Talvez nem todo mundo saiba da existência de cães com um nome tão incomum - Pomski. Esta raça decorativa bastante cara é muito popular entre os profissionais e criadores, tem uma grande demanda em países europeus e nos Estados Unidos. Na Rússia, o Pomski está começando a ganhar fama dos criadores de cães.
Histórico de aparência
O cruzamento de cães de várias raças é extensamente e por muito tempo aplicado na criação de cães. Seu objetivo é criar um híbrido com certas características de caráter, outras habilidades de trabalho ou com um exterior característico. A raça mista tem as propriedades de ambos os pais de raças diferentes, e às vezes representantes de várias raças.que foi utilizado para hibridação.
Pomski é um representante da raça cruzada que surgiu como resultado da hibridação do Spitz Pomeranian e do Husky Siberiano. Seu objetivo era criar uma raça em miniatura para a manutenção doméstica como cão de companhia.
Como resultado da experimentação a longo prazo, um cão único apareceu, herdando de seus pais apenas as melhores qualidades positivas. O novo híbrido é chamado Pomski: a palavra surgiu como resultado da combinação das abreviações de Pomeranian e Husky.
Pela primeira vez, informações sobre um cachorro, que é uma mistura de raças de spitz e husky, apareceram na internet, onde um certo usuário estava interessado nas peculiaridades de caráter e prováveis doenças desse mestiço. A web instantaneamente respondeu com debates acalorados sobre a possibilidade real de criar uma raça assim, porque os pais têm dimensões tão diferentes.
A ideia de criar uma raça incomum, tão ativamente discutida na Web, levou os criadores a iniciarem experimentos. Um desses experimentadores foi a famosa criadora americana Theresa Peterson, cuja especialidade é o cão Husky. Em 2013, ela trouxe a primeira ninhada híbrida. Estes primeiros filhotes e registrados oficialmente.
Depois de Peterson, muitos outros criadores de cães também começaram a criar esses cães fofos. Havia tantos deles que a conveniência surgiu no estabelecimento de uma organização que controla as atividades dos criadores.
Em 2013, o PCA, o American Pomski Club, tornou-se um órgão desse tipo., que visa manter esta espécie reprodutora ao nível necessário e decente e alcançar o reconhecimento deste mestiço como uma raça independente com o seu próprio padrão individual.
A peculiaridade da criação do Spitz Husky e Pomeranian é que o Husky Siberiano sempre age como mãe. Spitz-dogs em miniatura são simplesmente incapazes de suportar e seguramente dão à luz a tão grande para eles filhotes. A inseminação é sempre realizada artificialmente.
Atualmente, o Pomski ainda não é uma raça reconhecida pelas sociedades caninas mundiais. O trabalho de criação de criadores de cães é apoiado exclusivamente pelo American Club of Híbrido Dogs (ASNS) e PCA.
Descrição da raça
O mestiço herdou seu pequeno tamanho do Pomeranian Spitz, e a cor do pêlo e uma distinta “máscara” no focinho do Husky. A cor da lã é variada: as poses são preto e vermelho, cinza e branco, marrom, cinza com um brilho prateado e um tom amarelo pálido. A cor da lã não é apenas sólida, mas também com queimaduras ou manchas, e às vezes é mármore.
A cor mais comum para a raça é aquela típica do husky - cinza-branco.
Sua pelagem é grossa, fofa, macia, de comprimento médio. Um subpêlo mais espesso, mais curto e mais quente protege contra o frio e a umidade, enquanto a camada longa e durável de lã protege contra a contaminação.
A cor dos olhos, que eles herdaram do husky, também pode ser diferente: azul e verde, avelã e avelã. Muitas vezes há casos em que a íris do olho é colorida de forma diferente: a heterocromia também é freqüentemente encontrada em husky.
A heterocromia em Pomski pode estar em tais variantes:
- “Arlequim” - os olhos são pintados de maneira diferente, por exemplo, um olho é azul e o outro é marrom;
- cor de mármore - no fundo da cor principal da íris estão manchas espalhadas e manchas de um tom diferente;
- seções individuais da íris têm diferentes tonalidades.
O exterior do cão também pode ser diferente e depende de quais genes dominam o pai. A variabilidade de sua aparência também é explicada pelo fato de que pais puros são usados em hibridização. Dada a grande variedade de aparência, esta raça é convencionalmente dividida em vários grupos.
