Ao longo da história humana, tentativas de criar um híbrido de lobo e cachorro ocorreram repetidamente. Parece que esses animais têm muito em comum e o resultado deve ser coroado de sucesso. Na verdade, não foi fácil obter descendentes para atender às expectativas dos criadores. Os cientistas reconheceram apenas duas raças obtidas a partir do cruzamento destes dois animais, e um deles foi chamado de cão lobo Sarlos. Sobre ela e será discutido neste artigo.
Origem da raça
Em 1925, o cientista holandês L. Sarlos foi capaz de obter bons descendentes de uma fêmea lobo e cachorro. O pai dos bebês era um representante da raça pastor alemão. Apesar do fato de que sua mãe cresceu toda a sua vida entre as pessoas, os genes do filhote de cachorro cobraram seu preço: eles eram agressivos e sem contato, não podiam se adaptar à vida em cativeiro.
O criador não desistiu e continuou a realizar experimentos, selecionando cada vez os filhotes mais fortes e viáveis das ninhadas. Após a morte de Sarlos, sua família continuou o trabalho de criação, o que resultou na criação de cães, que foi oficialmente reconhecida por especialistas. Em 1962, ela entrou no registro da Associação Internacional de Ginecologia. Hoje, a população do cão lobo Sarlos aumentou, mas a raça ainda é considerada rara.
Além disso, esses animais de estimação não são adequados para todos, pois têm certas características que serão discutidas posteriormente.
Descrição
No final do século passado, a raça padrão de cães Sarlos foi adotada. Sua altura é bastante grande, na cernelha atinge 70 centímetros nos machos e 65 cm nas fêmeas, mas excedendo os valores padrão são possíveis. O peso dos animais varia em torno de 40 kg (no sexo feminino - 32-36, no sexo masculino - 36-48). Focinho alongado. O cão carrega a cauda em linha reta ou levemente curvada, na forma de um sabre.
Representantes desta raça incomum são um pouco diferentes de seus companheiros. Os Sarlos são muito atenciosos e literalmente escaneiam as opiniões de estranhos que caem em seu campo de visão. Às vezes, estando entre outros cães, eles querem se juntar ao bando deles. Com amor pela liberdade, orgulhosos e teimosos, eles não estão dispostos a executar comandos, mas em geral a raça é treinável.
O focinho do cão assemelha-se a um lobo devido à forma e posição específicas dos olhos, que são amarelos e amendoados. Sua principal característica é a banda, que se estende em direção às maçãs do rosto. O case parece um tanto alongado, do fundo é esguio. Um pescoço forte vai suavemente para a parte de trás, na parte de trás está na moda para notar a aparência de um colarinho, que é particularmente pronunciado na estação fria.
Todos os quatro membros desenvolveram músculos, o que permite que o cão se mova com facilidade e rapidez mesmo através da neve - é isso que compara a sua marcha a um lobo. Ela pode longa e incansavelmente trotar, superando longas distâncias sem parar para descansar.
No verão, a pele do cachorro de Sarlos tem uma estrutura diferente. Assim, na estação quente, ela é dominada pelos pelos da guarda e, na estação fria, é complementada por um subpêlo quente. Em geral, a cor dos cães desta raça é quase a mesma, como um lobo. No entanto, tem tons de claro a escuro, por vezes, a gama de cores inclui marrom e creme. Por conseguinte, a cor irá variar no contorno dos olhos - do preto ao castanho.
Propósito
Esta rara raça semi-selvagem recebeu ampla distribuição apenas em sua terra natal, na Holanda.Por que há tão poucas pessoas em nosso país que decidem começar um cão lobo em casa? Talvez a razão esteja no medo banal - de repente os instintos dos ancestrais vão acordar do animal, e isso acabará com algo que não é inofensivo.
No entanto, gradualmente o interesse nestes cães começa a crescer.
Em casa, Sarlos lobo cachorro é popular e amor. Ela ganhou autoridade tanto como guia quanto como salva-vidas. Sua sensibilidade e capacidade de sentir a condição humana fazem dela uma amiga confiável de quatro patas. Ela não tem medo de estar em uma rua desconhecida, porque graças a sua excelente orientação no chão, ela vai liderar seu mestre de qualquer lugar e ajudá-lo a chegar em casa.
A proteção é o propósito de muitos cães, e o lobo Sarlos não é exceção. Ela está protegendo bem o território que lhe foi designado e também é capaz de proteger seu dono de invasões. Mas não importa como esse cachorro seja inteligente e versátil, seus instintos lupinos a impedem de realizar certos tipos de trabalho, portanto, um sarlossiano não pode ser chamado de cão de serviço universal.
