Muitas vezes surge uma situação quando você tem um filhote, e ele não o escuta para uma caminhada como desejado. Ou, mesmo como um cão adulto, continua a puxar a coleira constantemente. O que fazer em tais situações? Hoje você aprenderá como desmamar um animal de estimação de tal comportamento.
Por que os cães puxam a coleira?
Um animal de estimação bem-educado, que tenha boas relações com o dono, vai direto para ele, e a coleira permanece em estado livre. No entanto, acontece que a coleira é tão apertada que você literalmente arranca sua mão. Temos que perseguir o cachorro, correndo para algum lugar. A primeira razão para tal problema: seu cão quer se sentir como um líder. Então ele domina sobre o bando, como o anfitrião, e, portanto, "conduz".
É por isso que o treinamento de cães para diferentes equipes é tão importante. Um deles - o time "próximo".
Ela não só permite evitar situações de conflito com outros cães e seus donos, mas também não perder seu animal de estimação, passear com ele confortavelmente, não correndo.
Mas a razão para apertar a trela pode ser muito mais fácil e sem o desejo do animal de dominar. O fato é que, como é bem sabido, um ritmo é comum para uma pessoa, mas um trote é para um cachorro. Ela rapidamente capta odores se está procurando alguma coisa e, para não perder tempo, mas para seguir corretamente sua marca, corre a um ritmo de velocidade média. Mas ela é bastante desconfortável para o proprietário.
Além disso, com raças individuais, a situação é ligeiramente diferente. O cachorro está tentando se mover mais rápido, nem mesmo porque é desobediente ou disposto a dominar. É tudo sobre o seu enorme estoque de energia que ela precisa gastar. E isso não pode ser feito se o animal estiver sempre no apartamento. Precisamente porque só depois de sair, o animal de estimação ficaria feliz em se livrar completamente da coleira e correr vários quilômetros livres.
Erros de host
Há uma variedade de situações em que o próprio dono, inconscientemente, fixa o hábito do cão de puxar essa coleira. Por exemplo, pode acontecer que seu amigo de quatro patas tenha visto um gato ou um parente, mas com isso você o pune estritamente para chegar perto e puxá-lo na direção dele. Mas no caso de você conhecer seu amigo, que também tem um cachorro na coleira, você está livre para se aproximar dele.
Assim, em algumas situações, você mesmo aprova este comportamento do cão. E acredite em mim, ele não vai entender os casos específicos em que você pode puxar, quando não. Seu animal de estimação só vai lembrar que às vezes é muito encorajado, e vai fazer isso o tempo todo.
É por isso que, mesmo que seus objetivos coincidam com um animal, Não se esqueça de comandar primeiro, e então calmamente ande junto. É por isso que é tão importante prestar atenção a absolutamente todas essas situações e corrigir não o comportamento do seu animal de estimação, mas o seu próprio.
Círculo vicioso
Os manipuladores de cães estudam há muito tempo o comportamento dos cães em várias situações. Como resultado, chegaram à conclusão: quanto mais forte o animal sente resistência, mais disposto a continuar a puxar. Essa ação reflexa e, portanto, mesmo sufocamento, acompanhada de tosse e salivação, não vai parar o seu forte amigo de cauda - ele insistirá em que ele seja mais ativo.
No entanto, também é errado manter seu animal de estimação estritamente perto de você, porque se a trela não for esticada, não será claro para onde ir, em que direção seguir.. Neste caso, o cão pode quebrar completamente o hábito de andar na coleira, já que não vai mais senti-lo. É por isso que é tão importante fazer a escolha certa do colarinho.
Isso é necessário para que o cão não se engasgue na tentativa de derrotá-lo e arraste em sua direção, e você andou calmamente, controlando seu cão.
Nem tudo está perdido. Pode parecer que é difícil desmamar um cão constantemente para um passeio, arrastando-o junto com você. De fato, ensinar um filhote a se comportar corretamente é um pouco mais fácil do que desmamar um adulto para puxá-lo, arrastando-o. No entanto, existem maneiras para tudo, e você sempre pode fazer algo para melhorar a situação. Aqui estão dicas eficazes para ajudá-lo a mudar rapidamente os hábitos do seu animal de estimação.
Primeiro de tudo, vale a pena esclarecer não aquelas qualidades que você precisa desenvolver em um cão, mas aquelas que serão necessárias especificamente para você em treinamento animal. Quais são esses fatores?
Psicologia
- Paciência para atingir o objetivo. É claro que existem situações em que a grossura é necessária, mas, no geral, a educação implica uma abordagem gentil de uma forma não violenta.
- Constância de desempenho. Se você agir de forma inconsistente e tentar reciclar o cão, como foi feito antes e sem sucesso, ele ficará ainda pior do que era. Por isso, seja consistente em suas ações, e se você ensinar um cachorro, você terá que observar todas as suas ações com ele.
- Precisa encontrar motivação na educação. Se para um filhote de cachorro e um adolescente o desempenho de tarefas para elogiar é uma coisa comum, então os problemas podem surgir com cães adultos. No entanto, sujeito a apego, cada animal de estimação é fortemente motivado para agradar o proprietário.
