A escolha da profissão é um passo sério na vida de qualquer pessoa. O futuro conforto e sucesso do colaborador depende da correta autodeterminação, já que não apenas as preferências pessoais das pessoas, mas também seu tipo psicossomático influenciam na orientação vocacional. Então, se alguma profissão é ideal para uma pessoa otimista, então é improvável que ela organize uma melancolia.
O papel do personagem na autodeterminação
Os cientistas há muito tentam determinar o caráter de uma pessoa estudando suas reações mentais. E somente no século XX, psicólogos experientes assumiram esse trabalho, descobrindo que o temperamento desempenha um papel importante na autodeterminação de qualquer pessoa. Descobriu-se que a formação do temperamento é influenciada não apenas pelo ambiente, mas também pela hereditariedade. Mesmo na primeira infância, uma criança pode exibir traços de caráter inerentes a um dos parentes mais velhos.
Temperamento é um conjunto de qualidades que representam as características intelectuais e comportamentais de uma pessoa. A predominância de certos traços de caráter torna possível atribuir uma pessoa a um determinado psicótipo, o que ajuda a avaliar a velocidade de seu pensamento e percepção, emocionalidade e atividade física. Graças à determinação temperamental, pode-se prever com precisão as inclinações e habilidades gerais do indivíduo.
A escolha da profissão é influenciada por uma avaliação dos próprios pontos fortes e capacidades., a definição de atividades preferidas e a consideração de motivação pessoal para receber uma educação específica. Uma pessoa pode, consciente ou inconscientemente, equilibrar suas características individuais para se adequar ao tipo de atividade escolhido.
Os cientistas descobriram que cada tipo de temperamento tem uma inativação diferente, o que afeta a natureza metódica e sistemática de suas ações. Assim, no sanguíneo e colérico, o hemisfério direito predomina, o que lhes confere um sistema nervoso forte, alta atividade e desenvolveu funções cognitivas não verbais. Mas fleumático e melancólico dominam o hemisfério esquerdo, o que os caracteriza como pessoas calmas e lentas, diferenciadas por um sistema nervoso fraco e que desenvolvem funções verbais.
O temperamento humano depende não apenas das características naturais, da hereditariedade e do meio ambiente. Muito resolve uma boa educação, que permite suavizar traços de caráter negativos. Assim, é seguro dizer que as características individuais têm um impacto direto na autodeterminação profissional.
Que tipo de trabalho se ajusta ao fleumático?
O fleumático caracteriza uma natureza calma e pacífica. Distinguem-se pela calma e imparcialidade, o que não acontece com outros tipos de temperamento. Representantes deste tipo não toleram agressão e não podem reagir rapidamente em situações de conflito. Eles não sabem como tomar decisões rapidamente e preferem o silêncio e a regularidade à pressa e ao caos.
O fleumático sempre tem uma opinião que não pode ser mudada. Essas pessoas são capazes de definir claramente o objetivo e ir até ele, não prestando atenção às mudanças externas. Esse tipo tem vantagens em alguns tipos de trabalho monótono, pois pode se concentrar em detalhes e ficar em um lugar por um longo tempo.
Aprendizagem fleumática é difícil, o que está associado com lentidão e passividade de temperamento. Apesar disso, eles podem ser encarregados de qualquer tarefa responsável que será executada com total responsabilidade. Essas pessoas levam suas responsabilidades a sério e usam seus próprios recursos ao máximo.
Devido à natureza equilibrada do fleumático não tem medo de situações estressantes e é capaz de resolver com calma qualquer problema. Apesar de sua alta responsabilidade, essas pessoas não farão o trabalho de outra pessoa e dedicarão toda a sua atenção ao cumprimento de seus deveres pessoais.
O fleumático pode se tornar:
- assistente de laboratório;
- um bibliotecário;
- um agrônomo;
- restaurador;
- um joalheiro;
- florista;
- um escritor;
- ferroviário;
- corrector e assim por diante.
Qualquer trabalho que envolva monotonia e lentidão é adequado para uma pessoa com um tipo fleumático de temperamento. Mas profissões como médico, administrador, ator e jornalista podem ser muito difíceis para uma pessoa fleugmática, já que ele simplesmente não pode lidar com elas.
Opções de emprego para melancólico
Melancólico é caracterizado por uma mente afiada, isolamento e silêncio. Essas pessoas têm um bom gosto musical e literário e são propensas a análises detalhadas. Eles não são capazes de trabalhar por desgaste, pois são caracterizados por uma psique e vulnerabilidade instáveis. Uma pessoa com um temperamento melancólico não passará tempo em empresas barulhentas, mas preferirá um lugar tranquilo e isolado.
Os melancólicos são altamente responsáveis e leais. Eles estão prontos para mostrar simpatia e tomar a decisão certa. Essas pessoas estão prontas para ajudar um ente querido sacrificando interesses pessoais.
Este tipo de temperamento tem exigências excessivas sobre as pessoas, o que torna pouco atraente para os outros. Essa pessoa é propensa a estados depressivos, dos quais eles são incapazes de se retirar por conta própria. Qualquer situação estressante pode provocar um colapso nervoso na melancolia.
Pessoas melancólicas são fáceis de aprender, mas devido à discrição e à timidez, nem sempre são capazes de demonstrar seus conhecimentos. Somente uma abordagem individual pode fazer com que um indivíduo relaxe e relaxe.
