Pequenos e belos terriers de brinquedo são cães alegres e despretensiosos que têm habilidades mentais óbvias e um caráter dedicado. Sua peculiaridade consiste em pendurar as orelhas desde o nascimento, que deve ficar mais forte e ficar de pé com o tempo, o que está em total conformidade com o padrão da raça. Os proprietários desses animais fofos precisarão explorar os problemas associados a esse problema.
Quando se levantar?
De acordo com os padrões, as orelhas de um terrier de brinquedo devem ser finas, bastante grandes, com uma posição de assento alta. Quando um animal nasce, a cartilagem do órgão auditivo é muito fraca, mas à medida que o cão cresce, ele se torna mais forte e logo assume uma posição de pé. Este é um processo natural que pode ser acelerado e com seu fluxo insatisfatório - estimulado. Por esta razão, o proprietário do animal, cuja vida envolve a participação em exposições, precisa se familiarizar com todos os procedimentos necessários.
Alguns eases relacionam-se com a raça terrier de brinquedo russa, que se distingue por sua longa linha de cabelo - suas orelhas podem ficar pela metade. Esta suposição se deve ao fato de que a lã pesada torna o órgão auditivo mais pesado. Mas no caso de indivíduos de cabelos lisos, os juízes são extremamente rígidos, e orelhas mal ajustadas podem causar desqualificação mesmo com as outras características preferenciais do animal.
A peculiaridade do fortalecimento e formação de ouvidos em Toi é a incerteza da idade em que ocorre. Mas os fatores descritos abaixo podem influenciar a formação.
- Muitas vezes, o lento desenvolvimento dos tecidos da cartilagem depende do estado de saúde do pai do filhote, que estava desnutrido durante a gravidez. Talvez a mãe tivesse outras patologias, então a formação das orelhas do filhote é lenta. Isso significa que o dono deve cuidar do filhote e, em primeiro lugar, enquanto ele se alimenta do leite materno da mãe, a dieta deve ser preparada adequadamente.
- A razão pela qual as orelhas não ficam de pé por muito tempo é a escolha errada do pai e da mãe. Se você precisa de filhos com orelhas de alta qualidade, você não deve cruzar representantes de cabelos curtos com terriers com cabelos longos e desgrenhados. Se isso já aconteceu, podemos esperar um problema notório.
- O fator humano também desempenha um papel importante na formação de um rack adequado das orelhas do animal - o processo deve ser ajustado com a idade de 2 meses. Intervenção oportuna dá-lhe a oportunidade de não se preocupar com um resultado positivo. Um filhote pequeno leva o procedimento necessário mais fácil do que um animal mais velho. Mas, se a rede de segurança não for executada a tempo ou for completamente perdida, é difícil prever como será o desenvolvimento do corpo.
Outras causas de cartilagem fraca, além de genética indesejada, o que não é o caso de um pedigree limpo, determinado pela presença de ambos os pais de cabelos curtos - falta de nutrientes, vitaminas, especialmente cálcio eo estado de estresse do bebê, que esgota seu sistema imunológico e reservas de energia do corpo.
De acordo com especialistas caninos, o desenvolvimento da cartilagem ocorre em cães durante os primeiros 6 meses de vida.e, a essa altura, as orelhas dos filhotes já deveriam estar de pé. Na prática, isso acontece em 4 a 5 meses e, em alguns casos, até antes. Mas também acontece que as orelhas suspensas permanecem até 1 ano por uma das razões acima.
Eu preciso parar?
Ao contrário de outras raças, orelhas de terrier de brinquedo não são presas, porque estes são os requisitos para a aparência do cão. Que isso não surpreenda criadores de cães inexperientes - acredita-se que o exterior do animal com suas pernas longas é equilibrado e parece mais proporcional, devido às orelhas grandes aderindo para cima.
Mas se um filhote tiver um processo inflamatório, acompanhado de supuração ou necrose dos tecidos auriculares, a parada é justificada, já que evita complicações perigosas. Mas este é talvez o único benefício de tal operação.
Se em tal situação, a redução é considerada uma vantagem, então seus pontos negativos incondicionais podem ser identificados com as seguintes posições:
- distorção da imagem nobre e expressão facial do animal, de modo que pareça agressivo, o que impossibilita a comunicação com outros cães;
- transtorno de estresse pós-traumático, isto é, um transtorno mental significativo de um animal de estimação, cuja reabilitação pode levar um longo período;
- recuperação física (cura) capaz de causar esse sofrimento;
- desqualificação e entrada fechada para a exposição.
Muitos criadores de cães são contra as orelhas. Na Europa e em muitos outros países, tal ato é proibido por lei, e o proprietário deve estar preparado para ser punido pelo tratamento cruel de seu animal. A maioria dos manipuladores de cães que realmente amam cães concordam completamente com essa questão.
Como colocar?
Você pode colocar os ouvidos de um animal de estimação não só com a ajuda de um procedimento corretivo especial - você pode começar por descobrir se o cachorro não está sob estresse. Para fazer isso, você pode assistir os animais. Proprietários com experiência em manter uma lista de raças, estas razões:
- ótimo exercício associado a exercícios;
- consertar ou mudar para uma nova casa;
- visita à clínica veterinária;
- aparência na família de outro animal ou recém-nascido.
