Gatos nus há muito tempo conquistaram o amor de pessoas ao redor do mundo, mas os cães carecas ainda são uma maravilha. No entanto, uma das raças mais interessantes - o cão peruano pelado, também chamado de orquídea Inca ou crista peruana, já é bastante conhecido. Aqueles que a conheceram, marcam uma aparência fofa e extravagante. Além disso, estes cães são muito inteligentes, ligados aos seus donos e tornam-se excelentes amigos para uma pessoa.
História da origem
Informações sobre a época do aparecimento de um cachorro peruano nu são ambíguas. Alguém acredita que isso aconteceu no século III aC, segundo outras fontes, o evento data do século XIV dC. Foi durante este período que a primeira menção da rocha foi apresentada, apresentada na forma de afrescos e pinturas rupestres, que, como se sabe, apareceram antes que o Inca se tornasse conhecido.
Não há informações definitivas sobre a aparência deste cão no Peru também. Segundo alguns relatos, cachorros carecas foram trazidos por chineses imigrantes. Por outro lado - estamos falando de imigrantes asiáticos que atravessaram a caminho do país do Estreito de Bering. Alguém acredita que a raça se origina da África, justificando-o pelo fato de que, devido a um tipo incomum de "peruano", eram considerados animais sagrados, juntamente com várias outras raças, poderiam participar de rituais e se tornar um símbolo de adoração.
Outro nome comum para esses animais engraçados é o cachorro lunar peruano. No início do século XVI, eles começaram a ocorrer exclusivamente em áreas rurais. Isto é devido ao advento dos conquistadores. Lá eles cruzaram com cachorros ordinários com cabelo cheio. No final do século XIX, a raça estava quase à beira da extinção, então as autoridades do Peru se interessaram por ela. Desde então, os dados são muito mais precisos e a história da raça tem uma confirmação oficial.
As autoridades peruanas estão restaurando a raça há quase um século. Oficialmente, a Federação Canina Internacional reconheceu em 1981. O padrão foi adotado após 13 anos. E em 2001, os cães se tornaram populares e famosos em sua terra natal. No entanto, até agora a raça é considerada bastante rara.
Os criadores notam o incrível talento desses cães para sentirem pontos doloridos. Nesses casos, eles se deitam suavemente em cima e tratam com o calor do corpo, removendo sensações desagradáveis.
Agora os representantes da raça são considerados excelentes amigos e companheiros e também têm admiradores em todo o mundo.
Aparência Descrição
Falando sobre o aparecimento de "peruanos", em primeiro lugar, deve notar-se a ausência de lã. Os cães são muito harmoniosamente dobrados, graciosos e, ao mesmo tempo, muito rápidos e têm força suficiente. Sua construção é muito gentil e elegante, absolutamente não maciça.
Os machos têm formato de corpo quase quadrado. Representantes femininos da raça são mais esticados em comprimento. A combinação deles pode ser chamada de média, a parte de trás é reta ou levemente convexa, o estômago é dobrado. O padrão da raça envolve não apenas os representantes nus da orquídea Incas, mas também aqueles que têm uma linha fina normal.
Em tamanho, esses cães são de três tipos: grandes, médios e pequenos. O maior deles cresce de 51 a 65 centímetros e pesa de 12 a 30 quilos. Os representantes médios da raça têm uma altura de 41 a 50 centímetros e um peso de 8 a 12 quilogramas.E, finalmente, os menores indivíduos atingem um máximo de 40 centímetros de altura, enquanto o peso corporal varia de 4 a 8 quilogramas.
De acordo com os padrões, a cabeça do animal é um pouco como um lobo. Os comprimentos do focinho e do crânio são os mesmos, não há occipital pronunciado. O pescoço “peruano” é fino, frágil e bastante longo. O focinho é um pouco estreito, o nariz repete a cor da pele ou do pelo.
Quanto à raça ter lã, eles têm uma dentição completa. Os indivíduos nus distinguem-se pela ausência de dentes, parciais ou completos. Esse recurso é influenciado pelo gene hairless.
Os cães têm pequenos olhos amendoados, olham o mundo com cuidado e levemente cautelosos. A cor dos olhos depende da cor e pode variar de amarelo a preto. Orelhas pontiagudas de tamanho médio, meio ajustado, não travam e às vezes ficam de pé. A cauda tem um ajuste baixo, afunila mais perto da ponta. As patas lembram a lebre, reta e não muito longa.
Quando um cão peruano nu se movimenta, parece que é picante. Isto é porque o seu passo é bastante curto. No entanto, no geral, os cães se movem rapidamente.
