Atualmente, existem pelo menos 400 raças de cães oficialmente no mundo, cada uma das quais se distingue pela sua aparência, caráter, serviço e qualidades decorativas. Levando para a casa de um vendedor ambulante, você deve sempre estar bem ciente de como um animal irá crescer, e o que pode ser esperado dele. Para fazer isso, não faz mal aprender os métodos básicos para determinar a raça.
Por que determinar a raça?
Determinar se cachorros ou animais adultos pertencem a cães com pedigree pode ser necessário em vários casos.
- Isso é importante quando há suspeita da origem do animal na sua seleção e compra. Não é nenhum segredo que até filhotes exclusivos na infância podem se assemelhar a seus primos sem-teto, enquanto filhotes parentes não são parecidos com cachorros caros. Um criador inescrupuloso pode não necessariamente ser capaz de vender para o criador de cães inexperiente da rua Bobik, mas se ele não tiver os documentos relevantes, isso pode ser um mestiço.
- Muitas vezes, o dono encontra um futuro animal de estimação na rua. E externamente, ele pode ter algumas semelhanças com um cão de raça pura. Entendendo a diferença entre animais domésticos e de elite, uma pessoa não precisa mais passar o tempo se voltando para experientes criadores de cães ou veterinários, e ele pode começar imediatamente a domesticação e promover uma encontrada.
- O conhecimento das características de cães de raça mestiça e de boa origem também é necessário se um animal que não corresponda à raça reivindicada já tiver sido levado para dentro da casa. Em qualquer caso, o proprietário precisa saber como mantê-lo, o que alimentar, porque para cães diferentes existem condições diferentes para uma vida normal. Além disso, é necessário conhecer as nuances de caráter, entender o propósito e os principais pontos de vestimenta, se for um cão de serviço.
Independentemente de saber se o cachorro foi comprado das mãos, ou pena me obrigou a ter um filhote de cachorro sem teto, a capacidade de descobrir qual a raça que o animal pertence. já é importante porque o proprietário recebe o máximo de informações sobre ele:
- tipo preferido de dieta;
- capacidade de aprender;
- o temperamento do cão e suas características físicas;
- condições climáticas adequadas;
- oportunidades de interagir com adultos, crianças e outros animais;
- doenças hereditárias que determinam em grande parte a duração da vida.
Em alguns casos, provavelmente é necessário recorrer a profissionais ou pelo menos a um veterinárioque entende diferentes tipos de animais, e será capaz de esclarecer a origem do cão.
Em geral, é possível entender de forma independente a raça em alguns fundamentos verdadeiros.
Pertencendo a um grupo específico
Qualquer cão pode ser atribuído principalmente a um certo tipo, e só então se aprofunda no estudo dos sinais característicos e não característicos de raça ou fora de proporção.
No total, existem três tipos: raças meia, mestiços, puro-sangue.
Metis
Eles são um cruzamento entre um animal de título e puro-sangue. Os genótipos de várias raças podem estar presentes no sangue, e a desatualização pode ocorrer mais tarde. Um dos pais desses filhotes pode ser reprodutor ou mestiço, enquanto o segundo é um “nobre” puro-sangue.
Mestiço
Um animal é chamado de fenótipo, na sua imagem externa e descrição corresponde totalmente à aparência de um cão de elite, no entanto ele não tem passaporte ou documentos de nascimento nobre.
Isso significa apenas uma coisa - um cão pode ser considerado puro até receber um registro primário confirmando sua pertença a uma determinada raça.
Pedigree
Cão de raça pura pedigree - um animal com um pedigree, um estigma e a presença de um chip eletrônico com um número. O filhote de raça pura tem um passaporte filhote com seu apelido, data de nascimento e informações sobre a raça e cor. A partir da idade de 6 a 15 meses, o animal recebe um documento sobre o pedigree, que contém informações sobre seus antepassados, pais e proprietário. Todas as informações sobre esses cães podem ser obtidas no clube de criadores de cães ou em uma clínica veterinária.
Muitas vezes, é difícil reconhecer a raça de um filhote encontrado devido à falta de estigma e chip, e a descrição dos padrões de um cão de raça pura se aplica apenas a adultos, embora em cerca de 5 a 12 meses o pêlo do filhote se altere para um adulto.
É especialmente difícil descobrir se um pêlo selvagem e protetor e um pêlo desgrenhado estão presentes. Mas é muito mais fácil desenhar analogias em animais com cabelos curtos. Mas, felizmente, existem maneiras de resolver esse problema, e em primeiro lugar é um exame completo do animal e sua identificação quando comparado com os padrões da besta de raça pura.
Métodos de determinação
Aprenda sobre a origem do animal examinando sua aparência. Para fazer isso, determine o tamanho e peso do indivíduo, o tipo de corpo, a forma da cabeça e orelhas, características da cauda, qualidade, estrutura e comprimento do cabelo.
