Um cão ativo com boa saúde - Kerry Blue Terrier, é justamente o tema do orgulho nacional dos irlandeses. Entre suas habilidades pode-se notar pastoreio, porte de guarda, excelente aroma, auxiliando na luta contra pequenos predadores. Mais de um século e meio seguidos, cachorros de rara cor azul comprovam sua superioridade em exposições de cães e competições esportivas.
Eles são considerados excelentes companheiros, companheiros leais e Kerry Blue Terrier podem ser encontrados em todos os lugares, dos EUA à Austrália.
História da origem
O Terrier Azul Irlandês recebeu este nome devido ao condado de Kerry - uma área montanhosa, a principal atividade em cujo território é pastoreio de ovelhas. É aqui que a raça adquiriu um fenótipo reconhecível e qualidades de trabalho, para o qual é especialmente valorizado. A sombra azul da lã, de acordo com várias fontes, foi adquirida por cães como resultado do cruzamento de wolfhounds irlandeses, trigo, Bedlington Terriers, Fox Terriers e um cão de água espanhol. Não há informações exatas sobre o processo de seleção, porque durante muito tempo a criação ocorreu de forma autônoma, dentro do município, entre as fazendas de pastoreio.
Apenas lindas lendas foram preservadas, de acordo com as quais os Terriers Kerry Blue foram secretamente obtidos de wolfhounds de cavaleiros ou mesmo de cães do rei da Espanha, que apareceram na ilha como resultado de um naufrágio.
Apenas informações sobre as primeiras menções desta raça podem ser consideradas confiáveis. Eles são datados do século XIX, e desde então os terriers irlandeses chamam de cães de cor cinza-azulada, compactos e energéticos.
Desde 1922, a contagem regressiva começou a exibição da raça. No lendário show Crufts, pela primeira vez foram mostrados cerca de 20 indivíduos, e após 3 anos o primeiro clube oficial foi criado. O padrão FCI do Kerry Blue Terrier foi adotado em 1963. Nos EUA, a raça foi reconhecida em 1922.
Descrição da raça
A descrição da característica da raça do Kerry Blue Terrier enfatiza a singularidade de seu fenótipo e adição. Em 1928, foi este cão que foi homenageado com o título “quase perfeito”, e desde então a sua aparência não sofreu alterações especiais. Curiosamente, a cor azul da lã em uma das três opções só adquire após 18 meses - até o momento em que a tonalidade da tela pode ser cinza escuro, grafite e até preto, manchas marrons são permitidas.
O Adult Curry Blue Terrier possui os seguintes tons de pelagem, reconhecidos como padrão:
- Azul ideal - tom azul saturado, ocorre mais raramente;
- Fantasia azul - com predominância de cor pérola e prata, escurecendo nas pontas das orelhas, cauda, focinho, patas;
- Estilo azul - aço escuro e saturado com gradação para prata enegrecida.
Outros artigos do padrão da raça descrevem o seguinte.
- Peso 15-18 kg para homens e mulheres mais elegantes. Altura na cernelha na faixa de 44,5 a 49,5 cm.
- O casaco é abundante, ondulado e macio.
- Os membros são fortes, com um jarro pronunciado e cotovelos graciosos. A parte de trás é mais musculosa, com o conjunto certo. As patas são compactas, com almofadas arredondadas e garras em preto.
- Cauda colocada à direita, apontando para cima. Abaixo praticamente não cai.
- Corpo com peito profundo e bem definido, lombo reto e proporcional.
- O pescoço é longo, bem desenvolvido, com a posição correta em relação aos ombros.
- A cabeça com uma abundante camada de lã, pronunciada "barba", é bastante maciça nos machos, mais elegante nas fêmeas. A parada é mal expressa, o crânio é harmoniosamente desenvolvido, o focinho é de comprimento médio. O nariz é sempre preto, como a pigmentação das gengivas, o paladar do cão. Os dentes são grandes, de cor branca, fechados em uma tesoura ou mordida reta.
- Os olhos são proporcionais, castanhos escuros ou saturados. Organizado corretamente, sem um bisel, pareça claro.
- As orelhas são de tamanho médio, localizadas nas laterais da cabeça, com uma dobra para a frente.
