O Comando "Sente-se!" Está em qualquer curso básico de treinamento de cães. Parece que ensinar a um cachorro o que ele pode fazer pela natureza é sem sentido. Mas a importância dessa habilidade é muito alta. A equipe desenvolve o animal de estimação, qualidades tão importantes como obediência, resistência e atenção. Por outro lado, pode tornar a vida e o dono muito mais fáceis quando for necessário acalmar rapidamente o cão que joga.
A partir de que idade você pode ensinar um filhote de cachorro?
Muitos criadores de cães têm uma pergunta sobre a idade em que o cão é capaz de perceber os comandos e cumprir claramente os requisitos. Algumas pessoas adiam esse processo para um período posterior, outras quase a partir de um mês tentam treinar o filhote em diferentes equipes.
Especialistas em caninos dizem que o processo de aprendizado para a equipe do Sit é melhor começar com no máximo três meses de idade.
Neste momento, o filhote já pode assimilar completamente e cumprir os requisitos.
Vale a pena notar que Muitos criadores de cães começam a treinar muito mais cedo. E isso traz resultados positivos. No momento do início do treinamento rigoroso, o cão já entende o que é desejado e como reagir. No entanto, não esqueça que até a idade de 3 meses, todo o processo de treinamento deve ocorrer na forma de um jogo. Então você irá desenvolver no interesse do filhote de cachorro e adora praticar. Se você agir com métodos agressivos, o cão desenvolverá uma visão negativa de todas as atividades, e o processo será muito mais lento e mais difícil.
Os filhotes são treinados em novas equipes usando feed. Esta é a maneira mais eficaz e agradável para eles nesta idade. Impacto mecânico é melhor deixar para períodos posteriores, quando a prioridade do cão será o elogio do proprietário.
Maneiras de aprender
Existem duas maneiras principais de ensinar um cão a ficar em casa. É mecânico e com alimentação. No primeiro caso, o próprio dono mostra ao animal o que ele quer dele. Clicando na parte inferior das costas, ele força o cão a se sentar.
No segundo caso, apenas o comando de voz ou o gesto de mão é usado. Um gesto comum é um braço dobrado no cotovelo, apontando para cima, com a palma da mão aberta. Pode parecer que o segundo método é mais complexo.
Mas é necessário levar em conta o fato de que o cão sempre recebe uma recompensa na forma de uma iguaria e, portanto, fica feliz em obedecer ao pedido do proprietário.
Tanto o primeiro quanto o segundo métodos têm seus prós e contras. Além disso, em muitos aspectos, o método de treinamento depende do temperamento e da raça do cão. Se uma e outra variante puderem ser aplicadas a Labradores, então no treinamento Doberman, é melhor usar a opção de suplemento, uma vez que estes cães reagem negativamente ao impacto físico.
Existe uma terceira maneira (combinada) de ensinar a equipe. É quando o próprio treinador senta o cão na posição desejada, pressionando o sacro, mas não se esqueça de dar doces após a apresentação. Esta opção é freqüentemente usada nos estágios iniciais do treinamento.
Às vezes até os cães que já conhecem esse comando se recusam a realizá-lo. A razão para isso pode ser um jogo ativo com outros animais, interesse em um novo lugar ou objeto. Você deve garantir que seu animal de estimação siga claramente seus comandos de voz, mesmo estando a uma certa distância de você.Nesse caso, você também pode recorrer a vários métodos.
Por exemplo, se você treinou um cachorro com comida, mas a distância ele não obedece, você pode se aproximar do cachorro e mais uma vez fazer uma declaração estrita. O cão fortemente jogado pode ser acalmado e sentado com a ajuda da palma da mão.
O movimento deve ser claro e confiante, mas não causar dor ao cão.
Como ensinar com comida
Este método é adequado para cachorros e cães adultos. Sua principal vantagem é que o treinador não toca o cão quando aprende e pratica novas habilidades.
De modo que o cão mais ansiosamente levou a cabo as ordens e esperou pela recompensa merecida, Não o alimente antes do início das aulas. O melhor de tudo se a última refeição for 5-7 horas (dependendo da raça e idade) antes do treino.
Então, aqui estão as principais etapas da lição.
- Para começar o cão podzovite para si mesmo. Isso deve ser feito em um tom calmo e confiante. Não devem ser ouvidas notas de agressão e irritação, mas também prazer especial e alegria nas entonações devem ser evitadas.
- Quando o filhote atender a sua chamada, levante-se para que ele esteja perto da perna esquerda.
- Segure o tratamento em um punho e leve-o até o nariz do animal de estimação. Nesse caso, todas as tentativas de pegá-lo de suas mãos devem ser interrompidas.
- Segurando uma mão com um tratamento sobre a cabeça do cão, mova-a suavemente sobre a cabeça. Ela sempre seguirá seu movimento e fechará a cabeça. Quando a mão estiver longe, ela precisará se sentar para não perder a comida. Esta é a principal tarefa deste exercício. Ao mesmo tempo, quando você começar a retirar a mão atrás da cernelha do cão, repita com calma e confiança o comando várias vezes. Quando o objetivo for alcançado, trate sua delicadeza escondida. Você também deve elogiá-lo. Para muitos cães, a aprovação do proprietário significa muito mais do que até mesmo a mais amada delicadeza.
