Independentemente do tipo de lã, todos os terriers Jack Russell necessitam de tratamento regular dos cabelos, pois estão sujeitos a muda constante e sazonal. Tais procedimentos são um pouco diferentes, mas eles têm uma tarefa comum - manter a saúde do animal e sua bela aparência.
Jack Russell Terrier: Recursos de lã
Os animais desta raça diferem não só na cor, mas também no tipo de lã.
Os criadores de cães os dividem em três tipos principais.
- Terriers lisos tem pêlos, apertados na pele e um subpêlo espesso. De acordo com o padrão não é permitido se a camada inferior de lã é macia e fina. Uma vez que este tipo de cão é projetado para a caça da toca, seu cabelo deve proteger o animal em diferentes condições climáticas.
- Tem cães de pêlo comprido o cabelo é duro, mas apenas visualmente. Ao toque, eles não são de todo ásperos e um tanto suaves. Esses animais parecem desgrenhados, e também são chamados de cabelos de arame, baseados mais em sua aparência.
- Brocken - um terrier com uma pelagem do tipo intermédio, muito comprido e partido, no entanto, também se adapta ao corpo e não se cola aos lados. Este cão na maioria dos casos não tem sobrancelhas e barba característica.
Com base na estrutura do pêlo em diferentes terriers, a raça requer uma limpeza, corte e corte completos, de acordo com as características de cada tipo.
Por que você precisa cortar
O corte de Jack Russell Terrier é um procedimento de muda artificial que é importante para os representantes da raça. Em contraste com os indivíduos de cabelos lisos, cujos cabelos caem periodicamente, os "rígidos" e os dentes têm hastes mortas no corpo. Isso pode criar muitos problemas. Se, em condições naturais, os animais com falta de muda puderem se livrar dos pêlos necróticos por si mesmos, então o homem deve ajudar os animais da raça nisto.
A necessidade disso é determinada pelos seguintes argumentos:
- para um cão de elite com pedigree, a qualidade da lã e uma boa aparência estão em conformidade com os requisitos da norma e um “cartão de visita” ao participar de exposições;
- pêlos não vivos remanescentes no corpo tornam o pêlo do cão de caça, que deve ser ativo, leve e energético;
- O excesso de pêlos interfere no crescimento do cabelo jovem e representa uma ameaça à saúde do animal, pois impede o fluxo de ar para a epiderme - por causa disso, doenças dermatológicas e alergias podem ocorrer.
Com irritações persistentes devido à falta de cuidados adequados, o cão também pode ficar doente com doenças infecciosas. Portanto, os treinadores de cães que estão familiarizados com tais problemas entre os terriers recomendam limpeza regular, incluindo todos os tipos de processamento da pele e procedimentos higiênicos adicionais que garantam a saúde e a aparência bem cuidada de Jack Russell.
Higiene: procedimentos básicos
Para o proprietário do Jack Russell Terrier, é importante conhecer todos os eventos que compõem o grooming.
- Isso está aparando. - um procedimento que envolve a depenagem de lã velha com um pente especial (aparador). Animais que não participam de shows, é o suficiente para cortar a cada 5 a 6 meses, para os cães de exibição é realizado com muito mais frequência, pois a cobertura do animal de estimação perde sua aparência bem cuidada. Os termos em qualquer caso são individuais para cada terrier e dependem da velocidade de crescimento da lã.
- A lavagem é feita a cada 3 meses., como o cão é extremamente limpo e raramente pode ficar sujo em uma caminhada, sem contar os casos em que funciona seu instinto de caça. Shampoos Terrier deve ser projetado para cães, mas você também deve se certificar de que eles são adequados para o seu animal de estimação. Você pode escolher entre os meios de amaciamento, hipoalergênico e nutritivo. Para uso frequente, é melhor comprar xampus secos.
- Ao tomar banho, é importante não secar a pele e a pele do animal, portanto, são utilizados bálsamos especiais, que contribuem adicionalmente para uma fácil penteação e não precisam ser lavados após a aplicação.
