O Fox Terrier é um cão de caça enérgico e de jogo com excelentes qualidades de combate. Junto com isso, é um animal compacto com uma aparência decorativa magnífica. Graças ao corte de cabelo, adquire uma aparência nobre, que é parte integrante da imagem padrão da raça.
Diferenças de animais com pêlo liso e resistente
Raposas com cabelos lisos e duros têm as mesmas raízes genéticas. O terrier (preto e dez) tornou-se seu ancestral. Ambas as espécies são criadas cruzando com um bull terrier, beagle, há também uma opinião que com o Greyhound. Inicialmente, os indivíduos de cabelos lisos eram dominantes, mas logo no auge da popularidade, seus oponentes de cabelos duros, com qualidades superiores, estavam no auge da popularidade.
Ao mesmo tempo, um corte de cabelo especial foi desenvolvido, o que permite tornar o aspecto externo do cão irresistível.
As diferenças entre os dois tipos de fox terriers estão em algumas nuances.
- Hardcore os cabelos são extremamente duros e os pelos da guarda são finos na base e mais grossos na parte externa, semelhantes na textura ao fio, indiretos, com até 4 cm de comprimento, e bigodes, sobrancelhas e barba também se destacam pelos cabelos macios. Além disso, a raposa tem um subpêlo espesso, mas macio, que se ajusta perfeitamente ao corpo.
- Qualidades distintivas animais de cabelos lisos - cabelos lisos, duros, curtos e grossos, alongados na área da cauda.
Com base nesses dados, os “gladiadores”, como regra, são cortados, prestando atenção especial à área do pescoço, cauda e patas traseiras, e os pelos do abdômen e do rosto são encurtados com uma tesoura.
Com relação aos fox-terriers de pêlo duro, apenas o corte é relevante, as principais áreas de tratamento são o pescoço, orelhas, bochechas, peito, costas e laterais.
A necessidade de processar a cobertura de lã
Corte constante do Fox Terrier - um evento que é relevante não apenas para embelezar a aparência. Se um cão tem um pêlo duro e um subpêlo macio e impermeável (e não é encontrado apenas em raposas, mas também em outras raças), o procedimento também é necessário para preservar a saúde do animal:
- processamento permite estimular o crescimento de lã nova;
- melhora a circulação sanguínea;
- A lã parece ótima mesmo na ausência de penteados diários, o que facilita o cuidado.
A poda é realizada com a ajuda de ferramentas especiais e é um arrancamento perfeito de lã velha e morta, após o que cresce o novo cabelo jovem. Se essa remoção não for realizada, muito em breve os pelos de guarda e o subpêlo ficarão emaranhados, causando muitos problemas:
- o aparecimento de esteiras;
- a incapacidade do ar para a pele, que provavelmente causa irritação e dermatite;
- acúmulo de umidade sob o cabelo, fazendo com que a flora patogênica se multiplique.
Como resultado, o cão pode experimentar doenças inflamatórias e até mesmo infecciosas que são mais razoáveis para prevenir do que para se envolver em tratamento.
Outras vantagens do procedimento são a proteção do fox terrier contra ferimentos leves, mordidas, repulsão de sujeira e água devido à qualidade da lã.
Quando cortar?
A raça precisa de aparar periodicamente não só porque a higiene é importante para o animal - sem um corte de cabelo, o cão pode ser desqualificado de acordo com os padrões estabelecidos de aparência.
Determinar que o animal de estimação precisa de aparar, você pode, capturando um pequeno fio e puxando-o ligeiramente.Se o cabelo permanecer nas mãos, é hora de processar.
Com que frequência o procedimento ocorre:
- pela primeira vez, o filhote deve ser “cortado” aos 4 meses ou um pouco mais tarde, porque neste momento o pêlo do filhote é substituído por um adulto e depois - conforme o pêlo cresce;
- é permitido processar um animal de estimação uma vez em 6 meses, mas depois será um pouco como um cão com um pedigree - para isso é necessário cortar uma vez em 3 meses;
- completamente de acordo com o padrão, a raposa pode olhar com arrancamento mais freqüente - então seu pêlo parece especialmente bem preparado.
