Para terriers de diferentes tipos de corte de cabelo é necessário: para alguns - como um meio de higiene, para outros - como um procedimento obrigatório, que é uma condição da carreira de show. Tal tratamento também é relevante por razões médicas, uma vez que a característica dos animais é considerada espessa e, em alguns casos, longa e bastante dura.
Eu tenho que cortar um terrier?
Para cães da raça terrier, procedimentos como aparar e alisar são necessários. Se você cortar um cachorro é importante no caso de lã dura, e este processo é chamado de "muda artificial", que permite que você se livre de cabelos mortos, então para os representantes de cabelos compridos precisam de um corte de cabelo.
Na verdade, não é apenas dar ao animal uma aparência bem cuidada, mas também uma medida higiênica que lhe permite respirar a pele e ajuda a evitar muitos dos problemas associados ao estado de saúde.
A limpeza é necessária apenas porque os padrões do pedigree o exigem, desta forma as pontas duplas, que pioram a estrutura do cabelo, são removidas, além disso, no tempo quente é uma forma de proteger o animal da insolação.
Antes de aparar um certo tipo de terrier, o dono deve entender as características de cada cão e também com que finalidade é feito.
- O tratamento de peles do Kerry Blue Terrier é necessário para enfatizar o tom azulado de sua lã, caso contrário, o cão coberto parece preto e também disforme.
- Os terriers de trigo jovens não são aparados até que seu cabelo esteja totalmente formado, e um contorno claro especial é preso à cabeça, assegurando que o cabelo no corpo “flua” com ondas suaves.
- Para o scotch terrier, um corte de cabelo clássico é adequado, proporcionando cabelos curtos nas costas, pescoço e cabeça, enquanto a “saia” é deixada abaixo.
- Russo preto terrier com cabelo longo e reto, você precisa cortar para dar uma forma.
- O West Highland White Terrier, em geral, é cortado apenas 1-2 vezes por ano e, em princípio, o procedimento não é complexo, mas o penteado deve ser de alta qualidade, caso contrário, o animal não atenderá aos indicadores exigidos.
- Em relação aos Yorkies, diferentes tipos de cortes de cabelo são realizados, incluindo os higiênicos, com corte de lã nas almofadas e processamento das garras.
Como exatamente cortar seu animal de estimação depende do desejo do dono, mas talvez seja importante primeiro se familiarizar com os principais tipos de cortes de cabelo e sua finalidade:
- higiênico o tratamento permite remover pêlos nas orelhas e ao redor dos olhos, na parte inferior da cauda e ao redor do ânus, na virilha, nas axilas;
- padrão um corte de cabelo implica uma forma em que o animal é permitido mostrar;
- destinado a animais de estimação penteados modelo qualquer estilo, se os animais não participarem de exposições.
Você pode cortar na cabine, que tem suas vantagens - ferramentas especiais, equipamentos, artesãos qualificados, mas é possível colocar o animal em ordem e em casa, se você estudar o processo em tutoriais em vídeo e comprar ferramentas especiais.
Ferramentas Requeridas
Tendo dominado o procedimento de corte de cabelo e realizado pela primeira vez, no futuro você pode cortar o animal de estimação sem recorrer aos serviços de mestres de salão. Esta é uma opção econômica, mas levará tempo livre e um conjunto de ferramentas especiais, adquirindo que você pode usá-las por um longo tempo.
- Tabela conveniente para grooming, onde o cão pode ser preso com shleyki. Isso, claro, é uma peça de mobília profissional. No entanto, uma mesa estável normal também funcionará se você colocar um tapete com uma base emborrachada que elimina o escorregamento.
- Três tipos de tesouras (com pontas rombas, com uma lâmina longa e curva) para cortar pêlos em diferentes partes do corpo do animal.
- Aparador para remover pêlos da região da virilha, axilas e focinho.
- Escovas de cabelo feitas de metal com dentes raros e freqüentes, furminador.
- Grooming machine com vários bicos (não de plástico), uma ferramenta especial para o manuseio de cães.
- Raspador de ferro com dentes para pentear lã feltrada e koltunorez.
- Para garras recriadas, a garra da guilhotina.
Todos os acessórios listados devem ser de alta qualidade e prestativos - isso ajudará a evitar lesões desnecessárias ao cão.
Preparação
Antes do corte de cabelo exigirá trabalho preparatório.
- É obrigatório lavar o cabelo do terrier antes de tratá-lo. Isso ajudará a evitar o entupimento da máquina com lã e seu mau funcionamento. Lave o animal no banheiro com água à temperatura ambiente, roupa de cama na parte inferior do tapete de borracha. Shampoo de zoológico é usado especial - para melhorar o penteado. Ele é criado em água, e só então o cão é ensaboado, deixando apenas a cabeça seca - é a última coisa que eles fazem.
- A espuma suja é lavada primeiro da cabeça, evitando o contato com a água nos olhos, nariz e orelhas de um animal de estimação.
- Lã espremer à mão, em seguida, enrole terrier com uma toalha.
