Por muitas décadas, os cães serviram as pessoas como ajudantes leais e confiáveis. Comunique-se plenamente com o animal de estimação não vai funcionar se você não entender o seu comportamento. Todo amante de cães está interessado em aprender sobre seus pensamentos e intenções. Na verdade, não é tão difícil, o suficiente para aprender os hábitos básicos.
O que é isso?
Lógica e analítica no comportamento dos cães estão ausentes. Desde o nascimento, eles são conduzidos por instintos. Com o tempo, os filhotes começam a duplicar o comportamento da mãe, mas o professor principal ainda é uma experiência pessoal. Um brinquedo de pelúcia desgrenhado não será mais de interesse se toda a história terminar com um sabor, dor ou medo desagradáveis.
Com a idade, o cão aprende a se adaptar e interagir com o mundo exterior. Um cão adulto não segue o exemplo de outros indivíduos, o que é importante considerar.
Os hábitos dos cães são formados apenas naquelas situações que estavam em suas vidas. Os animais são sociais e, portanto, aprendem a sinalizar aos outros membros da matilha (cães e pessoas) sobre suas intenções, pensamentos, estados.
Quais são os?
O comportamento do cão é composto por um conjunto específico de reações. Alguns deles podem ser ajustados, outros - para controlar. Correção geralmente consiste em recompensas, restrições, raramente sedativos. Os manipuladores de cães e proprietários de cães experientes têm vários tipos de reações.
- Comida. Esta é a reação inicial e dominante. Mesmo para um filhote em 2 meses, há uma necessidade básica de comida. A fome provoca o animal a tomar medidas ativas para conseguir comida. Esta é a reação mais antiga que é baseada inteiramente em instintos. Os reflexos que são formados usando a comida como o principal estímulo são os mais fortes. Vestir-se baseado em tais reações é o mais eficaz.
- Defensivo. Pode ser adquirido ou congênito. Essa reação deve proteger o cão da dor, perigo e qualquer ameaça. Ela se manifesta em três variantes: uma posição ativa de defesa, um comportamento covarde e vicioso e um comportamento passivo.
- Aproximado. Ela se manifesta em contato com uma situação desconhecida. É estudar tudo o que está ao redor. Essa reação passa rapidamente e não requer medidas especiais por parte das pessoas.
- Motor de busca. Esta espécie é devida a reflexos congênitos e fisiológicos. Esta reação é considerada importante para a sobrevivência do cão. Na maioria dos casos, não se manifesta na vida cotidiana em um ambiente confortável, mas está presente na mente do animal. Essa reação geralmente se desenvolve em raças de serviço no processo de treinamento.
- A reação comportamental do afeto. Comportamento agressivo e inadequado, o medo das pessoas é um exemplo vívido deste tipo de reação não-formada. Isso determina completamente o relacionamento com o proprietário. Este grupo inclui todo o comportamento que o cão demonstra amor e devoção, o desejo de proteger. Se necessário, esta reação é ajustada no processo de treinamento com um manipulador de cães.
Como entender seu significado?
Os proprietários nem sempre podem satisfazer as necessidades do cão simplesmente porque eles não podem entender seus sinais. Comportamento animal é sempre algo razoável, é sempre uma tentativa de transmitir algumas informações. Vale a pena considerar as peculiaridades da manifestação de emoções e intenções em cães.
- Alegria Cães de qualquer idade exibem-no igualmente. O cachorro tenta pular em suas mãos, lamber suas mãos ou rosto. Ladrar alegremente e correr ao redor de uma pessoa é uma típica manifestação de alegria.O cão pode convidar o proprietário para o jogo em geral, trazer seus brinquedos.
- Ágio Tais hábitos são causados não apenas por fatores externos, mas também pela raça, caráter de um cão em particular. Um leve aceno da cauda com um corpo relaxado e orelhas levemente elevadas é um bom sinal. Este último sinaliza uma parcela de curiosidade em relação a uma pessoa ou um animal.
- Dominância É mais fácil entender esses hábitos, os cães sempre os expressam com clareza. O aumento da atividade sexual é um excelente exemplo. O cachorro pula no dono ou na família durante o cio ou calor. Um animal de estimação pode exercer sua autoridade sobre outros animais, levando comida ou brinquedos. Comportamento geralmente requer correção na forma de treinamento para submissão e obediência.
- Agressão. Barulho alto e lança na direção de uma pessoa (animal) com tentativas de morder - estes são sinais óbvios de tal reação. Ao mesmo tempo, a agressão e agressão do zoológico às pessoas são divididas. O primeiro pode estar associado às características da raça. O curso de vestir-se é obrigatório, e em alguns casos vale a pena pensar na medicina relaxante.
- Pronto para atacar. Tal hábito tem semelhança com uma reação amigável, por isso é importante lembrar as diferenças. O cão abana o rabo com uma pequena amplitude e o dirige estritamente para cima.