- Para corrigir o resultado, repita o comando várias vezes. No futuro, gradualmente acostume o cão a garantir que ele funcione sem a sua participação (a mão deve permanecer imóvel). A consolidação de habilidades levará tempo, mas todos os esforços serão recompensados no futuro. Afinal de contas, tendo dominado e aperfeiçoado este comando, você estará certo de que, sob quaisquer condições e estímulos externos, o cão irá inquestionavelmente executá-lo.
Treinamento mecânico
Neste caso, o dono literalmente mostra ao cão o que é requerido dele. Muitos têm medo ou não aceitam esta técnica, pensando que no futuro sem contato físico o cão não executará este ou aquele comando. Não é. É importante abordar o aprendizado corretamente.
Impacto físico ou contato é permitido apenas no momento do treinamento do cão. Mas você não deve repetir essa ação de vez em quando. Se você acompanhar a equipe para pressionar os lombos do cachorro, depois de alguns treinos, ele deve entender o que é exigido dele.
No futuro, o comando será dado apenas por voz.
Chame o cachorro para você. É importante que ele estivesse calmo e não distraído por outros objetos.. Faça contato visual com seu animal de estimação e calmamente, mas pronuncie claramente o comando. Ao mesmo tempo, pressione a mão na parte inferior das costas. Sentindo essa pressão, o cão irá tomar a posição desejada. Elogie o animal dizendo palavras encorajadoras de apoio "Bem feito!", "Boa menina", "Bom".
Você pode criar seus próprios clichês para elogios. Neste caso, não é necessário selecionar novos epítetos a cada vez. 2-3 palavras padrão serão suficientes. Assim, o cão vai entender melhor que ela fez tudo certo e o proprietário está satisfeito com seu trabalho.
Para afastar o cão do contato físico ao executar um comando, gradualmente afrouxe a pressão. Um simples toque será suficiente depois. Mas este não é o objetivo final. O gesto padrão para o comando sit é uma palma levantada. Portanto, no treinamento para alcançar apenas tal resultado. O cão já se lembrou do comando e representa claramente o que precisa fazer. Mas às vezes pode esperar pelo seu toque.Neste caso, mais uma vez, de forma clara e mais estrita, repita "Senta!", E espere até que o cão complete a tarefa.
Nas etapas a seguir, você pode treinar o cão para se sentar exatamente na perna esquerda ou executar um comando de acordo com o gesto da sua mão.
Portanto, você não deve parar apenas no estágio inicial, quando o cão tiver dominado a habilidade de se sentar ao pressionar sua mão.
Principais erros
Ao treinar novatos, os criadores freqüentemente cometem erros. Posteriormente, isso pode anular todos os seus esforços, ou o resultado desejado não será alcançado.
- Não dê um tratamento imediatamente após o cão ter sentado. Nesta posição, ela deve sentar-se pelo menos 5-7 segundos. No futuro, esse tempo pode ser aumentado.
- O comando "Sentar" é um sinal para iniciar a ação. Mas não se esqueça que o sinal necessário para a conclusão do exercício também é necessário. Isso pode ser um elogio ou outro sinal. Então você vai conseguir que após o fim de "sentar" o cão permanecerá no lugar, mesmo se você se moveu para o lado.
- O comando deve ser dado com uma voz calma. Não use notas altas, gritos, notas agressivas ou agudas.
- Ensine o cão a dar o comando uma vez. Diga, aguarde a execução. Repetição repetida levará ao fato de que, no futuro, o cão não vai prestar atenção a isso e esperar até você sentar.
- Quando fisicamente afetado, o cão não deve sentir dor. Em outras palavras, seus movimentos devem ser claramente coordenados, confiantes, mas não causar desconforto ao seu animal de estimação. Isso será percebido como um elemento de violência, não aprendendo coisas novas.
- Cães adoram aprender coisas novas. Portanto, não pare na execução mais simples do comando. Complicar a tarefa. Para fazer isso, você pode treinar o cão para executar um comando à distância, por gesto, com um leve puxão da trela. Além disso, certifique-se de que o cão esteja na posição certa pelo tempo que você precisar.
- Treinamento de regularidade. É tolice esperar um resultado positivo se você mesmo não dedicar tempo suficiente ao processo de aprendizagem. Ao mesmo tempo, uma lição não deve durar muito tempo. Mas a importância sistemática.
Recomendações úteis
O treinamento deve ocorrer em um ambiente confortável. Se você praticar ao ar livre, verifique se o solo está seco. É inaceitável colocar o seu animal de estimação em terra, poças ou apenas terra molhada.
Com qualquer método de treinamento É necessário reduzir o impacto externo (ou o número de deleites). Como resultado, o cão deve aprender a executar o comando, não esperando que você alimente ou empurre nas costas. Mas o elogio não deve ser cancelado.
Pet é importante ouvir e ver a sua aprovação. Isso irá estimulá-lo no futuro.
O treinamento é melhor começar cedo. Mas um cão adulto é bem possível ensinar as equipes certas. Só isso vai levar mais paciência e tempo. Mas absolutamente todos os cães são treináveis. O principal é o seu desejo e perseverança.
Dicas sobre o ensino de cães equipe "Sente-se" olhar ainda mais.