O cão urso da Carélia é também chamado de husky da Carélia, que pertence às raças de caça à caça. Eles o tiraram como uma caminhonete em relação à caça, é perfeito para quase qualquer caça: para pássaros, alces, ursos e outros animais. Ela obteve seu nome depois que suas tremendas qualidades em uma caça ao urso foram registradas. O destemor do cachorro foi impressionante, então o termo "urso" foi adicionado ao nome da Carélia.
Esta raça se manifesta perfeitamente na caça de animais de pele, tem excelente resistência, força, inteligência, conteúdo despretensioso. O instinto é incrivelmente desenvolvido, e as mandíbulas mais fortes são capazes de manter a fera mais forte.
Histórico de aparência
Carelian Bear Dog foi recebido pela primeira vez como resultado do cruzamento de huskies de origem arcanjo e cães finlandeses. Os primeiros filhotes apareceram na segunda metade do século 19 na Carélia, onde as raças finlandesa e arkhangelsk eram bastante comuns como cães de caça. Como resultado da criação, foram obtidos representantes de uma nova raça que foram capazes de combinar os melhores indicadores de qualidade de seus ancestrais. Cães usados de raça nova para caça de animais dimensionais.: alces, javalis e, claro, ursos.
Na década de 1930, a criação e o desenvolvimento do husky careliano se intensificaram, surgiram os primeiros criadores e viveiros, que conseguiram o reconhecimento da raça nos melhores fóruns de exibição. A raça foi oficialmente reconhecida pelos manipuladores de cães. Infelizmente, a guerra teve um efeito negativo na criação de cães, o número de indivíduos foi reduzido quase à destruição completa. Das dezenas de cães sobreviventes após a guerra, conseguiu restaurar a raça. Eles foram vigiados durante as hostilidades, levados para a Europa, preservados e até desenvolvidos.
Na criação moderna de cães, esta não é a raça mais comum, no entanto, no norte do nosso país é muito popular. Acredita-se que este é um dos melhores cães de caça, com qualidades surpreendentes, exterior espetacular. Os huskies carelianos destacam-se entre todas as raças desta série.
Característica da raça
De acordo com o padrão, os indivíduos de um cão careliano têm uma altura média na cernelha, músculos bem desenvolvidos e ossos fortes já na idade dos filhotes (aos 3 meses). Por gênero, esta raça é dimorfa. A altura, dependendo do sexo, varia de 48 a 60 cm Quanto ao peso, não ultrapassa 23 kg em cadelas e machos. Admitir mais peso é estritamente proibido, caso contrário, as características de caça são reduzidas: a atividade diminui, a velocidade diminui, o peso interfere nos movimentos energéticos.
A descrição da aparência da raça inclui as seguintes características:
- cabeça em forma de cunha com um grande tipo de testa convexa;
- linha suave de transição da testa para o rosto, afunilando-se perto do nariz, profunda;
- a boca é fina, os lábios são esticados e se encaixam bem na mandíbula, escondendo completamente os dentes;
- orelhas de tamanho médio, como um triângulo, levemente arredondadas até as pontas;
- os olhos são proporcionais, não muito grandes, o olhar é muito inteligente, não corta, é sério
- a sombra de olho é padrão marrom, outros tons mais muitas vezes rejeitam-se;
- pescoço muscular forte, forma curta e curvada;
- corpo alongado, maior que a altura do cão;
- as costas são inclinadas, musculosas, fortes;
- peito profundo e volumoso;
- as pernas são resistentes, fortes e musculosas;
- patas dianteiras ligeiramente menores que a traseira;
- a cauda é pequena, é dobrada por um anel;
- há representantes escassos com um comprimento de cauda de não mais de 5 cm ou completamente sem ele, embora isso seja permitido com grandes reservas.
Separadamente, é necessário considerar as cores possíveis do animal e o tipo de pelagem:
- o subpêlo é grosso, muito fofo, o pelo é bastante rígido, reto;
- cabelos alongados nas costas e no pescoço, se compararmos com as outras zonas - membros, corpo, focinho;
- filhotes e adultos de huskies da Carélia são de cor preta não brilhante;
- lã tem um brilho de bronze;
- há manchas brancas com limites pronunciados no peito, pescoço, cabeça, membros e no final da cauda;
- possível cor de branco e tipo lobo com manchas pretas.