- Espécies de raposa. Poses desse tipo têm um corpo alongado (como um Husky Siberiano), um esqueleto fino, parecido com uma laranja, um focinho pontudo, orelhas salientes e um cabelo vermelho liso com um tom avermelhado. Toda a sua aparência é muito parecida com a raposa.
- Tipo de pelúcia pomsky Os cães têm um pequeno torso, peculiar ao spitz, um focinho curto e rombudo, cabelo macio, denso e comprido, pintado em tons roucos típicos, e uma cauda grossa, torcida em um anel.
- Pomski Branco. Esta espécie é muito rara, distingue-se pelo tamanho maior, lã monocromática de cor branca pura e contornos sutis do focinho.
- Brown metis com olhos azuis, sendo também uma espécie rara. O cão tem um esqueleto forte e denso, um focinho de comprimento médio, cabelo não muito comprido com um subpêlo espesso, pintado em tons marrons. O nariz do cachorro também é marrom.
- Olho de pêlo curto. Tem um olhar rouco em miniatura com cabelo grosso mas curto.
A categoria de peso também é diferente. O tamanho e o peso do cão são influenciados por fatores como o sexo, o tamanho dos pais, o número de filhotes na ninhada e sua geração. Os meninos geralmente são maiores que as meninas por 1-2 kg e têm cerca de 5 a 10 centímetros a mais de altura.
Cães de primeira geração (F1), cujos pais são de raça pura spitz e husky, podem pesar de 4 a 12 kg. Filhotes F1 herdam as características da aparência parental em números iguais e parecem 50% como os Huskies e 50% como as laranjas.
O metis adulto da segunda ordem é o resultado do cruzamento da F1. Pode pesar de 4 a 10 kg. Prever a cor e o tamanho dos cães de segunda geração é muito mais fácil.
O peso esperado pode ser determinado reduzindo para metade o peso total dos dois pais.
A altura dos cães adultos é pequena e pode variar de 25 a 40 cm na cernelha.
Metis normalmente não recebem doenças peculiares aos seus pais. Eles têm uma alta vitalidade e boa saúde, característica de híbridos de primeira ordem. Mas isso não significa que eles não fiquem doentes. As doenças são na maioria das vezes o resultado de cuidados inadequados e nutrição. Além disso, eles têm uma tendência a alergias.
Caráter e comportamento
Tirando de seus pais seus traços de caráter positivos, os mestiços têm uma disposição de amante da paz, carinhosa, alegre e resiliente. Seu comportamento é amigável, não agressivo e calmo. Curiosidade não perigosa é mostrada a estranhos, mas ao mesmo tempo eles não se assustam e estão prontos para atacar qualquer um a fim de proteger o dono.
Estes são cães muito móveis e ativos, jogos amorosos, especialmente com crianças. Crianças, elas nunca prejudicam, mesmo por negligência.
Eles convivem com outros animais de estimação, mesmo com gatos, especialmente se eles crescem juntos. As exceções são roedores, que eles percebem como objeto de caça. Não mostre que a ansiedade, se deixada sozinha, pode silenciosamente ficar sozinha por várias horas.
Os cães não exigem maior atenção para si mesmos, contentes com as manifestações de amor e carinho que o proprietário lhes proporciona. Sinta-se bem e tenha um dono solitário e em uma grande família.
No entanto, Pomski sempre escolhe um animal de estimação para si mesmo, o que se tornará para ele uma autoridade um pouco grande.
O apego ao hospedeiro é ainda maior que o do Husky, mas o mestiço é mais independente do que o spitz: ele não precisa ficar constantemente perto do hospedeiro. Andar nunca inicia brigas com outros cães.
Há também manifestações negativas de seu caráter. Durante as caminhadas, uma predisposição para escapar pode aparecer, quando sua curiosidade pode terminar em uma aventura alegre ou algum tipo de problema. Estes cães são grandes amantes de cavar buracos em canteiros de flores e canteiros de jardim, e eles podem fazer uma bagunça completa de coisas espalhadas e espalhadas pela casa.
Estes animais de estimação podem mostrar em seu caráter quaisquer peculiaridades do comportamento dos Spitz e Huskies, bem como adquirir os seus próprios no tempo com eles de acordo com a realidade circundante.
Recursos de cuidados
Os cães desta raça doméstica notavelmente existem na cidade, em qualquer apartamento e em uma casa privada, mas não se adaptam para viver na rua. No apartamento, o animal deve ter um lugar privado para dormir e descansar. Esta pode ser qualquer sala onde seja alocado um lugar com camas macias.
O cão não requer nenhum cuidado especial.
