Hoje existem muitas raças de cães anões, mas o cão-leão bichon é especialmente popular entre os criadores. Este animal de estimação decorativo depois de um corte de cabelo especial realmente tem uma semelhança com o rei dos animais, e sua aparência encantadora não deixa ninguém indiferente. Além disso, Lyon Bichon é amigável, alegre, sempre fiel ao proprietário e não exigente sobre os cuidados.
Excursão histórica
O cão pequeno do leão tem majestade real, encanto e tem muitas vantagens. Apareceu devido à seleção francesa no início do século XIV. Os "parentes" distantes da raça são o poodle water e o namorado do barbet, e os mais próximos são a borboleta Papillon, o cachorrinho francês, o maltês, o spaniel miniatura e o falen. Tais animais de estimação foram muito populares não só entre os aristocratas da França e da Bélgica, mas também em muitos países europeus. Há muita evidência documental de que esta raça conquistou literalmente o mundo inteiro naquela época:
- Século XIV - na cidade de Amiens (França), uma composição escultórica original de dois Lyon de Bichons foi instalada na catedral;
- Século XV - Nas tapeçarias de muitos edifícios, imagens de “leões pequenos” começaram a aparecer;
- Século XVI - Neste século, retratos com nobres grandões e damas, que mantiveram o Bichon em suas mãos, tornaram-se moda;
- início do século XVII - O famoso biólogo-naturalista francês Georges-Louis Leclerc em suas obras descreve belamente os cães desta raça, enfatizando sua sofisticação e raridade.
Desde a primeira metade do século XX, devido à rápida extinção, existem poucos representantes desta raça. Louchen chegou a ser incluído no Guinness Book of Records: pela primeira vez - como o cão mais raro do mundo, o segundo - como o animal de estimação mais caro do mundo.
Há também fatos interessantes relacionados com a raça Levkhen (pequeno cão leão). Por exemplo, a amada de Napoleão, Marie Joseph Rose, e a aristocrata espanhola Antoinette Poisson preferiam sair apenas com um leão bichon em seus braços.
Este fato é confirmado por inúmeras pinturas com fotos de mulheres.
Com o tempo, a moda ventosa e mutável para o cão-leão esfriaram, eles quase não se tornaram visíveis nas recepções dos aristocratas e nos salões sociais. A raça começou a enfrentar a morte e a extinção. De acordo com as estatísticas dos livros de referência citológicos mundiais, cerca de 40 mini-cães permaneceram no planeta no início do século XX. Quanto ao século XXI, a situação se estabilizou. Todos os anos mais de 100 filhotes Bichon Lyon nascem na França, os cães começaram a aparecer nas telas de TV como personagens principais e tornaram-se populares novamente e estão em demanda no mundo secular.
Descrição
A raça Bichon Lyon possui características e padrões próprios para a determinação de raça pura. Seus representantes correspondem às seguintes descrições:
- Físico. Os cães-leão diferem na musculatura atlética, não em ossos volumosos, mas fortes. Todas as partes do corpo são proporcionais: o comprimento do peito até as nádegas até a altura na cernelha é de 11: 10. A barriga dos cães está tensa, a cauda é levemente pressionada e dobrada. O peso de um indivíduo adulto varia de 5 a 8 kg.
- Cor. Lyon Bichon pode ter uma cor diferente, de acordo com os documentos dos juízes, não há restrições no esquema de cores. As cores mais populares dos cães são tais tons de prata, azul, chocolate e limão.Os cachorrinhos malhados parecem interessantes. Os donos de cães apreciam especialmente a cor amarelo-areia, que na área das patas, cauda e máscara é tingida em um tom escuro.
- Lã. Lyon Bichon é caracterizado por cabelos macios moderadamente ondulados. Se você não cortar, fica comprido e grosso. Nos representantes sem raça da raça, a lã é reta, crespa ou emaranhada. Para os cães desta raça, apenas um corte de cabelo é permitido, dando-lhes a aparência de juba de leão. Na parte inferior do corpo (parte posterior das costelas e tronco), o cabelo é cortado de forma que seu comprimento permaneça pelo menos 1/8 de polegada.