- Blow-dry É realizado a uma temperatura média, depois que parte da umidade é absorvida ao envolver o terrier com uma toalha.
- A próxima etapa é pentear usando um furminador e escovas de borracha. By the way, a primeira ferramenta é permitida para ser usado diariamente, mas deve ser comprado especificamente para cães pequenos com cabelo longo ou curto.
- No final, Jack Russell Terrier é geralmente cortado: o cabelo é removido perto dos genitais, pálpebras no pescoço e membros, uma escova na cauda. O que não pode ser feito é cortar o animal com uma máquina comum, que é capaz de romper a estrutura do cabelo, em conseqüência da qual a aparência natural da lã pode ser perdida para sempre.
Além disso, ao limpar, as garras são cortadas e procedimentos como limpando as orelhas e dentes, você precisa ser feito a cada 2 semanas.
Como cortar um filhote de cachorro de cabelos lisos
Os macacos de cabelos lisos não causam muitos problemas aos mestres, especialmente se moram em uma casa de campo, porque eles mudam duas vezes por ano, ao contrário dos terriers que vivem em um apartamento - eles mudam constantemente.
Para os representantes de cabelos lisos da raça é mais adequado descascar Este é um procedimento gentil que permite atualizar lã com um furador - escovas de cabelo, lidando perfeitamente com a remoção de cabelos mortos.
Esses animais são adequados à marca S - cabelos pequenos ou curtos.
Um filhote com 4 meses pode ser cortado com as próprias mãos, com o primeiro tratamento não é necessário banhá-lo, a fim de evitar o estresse. Se a lavagem estiver incluída nos planos, é melhor secar o cachorro com uma toalha sem usar um secador de cabelos.
Para o trabalho, você precisará de uma mesa e uma faca para desnudar e afinar, além de uma tesoura curva. A depena começa a partir da cabeça nesta ordem: a parte occipital e o pescoço, depois a cernelha, as costas, a cauda e os membros. Nas pernas, o cabelo é removido para o jarrete. No final, os pêlos em excesso são removidos com uma tesoura de desbaste.
Durante o corte de cabelo, atenção especial deve ser dada a:
- o pescoço - recoberto, a lã pendurada é removida do fundo;
- rabo - uma escova e olhos crescentes são cortados dela;
- virilha - a lã é cuidadosamente cortada com uma tesoura com pontas rombas.
Você também precisa tentar fazer com que o sub-pêlo pareça uniforme. Em geral, o procedimento leva de 3 a 6 horas. Tal operação é realizada uma vez por mês para cães que mudam durante todo o ano, para animais com muda sazonal - uma vez a cada 2-3 meses.
Processamento de lã em terrier brocken e wire-haired
Jack Russell Terrier de pêlo comprido tem mais lã dura, no entanto, muitas vezes eles perdem. Portanto, a única maneira de processar o corte de cabelo. Para ensinar o cão a este procedimento de 3-4 meses e os criadores de cães experientes aconselham realizar o primeiro corte de cabelo de um profissional. O evento é repetido a cada 3 meses, mas, ao mesmo tempo, o pêlo do cachorro é penteado regularmente.
Recortar recursos:
- puxar o cabelo na direção do seu crescimento, a fim de evitar danos no corpo do animal - para fazer isso, segure a pele com uma mão;
- comece sempre a aparar a parte de trás da cabeça, movendo-se ao longo do corpo do cão;
- não pegue em fios muito grandes;
- deve prestar atenção à uniformidade e transições suaves de cabelo curto a longo;
- um ponto importante - a formação de um bigode, barba e aparência geral do focinho.
É possível refinar a aparência de um quebrado, que também tem pêlos grossos e resistentes, usando um procedimento semelhante, que é realizado a cada 3 meses.
Como acontece a preparação e corte do Jack Russell Terrier, veja abaixo.