Os principais requisitos para a manutenção do animal de estimação são caminhadas regulares, aliciamento, visitas preventivas periódicas ao veterinário.
As visitas à clínica veterinária são recomendadas dentro do prazo: um cão saudável precisa de duas visitas por ano. Metis são vacinados da mesma forma que os cães de outras raças. Na idade de 6-8 semanas, eles precisam fazer a primeira vacina. A prevenção de parasitas externos e intestinais é realizada a cada 3 meses.
Um animal doméstico precisa de caminhadas regulares e de longo prazo, durante as quais precisa despejar sua energia armazenada. A atividade em cães é individual e corresponde às suas dimensões: quanto maior o cão, mais ele precisa se exercitar.
Cada cão precisa andar 2 vezes ao dia e carregá-lo com atividade física, o que só melhora o bem-estar do animal. A duração da caminhada deve ser de pelo menos uma hora. Correr é especialmente útil para eles, então deve levar muito tempo para uma caminhada.
A capacidade única da lã mestiça protege-a da sujidade e da água, pelo que os cães não precisam de ser banhados com muita frequência. Recomenda-se banhá-los 1-2 vezes por mês usando shampoos projetados especificamente para cães. Após o banho, o animal de estimação deve ser completamente limpo com uma toalha macia e depois seco com um secador de cabelo.
No entanto, seu casaco grosso precisa de escovação regular cerca de 2-3 vezes em 7 dias. Durante a muda, que acontece duas vezes por ano (na primavera e no outono), é necessário pentear todos os dias usando uma escova com cerdas naturais.
Especialmente cuidadosamente é necessário cuidar da lã perto do focinho e perto das orelhas, desde que aqui muitas vezes a lã cai e os grupos de lã formam-se. Os cães não precisam de um corte de cabelo, só é possível aparar entre os dedos das patas.
Obrigatório é o cuidado higiênico para os olhos e ouvidos do animal. Remoção de sujeira nos ouvidos é realizada com tampões limpos umedecidos com uma loção especial, que pode ser comprada em uma farmácia veterinária.Também é necessário cortar as garras conforme elas crescem uma vez por mês. Também é necessário cuidar dos dentes do animal de estimação: eles são frequentemente necessários (várias vezes por semana) para serem limpos com uma pasta de dente especial.
Uma característica interessante é inerente aos cães desta raça - eles lambem lã, como os gatos.
Regras de alimentação
Alimentos de cães desta raça não é diferente da nutrição de outros cães. Como o povski pertence à categoria de cães ativos, o alimento deve ser completo, devidamente balanceado, altamente calórico. Estes animais de estimação são recomendados tipo natural de alimento, mas é possível e alimentação com ração seca.
A nutrição natural deve incluir alimentos ricos em vitaminas, oligoelementos e de média caloria. Isto é conseguido controlando o conteúdo de carboidratos. A nutrição natural deve ser complementada com complexos vitamínicos minerais para fornecer ao animal uma taxa diária de vitaminas e minerais.
A regra básica da alimentação de mestiços é a observância do conteúdo necessário e a proporção correta de nutrimentos: proteína, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas. Uma grande parte da dieta pertence às proteínas, que estão contidas na carne e no peixe. Os produtos de carne devem ser de até 60% da dieta diária total.
Pet pode receber os seguintes produtos:
- carne magra - vitela, peru, frango, coelho;
- miudezas - cicatriz, coração, fígado de galinha, estômago;
- peixe do mar;
- cereais sob a forma de mingau - arroz, aveia, trigo mourisco;
- produtos de ácido láctico com baixo teor de gordura - iogurte natural, kefir, ryazhenka, queijo cottage;
- Legumes são muito úteis abobrinha, beterraba e cenoura, repolho cozido, abóbora;
- frutas - bananas, damascos, maçãs e peras;
- verdes - endro, salsa e salada.
Ingredientes de carne são geralmente dados juntamente com mingau de cereais ou legumes cozidos. Kashi precisa cozinhar na água, eles não podem sal. O sal só é permitido em quantidades muito pequenas.
Ovo é permitido dar não mais do que duas vezes por semana. O peixe também é raramente administrado - uma vez por semana. Deve-se notar que carne, vísceras e peixes são dados apenas em forma fervida.
O óleo vegetal (girassol, azeitona, milho) é útil para adicionar ao alimento preparado.
Os seguintes produtos são proibidos:
- carne de porco e cordeiro, qualquer outra carne crua e peixe cru;
- quaisquer pratos gordurosos e condimentados e carnes defumadas;
- confeitaria, chocolate, cozer farinha;
- especiarias e picles;
- batatas e qualquer feijão.