Caráter e comportamento
Os carelianos atraem criadores de cães por suas tremendas qualidades e são destemidos em caráter. Distinguem-se pela extrema persistência em alcançar o objetivo, são pouco exigentes nos seus cuidados, adaptam-se perfeitamente a quaisquer condições, são muito resistentes. Ao criar, a ênfase estava no desenvolvimento das qualidades de caça, já que o objetivo da criação é exatamente a caça. Note-se que a caça com Karels é sempre bem sucedida. O cão se sente perfeitamente e procura por um jogo, magistralmente empurra-lo.
Além disso, os cães têm uma incrível capacidade de manter o jogo capturado pelo tempo que for necessário. Eles são extremamente pacientes, obedientes e podem passar muito tempo esperando.
Caçar extremamente reúne Karel e o dono, eles trabalham em pares, entram em contato e rapidamente começam a se entender, fundindo-se em um organismo. No entanto, deve ser lembrado que tal união só é possível no caso de caçar com um husky. Se você quiser organizar uma caçada com vários cães, terá que abandonar essa idéia com os carelianos: eles não toleram a presença um do outro.
Se vários cães huskies tomam parte do curral da besta, as situações de conflito são inevitáveis.
Os carelianos não são muito confiantes, especialmente para pessoas que eles não conhecem bem. Se você vê um representante desta raça, você não deve importuná-lo, chegue perto, ferro. Especialmente se o proprietário não estiver muito próximo. Ao mesmo tempo, os carelianos amam incrivelmente seus donos, a família em que vivem. Eles são afetuosos, leais, dedicados, generosos com ternura, carinho por todos os membros da família. Ao mesmo tempo, o dono do cachorro é um e ele só vai obedecê-lo, os gostos das autoridades não o reconhecem.
Infelizmente Karel não se dá bem com outros membros do mundo animal, então é improvável que ele faça amizade com outros animais de estimação. O instinto de caça diz-lhe: todos os animais são presas potenciais, é improvável que reciclar um cão. Não é recomendado iniciar vários carelianos. Este é um líder de cães, ele precisa dominar, então este bairro irá provocar constantes conflitos e lutas.
Recomenda-se adquirir tal cão com um objetivo de caça, tradicional para ele. Esta raça não é adequada para fins de guarda ou para decoração. A falta de atividade física séria levará ao fato de que o cão está entediado, perderá todas as suas qualidades, ficará irritado, agressivo. A ausência de uma carga permanente levará a problemas de saúde e doenças. Além disso, o comportamento torna-se fora das normas de adequação, Um cachorro pode estragar as coisas do tédio, do conflito.
O zelador da Carélia também é muito ruim. Para criar um bom cão auxiliar, calmo, paciente, inteligente, é necessário ensiná-lo a socializar, treinar e ensinar desde a idade do filhote.
Nutrição e Cuidado
Antes de começar um cão desta raça, você precisa pensar se tem todas as condições para sua manutenção e desenvolvimento de qualidade. Karelov não pode ser mantido no apartamento - Esta é a primeira condição que não deve ser ignorada. Os cães gostam muito de liberdade, sua natureza não faz restrições, em tal ambiente eles murcham. O cão deve mover-se absolutamente livremente, por isso os especialistas recomendam mantenha o cachorro no aviário.
Não devemos esquecer que os cães precisam correr muito, se mover, caçar. No apartamento eles estão entediados, seu caráter não muda para melhor, eles se tornam insuportáveis, mal obedecidos, aborrecidos.
Andar na coleira não corrigirá a situação, o cão precisa muito e está livre para correr. O melhor de tudo é que esses cães vivem em residências particulares fora da cidade, com a capacidade de percorrer uma grande área para caminhadas, cercadas com cercas bastante altas. O aviário também deve ser espaçoso, permitindo que você corra. Sempre que possível, o cão deve ser deixado em liberdade no território ou na floresta sob supervisão.