- A secagem é permitida com um secador de cabelo, usando apenas ar quente e mantendo o dispositivo a uma distância segura.
- Em seguida, você deve pentear o animal e eliminar as esteiras.
Trabalhe melhor em roupas feitas de algodão, cobrindo as pernas e braços. O material sintético é indesejável porque eletrificará a lã.
E também precisa ajustar a iluminação ideal.
Se um black terrier russo está sendo preparado para a exposição, Corte de cabelo é necessário 7-10 dias antes do evento. Além disso, ao lavar o cão após a lavagem do xampu, a lã deve ser enxaguada com água com suco de limão ou cerveja diluída para que fique mais rígida. Puxar o pêlo do animal durante a secagem é impossível, porque o pêlo é semelhante ao poodle.
Processo de corte de cabelo
No que diz respeito aos terriers pretos, meninos e meninas, é melhor realizar grooming - uma gama completa, incluindo pré-lavagem, pentear, cortar o cabelo entre os dedos das patas usando uma máquina, bem como cortar as garras e limpar as orelhas. Além disso, você precisará de um subpêlo penteado.
De fato, o tratamento do black terrier é realizado de acordo com as regras aplicáveis a outros cães desta raça.
- Cortar o cabelo da cabeça de um animal requer cuidados especiais. Nas orelhas, no lado externo, devem ser deixados 0,5 cm, e um quadrado na forma de um retângulo dos arcos superciliares até a frente da orelha deve ser cortado no mesmo comprimento. Da testa à nuca faça uma transição suave de cabelo curto a longo (3-5 cm). A cabeça deve ser proporcional à forma de um retângulo e a face inteira - um triângulo. Bang sempre continua a linha da testa.
- As patas dianteiras do animal são cortadas na forma de colunas, elas devem parecer volumétricas.
- Pés traseiros com 1-2 cm acima da junta do jarrete são cortados por uma máquina de escrever. No lado externo da coxa, o lado da pelagem mede de 3 a 5 cm de comprimento e deve ir suavemente de curto a longo (de trás para a frente das pernas). À frente, você precisa deixar a "borda", nos metatars previstos para um cabelo mais longo, combinado com o cabelo dos membros da frente.
- A parte interna do pescoço implica em pêlos curtos - 0,5-0,7 cm (da mandíbula e do pescoço até a quilha, da base das orelhas até as omoplatas), de modo que a “frente da camiseta” é destacada. É claro que não deve haver transições abruptas, e a linha dos ombros, com a tendência do casco de avançar, é enfatizada.Isto é conseguido devido ao fato de que a partir do osso do peito e para baixo o cabelo é deixado 1-2 cm, a parte da frente é feita com uma tesoura. Sua continuação é a "saia", mas com uma grande profundidade do peito não deve ser deixado muito tempo.
- A parte de trás é aparada com uma tesoura, da cernelha até o início da cauda, deve haver uma linha reta. O comprimento total do casaco para as costas, laterais e peito do cão é de 3-5 cm, com base no seu tamanho, desvantagens e vantagens.
- A cauda é cortada uniformemente, o comprimento ideal do cabelo é de 2-3 cm, o cabelo deve ser curto apenas na área genital e sob a cauda.
Desde que o terrier preto tem saliências proeminentes, achatamento do corpo é indesejável, bem como tornar a sua forma muito volumosa.
O primeiro corte de cabelo em casa pode não ser totalmente bem-sucedido, muitas vezes os proprietários cometem um erro tão grande quanto o encurtamento excessivo do cabelo no rosto. Em tal situação, faz sentido deixar mais pêlos no corpo do animal e fazer correções na cabeça do cão após o crescimento do pêlo.
Banhos subseqüentes
Depois de preparar o terrier, é importante lavar o animal novamente, usando um xampu especial e bálsamo para remover todos os restos de cabelo morto. Em vão, muitos proprietários acham que a lavagem freqüente piora a estrutura do pêlo do animal de estimação - se usado produtos de higiene de alta qualidade, o cabelo só reforçado, além disso, parece ótimo.
Para animais com pêlos muito moles, os veterinários aconselham o uso de xampu de alcatrão, assim conseguiram uma quantidade magnífica de franja, bigodes, barba, "saia", pêlos nas pernas.
Após a lavagem, eles secam o animal com um secador de cabelo e ao mesmo tempo escovam os cabelos, levantando os bigodes, fazendo uma barba magnífica. Antes de mostrar, muitos para o melhor estilo colocar espuma ou gel. Durante a secagem, a forma arredondada é anexada aos membros do cão.
Criadores de cães experientes avisam que apenas meios especiais para pêlo de cão, como óleos e sprays, podem ser usados para tais manipulações. Essas drogas podem salvar um animal de estimação de um fenômeno tão desagradável quanto a caspa, mas é desejável colocá-lo no pescoço, na parte de trás das coxas, onde o animal tem cabelo curto. Além disso, eles fazem o cabelo brilhante, sedoso e bem preparado.
Terrier grooming phased técnica apresentada no seguinte vídeo.