Prós e contras
A beleza dos representantes desta raça conquistou muitas pessoas. Um lobo se torna, caráter independente, perfurando olhar atento de uma besta de floresta - tudo isso junto faz uma impressão poderosa. Também fascinante andar deste cão, porque ela também se move como um lobo. Muitas pessoas querem ter um cachorro assim por causa de sua inusual e brutal, porque tal compra pode efetivamente complementar a imagem de uma pessoa sólida.
No entanto, com todas as vantagens de manipuladores de cães insistem que este animal não é para todos. Antes de procurar um viveiro adequado especializado nesta raça, você precisa estudar cuidadosamente todas as características do cão lobo de Sarlos e entender sua essência. Você pode aumentá-lo somente se tiver experiência em criação de cães - Este cão não é recomendado para iniciantes.
E, como qualquer raça difícil em circulação, requer muita paciência do anfitrião e muito tempo livre para educação e treinamento.
Traços de caráter
Devido à independência natural, estes cães são capazes de tomar decisões independentes e corretas, sem esperar pela equipe de seu dono. Em um ambiente desconhecido, o povo Sarlos encontra facilmente uma estrada segura. Eles são capazes de ajudar em uma situação difícil, portanto eles fazem bons salva-vidas, assim como guias para pessoas com deficiências.
Com toda a sua devoção sem limites ao proprietário, eles não têm pressa em mostrar suas emoções, por isso não é necessário esperar que um filhote se delicie com a visão do dono. Normalmente eles não gritam e não pulam, mesmo tendo encontrado seu dono depois de uma longa separação., mas muitos estão bastante satisfeitos com este comportamento, já que é bastante apropriado se comportar com dignidade para esta raça.
Não tenha medo de sua origem "selvagem" - na literatura não há casos relatados de ataques irracionais do lobo Sarlos nas pessoas. Ou seja, ela nunca mostra agressividade em relação a uma pessoa só porque ela não gostou dele ou a assustou com seu comportamento desequilibrado. Se alguém não gostar deste cão, ele simplesmente tentará ficar longe dele e ficar alerta.
É curioso que os primeiros híbridos tenham inteligência menos desenvolvida do que os próximos. Isso é explicado pelo fato de que, durante a criação, mais genes pastoris eram misturados à raça, e os próprios cães, selecionados para reprodução, eram os melhores.
Como caçador, o cão usa tanto o cheiro quanto a visão aguçada. Ele está apto para trabalhar no pacote. Este animal pode latir como os outros cães, mas na maioria das vezes publica um uivo semelhante a um lobo.
Política de conteúdo
O cão lobo de Sarlos, como nenhuma outra raça, precisa de boas cargas. Para morar em um apartamento, ela ficará muito desconfortável, pois isso limita muito seu espaço.As condições ideais de detenção para um cão serão uma casa ou um aviário em uma grande área perto da casa. Às vezes não é proibido levar um amigo de quatro patas para dentro da casa, mas ele deve saber que o principal local de residência é fora dele. Sentado em uma corrente para o cão de Sarlos é um teste difícil, o que não é surpreendente, dada a sua origem selvagem.
Quando seus movimentos são limitados, ela começa a enlouquecer, comportar-se de maneira inadequada e constante.
Não importa quão grande seja o seu aviário para o seu amigo de cauda, ele ainda precisa de caminhadas frequentes. Os cães vivem muito bem na companhia de seus próprios tipos de indivíduos - isso permite que eles se comuniquem constantemente com outros membros do "bando", desenvolvam-se e se socializem mais harmoniosamente. Desde a infância, eles devem ser levados a lugares onde a vida está a todo vapor, para que os mais rapidamente possuam as habilidades da vida em sociedade.
Na ausência de interação com o mundo exterior, eles podem começar a correr soltos. Normalmente, no transporte, esses cães não gostam de dirigir e sentem-se extremamente desconfortáveis, às vezes, para transporte, precisam ficar imersos em anestesia leve.
A época de acasalamento desta raça também possui características próprias. Assim, o lobo Sarlos fêmea é capaz de acasalar apenas uma vez por ano, e os machos durante o tumulto de hormônios não podem sentar-se no local e são levados à vontade de todas as maneiras possíveis: cavar o chão sob a cerca e pular a cerca alta. Sua disposição de amar a liberdade é manifestada na íntegra, portanto, é simplesmente impossível impedir que um cão pretenda encontrar uma fêmea.
Um fato interessante é que eles não gostam de todas as mulheres, e qual delas atrairá o “noivo” é impossível adivinhar.
