Setter irlandês: características da raça, temperamento e dicas de cuidados
O irlandês Setter é uma raça amada por muitos criadores de cães. Este é um verdadeiro amigo, charmoso e amigável companheiro, um grande ajudante na caça. Tais cães distinguem-se por um intelecto desenvolvido, comportamento ativo mas inteligente e uma aparência luxuosa. Vamos nos familiarizar mais com os representantes desta raça, vamos aprender sobre as características de seu caráter, requisitos de manutenção e cuidados.
História
A raça se originou há muito tempo. Segundo os especialistas, quase todos os cães policiais podem ser chamados de descendentes de "cinzas". Os antepassados mais jovens são ponteiros. É deles que o setter inglês preto e branco foi trazido para fora. Aconteceu no século XVI. Mais tarde, os criadores criaram o irlandês Setter, que foi chamado de vermelho.
Os genes dos melhores cães de caça foram usados para criar a nova raça. Estes incluíam spaniels de água irlandeses, setters ingleses, setter-gordons e bloodhound. Diferentes criadores competiram entre si, tentando obter os melhores representantes da nova raça. Então havia várias variedades de setters.
Sabe-se que existiam tanto vermelho-branco "irlandês" e vermelho-preto. Como resultado, a versão mais bem sucedida foi reconhecida com um vermelho monocromático de seis, em tons de vermelho e castanho. Esta cor e entrincheirados no padrão da raça.
O principal objetivo dos criadores era criar o ajudante perfeito para caçar pássaros. Isso não é surpreendente, porque naqueles dias a caça era um dos principais entretenimentos dos aristocratas. A este respeito, foi planejado que os representantes da futura raça serão inteligentes, rápidos, resistentes, com excelente audição e olfato. Além disso, esses cães não devem ter medo de água, ruído (por exemplo, tiros).
Foi decidido que o tamanho médio do caçador de animais, proporções harmoniosas e lã grossa são ótimas.
O trabalho dos criadores deu frutos. Setters irlandeses acabou assim. Graças a um conjunto de excelentes qualidades em combinação com um personagem amigável, os animais rapidamente ganharam popularidade.
A participação de "irlandês" nas exposições começou nos anos 50 do século XIX. A falta de um padrão aprovado tornava difícil para os juízes julgar os cães, mas era impossível ignorar a dignidade dos cães.
Nos anos 70, os primeiros clubes oficiais da raça começaram a aparecer. Primeiro aconteceu na Inglaterra, depois na Irlanda. Especialistas americanos dividiram a raça em duas subespécies. O primeiro grupo incluiu animais de estimação, cuja principal tarefa era participar de exposições. No segundo, os animais de trabalho foram unidos.
Os criadores russos, pelo contrário, procuraram combinar todas as qualidades de um animal de estimação. Como resultado, cães de caça com um caráter calmo e uma bela aparência foram criados. É este padrão internacional que foi aprovado em Dublin nos anos 80 do século XIX.
Hoje, o "irlandês vermelho" ainda é muito popular. Eles ativam não apenas fãs de caça, mas também criadores de cães comuns que gostam de atividade, mas contidos em animais de comportamento com um bom humor.
Descrição
O setter irlandês de raça pura é um animal sofisticado com pernas longas e uma postura orgulhosa. Os movimentos dos cachorros são rápidos, mas suaves. O corpo é proporcionalmente desenvolvido, muscular. Pêlos de animais, como cetim, brilham ao sol com todos os tons de laranja, vermelho e marrom.A pompa e a riqueza da cobertura de lã dependem da linha da raça. Indivíduos que trabalham parecem um pouco mais modestos do que colegas showmen.
Aparência representativa levou à popularidade desta raça entre os criadores de publicidade. Belezas irlandesas muitas vezes aparecem em comerciais, em embalagens de comida de cachorro e outdoors.
A altura dos machos na cernelha é de 58 a 68 cm, a altura das fêmeas é de 55 a 63 cm e o peso dos animais varia de 26 a 32 kg. As garotas são mais miniaturas e elegantes. Os meninos são mais fortes e mais espetaculares.
Representantes desta raça crescem lentamente. A maturidade mental completa ocorre em cães depois de atingirem a idade de três anos.
A duração média de setters irlandeses é de 12 anos. Algumas pessoas vivem até 15 anos.
Considere as características das amostras de pedigree com mais detalhes.