Kerry Blue Terrier não é caracterizado por alongamento, alongamento do corpo - É um cão forte, com músculos fortes, animado e móvel. Os defeitos de desenvolvimento são criptorquidia, revestimento duro ou “fio”, qualquer variação de cor que não seja aceitável. Pigmentação clara do palato e cor da carne das garras, nariz iluminado é eliminado.
Personagem
O padrão da raça indica claramente seu caráter típico - com a tenacidade e vivacidade do terrier clássico. Este é um cachorro com um olhar esperto e inteligente. A socialização precoce é muito importante para o Kerry Blue Terrier.
Eles precisam da atenção do proprietário, educação, caso contrário, o risco é grande que, à medida que o cão cresce, começará a mostrar uma agressão desmotivada e deixará de perceber a autoridade do dono.
Filhotes de Kerry Blue Terrier são charmosos, travessos, inquisitivos e amigáveis. Eles são igualmente amigáveis para crianças e adultos, eles amam jogos e atividade física. Os cães desta raça são incrivelmente fotogênicos, gostam de posar. Com as cargas certas, a emotividade vigorosa do filhote não causará muitos problemas - depois de jogos e brincadeiras, ele definitivamente vai querer descansar.
Uma característica marcante do Irish Blue Terrier é a sociabilidade. Eles se sentem ótimos na família, adoram passeios e viagens pelo campo. Não é recomendado deixar o cão sozinho por muito tempo, por causa da saudade que ele pode fazer uma verdadeira agitação na casa. Outra característica distintiva é a aristocracia natural e o orgulho. Com este cão terá que procurar compromissos, negociar, encontrar uma linguagem comum.
Tempo de vida
Terriers Kerry Blue, como muitos cães compactos, são considerados de longa duração. Em média, os representantes da raça vivem pelo menos 13 anos, mas há casos em que os cães conseguiram comemorar o 18º aniversário. Os terriers azuis irlandeses carecem de uma tendência pronunciada para desenvolver doenças genéticas.
Mas estes cães têm uma predisposição para a formação de cistos epidérmicos - neoplasias na pele. Quando eles aparecem, é melhor entrar em contato com um veterinário.
Manutenção e Cuidado
É fácil organizar boas condições para manter um Blue Terrier. Os animais adaptam-se facilmente a viver num apartamento e às condições de uma casa de campo. Mas para conteúdo de rua, eles não são adequados. É muito importante fornecer um cão nível suficiente de atividade motora, para garantir sua liberdade de movimento.
Em passeios ativos Kerry Blue Terrier deve ser mantido em uma coleira pelo menos na cidade - as raízes de caça do cão sempre se fazem sentir.
Ao organizar cuidados para um cão adulto você precisa prestar atenção máxima ao controle de seus olhos. Eles precisam ser limpos diariamente de poluição, inspecionar. Além disso, o animal de estimação vai precisar de escovagem, garra de recorte. As orelhas são periodicamente limpas de sujeira com um cotonete e uma solução antisséptica especial. Tratamento antiparasitário obrigatório de lã, desparasitação.
A maturidade sexual em cães da raça de Kerry Blue Terrier ocorre no período de 7-9 meses, as meninas crescem um pouco antes. Durante o cio, os animais precisam de cuidados especiais, procedimentos higiênicos adicionais. Cães Knitting permitido não antes de chegar a 1,5 anos, quando a formação da espinha dorsal é concluída.
O Kerry Blue Terrier pertence às raças de cães que necessitam de cuidados regulares com o pêlo.Além disso, eles precisam pentear, evitando a formação de esteiras. Antes de preparar cães, eles devem ser lavados e secos com um secador de cabelos. Entre os elementos obrigatórios do cuidado do animal de estimação deve estar presente. escovas com cerdas naturais, pentes metálicos com dentes curvos e dentes retos esparsos. Não faça sem um furminator.
A regularidade do corte de cabelo para o Kerry Blue Terrier é muito importante. A frequência ideal é de pelo menos 4 vezes por ano, combinando a cada 2 dias.
É muito importante fazer um corte de exposição não menos de 2 semanas antes do show, para que o comprimento final da pelagem seja de 5 cm.