O corpo ao mesmo tempo é esticado e direcionado para frente, e as patas dianteiras estão bem abertas. Muitos animais de estimação, no entanto, coçam os ouvidos.
- Submissão A principal característica na demonstração do abdômen. Ao entrar em contato com um animal maior ou adulto, o cão se deixa cheirar, fica deitado de bruços e depois o mostra. Filhotes e animais jovens freqüentemente se comportam dessa maneira até que, por certas razões, eles não podem dominar o bando.
- Cansaço Os hábitos neste caso são muito semelhantes aos humanos, quando observados, eles são fáceis de reconhecer. Movimentos lentos e pesados, combinados com constantes tentativas de se sentar ou deitar.
- Medo e estresse. O comportamento pode ser diferente dependendo das características de um cão em particular e da própria situação. Tremendo e tentando correr para o dono, se escondendo atrás de seus pés - são sinais luminosos de medo. Há casos de agressão e micção involuntária. Se isso acontecer em uma caminhada, você precisa levá-lo para casa e ajudar a se acalmar.
Você não deve tentar acariciar e conversar com o cachorro, pode formar uma atitude inadequada para a fonte do medo.
A expressão das emoções muitas vezes pode ser definida intuitivamente. As reações dos cães são em muitos aspectos semelhantes aos seres humanos. No entanto, o comportamento canino é caracterizado por rituais especiais que nem sempre são claros. Vale mais a pena considerar o comportamento e seu valor.
- O desejo de esfregar comida podre e paixão por tudo decompondo-se. Do lado parece muito desagradável, mas tem um significado especial. Instintos de caça empurrar o animal de estimação para disfarçar.
Ao esfregar esses itens, o cheiro natural se mistura com o fedor e não é mais perceptível para os irmãos e as vítimas.
- Micção involuntária ao se encontrar com o proprietário. Manifestado com uma forma leve de um tipo de distúrbio psicológico. O animal de estimação reconhece o líder da pessoa que ele se sente inseguro, perde sua personalidade.
Para ajustar, vale a pena gastar menos tempo com o cão depois de voltar do trabalho e reduzir o contato visual.
- Uivo. O cão faz esses sons para informar outros parentes sobre sua localização. Às vezes um cachorro pode uivar por causa da solidão. É também uma maneira eficaz de acalmar e aliviar a tensão.
- O ódio para gatos não é de forma alguma. Na verdade, isso é apenas uma manifestação do instinto de caça.
- Amizade com gatos. Ocorre em situações em que o cão e o gato vivem sob a mesma tampa. E é o representante do gato será o comandante ou até mesmo um tirano neste par.
- Puxando as patas em um sonho que parece correr. Às vezes combinada com latidos ou choramingar.Este é um sinal claro de que o cão está vendo um sonho realista e colorido.
Como responder
Comportamento inadequado por parte do cão, por exemplo, agressividade ou manifestações anti-sociais, são ajustados de forma independente ou com a ajuda de um manipulador de cães durante o processo de treinamento. A maioria dos hábitos perigosos ou inaceitáveis passa rapidamente. O comportamento do dono deve sempre ser previsível para o animal de estimação. Siga estas regras ao responder a hábitos de estimação, como:
- o dono deve sempre ser amigável, não há uma única situação em que o cão mereça ser rude consigo mesmo;
- se uma pessoa quer mudar a direção do movimento durante uma caminhada, você precisa avisar o cão com um gesto ou um olhar; É necessário chamar um apelido, mas não puxar a coleira;
- você não deve se comportar histericamente e erraticamente, gritar e puxar a coleira em uma situação desagradável ao se encontrar com o animal de estimação de outra pessoa, pois isso provocará medo e agressão contra outros animais, relaxará seu braço com a coleira e chamará o cachorro pelo nome;
- o dono deve ser capaz de se comportar com calma, sem superestimar o perigo da situação, o pânico e a agressão são contagiosos, o cão pode começar a se comportar de maneira inadequada;
- quando se comunica com um cão, é importante ser guiado pelos próprios sentimentos e sentimentos, e as tentativas de influenciar grosseiramente e fisicamente forçar o cão a ter medo do dono e a não obedecer.
Se a comunicação positiva não der o resultado desejado, o cão se comporta de maneira agressiva e ameaça a saúde, então você deve procurar ajuda de especialistas. Um veterinário, um tratador de cães e um zoólogo juntos serão capazes de calcular a fonte primária de hábitos e fazer um curso de medidas corretivas. Existem os seguintes passos para corrigir o comportamento:
- construir relações tandem - o proprietário deve ganhar o lugar de líder;
- parando o comportamento negativo com um sinal sonoro - use palmas fortes ou assobios; qualquer som agudo e estridente se encaixa;
- encorajar comportamento positivo por afeto, comida, elogios e carícias;
- o curso de treinamento no cynologist para consolidar o resultado desejado - as classes junto com um especialista ajudarão a melhorar comportamentos e hábitos, construirão a confiança.
Para aprender a entender um cão de acordo com seus hábitos, veja o vídeo a seguir.