Quanto à cor da pele, pode haver muitas variações diferentes. Pode haver manchas de uma sombra rosa ou branca em um pequeno corpo monofônico, mas de acordo com o padrão não há mais de um terço, parece muito impressionante e incomum.
Nos cães calvos, são permitidas pequenas áreas de pêlo no corpo. Eles podem estar localizados na cabeça, patas ou cauda. Na parte de trás podem ser observados cabelos soltos. A cobertura de lã pode ser variada tanto no tipo (encaracolado ou reto) quanto na gama de cores. Entre eles, cães lisos de pêlo curto são os mais apreciados.
Caráter e hábitos
A primeira coisa que os criadores notam sobre a natureza do peruano Crested é a equanimidade. Eles têm um forte senso de auto-estima e são um pouco céticos em relação ao mundo ao seu redor. Os cães são um pouco caprichosos e mimados, mas são, sem dúvida, inteligentes e podem adaptar-se facilmente a um novo modo de vida. Eles podem participar de qualquer evento, andar com prazer, fazer uma viagem ou deitar no sofá com seu amado mestre. Você pode levá-los para lugares públicos.
É impossível não notar a devoção dos cães e sua afeição excepcional pelo dono. Eles tentam nunca deixar o anfitrião fora de vista e ficar perto dele. Eles são muito cautelosos com pessoas desconhecidas e não toleram o toque de outras pessoas. Mesmo que um estranho consiga acariciar o “peruano”, ela certamente deixará claro que não gosta disso.
Estes cães não diferem do comportamento agressivo, mas em alguns casos eles podem rosnar ou mesmo morder. O desagrado do toque é a marca da raça.
Estes cães carecas são considerados excelentes guardas e têm um instinto de caça muito desenvolvido, por isso eles imediatamente tentam alcançar os gatos que apareceram à vista, ou outros animais de pequeno tamanho. No entanto, pode muito bem viver no mesmo apartamento com uma variedade de animais de estimação.
É melhor não começar cães nus em uma família com filhos pequenos. Eles não gostam muito de crianças e não permitem que se espreguiçam. O melhor de tudo, estes cães se sentem em um círculo de pessoas que levam um estilo de vida de atividade média, e entre crianças mais tolerantes de adolescentes.
Estes cães podem variar muito em caráter. Por exemplo, quanto menor o cão, mais macio e mais preso será. As maiores muitas vezes se comportam com mais calma e toleram bem a solidão. Representantes da raça com lã são menos caprichosos e mais flexíveis.
Como escolher um filhote de cachorro?
Apesar do fato de que a raça tem sido reconhecida pela Federação Internacional de Cininologistas, ainda não recebeu ampla distribuição na Rússia. No entanto, isso não significa que seja impossível adquirir tal cão.
No território de nosso país há vários canis que criam cães sem pêlos peruanos em nível profissional.
Os especialistas não recomendam comprar esses cães por anúncios. Eles são considerados exclusivos, por isso os vendedores inescrupulosos podem dar para um cão similar “peruano” sem uma raça ou mistura.
É necessário levar em conta que externamente os filhotes de cachorro muitas vezes lembram os seus pais um pouco. Eles são muito difíceis de distinguir de cães de outras raças. Na tenra idade eles têm pernas curtas, pele enrugada e tamanho pequeno. No entanto, por vezes, pode notar-se que o seu rosto atraente se assemelha muito a um lobo. Outras raças não têm essa característica particular, o que significa que é "peruano" que está diante de você.
Um fato interessante: na mesma ninhada, os pais podem ter bebês nus e peludos. E a lã pode soltar-se durante a primeira muda, deixando apenas um pequeno topete e escovando a cauda no corpo do cão. Filhotes podem ter a cor mais diversa. A maioria deles não tem alguns ou todos os dentes, o que também é uma característica da raça.
A melhor idade para obter um cão careca é de 6 a 8 semanas. Estes cães distinguem-se pela necessidade da mais rápida socialização possível. Você também precisa começar a criá-los o mais rápido possível.
Certifique-se de verificar o passaporte métrico e veterinário do cão, que deve conter informações completas sobre a vacinação. A métrica indica o nome completo do animal, informações sobre seus pais, criador de dados. Um selo genérico ou chip de identificação é um pré-requisito para esta raça, isso também deve ser refletido nos documentos.
A conformidade com os padrões é outro requisito obrigatório ao comprar um filhote. Deve-se ter em mente que os dentes de leite podem ser mais do que a raiz. É necessário examinar o bebê e prestar atenção à sua aparência. A pele deve estar limpa e seca, sem riscos e furúnculos. Um filhote deve ser curioso e interessado no mundo exterior.
Descarga dos olhos e nariz, placa nas orelhas é inaceitável, isso indica um problema de saúde.