Tal restrição nas condições de detenção é compensada pela facilidade de cuidado do husky careliano. As atividades de cuidado são elementares e não exigem habilidades especiais. O cabelo dos cães não é longo, por isso não é confuso, os tapetes não são formados sobre ele. Os animais mudam a cada seis meses, mas não muito. Pentear lã é necessário, mas não mais do que uma vez por semana quando derramar é melhor fazer isso todos os dias. O pentear é feito com uma escova de metal convencional.
Huskies karelianos quase não fedem ao cão, esta é a sua vantagem indiscutível. Muitas vezes não é recomendado lavar cães de uma determinada raça, porque a sujeira não é particularmente aderente a eles. Procedimentos de água são realizados usando shampoos especiais para cães.
Após cada caminhada no período quente, é necessário realizar um exame completo do cão, sua pele e lã, como ácaros e pulgas resolver bem lá. Especialistas aconselham verifique seu cão diariamente em busca de parasitas externos. Existe uma ampla gama de medicamentos antiparasitários que devem ser usados.
Cuidados cuidados com as orelhas, dentes e olhos são necessários regularmente. Limpeza de vários tipos de poluição é realizada constantemente, permite rastrear sinais de doenças infecciosas. Processamento e purificação são realizados como a ocorrência de poluição, impede o desenvolvimento de processos inflamatórios.
As garras só são cortadas se não forem moídas naturalmente quando o cão viver no apartamento. Isso é feito com a ajuda de garras especiais.
Para que um animal se desenvolva bem e não fique doente, é necessário visitar regularmente um veterinário, planejar a vacinação, tratamento de helmintos, parasitas. Os huskies da Carélia vivem até 15 anos, se os cuidados e a manutenção forem devidamente organizados.
A raça tem um forte sistema imunológico, então os cães raramente ficam doentes, não há predisposições genéticas para quaisquer doenças. As patologias são extremamente raras, portanto todas as doenças têm o caráter de adquiridas. Tudo isso acontece devido a cuidados inadequados, falta de vacinas, alimentação inadequada.
Para um cão ser saudável, deve ser alimentado corretamente. Uma boa dieta permite que o husky seja resistente e forte. Ao mesmo tempo, o cão come muito pouco, especialmente se você compará-lo com representantes de outras raças deste tamanho com um estilo de vida ativo. Gula cão incomumPortanto, é difícil superalimentá-la, ela come tanto quanto ela precisa para a saturação, o resto permanecerá na tigela. É necessário monitorar o número de calorias na dieta, especialmente no inverno, na temporada de caça.
A alimentação pode ser organizada tanto com misturas especiais quanto na forma natural.. Se você fizer uma escolha em favor do último, você deve considerar cuidadosamente a dieta, deve ser equilibrada e composta desta forma - ½ componente de proteína, isto é, carne, a segunda metade deve consistem nos seguintes componentes:
- cereais saudáveis, carboidratos lentos;
- vegetais, frutas como um complexo mineral e vitamínico;
- miudezas;
- azedo na forma de iogurte, kefir, creme azedo, produtos de queijo cottage.
Não recomendado e até proibido:
- Alimente o cão com comida de uma mesa normal;
- dê-lhe doces, bolos;
- produtos defumados de qualquer tipo;
- doces, chocolate, outros doces;
- picles e conservantes;
- carne de porco;
- ossos do tipo tubular;
- batatas;
- grãos insalubres como a semolina;
- sal, especiarias, temperos - pode prejudicar o seu cheiro, neste caso as qualidades do caçador diminuirão ou serão perdidas.
É necessário incluir periodicamente nos complexos vitamínico-minerais da dieta.
Se você decidiu alimentar o cão com alimentos prontos, você deve escolher uma mistura de alta qualidade premium, boa qualidade, fabricante comprovado. A alimentação deve ser destinada a raças ativas. Alimentos secos e úmidos podem ser usados, os primeiros não precisam ser encharcados. Neste caso, é necessário aumentar a quantidade de água disponível para beber.