Se tais momentos não podem ser excluídos da vida, você deve recorrer a sedativos que podem acalmar o cão (“Stop-stress”, “Adaptil”, “Fospasim”, “Fitex”).
Próprio vai prestar atenção à dieta alimentar. Uma coisa é usar alimento pronto com composição balanceada na dosagem recomendada, por exemplo, Purina Pro Plan, Nuggets Nutra, Nutra Gold, Belcando ou Advance. Mas quando um animal come comida natural, pode faltar alguns minerais e vitaminas, o que significa que eles devem ser introduzidos na dieta.
E finalmente, em casa, você pode fazer a correção necessária dos ouvidos, permitindo que eles permaneçam em pé com confiança depois de um tempo. A colagem da orelha pode ser feita independentemente. Este é um procedimento seguro, quando as orelhas não se levantam ou se levantam e depois caem novamente.
Para realizar este trabalho, você precisará das seguintes ferramentas:
- anti-séptico;
- tesoura;
- pequenos pedaços de plástico como moldura;
- para fixação - um adesivo hipoalergênico para evitar problemas de pele.
Em seguida, execute as seguintes ações:
- corte 2 pedaços de gesso com um tamanho ligeiramente menor que o interior da orelha do animal;
- prepare pneus de plástico e cole-os com gesso de ambos os lados;
- processar as orelhas do animal com um desinfetante e secá-lo.
A colagem é feita usando duas tiras de gesso, a largura ideal das peças é de 7 a 10 cm, é importante começar a “colar” de dentro da concha do ouvido, a partir do canto, e depois continuar dimensionando em torno de sua circunferência. É necessário agir rapidamente para que o animal não tenha desconforto. Não permita a fricção da pele do ouvido - pode provocar irritação. Você também deve deixar o canal auditivo aberto.
Manter o quadro nas orelhas é permitido não mais do que 2 semanas, mas o veterinário pode recomendar a extensão do curso para 30 dias.
A correção é necessária para fortalecer o tecido cartilaginoso, mas não deve ser inconveniente para o cão.
Para evitar complicações desagradáveis, você precisa:
- evitar experiências com animais;
- Para melhorar a condição da cartilagem e o crescimento de seus tecidos, introduza os pratos com gelatina no cardápio - isso pode ser feito com base em caldo ou leite.
Para estimular o crescimento e a elevação dos ouvidos, você pode aplicar uma massagem para melhorar o suprimento de sangue ao órgão, mas isso deve ser feito delicadamente e em intervalos de tempo.
Para ativar os processos de fortalecimento da cartilagem, é permitido o uso de agentes contendo sulfatos de glucosamina e condroitina, que aumentam o crescimento e melhoram a qualidade da cartilagem. Preparações especiais com diferentes efeitos condroprotetores incluem “Hekalan”, assim como “Phytochondrovit”, “Artrofit” e “Kinosil”.
Às vezes é necessária uma intervenção radical. Uma medida extrema é o plástico da orelha, no qual o médico faz um aperto na pele, e o ouvido fica sem ajuda.
É claro quando os criadores solicitam tal operação, tentando esconder os erros de pedigree do comprador do filhote. No caso em que o assunto diz respeito ao prestígio do cão, o proprietário terá que aceitar plenamente as conseqüências, incluindo as letais, em sua consciência. A operação ocorre com o uso de anestesia geral, e se o animal tiver coração, fígado ou rins fracos, pode morrer.
Como limpar?
Se o terrier constantemente coça as orelhas, e isso é devido ao seu ajuste, mas ao mesmo tempo o filhote está cheio de energia e positivo, então a razão para esse fenômeno deve ser procurada na longa ausência do dono. A preocupação é que o bebê tenha sintomas dolorosos. É mais prudente consultar imediatamente um médico para evitar sintomas irritantes e retardar o processo de fortalecimento da cartilagem jovem do órgão auditivo. Qualquer patologia pode ser evitada com o cuidado ocasional das orelhas do animal.
Como realizar o procedimento:
- usando azeite, óleo fervido ou um produto especial, pano ou pano limpo e macio, discos de algodão;
- quando a limpeza da cabeça do animal é fixada à mão;
- primeiro, a área dentro do ouvido é limpa com água fervente e um algodão;
- depois disso, para amaciar e dissolver, o óleo é enterrado e deixado por 20 a 30 segundos;
- então você precisa inserir um tampão limpo no ouvido e esperar até que o produto seja absorvido junto com as impurezas;
- No final, você precisa secar as orelhas do seu animal de estimação.
Ao cuidar de animais, não use cotonetes - os filhotes são muito móveis e impulsivos, e movimentos repentinos podem danificar seriamente a área da orelha.
Não se pode permitir a formação de tal parte do corpo de um toy terrier como ouvidos, e o dono atento compreende perfeitamente a relevância de monitorar constantemente o estado do animal. Isso é necessário para o tipo adequado de cão, mas não apenas porque a saúde de um animal e de um amigo dedicado não é menos valiosa para os seres humanos.
Para mais informações sobre como cuidar de um toy terrier, veja o próximo vídeo.