Todo dono atencioso do cachorro quer que seu animal seja cheio de força, fisicamente saudável, atraente na aparência e geralmente feliz com a vida de seu cão. Isso requer cuidados, cuja parte do leão recai sobre o rastreamento da condição higiênica do cão. Todos os dias, você precisa se certificar de que o cão se sente bem, que sua pele e pelagem são normais, os olhos não "fluem", as aurículas estão limpas, os dentes e as patas também estão em perfeita ordem.
Mas a lavagem do cão, frequente e completa, não é necessária para todos os animais de estimação. O princípio “quanto mais vezes melhor” não funciona aqui. O cronograma de lavagem de um cão depende da idade, raça, saúde, tipo de pelagem, necessidade de se apresentar em exposições e outros fatores.
Quando você precisa lavar cachorros?
A frequência média de lavagem - a cada 4-6 meses, estas são as recomendações dos veterinários. Sob a lavagem refere-se a procedimentos de água usando sabão. Depois de andar o animal o suficiente para limpar as patas. Neste caso, sabão e xampu não são usados, eles não podem ser abusados. Todos os produtos especiais à base de sabão são capazes de remover a gordura que cobre a pele do animal e, portanto, privá-la da proteção fornecida biologicamente. Isso é perigoso.
Um dos erros mais comuns dos donos novatos: eles muitas vezes tentam lavar um cachorro para salvá-lo do chamado cheiro de cachorro. Mas a lavagem frequente só torna o cheiro mais palpável, pois as glândulas sebáceas do cão começam a trabalhar mais.
Idealmente, o cão deve ser lavado quando estiver sujo.
Pêlo do cão sujo:
- não crescendo tão rápido;
- raças de pêlo comprido caem mais rápido;
- torna-se difícil de pentear;
- olhares inestéticos.
Então, se o cão estiver saudável, lave-o a cada seis meses - isso será suficiente. Se o cão estiver muito sujo, será necessário um procedimento de água não programado. Antes do show, o cachorro também é lavado, usando meios especiais, graças aos quais sua lã brilha e se torna obediente.
Banhar um cachorro no calor não é o jeito certo de ajudar um animal a se acalmar.. Em primeiro lugar, se você decidir comprá-lo, a água deve estar quente (por causa do chuveiro frio, o cão pode ficar seriamente doente). Em segundo lugar, depois de tomar banho no chuveiro ou no banheiro, o cão é muito fácil de ficar sob o calado, o que também é perigoso. Porque É mais sábio molhar o cão com água da garrafa ou limpar com uma toalha molhada. Se o cão não tem medo de nadar, você pode mergulhá-lo em um banho com água moderadamente quente (mas não com a cabeça!) E por um tempo.
Também pode ser perigoso nadar em águas naturais: os animais de uma queda brusca de temperatura muitas vezes adoecem.
E se os cães de raças grandes resistirem relativamente calmamente a uma entrada abrupta na água, os cães em miniatura podem sofrer.
De que idade os filhotes podem nadar?
O primeiro banho do bebê geralmente cai na idade de 3,5 a 4 meses. Nessa idade, o filhote deve ser imunizado, e ele já deve passar por um curso de terapia anti-helmíntica. Além disso, pelo menos 2 semanas devem passar do momento da primeira vacinação e 3 semanas a partir do segundo.
Se o filhote for banhado pela primeira vez mais cedo (por exemplo, ele ficou muito sujo), ele deve ser limpo logo após o banho e mantido sob um cobertor aquecido até que esteja completamente seco.
5 dicas principais para o primeiro banho de um cachorro.
- O território para tomar banho de um bebê precisa ser seguro e agradável para um filhote.. Se ele estivesse com medo dela, o pânico interferiria no banho.Portanto, mesmo antes do procedimento planejado, “introduza” o filhote no banheiro: brinque com ele lá, trate-o com algo saboroso, para que as associações com a sala sejam positivas. Não limite seu bebê em ações: para ensiná-lo a se acalmar durante o banho, deixe-o explorar a sala. Se o filhote ainda for uma migalha (por exemplo, você tem que dar banho em um bebê de um mês), arranje um banho para ele na pia da cozinha. Então o dono está confortável e o bebê está familiarizado. Lave a pia completamente antes e depois do banho.
- Pré-cachorro precisa ser introduzido na água. Se o cão já tem 2 meses, e ele está assustado com o som da água corrente, esta é a sua omissão.