É estritamente proibido dar aos cães ossos de frango tubulares. Fragmentos ósseos agudos podem lesar o estômago e os intestinos.
Animais de estimação adultos são alimentados duas vezes ao dia: pela manhã e à noite.
A vantagem das rações pré-fabricadas secas é que elas já contêm todos os nutrientes necessários, vitaminas e são adequadamente balanceadas. Também não há necessidade de contar calorias. Para os cães desta raça, é necessário escolher apenas alimentos da classe super premium, já que este é o alimento de maior qualidade. O uso da economia da classe de alimentos é estritamente proibido.
Recomenda-se também alimentar constantemente a mesma marca de comida. Mudanças freqüentes na marca de alimentos podem levar a doenças do sistema digestivo. Ao alimentar-se com alimentos secos, a água fresca deve estar sempre em quantidades ilimitadas e disponível para o cão.
Os alimentos secos às vezes podem ser suplementados com alimentos enlatados, patê, com diferentes sabores.
Educação e treinamento
Pozsky são distinguidos por um intelecto altamente desenvolvido, que herdaram de seus pais. Metysas são fáceis de treinar. Eles aprendem e executam muitos comandos, eles entendem muito bem o seu dono, eles gostam de ser elogiados.
Mas as instâncias individuais são capazes de mostrar a independência peculiar ao pai siberiano, que muitas vezes leva a soluções atípicas para o problema e afeta o treinamento.
Apenas paciência e boa atitude pode conseguir com o desempenho obediente e preciso do animal de estimação da equipe. Ser rude pode deixá-lo nervoso e pouco comunicativo.
Metis tem uma sensibilidade psicológica: ele entende o humor emocional do dono e facilmente se adapta a ele. Ele reage negativamente aos gritos e, mais ainda, ao castigo físico e, apesar de seu sistema nervoso bastante estável, torna-se sensível e incontrolável, e pode ser obstinado.
Como esta ainda é uma raça jovem e rara, os treinadores de cães não podem oferecer nenhum aconselhamento específico e específico sobre educação e treinamento. No entanto, o método de envolvimento discreto no processo de aprendizagem com elementos do jogo é sempre eficaz. A implementação de comandos padrão simples é bastante acessível para um animal de estimação. Tendo dominado a equipe, ele é atencioso e diligente.
Começar a treinar e criar um cão deve ser a partir dos 6 meses de idade. Existem certas regras que devem ser seguidas.
- Você precisa começar a treinar com as equipes mais simples de uma forma lúdica de acordo com o princípio - do simples ao mais complexo.
- Leve em conta as habilidades individuais do animal de estimação - nem todos os cães são capazes de executar o comando desde a primeira vez. Em caso de falha, persistência e repetição devem ser exercidas.
- O treinamento é melhor feito em casa depois de uma caminhada: neste momento o cão está de bom humor.
- A execução bem-sucedida da equipe deve ser incentivada a ser tratada. O fracasso não pode ser punido e repreendido.
- As equipes precisam ser constantemente e discretamente repetidas na vida cotidiana.
- O treinamento é recomendado nos intervalos entre as mamadas, mas não depois deles.
A criação de cães também deve ser acompanhada pelos seguintes requisitos:
- o animal de estimação nunca deve estar perto durante a refeição dos donos, quanto mais você não puder lhe dar comida da mesa;
- é necessário proibi-lo de dormir nas camas de seus mestres, não permitir que ele se sente em sua cadeira;
- O cão deve saber claramente o seu lugar no apartamento.
O Pomski é capaz de aprender comandos comuns como “Para mim” e “Lugar”, “Próximo” e “Sente-se”, “Deite-se”, “Dê” e “Aporte”, também proibindo “Fu”, “Não” e “Você não pode ". Durante a caminhada, você pode ensiná-lo a entender e executar "Walk", "Barreira", "Polzi".
Treinar qualquer cão, incluindo o Pomski, é um processo longo e bastante demorado, exigindo muita paciência e perseverança.
Os especialistas aconselham as pessoas que querem ter um filhote em casa para esta raça incomum a se familiarizar com as peculiaridades da natureza e do comportamento de seus pais, o Husky Siberiano e o Pomeranian Spitz, já que um animal pode imprevisivelmente herdar suas características positivas ou negativas de suas características comportamentais.
Familiarize-se com estes cães fofos no próximo vídeo.