Depois disso, esses números são comparados com os parâmetros estabelecidos pelo padrão de uma raça similar. Se todos os sinais coincidirem, o cão pode ser considerado identificado.
Considere critérios importantes ao determinar a raça.
Idade do animal
É isso que deve ser repelido, estudando as outras características. E você pode instalá-lo nos dentes do animal.
Mas um filhote apanhado na rua já pode ter problemas, como tártaro, erosão do esmalte, apenas uma má condição dos maxilares.
Portanto Somente a idade de 4 a 7 meses pode ser determinada com segurança, quando os dentes das crianças nos cães são substituídos pelos primários.
Tamanho do cão
Infelizmente, é difícil avaliar o tamanho dos filhotes na idade adulta, especialmente porque o corpo deles na infância não é proporcional.
Por via de regra, os filhotes têm uma cabeça grande, grandes pernas grossas e uma barriga redonda e protuberante.
Mas isso é possível, se julgar pelo formulário, a idade do cachorro passou por 1-1,5 anos e mais velhos:
- cães de raças anãs têm altura não superior a 30 cm e peso corporal, raramente atingindo 5 kg;
- parâmetros de cães de raças pequenas - 30-40 cm (altura) e peso de 5 a 12 kg;
- animais de tamanho médio pesam de 12 a 22 kg, altura na cernelha - 40-55 cm;
- cães grandes são considerados de 56 a 65 cm de altura e pesando 20-30 kg;
- muito grande pode crescer até 70-75 cm e pesar 40-50 kg;
- rochas gigantes também são encontradas - sua altura pode exceder 75 cm e seu peso - mais de 50 kg.
Físico
Comparando o novo animal de estimação com fotos de potenciais "parentes", é possível entender que tipo de cão é. Para fazer isso, você precisa fazer medições do comprimento e largura do corpo, peito, costas, pernas e região pélvica:
- cães com um osso largo, esterno desenvolvido, patas musculares na maioria dos casos têm grandes dimensões, e na presença de cabelos longos com subpêlo espesso podem pertencer aos cães de pastor da Europa Central e caucasianos;
- com parâmetros médios, a largura do tórax é a mesma da pélvis, ou ligeiramente mais larga, a harmonia geral do corpo e os diferentes tipos de cabelo (curto e longo), o animal provavelmente pertence a diferentes cães de serviço, e a lista é bastante longa
- Se os ossos do indivíduo são estreitos, o tamanho da pélvis e do esterno são quase idênticos e as pernas longas, podemos assumir que se trata de uma raça em movimento.
O espartilho ósseo de alguns representantes dos cães de raça pura também pode ser alongado ou encurtado, e então vale a pena procurar semelhanças com espécies semelhantes por foto e padrões.
Outras características importantes de alguns animais de pedigree podem ajudar a identificar as raças existentes.
- Postura animal - suas costas podem estar levemente inclinadas, descendentes ou retas. A flacidez acontece em pacientes e animais idosos, por causa de malformações pode diminuir até em um filhote de cachorro.
- A pele na forma de dobras, ou apertada ao corpo.
- Orelhas, diferentes em forma e ajuste, em pé, penduradas, cortadas.
- A lã é encontrada curta, longa, sem contar os cachorros nus. Algumas espécies são identificadas pela presença de longos bigodes, sobrancelhas e barbas.
- A cauda pode ser curta e longa, fofa e de cabelos duros, enrolada, elevando-se acima da coluna vertebral, atracada.
- Uma cor peculiar também pode dizer que tipo de animal é.
Com base no comportamento do animal de estimação, você pode detectar suas qualidades profissionais.
Um excelente olfacto, o desejo de perseguir "presas" - aves, pequenos animais, confirma inequivocamente a origem da caça.
Se o filhote pertencer ao cão de guarda, ele alertará constantemente o dono com latidos se houver um estranho ao lado da casa.
Outra maneira de aprender sobre o animal pertencente a um determinado grupo de cães reprodutores - Teste de DNA, que é realizado na clínica veterinária. O próprio médico recolherá as amostras necessárias do animal de estimação e dará uma resposta dentro de 2 a 3 semanas. E, embora muitos considerem esse teste como sendo cem por cento, a probabilidade de erro ainda existe, já que o banco de dados sobre a genética de várias espécies de raça pura ainda não é suficientemente extenso.
No entanto, você não deve ficar chateado se o cão não era de todo um representante da famosa raça - às vezes os mestiços são muito mais inteligentes, mais dedicados e a saúde de seus parentes titulares. E eles estão em pé de igualdade com eles dignos de ter sua própria casa e proprietário amoroso.
Para as raças mais comuns de cães, veja abaixo.