O que alimentar?
Quanto às preferências de gosto, este cão não é muito exigente. O animal come qualquer comida de cachorro, e a tarefa do dono é apenas garantir que haja proteína suficiente na dieta de seu animal de estimação. A carne pode ser variada e não a mais dietética. Por favor note que para filhotes de cachorro é necessário ferver isto um pouco - só com a idade eles têm bastante oportunidades para digerir o produto cru.. Mingau na forma de trigo mourisco, aveia ou arroz não só irá reduzir o custo da dieta, mas também dar ao cão o fornecimento necessário de proteínas.
Como a maioria dos cães, é muito útil para as pessoas de Sarlos comer legumes e produtos lácteos, mas é preciso apenas uma pequena parte do cardápio diário, e eles adoram menos. O consumo periódico de peixe não é excluído. Não se esqueça de adicionar água fresca à tigela do seu animal de estimação, especialmente na temporada de verão.
By the way, ele deve ficar no nível do peito, e não no chão em si.
Como se importar?
Duas vezes por ano, os cães desta raça fazem a muda. Para facilitar este processo para o seu animal de estimação e proteger a casa da poluição da lã, escove diariamente o seu cão. Esses períodos não duram muito e, após a sua conclusão, você pode novamente realizar esse procedimento uma vez por semana ou menos. O derramamento é um processo natural para a maioria dos animais, incluindo um cão lobo.
Ela permite que ela se prepare para a nova temporada e o encontre em um “casaco de pele” adequado.
O resto das regras de higiene são semelhantes àquelas que se aplicam ao conteúdo de outros cães. Você pode até dizer que eles são mais modestos do que para muitas outras raças. É necessário limpar os olhos e ouvidos apenas se houver sujeira. No inverno, o cão não deve ser lavado, pois seu cotão quente secará lentamente, o que significa que corre o risco de resfriar, e uma substância especial se forma na superfície da pele, permitindo que o cão tolere as baixas temperaturas mais facilmente.
Lembre-se dos tratamentos regulares para parasitas que precisam ser feitos no inverno.
Educação e treinamento
A peculiaridade desta raça é que é melhor educá-la coletivamente com outros indivíduos, isto é, “em um pacote”. No entanto, o cão deve aceitar o fato de que às vezes ele permanecerá sozinho. Durante o treinamento, o animal provavelmente mostrará caráter, mas é impossível quebrar sua vontade com punições físicas. É melhor não jogar com os instintos do cão, e o medo está longe de ser o melhor meio de treinamento. É necessário agir de acordo com as instruções dos especialistas, mostrando sua credibilidade sem agredir.
Então você será capaz de criar um cão decente e inteligente que irá atendê-lo com fidelidade e verdadeiramente amar e respeitar seu dono.
Idealmente, treinamento deve ser interessante pois uma repetição vazia de comandos rapidamente incomodará seu cão e ele perderá a atenção. Como em qualquer treinamento, as tarefas devem ser regulares, e os resultados não devem ser imediatamente visíveis, o trabalho sistemático e adequadamente organizado certamente o conduzirá ao objetivo.
Saúde
Graças à imunidade e saúde do lobo, os representantes desta raça rara raramente sofrem de doenças, e sua expectativa de vida é bastante longa, variando de 15 a 20 anos. Não há doenças específicas no genótipo desses cães. Em caso de doenças, tenha cuidado com antibióticos que às vezes são dados aos cães. O uso de drogas sem supervisão médica pode prejudicar o animal, o mesmo se aplica a outros medicamentos. As vacinas para o lobo Sarlos são tão importantes quanto para outros cães, então Não negligencie a vacinação.
Preço cachorro
Se as nuances acima da natureza e do conteúdo deste cão não o incomodarem, e você tiver experiência suficiente com cães, de preferência com raças de serviço, este cão será uma aquisição valiosa. Como regra, filhotes de meio-lobo custam entre 700 e 1.500 euros. Apelo aos criadores sérios que não irão enganá-lo e não venderão um cachorro, como um Sarossiano. Como já observamos, na Rússia não é tão fácil encontrar esses animais.
Um cão lobo sarlos não é adequado para todos, pelo menos porque sua manutenção requer condições especiais. Esta raça deve ser escolhida apenas por aqueles que podem oferecer seu alojamento em um aviário espaçoso em uma casa particular, bem como aqueles que têm experiência em manter um cão de serviço e trará-lo com toda a paciência. A lealdade desses animais faz deles melhores amigos que são modestos em expressar emoções, mas sempre prontos para ajudar seu dono.
Sobre as características da raça, veja abaixo.