugar, tente lavá-lo com água. Mas da próxima vez você precisará escolher um xampu especial para ele.
Tais ferramentas são apresentadas em lojas de animais em uma ampla gama.
A escolha certa de shampoo
Use uma solução universal não vale a pena. Isso você arrisca apenas prejudicar seu animal de estimação. Portanto, escolha um xampu, com base em vários critérios, descritos abaixo.
- Primeiro de tudo você precisa prestar atenção à idade do cão. Afinal de contas, não é nenhum segredo que a pele de um cachorro e um cão adulto diferem, então escolha diferentes meios.
- Muito depende da raça do cão. Alguns deles são mais ou menos sensíveis a certos componentes, e até o ambiente ácido-base da pele é diferente.
- Preste atenção ao comprimento do pêlo do seu cão. Para cabelos curtos, será suficiente limpador comum. Mas seus companheiros com um casaco mais longo terão que cuidar de um emoliente para que a pilha possa ser facilmente penteada e não embaraçada.
- Para quem tem lã principalmente ou completamente branca, há alvejante seguro especial.
- Por favor, note que os shampoos não são apenas de lavagem, mas também especializados, com a função de se livrar de parasitas / caspa.
Variedade perfeita
Claro que, para ter detergentes disponíveis para qualquer situação de vida, você precisará comprar algumas garrafas. Primeiro, na idade de um filhote, para lavar o descendente de um lobo, um certo tipo de xampu será necessário. O próximo xampu é selecionado individualmente sob o tipo e comprimento de pêlos de animais. Se o seu cão é branco, você precisará de um produto com um alvejante macio e seguro. E, finalmente, em caso de contrair pulgas ou problemas de pele - um ou dois xampus médicos.
Neste caso, você sempre terá tudo no arsenal que pode ajudar seu animal de estimação, e você não terá que fazer nenhum dano à pele delicada do cão. Mesmo que o animal esteja completamente coberto de sujeira, será algo e como lavá-lo.
O principal é que, inadvertidamente, para não prejudicar o animal durante qualquer banho, seja apenas um banho sem sabão ou com qualquer um dos shampoos, você deve seguir algumas regras simples.
Precauções de banho
- Não faça a água muito quente. Quanto mais alta a temperatura da água ou, inversamente, mais fria, mais estresse ela é. E isso será refletido não apenas na psique do animal, mas também fisiologicamente na pele.
- Não tome muita água para eliminar completamente a possibilidade de um cão tomar um gole do excesso de água do banheiro. A solução ideal neste caso seria lavar no chuveiro, e é melhor que o regador possa ser fixado na direção da parte de trás do animal. Em seguida, a água não vai derramar no rosto, o que é bastante desagradável, e só irá ajudá-lo na lavagem.
- Não ensaboe o rosto, enxágue com cuidado, perto do nariz, olhos, boca. É impossível para qualquer química entrar nesses órgãos, porque é ainda mais difícil para um cão lidar com sensações desagradáveis do que uma pessoa.
- Lave bem todo o sabão para cães. Este é um parâmetro necessário, não só eliminará o envenenamento, mas também aliviará completamente a pele da irritação subsequente com os restos de espuma.
Conclusões
Na verdade, há situações em que é necessário lavar um animal de estimação, mas não há xampu especial à mão. Então, nada resta, como usar um humano, e de um banho de uma só vez não haverá nenhum dano particular (sujeito às regras descritas acima, é claro). Mas, então, é melhor ir imediatamente à farmácia veterinária ou a uma loja especializada e comprar um xampu adequado ao seu cão.
Veja como lavar um cachorro no próximo vídeo.