O fox terrier de pêlo duro (com cabelo comprido) é um cão alegre e enérgico que, se mantido adequadamente e criado, não causa nenhum problema para seus donos e se tornará um membro pleno da família. Esta raça é recomendada para pessoas móveis que levam um estilo de vida ativo. Para as batatas de sofá e pessoas apáticas fox terrier não vai funcionar.
História da origem
Os ancestrais do Fox Terrier são cães de turfa que vivem no território das Ilhas Britânicas e criam para a caça. A caça ao sangue flui em indivíduos modernos e durões, isso explica alguns dos seus traços de caráter. No entanto, na Idade Média, a atenção foi dada à boa saúde e destreza do cão, e os dados externos dos caçadores não estavam interessados.
Somente no final do século XVIII, os Fox Terriers receberam diferenças externas de outras raças de caça de burrow e foram classificados em um tipo separado. Um pouco mais tarde, os cães foram agrupados por espécies de acordo com a qualidade do pêlo. O primeiro padrão de raça foi registrado em 1876.
Durante a criação, foram utilizadas raças como o beagle, o foxhound, o old white terrier e o spaniel.
Descrição da raça
O Fox Terrier de raça pura tem uma aparência muito harmoniosa. A combinação do corpo e do focinho vai bem com a cor aristocrática. E embora pareça um cão compacto amigo do contato, ele tem um caráter de caça forte. Durante a exposição, o indivíduo avalia seus parâmetros e proporcionalidade. A leveza excessiva ou, pelo contrário, a massividade é um desvio do padrão, para o qual os pontos podem ser reduzidos.
As fêmeas diferem dos machos em uma cabeça mais graciosa e uma expressão suave do focinho, e as damas são recompensadas com um corpo atarracado e refinado. De acordo com o padrão, o crescimento do Fox Terrier não deve ser superior a 39 cm e o peso - cerca de 8,5 kg.
Assim como o padrão da raça inclui as seguintes características externas:
- a cabeça tem a forma de uma cunha, mas não pontuda, mas arredondada, devido ao pêlo, o focinho parece ser cortado;
- testa moderadamente larga, ligeiramente estreitada; a parte superior da cabeça é plana, há um tubérculo subdesenvolvido do occipital;
- lábios com pigmento, bem dobrados; morder tesouras de raça pura;
- olhos profundos, ovais, sem protuberâncias; quanto mais escura a íris, mais valorizado é o cão;
- os ouvidos são meio eretos, as pontas pendem para a frente mais perto da testa;
- a forma do corpo é retangular, as costas são curtas, o pescoço é musculoso;
- caixa torácica ligeiramente larga, mas com costelas elásticas;
- o cinturão lombar não se estende além da espinha, a garupa inclinada flui suavemente para os quadris, a linha inguinal está bem dobrada;
- as patas dianteiras têm omoplatas oblíquas, as articulações do cotovelo estão localizadas ao longo do peito, mas não o tocam;
- as patas traseiras estão na linha da garupa; tíbia longa, joelhos curtos, dedos dobrados para cima, mas não arqueados;
- a cauda é alta, em uma posição tensa, não torcida e não se sobrepõe às costas; na exposição seu comprimento não importa;
- o pêlo é denso, duro, há um subpêlo espesso e macio que é mais curto que a madeira; em um fundo branco há pontos pretos ou vermelhos.
Personagem
Estes são cães móveis inquisitivos, que são caracterizados por brincadeira e teimosia. A perseverança de um representante desta raça muitas vezes se traduz em problemas familiares, por isso o filhote deve ser educado desde cedo. Em geral, estes animais são amantes da paz, em que tanto o companheiro quanto o caçador se dão perfeitamente bem. Esta é uma ótima opção para uma família levando estilos de vida ativos, muitas vezes viajando pela natureza e envolvidos em esportes. Membro da família de quatro patas será um companheiro indispensável da corrida matinal ou viagem de bicicleta.
Famílias que criam crianças com menos de três anos devem considerar se é a hora certa para um filhote aparecer na casa.
Este cão precisa prestar muita atenção e tempo, o que os pais jovens não têm.
Além disso, um cão ativo e brincalhão pode pular em uma criança ou até mesmo mordiscá-lo suavemente durante o jogo. É improvável que cause ferimentos, mas pode assustar o garoto. Portanto, é recomendado que as famílias iniciem um fox terrier, onde as crianças já são adultas.