- Como para membros posteriores, então a lã neles é aparada às próprias meias. As patas dianteiras são cortadas em áreas do cotovelo à articulação do joelho, bem como do fundo para as pontas superiores das meias. Devido a isso, uma espécie de “bracelete” é formada nos membros dianteiros.
- Na cauda o cabelo é cortado para o meio, deixando uma pluma de cauda. Todas as áreas que permanecem sem cortes, devem parecer naturais, pois elas são adicionalmente penteadas com pincel ou pente.
Vale a pena notar que o corte de cabelo e higiene pessoal é o principal padrão da raça, que surgiu no século XVI e continua a operar hoje. Se o cão é cortado de outras maneiras, não irá cumprir o padrão da raça.
Prós e contras da raça
Como qualquer outra raça de cão, o Bichon Lyon tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens incluem as seguintes características.
- Beleza incomum e aparência encantadora. Esses cães complementam perfeitamente a imagem do dono.
- Caráter enérgico e alegre. O animal de estimação é capaz de animar adultos e crianças.
- Polidez e tato. Pequenos homens bonitos nunca se impõem sobre o dono, não ficam sob os pés e não requerem atenção. Eles são capazes de sentir o humor dos outros e se adaptar ao seu passado emocional.
- Acumen e mente afiada. Lyon Bichon cede a treinamento e treinamento.
- Falta de agressão. Estas raparigas encantadoras distinguem-se pela sua inigualável paz e simpatia. Eles nunca usarão seus dentes afiados.
- Fácil de manter. Para os cães desta raça são adequados para grandes e pequenos apartamentos. Animais de estimação desta raça não exigem longas e longas caminhadas.
Quanto aos contras, eles também estão presentes.
- Apesar do fato de Lyon Bichon não se impor ao dono, ele ainda precisa de amor e cuidado. Os animais de estimação não toleram a solidão e, se forem deixados sozinhos em um apartamento, os animais rapidamente caem em depressão e começam a doer.
- Esses cães emitem um latido barulhento e imundo infundado que pode deixá-lo louco.
- Lyon Bichon nunca perdoa e não se esquece de insultos. Se o animal for "insultado", ele começará a se vingar de seu dono. Além dos caprichos, na casa serão mordidos chinelos.
- Para os representantes desta raça cumprir os padrões gerais, eles precisam ser fornecidos com cuidados constantes para a pele. Ao mesmo tempo, atenção especial deve ser dada não apenas a um belo pêlo de cachorro, mas também à pele. Se isso não for feito, reações alérgicas e inflamação da pele podem ocorrer. Além disso, os cães precisam tomar banho, pentear, escovar os dentes e aparar as garras regularmente. O corte de cabelo higiênico mensal também é considerado difícil de cuidar, o que inclui não apenas aparar a maior parte da lã, mas também o tratamento de áreas íntimas e almofadas para animais de estimação.
- Cães que participam constantemente de exposições exigem cuidados mais cuidadosos e procedimentos caros em salões de beleza profissionais. Assim, vai demorar muito dinheiro. Portanto, antes de comprar um Bichon Lyon, você precisa estar preparado para o fato de que, para manter sua aparência, você terá que fazer grandes somas mensais. Esta não é uma raça "orçamento".
Traços de caráter
O pequeno cão leão, como a maioria das outras raças decorativas, tem um temperamento doce. Ela é alegre, brincalhona e amiga de outros animais e pessoas. Animais de estimação são cheios de força e energia, eles não gostam de mentir em travesseiros macios por dias.
Os cães preferem passar a maior parte do tempo em jogos e diversão ao ar livre. Ao mesmo tempo, todos os membros da família devem estar com eles.
Lyon Bichon escolhe seu mestre de uma vez por todas sua vida, elevando-o ao status de seu soberano. Como os cães se tornam psicologicamente ligados ao dono, a separação prolongada dele causa melancolia, que pode se transformar em depressão. Esta raça é caracterizada pela alta perspicácia e inteligência inata - esta é uma das suas vantagens mais importantes.