Apesar do fato de que não há muitos viveiros em nosso país, encontrar um animal de estimação saudável e afetivo, se desejado, é fácil. No entanto, deve ser lembrado que tal cão não pode ser barato, então você não pode perseguir um preço baixo, na maioria dos casos, é uma farsa de vendedores desonestos.
Regras de cuidados
Os cães da raça das orquídeas Incas só podem viver em casa. Eles se sentem desconfortáveis na rua, porque devido à falta de lã no tempo frio eles congelam, e em um assado eles queimam sob os raios do sol escaldante. No entanto, este problema está resolvido. Antes de dar um passeio, “peruano” deve ser usado. No verão, deveria ser uma camiseta, e no inverno - uma jaqueta quente. Você também precisará de sapatos para que o cão não congele os pés.
Cães sem pelos requerem roupas quentes quando a temperatura do ar cai abaixo de +5 graus. Vestuário salva-los da hipotermia geral do corpo. Os "peruanos" precisarão de seu próprio guarda-roupa, incluindo roupas de tamanho confortável e clima adequado na rua. Quando o frio vem, você precisa pensar no headdress. A tampa ajudará a proteger a orelha fina do animal do congelamento.
Estes cães são bastante ativos, por isso precisam de passeios regulares. Eles adoram correr e conversar com outros cães. O principal é ter cuidado e não ameaçar a vida e a saúde do seu animal de estimação.
No cuidado do nu "peruano" sem dificuldades especiais. Procedimentos de água são necessários conforme necessário. Normalmente o animal é lavado aproximadamente 1 vez em 2 meses. Shampoos especiais serão necessários, já que sua pele delicada é muito sensível e reações alérgicas podem ocorrer quando se usa o meio errado.
Uma vez a cada 2-3 dias, um cão careca deve ser limpo com um pano macio e úmido para remover possíveis contaminações. Olhos e ouvidos precisarão ser limpos semanalmente.
Além disso, uma vez por semana deve ser realizada inspeção da cavidade oral. As garras são cortadas uma vez em 1,5 a 2 semanas. Este procedimento não pode ser negligenciado, já que crescem em representantes desta raça muito rapidamente.
O que alimentar?
Raças de cães da orquídea Inca são exigentes na dieta. Especialistas recomendam alimentá-los com alimentos secos e úmidos especiais de pelo menos classe super-premium. É melhor consultar um veterinário, ele vai escrever comida de acordo com as necessidades do animal de estimação. Outra característica desses cães é a perda de dentes com a idade. Quando isso acontece, você precisa revisar a dieta e mudar completamente para a comida molhada, ou começar a mergulhar.
Com a nutrição natural pode ser difícil. O fato é que os cães carecas são extremamente exigentes. Além disso, eles são caracterizados por uma tendência à corpulência e à presença de reações alérgicas.
Em qualquer caso, se você escolher uma dieta natural, o proprietário terá que cuidar de seus componentes necessários. Os “peruanos” precisam de carne cozida e devem ser necessariamente magros. Você também vai precisar de queijo cottage e kefir desnatado. Certifique-se de dar o mingau de cachorro, vegetais crus, entre os quais há cenoura e abóbora. Útil para eles e peixes do mar, dos quais você primeiro precisa remover todos os ossos.
By the way, quaisquer ossos são inaceitáveis na dieta de cães sem pêlos. Eles também são proibidos de alimentos suínos, picantes, salgados, defumados e gordurosos. Certifique-se de complementar suas refeições com suplementos vitamínicos e minerais.
Filhotes são alimentados 6 vezes ao dia. Com a idade, esta frequência é reduzida para 2 vezes por dia.
Características da educação
O cão nu peruano é muito caprichoso, então sua educação e socialização devem ser iniciadas em tenra idade. Os comandos de filhotes mais simples podem aprender a funcionar a partir dos 2 meses. Isso ajudará a evitar muitos problemas comportamentais no futuro.
Você pode realizar um curso de treinamento em um canino profissional, mas isso não é um pré-requisito. A principal coisa que o cão implicitamente ouviu o dono. É necessário ser paciente, porque o processo exigirá suavidade e perseverança. Os comandos mais simples de cães inteligentes memorizam com muita facilidade e eles estão felizes em realizar.
Você não deve ter aulas longas, pois os cães não estarão mais interessados neles depois de um curto período de tempo.
No entanto, a regularidade e a repetição constante de comandos é importante. Execução adequada deve ser incentivada com delicadeza. Em nenhum caso, não pode ser rude e cruel com o seu animal de estimação, caso contrário, ele vai retirar em si mesmo, ser ofendido e não vai mais confiar em seu mestre.
Sobre quais características do conteúdo do cachorro nu peruano, veja o seguinte vídeo.