Os esquemas de preparação existentes para o Kerry Blue Terrier permanecem semelhantes, mas diferentes modelos e silhuetas dão ao animal uma personalidade brilhante. O procedimento será o seguinte.
- Cão grooming é feito em lã limpa e bem penteada. A primeira zona são as aurículas, a região parietal, os templos e a garganta. O revestimento é cortado pela máquina em um curto espaço de tempo: na área da borda das orelhas, a linha é formada com a ajuda de uma tesoura.
- Corte de cabelo da cauda para a zona parietal. Ele usa uma tesoura e um pente, a direção do movimento é contra o crescimento da lã. Primeiro, um pequeno fio é separado, depois é cortado com uma tesoura. Este processo toda a superfície das costas para os lados.
- A área anal é interrompida por uma máquina de escrever e as calças são processadas no topo.
- As patas e a parte inferior do tórax retêm o comprimento natural do pêlo, é penteado de cima para baixo.
- Barba e bigode penteados, aparados conforme necessário. Deve haver uma silhueta clara, direcionada estritamente para frente. O cabelo extra nas sobrancelhas é cortado com uma tesoura.
- As partes inferiores das patas são processadas com uma tesoura para dar uma silhueta bonita.
Ao cortar de acordo com um padrão, é importante observar vários pontos importantes. Todas as transições entre zonas com cabelo comprido e curto devem ser tão lisas e macias quanto possível. O estrondo é formado na zona de transição da testa para o focinho, a coluna acima dele é removida quase abaixo de zero, e os pêlos entre as orelhas são ligeiramente mais longos. As sobrancelhas são cortadas do canto externo do olho até o estrondo.
Na área da boca, do canto ao segundo pré-molar, o pêlo da face é aparado rapidamente, formando uma conexão harmoniosa com a área do pescoço. O bigode no final do focinho deve entrar na barba. Nos lados da boca, o comprimento permanece para que a lã não caia na boca durante a refeição. A cauda do corte de cabelo implica dar-lhe uma forma cônica, ligeiramente achatada nas laterais da forma.
Entre as opções populares para a silhueta do Kerry Blue Terrier estão:
- exposição - mantendo uma silhueta clara apenas na raça;
- higiênico - com a retirada de toda a lã pela máquina, o reboque nas pernas, barba, franja;
- opção de casa ou fantasia - Você pode deixar o comprimento onde quiser ou cortar a coluna por todo o corpo com o mesmo comprimento.
Ativo e exigindo atenção filhotes do Terrier Azul Irlandês desde os primeiros dias de estadia na casa deve ter condições confortáveis para colocação. Eles precisam de seu próprio lugar com um banco de fogão ou uma cesta espaçosa. É necessário equipá-lo no quarto do proprietário - pela primeira vez, o filhote sentirá falta de sua mãe, lamento e uma pequena carícia, acariciando à noite vai acalmá-lo.
Você não deve ter um bebê em sua cama por pena. Os terrieres adultos de Kerry Blue não são miniaturas, e este hábito é bastante difícil de superar.
Nós vamos ter que cuidar do lazer do animal de estimação. Os Terriers Kerry Blue são cães muito ativos, e deve haver um estoque adequado de brinquedos para eles em casa. Bolas adequadas, ossos, bastões de borracha ou silicone. A única coisa que vale a pena refrear é a transformação em brinquedos domésticos, bolsas velhas, tênis. Sob a proibição de figuras de borracha com "squeakers" (o cão pode engoli-los).
É necessário levar um filhote de cachorro em mãos muito cuidadosamente, o seu sistema muscular é bastante débil.Sem a necessidade de melhor não mostrar ternura dessa maneira e excluir a expressão ilimitada de emoções por parte de crianças pequenas. Levante o bebê precisa estar certo, necessariamente apoiando a área sob os seios e garupa.
Até 3 meses, os filhotes do Kerry Blue Terrier dificilmente se acostumam com um determinado local para usar o banheiro. Até que o free-range seja iniciado, vale a pena colocar na casa várias bandejas com fraldas absorventes. Não é necessário repreender uma criança por erros, mas definitivamente vale a pena elogiar um ritual adequadamente realizado.