Para organizar a nutrição de um cão adulto deve ser duas vezes - de manhã e à noite. Os carelianos são alimentados pelo menos 4 vezes. A dieta de filhotes e cães maduros é semelhante, mas no caso da alimentação, os filhotes aumentam a quantidade de leite azedo.
Educação e treinamento
A educação de husky careliano deve começar desde o primeiro dia em que aparece em sua casa. A natureza do cão é bastante específica, então você não deve perder o tempo. Os criadores de cães não recomendam iniciar esta raça a pessoas que primeiro compram um cão, é melhor que haja pelo menos uma modesta experiência em criar e treinar cães de caça. O personagem de Karel é independente, amante da liberdade, independente, é importante a partir do primeiro conhecimento para se colocar como um mestre com uma mão firme. O cão deve entender claramente quem é o proprietário, a quem obedecer e inicialmente estar dentro dos limites do permitido.
Não há necessidade de ensinar as habilidades de caça do cão, porque ele incorporou geneticamente essas habilidades. O mais importante é formar um claro hábito de trabalho em equipe e somente depois disso. Este é o momento mais difícil no treinamento da Carélia. Se uma pessoa é inicialmente capaz de se mostrar como o dono e ganhar uma posição na mente do cão nessa posição, não deve haver problemas no treinamento.
Além disso, há outra dificuldade em educar Karel - o instinto do caçador desenvolvido com muita força o liberta. Este problema será resolvido por estudos sistemáticos e perseverança. Os manipuladores de cães advertem contra o espancamento durante o treinamento: crueldade, comportamento agressivo, maldições, gritos não afetam o cão do jeito que você quer. Pelo contrário, o efeito será o oposto: o cão ficará irritado, agressivo, desobediente, teimoso.
A posição de poder é, acima de tudo, paciência e perseverança condescendente, e não op e espancamento. Ao mesmo tempo, o rigor é simplesmente a qualidade necessária para criar um husky.
Andar com um cachorro é um excelente meio de educação, deve ser feito pelo menos duas vezes ao dia. O controle do cão neste momento permite demonstrar mais uma vez quem é o dono da casa. O melhor de tudo, se você andar com o cachorro em um focinho desde os primeiros dias, andar em lugares diferentes para que o cão aprenda a navegar e se familiarize com a diversidade do mundo ao redor.
No início, o cachorro está andando na coleira. Ela precisará se acostumar com isso, além disso, ela será tão controlada. Depois que o cão foi treinado, é possível dar a ele a oportunidade de andar sem um focinho e uma coleira na área da floresta. No início de seu relacionamento, o cão simplesmente não obedecerá e fugirá atrás de pássaros e gatos, apesar do seu protesto.
As responsabilidades do proprietário incluem:
- o desenvolvimento de habilidades de caça;
- regular os aperfeiçoando;
- recusa de influência física, a menos que seja absolutamente necessário;
- socialização do cão, isto é, gradual treinamento para outros animais, como o husky percebe todos eles como presa;
- Não transfira o treinamento do cão, senão ele não reconhece o dono.
Desenvolver habilidades de caça é essencial:
- compreensão clara e completa;
- execução confiante de comandos;
- fixando os principais comandos na mente do cão, ele deve correr para frente, aproximar-se do dono, correr de volta, obedecer sem questionar;
- conhecimento das entonações do dono, capacidade de responder corretamente;
- acalma quando tiros e outros eventos de uma natureza distrativa;
- habilidades de busca;
- habilidades de orientação;
- capacidade de distinguir traços;
- aportirovka confiante.
Karel é endireitado e nu de 7 meses, você pode adiar o início desses procedimentos até um ano, mas não mais tarde. Ao mesmo tempo, o objetivo específico do cão deve ser determinado e a besta selecionada para a caça: grande, pele, caça, urso.
Em outros países, muitas vezes um cão é ensinado sobre ações específicas, como assustar ursos. No entanto, o principal objetivo do cão - caça universal. As condições meteorológicas não são importantes para eles, os cães são muito resistentes. Certifique-se de considerar o fato de que Os carelianos são extremamente destemidos, não temem aproximar-se dos predadores, por isso morrem frequentemente durante a caça.
Para mais informações sobre o urso Kareliano, veja o seguinte vídeo.