Cabeça
Focinho cães estreitos, alongados, perto do nariz quase quadrado. Região craniana com arcos supraorbitais pronunciados, até occipital. A mordida correta é “tesoura clássica”. O nariz é escuro, médio em tamanho. Olhos amendoados, ligeiramente inclinados. Cor de acordo com o padrão - marrom ou noz. Pareça bem-humorado. Orelhas baixas, de comprimento médio, penduradas nas laterais da cabeça. Ao toque, eles são suaves, bem pubescentes.
Habitação
O pescoço é bastante longo, forte, mas elegante. Ele permite que o cão mantenha a cabeça erguida, proporcionando uma boa visão geral e um porte real. O corpo tem boas proporções. A parte de trás é plana, a barriga está tensa. A cauda é de comprimento médio, baixa, pubescente, solta.
Membros
As patas são longas, planas, musculosas, paralelas entre si. Pernas traseiras dão um empurrão poderoso. Os movimentos ao andar e correr são elásticos e macios.
Lã
Cães adultos têm cabelo liso bonito. O casaco na cabeça, pescoço e costas é curto. O lado externo das patas, orelhas, peito, abdômen e cauda são decorados com uma longa franja de seda.
Cor
Cor castanha monocromática preferida. Tons pretos são inaceitáveis. São permitidas pequenas manchas brilhantes no pescoço, peito, testa ou focinho.
Deve observar-se também sinais exteriores que podem levar à desqualificação de um cão em uma exposição. As desvantagens incluem cabelos muito longos ou encaracolados, um rosto largo, um pescoço curto, orelhas amontoadas com um túbulo ou penduradas com burdocks. Também olhos fechados, desnivelamento das costas e uma cauda em forma de foice são considerados defeitos. Desvios na cor, despigmentação dos lábios, nariz não são permitidos.
Traços de caráter
O irlandês Setter é um cão muito enérgico. Filhotes são especialmente ativos no apartamento da cidade é impossível não notar.
Tentar deixar seu bebê mais relaxado é inútil. Você só precisa esperar que o setter cresça.
Os adultos se comportam com dignidade. Eles estão ativos em situações adequadas - durante a caminhada, durante os jogos. No entanto Cães de emoção retêm até idade respeitável. Eles são muito curiosos, carinhosos e sociáveis.
Em casa, um cão pode seguir o dono nos calcanhares, interessado em todos os seus assuntos. Neste caso, discretamente, mas agressivamente, ele exigirá atenção e afeição. Animais amam crianças. O cão é capaz de se tornar um verdadeiro amigo para qualquer membro da família. Outros animais de estimação "irlandeses" também são bem vindos. Se o cão não puder se comunicar com ninguém durante todo o dia, ele pode ficar triste.
Representantes desta raça são muito confiantes para estranhos. Eles são fáceis de contatar, eles não são agressivos.
Mas não pense que os "irlandeses" são estúpidos e sem caráter. Se eles precisam de algo, eles são totalmente capazes de mostrar firmeza e até teimosia para insistir em si mesmos.
É verdade, enquanto eles não se tornam assertivos, mas simplesmente vão ao truque.
Setters gostam de andar, brincar na natureza. No verão, eles não são avessos a nadar, então caminha para a lagoa aberta será um verdadeiro deleite para eles.
Prós e contras
A bondade e até mesmo uma certa ingenuidade de um cachorro são boas porque uma pessoa adquire um animal de estimação de quatro patas terno e terno. Por outro lado, nega as qualidades de guarda dos setters irlandeses. Se você precisar de um defensor severo, é melhor escolher outra raça.
Quanto às habilidades de caça, aqui o “irlandês” pode ser útil. O principal é escolher um filhote da linha "working" da raça. Este cão será ótimo para lidar com a detecção do jogo.
Os animais são bem esportivos. Portanto, se você é uma pessoa caseira e precisa de um animal de estimação tranquilo, o que é suficiente para uma caminhada de 15 a 20 minutos, esta raça não é para você.
Você não deve ter um cachorro assim e aqueles que trabalham muito e raramente em casa. Claro, se você tem uma família grande, seus outros membros poderão formar uma empresa para um animal de estimação peludo.
Se você planeja deixar o cão sozinho por um longo tempo, prepare-se para o fato de que ele ficará triste e ofendido.
E, finalmente, vale a pena notar que a aparência chique do Irish Red Setter requer um investimento de tempo, esforço e até financiamento. Para manter o pêlo do bonito de quatro patas liso e brilhante, você precisa penteá-lo regularmente e lavá-lo usando produtos especiais. Não subestime o papel da nutrição de alta qualidade e vitaminas.
Política de conteúdo
No passado, esses cães eram considerados puramente caçadores. Eles dormiam em celeiros ou ao ar livre, sem sentir desconforto. Agora, mais e mais setters são ativados como companheiros. Claro, isso se reflete nas condições dos animais.