- Se o bebê está muito sujo, você tem que usar xampu. Você pode levar apenas o que é vendido em produtos para animais de estimação - shampoos para humanos não são adequados para cães. Mesmo uma pequena quantidade de xampu “humano” seca a pele do animal, tornando-o vulnerável a bactérias, vírus e parasitas. A melhor escolha é um shampoo suave de aveia para cães.
- Prepare a área para o primeiro mergulho. Coloque uma toalha no chão, no fundo do banho ou pia, você também deve colocar um pano limpo para evitar que o cão escorregue e não se assuste. Se o cachorro parece que ele pode cair, você terá que esquecer o banho tranquilo. Tudo deve estar à mão: shampoo, dipper, toalha, em que você enrole um animal de estimação nadar.
- O nível da água deve atingir o meio do crescimento do cão, não mais. Verifique a temperatura da água com o seu cotovelo, se estiver quente o suficiente para o seu banho, será quente para o seu cachorro. Trazer o bebê no banho, todo esse tempo falando com ele - iron, piada, seja gentil. Filhotes são sensíveis à entonação do hospedeiro. Não o coloque diretamente na água: primeiro molhe os dedos e passe por cima do pêlo, acompanhando o movimento com palavras gentis. Se o cão não se importa, continue, aumentando a escala de ação. Você pode incentivar seu bebê delicado.
Não se preocupe e não entre em pânico. Se a casa está alinhada no banheiro como uma audiência, você tem que desapontá-los - o procedimento não é para os espectadores. Idealmente, se ninguém está em casa, todos vocês estão preparados e não vão se distrair com nada. Vista-se de modo que você possa mergulhar um pouco e tirar o cabelo do rosto.
Toalha um cachorrinho enrolado em uma toalha em uma sala quente. Não providencie qualquer ventilação em outras salas durante o banho.
Fique perto do bebê até secar - é mais fácil sentir esse estresse com o dono.
Frequência de lavagem
Cão de rua, cuja casa - a barraca, nadando não é necessária nada. Cão doméstico suficiente para nadar uma vez em 4 meses, e até menos frequentemente se ela é saudável e não se suja muito. Alguns donos acham que muitas vezes você pode banhar cães domésticos, porque eles andam e poluem suas patas (e não apenas). Mas você só precisa limpar suas patas com um pano úmido.
No inverno, você não pode dar banho no cachorro. Se não houver uma boa razão, vale a pena evitar um breve mergulho. Você corre o risco de lavar a pele do animal de estimação da gordura que protege o cão, inclusive do frio. É muito perigoso para um animal de praticamente qualquer raça. E é mais fácil para o cão pegar um resfriado depois do banho de inverno.
É claro que as raças de pêlo longo precisam nadar com mais frequência: elas precisam cuidar da pele desses cães e, sem procedimentos com água, é impossível. Cães de raça de pêlo liso nadam 3-5 vezes por ano. Raças decorativas de cães são incompreendidas por alguns donos: pequenos cuties são confundidos com brinquedos vivos, eles recebem banhos para se divertir. É muito prejudicial para a saúde dos animais, eles podem se tornar dolorosos, ganhar uma forte inflamação.
Quais ferramentas posso usar?
Para lavar os cães, são liberados xampus e géis especiais - nem tente lavar o cão com sabão doméstico, alcatrão ou bebê. Nenhum dos produtos de sabão listados é adequado para a pele do animal de estimação.
Características da escolha de detergentes para cães:
- Se o cão é propenso a alergias ou é particularmente sensível à pele, pegue um xampu hipoalergênico com aloe, camomila ou uma corda na loja de animais;
- se o cão é branco, você pode comprar xampu com um clareador leve e inofensivo para ele - e isso está disponível em produtos para animais de estimação;
- eles usam xampus de tonalidade especial e para cães com cabelos pretos e castanhos, eles adicionam brilho extra aos pêlos de cães;
- se você tem um animal de estimação sem pêlo, ele também precisa de xampu, apenas uma textura cremosa e amaciante especial, com alto teor de vitamina E;
- no inverno, quando o banho não é possível, 1 ou 2 vezes você pode usar um xampu seco especial.
Vale a pena dizer que um banho não programado é necessário para um cão se tiver problemas (pulgas, parasitas, alergias, caspa, eczema). Xampus médicos ajudam a lidar com doenças. Se o cão é alérgico, um xampu especial irá aliviar a coceira e o inchaço. E para livrar o animal de caspa, compre-lhe um remédio baseado em aveia, decocção de ervas e alcatrão de hulha.