Tais pessoas não gostam de pressa e vaidade e, portanto, são capazes de trabalhar produtivamente apenas em condições de absoluto silêncio. Uma única atividade permite analisar profundamente qualquer problema e encontrar a única solução correta.
Pessoas melancólicas possuem qualidades de negócios como constância, responsabilidade e senso de dever. Devido a isso, eles podem ser confiados com qualquer tarefa importante que será concluída a tempo. Mas tais funcionários não devem ser designados a super tarefas, porque, tendo falhado em seu trabalho, cairão em depressão profunda e começarão a auto-escavar a longo prazo.
Pessoas com um tipo melancólico serão adequadas para profissões envolvendo solidão e monotonia. Estes incluem:
- jardineiro;
- canalizador;
- um escritor;
- ambientalista;
- contador;
- tradutor;
- veterinário;
- analista e assim por diante.
Mas qualquer trabalho envolvendo uma equipe grande e muito barulho não é absolutamente adequado para melancólicos sensíveis.
Que conselho a pessoa otimista?
O Sanguine pode ser descrito como uma pessoa resistente ao stress e trabalhadora. Essas pessoas são capazes de mudar rapidamente as atividades e, portanto, raramente pensam nos detalhes do trabalho. Eles facilmente encontrar uma linguagem comum com a equipe e sempre permanecem em boas condições com as autoridades. A abundância de namoro permite que essa pessoa tenha uma alta auto-estima, o que a ajuda a atingir alturas profissionais.
Pessoas sanguinárias raramente sucumbem à agressão e geralmente se mostram com um lado amigável e otimista. Eles são capazes de organizar qualquer negócio e, portanto, freqüentemente ocupam cargos de liderança.Devido à sociabilidade, alta inteligência e tolerância ao estresse, pessoas com esse tipo de temperamento podem se tornar excelentes professores.
O sanguinismo implica intolerância à monotonia e à monotonia. Qualquer trabalho relacionado à tecnologia pode levar uma pessoa a um estado de estupor. Sanguine gosta de trabalhar com pessoas e, portanto, elas podem se tornar excelentes psicólogos, administradores, gerentes, advogados e professores.
Quem melhor para trabalhar colérico?
Colérico personifica o amor da comunicação ao vivo, emocionalidade e gestos ativos. Essas pessoas estão abertas à comunicação e, portanto, podem se juntar a qualquer empresa. Às vezes eles reagem seriamente a situações estressantes e mostram agressividade. Tais mudanças de humor muitas vezes repelem aqueles ao seu redor que não entendem os flashes espontâneos de raiva.
As pessoas coléricas são muito curiosas sobre todos os aspectos da vida. Eles podem facilmente participar de uma aventura e não têm medo do risco. Nenhuma dificuldade e persuasão são capazes de impedir tal pessoa, mas ele próprio pode recusar um empreendimento duvidoso se mudar para outra coisa.
Essa pessoa não sabe ficar quieta e se envolver em tarefas rotineiras. A falta de atenção e a falta de atenção de um indivíduo podem estragar qualquer negócio e, portanto, ele não deve receber um trabalho monótono e meticuloso. Os coléricos não poderão trabalhar como arquitetos, escritores, bibliotecários, contadores, revisores, analistas e assim por diante.
Para atrair a atenção de pessoas com esse tipo de temperamento, você deve usar métodos não padronizados. Eles não vão gastar tempo lendo literatura científica e, portanto, eles são mais fáceis de ensinar com a ajuda de exposições temáticas e discursos. Para que esses alunos aprendam o material, é necessário vincular a informação a uma emoção brilhante que ficará permanentemente armazenada em sua memória.
O colérico tolera facilmente situações estressantes e não tem medo de falhas. Eles restauram facilmente sua força e mudam para uma nova tarefa. Graças a esses traços de caráter, esses indivíduos podem trabalhar na televisão, no rádio e também encontrar-se facilmente na medicina. Os coléricos podem ser excelentes treinadores, pilotos, diplomatas e empresários.
Como escolher o emprego perfeito?
Para escolher a profissão ideal, uma pessoa precisa aprender a analisar as qualidades pessoais da escola. Tendo determinado seu tipo de temperamento e tendo estudado todos os seus prós e contras, o aluno será capaz de decidir sobre o futuro tipo de atividade.
A escolha da profissão é frequentemente influenciada pelas opiniões dos outros. Por exemplo, os pais desempenham um papel enorme na abordagem deste problema. Mas a opinião deles nem sempre é justificada, o que afeta negativamente a correção da escolha.
Para determinar com precisão a propensão para uma determinada profissão de uma pessoa, deve-se levar em conta suas próprias qualidades e interesses. Se ela tem uma predisposição para a música desde a infância, então sua vida deve estar conectada com a esfera da música. É improvável que uma pessoa com audição absoluta e tipo sensível possa trabalhar em uma mina ou ferrovia.
Atualmente, qualquer um pode fazer um teste de aconselhamento de carreira para determinar a profissão mais adequada. Ao mesmo tempo, é necessário estudar cuidadosamente cada uma das atividades propostas, a fim de ter uma visão objetiva do trabalho futuro.
A escolha da profissão baseia-se não apenas no temperamento do indivíduo, mas também em seus objetivos e planos de vida. Por exemplo, se um indivíduo gosta de trabalhar com dados exatos e é capaz de analisar, então ele pode se tornar um bom analista, especialista em previsão do tempo ou programador.
Para informações sobre como escolher uma profissão por temperamento, veja o próximo vídeo.