"Irlandês" vai se sentir bem em casa.
A melhor opção é uma casa privada com um território espaçoso, permitindo-lhe correr livremente e brincar ao ar livre.
Uma alternativa válida é um apartamento na cidade. No entanto, neste caso, um sofá confortável e comida saborosa não será suficiente. Pet requer intenso esforço físico. Isso significa que longas caminhadas diárias com jogos ativos, corridas e exercícios devem fazer parte de sua vida.
Andar o cão deve ocorrer duas vezes por dia. A duração mínima da caminhada é de 1 hora. Bem, se você puder dar isso de 1,5 a 2 horas. Representantes desta raça são muito pacientes. Eles podem esperar silenciosamente pela saída para a rua para se aliviarem.
No entanto, se você ver que o animal está pedindo para ir ao banheiro, é melhor levar o animal para fora por 10-15 minutos para fazer isso.
Além do comportamento cultural do "irlandês", seus proprietários também estão satisfeitos com a ausência do cheiro de "cachorro". Ao mesmo tempo os animais de estimação praticamente não se desvanecem. Por causa disso, a lã não é irritante estar no ar e imperceptível nas coisas.
O que alimentar?
Comece com um ponto importante. O representante desta raça só precisa de um suporte especial para a tigela. Estes cães têm pernas bastante longas, então cada vez que se curvar para comer, eles são desconfortáveis. Além disso, pode até ser perigoso para a saúde do animal de estimação (existe o risco de contrair volvulus intestinal).
Quanto à ingestão de calorias, vale a pena contar com quanta energia um cão passa durante o dia. Os indivíduos que recebem diariamente grandes esforços físicos precisam de um cardápio altamente calórico. Isso se aplica especialmente a cães que participam de eventos esportivos e caça. Show-ps morando em apartamentos, menos calorias.
Em geral, os setters irlandeses comem um pouco. Portanto, o valor nutricional da porção deve ser aumentado não em detrimento do volume, mas à custa do saldo da BJU.
Uma boa comida deve conter pelo menos 16% de gordura. Além disso, ao optar por prestar atenção aos alimentos prontos de qualidade premium.
A nutrição natural também é permissível. Isso pode ser carne, miudezas, filés de peixe. Estes produtos, que são básicos, dão ao cão a taxa de 20 g por 1 kg de peso corporal do animal de estimação. Complemente o mingau de ração. Especialmente úteis são trigo mourisco e aveia. Você pode incluir legumes locais sazonais no menu.
Você não deve dar frutas exóticas a um cão, pode levar a um ataque de alergia.
Além disso, adultos "irlandeses" às vezes podem receber óvulos, produtos lácteos com baixo teor de gordura. Vitaminas especiais são úteis. Na seleção do último deve consultar um veterinário.
Quanto à nutrição dos filhotes, eles são adequados para alimentos especiais para um determinado grupo etário. Se o proprietário preferir a alimentação natural de animais de estimação, então você pode dar às crianças carne ou caldo de osso com a adição de cereais.
Como se importar?
Procedimentos de higiene são necessários não só para manter a aparência bonita do animal de estimação, mas também para sua saúde. Primeiro de tudo deve estar preparado para cuidar cuidadosamente do cabelo do Setter Irlandês. Cabelos compridos caem, confusos. Às vezes até os nós são formados. A este respeito, é importante comprar um pente / escova especial com cerdas naturais para o processamento regular da pelagem do cão. Faça isso todos os dias.
Não será fácil para os proprietários das incubadoras durante o período de floração de várias plantas. Depois de um passeio na área verde, você deve examinar cuidadosamente o animal de estimação para a presença de espinhos, sementes de plantas e apenas lâminas de grama, emaranhadas no "casaco" do cão.
Procedimentos de água devem ser realizados uma vez por semana ou menos. Certifique-se de comprar um shampoo profissional para cães. Se você vai participar de exposições, então não pode prescindir de ar condicionado. Alguns donos de cães também usam óleos naturais para alcançar o efeito de cetim, lã fluida, iridescente nos raios de luz.
Antes de tomar banho, você deve pentear cuidadosamente o pêlo do animal de estimação, desembaraçar os nós. Se você ignorar este momento, depois de um banho ou chuveiro, será muito mais difícil.
O desbaste da lã é outro procedimento importante que permite dar ao cão uma aparência mais brilhante. Para isso, use tesouras de desbaste. Este não é um corte de cabelo completo, mas apenas enobrecendo o "casaco" do animal de estimação, o seu ligeiro ajuste. Naturalmente, é melhor confiar esse negócio a um profissional.