- Não alimente o tratamento toda vez após a execução do comando, use emoções e elogios brilhantes.
Ações
Ensine sua equipe "besta" "próximo". Isso pode ser feito de maneira simples e intuitiva. Se o seu animal de estimação ouvir você, ele tentará agradá-lo e, com o tempo, entenderá o que precisa ser feito. Se a velocidade de caminhada for intensificada, acalme o zelo com uma voz estrita mas calma e diminua a velocidade. Se você ver como o seu amigo de quatro patas olha para a coleira ou independentemente regula o ritmo da caminhada, claramente e emocionalmente o elogia! Obviamente, ele está tentando agradar a você, e você já está perto de alcançar o objetivo.
E o que fazer se o cão estiver muito ativo e você mesmo não estiver muito confortável em parar o cachorro? Tudo bem precisa dar a ela a liberdade de jogar fora a energia! Portanto, leve seu amigo lacrimejante imediatamente para o parque ou para qualquer espaço aberto para brincar com uma bola, um prato ou simplesmente correr por aí! Depois de meia hora de tais jogos e corridas, seu cão irá mais ou menos jogar fora toda a energia e então não estará mais tão ativo para correr para frente.
Ou seja, primeiro deixe o cão se cansar e depois caminhe calmamente com ele.
Como ensinar um filhote de cachorro?
O garoto puxa a trela com força, corre de um lado para o outro, está ativamente mostrando interesse ou morde a trela? Então, é preciso uma abordagem ligeiramente diferente. Instintos e reflexos nessa idade são muito mais elevados do que educação e hábitos formados. Precisamente porque para ensinar o filhote a segui-lo, você precisa fazer tudo exatamente o oposto - correr ao lado dele! Ele ainda não está rápido o suficiente para dificultar O principal é manter o mesmo nível. Mas mesmo na corrida você deve ensiná-lo ao time "next".
Escolhendo o colarinho direito
Se você tem um indivíduo adulto desobediente, então refazer seus hábitos é mais difícil do que criar novos em um cachorro. Às vezes, como elemento auxiliar, você pode usar um colar que o ajudaria a caminhar e cuidar.
O colar neste caso é uma ferramenta. Se a tática e o espírito de luta estão na educação, então o colar é apenas uma ferramenta para alcançar o objetivo. Nem todo mundo precisa dele, alguns indivíduos lidam sem ele. Mas mais frequentemente o colar é realmente necessário, por isso escolhemos corretamente.
- Colarinho estreito (2-3 centímetros). A opção mais familiar e comum. É adequado apenas para aquelas raças cujo pescoço não é muito longo, porque uma tira fina não só não segurará como pode estrangular o cão.
- Colares largos. Aqui vamos falar sobre modelos de cerca de 5 centímetros e algumas opções até 12. No primeiro caso, o produto é muitas vezes nylon e é usado principalmente para não pressionar o pescoço. Então, para treinar esta opção também não é adequada. Se falamos sobre aqueles que são mais de 10 centímetros, então se você não é um cão ou um galgo, então esse colar não é para você.
- Shleyka. Este dispositivo não é adequado para ensinar adultos que são desobedientes ou não utilizados para equipes de indivíduos. Se você não tem certeza se esse idiota, que às vezes é bastante inesperado, é capaz de controlar, então não compre esse tipo de colarinho. É bastante suave, não é adequado para treinar raças grandes, exceto para o treinamento de cães pequenos ou filhotes. Às vezes, há situações em que todos os outros, exceto a alça, podem facilmente danificar o pescoço.
É por isso que usá-lo para um cachorro, mas não para o treinamento.
- Colares específicos.
- Estrangulamento muito cruel em seu tratamento do pescoço, porque aperta toda vez que o cachorro puxa a coleira. Não só isso não é adequado para treinamento, mas também pode prejudicar muito o pescoço.
- Ringovka - Uma versão ainda mais perigosa do estrangulamento, já que toda a estrutura é adicionalmente presa às orelhas, e ainda mais fina que o estrangulamento habitual. Basta entrar em pânico e uma situação perigosa pode acontecer.
- Cabresto usado para colocar o rosto na forma de um loop, fecha ao nível da trela. Isso permitirá que as ações de controle do cão. No geral, uma solução mais segura e mais adequada.
- Colar de popaOu então é melhor não usar parfors, exceto se você tiver um cachorro enorme que não queira obedecer ao contrário. Esses colares causam muita dor e, portanto, é melhor usá-los, apenas como treinamento. Além disso, certifique-se de controlar que não há feridas.
- O mesmo vale para colarinho elétrico - este é um equipamento muito cruel e é usado apenas por profissionais, e mesmo assim, se o cão se ameaça.
Recomendações úteis
Não se esqueça da aprovação e elogio emocional. Alimente seu amigo com um deleite, mas não com muita frequência. Use colares adequados. O mais seguro deles é de 5 cm de náilon ou halter. Realize ações consecutivas para ensinar o cão, e então seu bichinho deixará de puxar a coleira e caminhará ao seu lado, como um velho e gentil amigo seu.
Como desmamar o cão puxar a coleira, veja o vídeo a seguir.