Kerry Blue Terriers deve ser usado para a manipulação desde tenra idade. para cuidados com o corpo, olhos e ouvidos. Um cão adulto será submetido a cuidados regulares, e é melhor ter paciência com um animal de estimação. É necessário adquirir uma mesa especial em casa e executar nele exames de olho e orelha diários, penteie um filhote de cachorro. Muitas vezes, lavar e bebê, e os cães adultos não precisam. Para o banho, ferramentas especiais selecionadas que preservam as substâncias protetoras naturais em sua pele e lã.
Na idade de 3 a 6 meses, as orelhas do filhote devem ser fixadas em uma determinada posição. Isso garantirá que eles sejam definidos corretamente à medida que amadurecem. Corretamente resolver este problema vai ajudar o veterinário.
O que alimentar?
A dieta do Kerry Blue Terrier deve consistir em produtos seguros e saudáveis. Tanto cachorros como cães adultos são cardápios recomendados com predominância de alimentos protéicos. Não menos 50% da quantidade total de alimentos recebidos deve ser carne magra (peito de frango, vitela, cordeiro) - é dado cerca de 300 g por dia, dos cereais, arroz e trigo mourisco são permitidos - eles são bem cozidos moles e misturados com outros ingredientes.
Legumes - uma fonte de fibra benéfica, deve estar presente na dieta do cão sem falhar. Raw pode ser dado qualquer produto, exceto repolho, legumes. Eles são dados em combinação com molho de óleo vegetal natural. Entre os produtos lácteos fermentados para curry blue terriers, recomenda-se o requeijão, que pode ser preparado independentemente do leite fresco.
Recomenda-se adicionar à dieta natural vitaminas e complexos minerais recomendados por um veterinário observando um cão.
Se o cão passa a maior parte do dia sozinho ou vários animais de estimação, vale a pena transferi-los para a comida seca. Alimentos prontos já contêm todos os componentes necessários, mas para um cão com uma rica camada de lã, ele deve ser selecionado com muito cuidado. É melhor que o cão receba comida super-premium de alta qualidade.
É totalmente adaptado às necessidades do animal, permite manter a qualidade da lã, a condição de exposição do animal de estimação.
Com a inclusão na dieta de alimentos prontos, o acesso à água é de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo. A água engarrafada é usada para beber, bebedores automáticos podem ser usados. O regime alimentar é determinado com base na idade do animal de estimação:
- 2-3 meses cachorro recebe comida 4 vezes ao dia;
- juniores antes de seis meses devem ter 3 mamadas por dia;
- De 6 a 12 meses, os cães são transferidos para refeições duplas.
Observando estas recomendações, você pode evitar a obesidade que é perigosa para o Kerry Blue Terrier, garantir a máxima mobilidade do animal de estimação e preservar a condição física ideal.
Educação e treinamento
Cão Kerry Blue Terrier, bem treinado em treinamento. Com o treinamento adequado, eles podem realizar a guarda, participar da caça. Os cães desta raça têm habilidades bem desenvolvidas para a caça de buracos, presas de lontra e ratos. O cão só pode ser solto da trela fora da cidade, fora de auto-estradas movimentadas e outras fontes de perigo. Em um país, o Kerry Blue Terrier pode atuar como um protetor do gado, um pássaro de pequenos predadores.
A caminhada do cão deve ser realizada só na coleira e coleira. Slake compact terrier não é muito útil.Do filhote de cachorro, vale a pena ensinar um animal de estimação a não latir em cima de ninharias - a voz alta de um animal de estimação pode tornar-se um problema sério quando se guarda em alojamento de várias famílias.
Durante o treinamento É importante tornar este processo menos oneroso para o animal. Recomenda-se sessões curtas de 15 minutos para alternar com o jogo. Os exercícios devem ser alterados, caso contrário, eles rapidamente aborrecem o cão. Representantes da raça muitas vezes criam dificuldades no treinamento por causa da emocionalidade aumentada, eles querem agradar o dono tanto que eles cometem erros, mostram desatenção.
As melhores táticas de comportamento serão calmas, a ausência de agressividade do dono.
As características da raça do cão Kerry Blue Terrier, veja o seguinte vídeo.