Se você vir bálsamos especiais depois de lavar em uma loja de animais / farmácia, leve-a. Ajudam a hidratar a pele do animal e também não permitem que a lã fique emaranhada, facilitando a sua penteação.
Onde banhar um cachorrinho - em um banheiro ou em uma bacia em um catre (se não houver nenhum banheiro na casa) - não é tão importante.
A principal coisa é que o quarto estava quente, quieto, de modo que o cão estava acostumado a estar no lugar do banho.
Preparação
Um cão adulto, por via de regra, não é particularmente necessário preparar-se para o banho. Ele já está familiarizado com o banheiro, ele não tem medo do som de despejar água, ele estoicamente transfere o procedimento da água. Muitos animais de estimação gostam mesmo. Mas existem todos os tipos de casos.
Se você, por exemplo, pegou um animal na rua, ele terá que ser comprado, vacinado e tratado para vermes. E nadar para um cachorro de rua, provavelmente, o primeiro na vida. O animal já pode ser um adulto, mas tudo em sua nova casa é incomum. Requer uma delicadeza especial, trata a atmosfera máxima de calma e benevolência.
Para o procedimento usual de banho, você precisa selecionar o horário apropriado: nada deve distraí-lo, o cão não deve estar doente, não andou, com muita fome ou, pelo contrário, apenas comido. Não abra janelas e aberturas na casa, prepare toalhas e xampus, bálsamos, dippers, pentes. Não se esqueça de cobrir o fundo da banheira ou pia, para que o cão não deslize.
Instruções passo a passo
Em casa, banhar o cachorro não é difícil. O principal é não molhar as orelhas (não deve haver água dentro das orelhas), não mergulhe o cão com a cabeça.
O procedimento deve ser aproximadamente o seguinte.
- Prepare água morna, deve ser um pouco mais frio do que o que você coloca no seu banho. Para molhar o cabelo do animal, coloque um regador ou um balde.
- Coloque o cachorro em um recipiente, molhe o casaco com água. Umedeça copiosamente, regue o cachorro da ursa, mas sem ação abrupta. Deixe o cachorro se acostumar, se acostumar.
- Dilua o xampu do zoológico com água, você terá bastante espuma, o que torna mais fácil para ensaboar o cabelo do cão. Comece a lavar as costas do animal, depois as patas, a cauda, o pescoço e a barriga. É necessário lavar a cabeça por último, certificando-se de que a composição com sabão não penetre nos olhos e ouvidos.
- Lave a área ao redor do ânus, genitais.
- Shampoo em lã não duram mais de 5 minutos, em seguida, lave-a com água morna de um regador ou dipper. Em caso de contaminação grave, o procedimento de ensaboamento deve ser repetido duas vezes.
- Lave o cão deve estar em tal sistema: primeiro remova a espuma da cabeça, depois das costas, pescoço e peito. Somente quando a água tiver deixado de espuma, lave as patas e o estômago.
- Após a lavagem, use um bálsamo. Eles precisam esfregar o pêlo do cão, mergulhar um pouco na lã, enxaguar após 1-3 minutos. Pré-esfregue o gel nas palmas das mãos.
- Em seguida, o cão deve estar seco. Provavelmente, você precisará de várias toalhas: assim que uma delas se molhar, tome outra. Mas você precisa limpar seu animal de estimação com cuidado, ainda está no banheiro.Coloque o cão no chão, sobre o qual o pano está pré-colocado, e limpe-o bem. Tente toalha, tanto quanto possível embebido em água.
- O cão pode ser seco com um secador de cabelo, mas apenas em um modo suave e não usando as temperaturas mais altas. Normalmente, um secador de cabelo usa-se secando cães de exposição: para eles tal "nomeação" fica habitual, os proprietários especialmente treinam animais de estimação deste procedimento.
Se você (e seu cachorro) estiver confortável, você pode lavá-lo no chuveiro. O principal é cumprir os indicadores de temperatura e não dar pânico ao cão.
No processo de banho, alguns proprietários alimentam cães: isso é possível, mas dentro de limites razoáveis.
Mesmo que o cão goste de nadar, não faça tratamentos com água. Deve haver uma razão para nadar, mas arranjar um banho para um cachorro apenas por diversão é um risco extra para ela. É possível que ao nadar o cão goste de uma comunicação com o proprietário, o seu cuidado e atenção apertada: encontre uma oportunidade de dar tudo isto a um animal de estimação do lado de fora do banheiro.
Sobre como lavar o cachorro, veja o vídeo a seguir.