Acontece que o corte pode ser realizado 2-3 vezes por ano, mas para que o animal pareça perfeito, é melhor fazer isso uma vez em 1,5 a 3 meses, durante esse período o cabelo do animal tem tempo para ser atualizado e crescer.
Um evento de pleno direito é geralmente realizado no salão, onde groomers profissionais estão envolvidos.
Em outras ocasiões, é permitido fazer isso você mesmo. Após os primeiros tratamentos com cachorros, ficará claro qual será a frequência de aparagem.
O esquema do primeiro corte de cabelo de cães
Pela primeira vez, um filhote pode ser aparado com as próprias mãos em casa, mas isso terá que ser paciente, porque esse processo é bastante demorado.
O trabalho exigirá ferramentas:
- tesoura com extremidades arredondadas, para não ferir o animal;
- pente frequente para pentear o cabelo morto;
- escova com cerdas duras para limpar o cão;
- um aparelho de barbear necessário para remover pêlos individuais no final do procedimento;
- uma faca de corte, que é uma ferramenta de aço comum e forte com uma ponta pontiaguda e pequenos entalhes de um lado;
- para animais adultos, use dois pentes aparadores com uma alça confortável.
Fox Terrier - um pequeno animal que pode ser colocado em uma mesa estável, onde o procedimento é realizado.
Preparação:
- pré-lave o cão com xampu, em locais onde a lã teve tempo de empilhar, desmonte-o com as mãos nos fios, usando um óleo especial ou loção;
- escovar o animal com uma escova dura, removendo o cabelo morto;
- antes de iniciar o corte, desinfete os instrumentos.
O procedimento para processamento:
- o animal é virado para si e começa a cortar o cabelo do pescoço, deixando um comprimento de 1 cm;
- no corpo, o comprimento do cabelo deve ser de 1,5 cm;
- então você precisa remover brevemente o cabelo dos quadris para o jarrete de modo que os músculos e as patas pareçam impressionantes;
- nas patas dianteiras, o cabelo não é removido, mas constantemente penteado para o volume externo;
- corte curto deve ser fios na testa, bochechas e orelhas, sob a máquina cortar o cabelo ao redor das orelhas;
- a cauda é processada no topo com a ajuda de arrancar, na parte inferior eles são cortados com uma tesoura cega, não é necessário tocar sua ponta, se esta parte do corpo é curta em si mesma;
- a partir do peito e dos lados do pescoço, é aconselhável cortar o cabelo, assim como os ombros, o que ajudará a enfatizar seu alívio.
- no abdômen, o cabelo é removido dos lados e a transição de uma para outra parte do corpo deve ser suave.
Você pode ensinar um cachorro para o procedimento já em 1,5-2 meses.
Para começar, ele deve ficar quieto em um pedestal ou mesa, dependendo do que será processado no futuro.
Um cão pode ser colocado em uma elevação por 1-2 minutos, assegurando contra a queda. Quando o medo da altura vai passar, você pode começar a treinar para o pente, vieira, necessariamente incentivando o animal. Você deve pentear as costas primeiro e, à medida que se acostumar, o rosto e as patas.
Proprietários experientes em primeiro lugar simplesmente penteiam um filhote de cachorro com um enfeite, e só depois que cuidadosamente prossiga ao processamento padrão. A principal tarefa nesta fase é a remoção completa do pelo do filhote.
Para que o animal não fique nervoso, pela primeira vez você pode fazer pausas para descansar, distrair-se com uma leve massagem. No futuro, a Fox se acostumará com o procedimento e se comportará com calma.
Em cães de pêlo adulto é necessário maximizar o peito, os lados, orelhas, bochechas, costas e pescoço. Também é importante retirar a lã das almofadas e entre os dedos das patas. Nos membros posteriores, o pêlo é deixado nos joelhos, mas o focinho deve manter a característica específica da quadriculação dos terriers, de modo que o corte regular de atributos como sobrancelhas, barba e bigode é necessário. Claro, pode haver alguns pequenos desvios com base nas características do exterior de cada animal.
Como aparar um fox terrier em casa, veja abaixo.