Filhotes desde cedo começam a ouvir o dono, sentem o seu humor e em todos os sentidos tentam agradar e animá-lo. Apesar do fato de que o Lehvens tem tamanho decorativo e bom caráter, eles ainda podem bravamente e sem qualquer medo de defender o seu mestre em caso de perigo e ameaças à vida.
Política de conteúdo
Lyon Bichon é ótimo para quaisquer condições de detenção. Devido ao fato de que os cães desta raça são pequenos, sua carcaça pode ser equipada mesmo em um apartamento pequeno. Como os animais de estimação precisam de um esforço físico moderado, basta caminhar diariamente por não mais que 30 minutos na rua.
No inverno, caminhar ao ar livre é recomendado para ser reduzido ao mínimo, dando preferência a jogos em casa.. Isso só é possível se o cachorro for treinado na fralda. Se o tempo estiver frio, um pouco bonito deve ser isolado com roupas especiais. No verão, ao caminhar um animal de estimação, é necessário protegê-lo da luz solar direta nas áreas de recorte. Para fazer isso, use protetor solar.
A grande vantagem de Levkhenov é que eles praticamente não desaparecem. Portanto, um lugar para relaxar e dormir cães pode ser feito em qualquer lugar do apartamento. Mais importante ainda, este lugar é tranquilo e protegido de rascunhos. É o melhor de todos para equipar o espaço pessoal do cão na forma de uma estufa com vários brinquedos. Além disso, o animal de estimação deve ser alocado em um lugar na casa para as refeições, tendo previamente comprado tigelas para água e ração.
Poder
A principal coisa no cuidado de cães pequenos é a provisão de nutrição adequada. Cães deste tipo devem comer alimentos especiais, eles não devem receber comida da mesa (carne gorda, salsicha, doces e até ossos). Quanto ao queijo cottage, cereais e pão preto, eles vão apelar para o cão.
Uma ração diária deve ser feita de tal forma que contenha peixes do mar e vegetais crus. Além disso, o menu deve incluir farinha de ossos, minerais e suplementos vitamínicos.
Ao comprar alimentos secos, você precisa prestar atenção à sua qualidade e considerar as recomendações do veterinário. Até à data, alimentos secos destinados a Lyon Bichon, apresentados no mercado em uma ampla gama, por isso sua escolha não terá problemas.
Higiene
Lyon Bichon é considerado um cão muito bonito, mas para manter sempre os cabelos em perfeito estado, deve ser lavado várias vezes por semana com um champô especial com condicionador e penteado. Além disso, o animal precisa cortar as garras e, de vez em quando, escovar dentes e orelhas. Os olhos devem ser limpos diariamente com um cotonete umedecido em água fervida, devem permanecer sempre limpos e secos.
Os principais procedimentos higiênicos incluem o corte de cabelo. Recomenda-se aparar o pelo de 2 em 2 meses.
Vale a pena notar que os animais de estimação que não participam em exposições, podem usar qualquer "penteado" (longo ou curto).
O tempo de vida padrão desta raça é de 12 a 14 anos. Para que o cão tenha uma vida longa e plena, o dono deve monitorar constantemente o estado de sua saúde.O enorme papel desempenhado pela limpeza do lugar, que é reservado para o conteúdo do cão.
Após cada caminhada, as pernas do Lyon Bichon devem ser lavadas. No verão, durante o calor quente, a dermatite pode aparecer na pele do animal de estimação em locais de áreas raspadas. Para evitar isso, você também deve tratar a pele com agentes de proteção.
Treinamento
O cão pequeno leão pertence às raças decorativas, por isso não requer treinamento especial. É suficiente para o anfitrião aprender com o animal o básico para a vida da equipe, por exemplo, “senta”, “coloca”, “vem para mim”. Se desejar, o proprietário pode ensinar o cão e simples truques de circo, juntamente com as equipes.
Sobre os recursos da raça, veja o próximo vídeo.