No outono e na primavera há muita sujeira nas ruas. Portanto, o "irlandês" é desejável de usar antes de andar em um macacão de proteção especial. Pode ser costurado para encomendar em um estúdio de animais, comprado em uma loja ou feito em seu próprio país, se você tiver as habilidades para fazer isso. Para um traje de cachorro, qualquer tecido impermeável durável é adequado.
Cuidar dos ouvidos e dos olhos é uma obrigação, como é o caso de qualquer outra raça. Eles devem ser inspecionados periodicamente e, se necessário, limpos com cotonete e loção veterinária. Você pode limpar a membrana mucosa do olho com infusões de ervas (por exemplo, camomila).
As orelhas do setter irlandês pendem nas laterais da cabeça. A este respeito, eles são mal ventilados. Você pode ajudar seu animal de estimação, criando aeração artificial. Para fazer isso, cuidadosamente pegue a orelha do cão e acene intensamente.
Para que um animal tenha problemas com os dentes, é necessário limpá-los 2 a 3 vezes por semana, além de dar comida sólida ao cão.. Também em uma loja especializada, você deve comprar um palito que limpe a boca de um cão do tártaro.
Os "irlandeses" não gostam muito de estradas de asfalto. Eles preferem correr na areia, terra e grama. Portanto, não há moagem natural das garras. Garras são cortadas 1-2 vezes por mês.
É aconselhável realizar o procedimento após o banho. A água e o vapor suavizam a placa ungueal, o que facilita o processo.
Educação e treinamento
Criar um Setter Irlandês não é fácil. Embora os representantes desta raça sejam bastante inteligentes, eles são difíceis de treinar. O problema é o temperamento selvagem, atividade e alguma teimosia dos cães. Eles acham difícil se concentrar em uma coisa por um longo tempo, eu quero fazer algo mais interessante. No entanto, se você levar o processo de treinamento a sério e criar um programa individual, há uma chance de obter bons resultados.
Você pode começar as aulas quando o filhote chega a 3-4 meses.Oito meses no máximo. Começar o treinamento de um animal de estimação mais adulto será mais difícil.
O curso geralmente inclui os comandos básicos: “sentar”, “deitar”, “fu”. O cão é ensinado a trazer o objeto ao comando do “aport”, para caminhar ao lado do dono durante uma caminhada tanto na coleira como sem ele.
Uma atenção especial deve ser dada ao atendimento do requisito "para mim!".
Representantes desta raça tendem a fugir, por isso é extremamente importante ensinar o cão a cumprir inquestionavelmente este comando.
Muito zeloso em treinamento não vale a pena. Como já mencionado, o "irlandês" não gosta do desempenho mecânico das mesmas ações. Vale a pena levar isso em conta e elogiar o animal de estimação, mesmo que ele tenha feito o que era exigido dele, não imediatamente ou levemente errado. Para um animal tão auto-suficiente, até isso será progresso.
Repreender o cão por se recusar a treinar não vale a pena. É importante mostrar firmeza e perseverança, mostrando o animal de estimação que está no comando aqui. Neste caso, você não pode ofendê-lo. Se o amigo de quatro patas se recusa a aprender, você pode ir para o truque. É necessário mostrar apenas como você está triste por sua relutância em se envolver com você. Um cão de companhia não suportará remorso e em 9 de 10 casos terá “pena” de você.
Desmatar crianças de ameaças de hooliganismo e gritos também falham. Punições só podem agravar a situação. Aqui é necessário aceitar como fato a hiperatividade e incontrolabilidade da raça em uma idade jovem. Ajustar o comportamento pode, novamente, mostrar engenhosidade. Por exemplo, você pode substituir a lepra de filhotes por atividade física. Depois de uma longa caminhada com jogos ativos e correndo no Fluffy, simplesmente não há força para a lepra. Ele pacificamente adormece em seu canto com gratidão pelo dia divertido que o proprietário lhe deu.
Quanto à caça, aqui o setter irlandês pode ser muito útil. Por natureza, o cão é apaixonado, fácil de lidar. No entanto, ele confia mais no instinto do que na audição. Se a mineração não é fácil de encontrar, ele rapidamente perde o interesse pelo processo por falta de resultados e impressões. Com um assistente tão impaciente, é melhor caçar apenas em lugares provados. Para uma longa e consistente busca de jogos, o setter inglês é mais adequado.
Informações ainda mais úteis e interessantes sobre cães de raça irlandesa podem ser encontradas no vídeo a seguir.