Além do fato de que é um cão alegre e enérgico, rapidamente se acostumando com o proprietário, também é um excelente guarda. Durante a caminhada, este cão freqüentemente desperta qualidades de guarda. Se em casa o animal tem uma natureza gentil e gentil e tenta passar muito tempo com seu ente querido, então uma verdadeira tempestade do quintal geralmente sai para uma caminhada, que não ofenderá ninguém e pode se tornar um provocador de brigas de cães. A este respeito, o cão deve sempre andar na coleira.
Tempo de vida
Aqueles que decidirem se tornar donos do Fox Terrier, será interessante saber que estes são cães de vida longa. Em média, esses cães vivem entre 16 e 18 anos de idade. Isso se deve à boa genética, que raramente manifesta doenças hereditárias. Naturalmente, o cão viverá até este período apenas com manutenção adequada. Por exemplo, para manter a saúde e a longevidade, o Fox Terrier precisa despejar sua energia insaciável todos os dias, e se o dono não é um caçador, então ele deve passar um bom tempo andando com seu animal de estimação.
Manutenção e Cuidado
Para pêlos de animais lanosos deve ser cuidadosamente monitorado. É importante eliminar os cabelos morrendo para dar lugar a novos cabelos. É melhor não tentar colocar o cabelo deste cão sozinho, pois os detalhes de se cuidar de um Fox Terrier de pêlo longo são conhecidos apenas por um especialista. Por exemplo, essa variedade não pode ser aparada com uma máquina de escrever, já que a lã pode se acumular e parecerá muito desarrumada. Portanto, é melhor deixar o pet grooming para o groomer.
Em geral, um penteado de um representante desta raça implica encurtar o cabelo no pescoço, costas e corpo, os membros ficam macios. Na parte superior da cabeça, os pêlos também são arrancados, mas costuma-se deixar a barba. Este cão precisa de um corte regular das unhas. O procedimento é recomendado para realizar várias vezes por mês. Isso pode ser feito independentemente kogterezom comprado. No inverno, é importante cortar o cabelo nas almofadas, para que a neve não se acumule entre os dedos. É necessário pentear o cão várias vezes por semana, mas é melhor recusar o banho.
Como mencionado acima, no conteúdo do Fox Terrier É importante fornecer-lhe atividade física. Se não for suficiente andar com o cão, não brinque com ele e não o treine, então ele escolherá móveis na casa para respingar sua energia. Isso não só levará a problemas no relacionamento entre o cão e o dono, mas também afetará o caráter do animal de estimação pior. Um cão que não tem atividade física pode se tornar mais agressivo.
Os donos que planejam tricotar um cachorro também devem prestar atenção em alguns pontos. Embora o cão atinja a puberdade com a idade de oito meses, recomenda-se reduzi-lo com um parceiro mais tarde. Isto é especialmente verdadeiro para as mulheres.
Em tenra idade, as representantes femininas nem sempre estão prontas para dar à luz e dar à luz. Esses processos ainda são pesados para esses cães compactos e podem afetar tanto a saúde da mulher em trabalho de parto quanto a condição dos filhotes. Assim como as regras do acasalamento de raposas, incluem-se a proibição de cruzar espécies de cabelos lisos e cabelos com pêlo.Além disso, o processo de datação deve ser realizado no território de um cão.
Estes cães estão com boa saúde, mas se esta condição não for mantida no nível certo, a imunidade do animal é reduzida e se torna uma vítima de infecções, vírus e outras doenças. Então precisa observar regularmente a condição dos olhos do animal de estimação. Limpe seus olhos com uma almofada de algodão embebida em água fervida ou folhas de chá. Se vermelhidão ou lacrimejamento é detectado, o animal deve ser mostrado para a doença vet-eye é característica desta raça. HÉ necessário verificar a condição das orelhas, especialmente muitas vezes os problemas auditivos sofrem cães da cor branca.
Doenças como a epilepsia, doenças do trato respiratório superior, miastenia, diabetes, síndrome de Perthes também são características dos fox-terriers. O cão estará protegido contra infecções por uma vacina a tempo.
A vacinação é realizada a partir dos dois meses de idade e observando as seguintes regras:
- Apenas um filhote completamente saudável é permitido para a vacinação;
- antes da vacinação, o animal deve ser tratado para vermes;
- é proibido vacinar um indivíduo cujos dentes mudam;
- A caminhada animal só é possível após o final do período de vacinação.
Como o cão não é levado para fora até o final da vacinação, os donos têm que ensinar o animal ao banheiro na fralda. No caso dos fox-terriers, isso não é tão difícil, pois os cães desta raça são bastante inteligentes e espertos. Quando chega a hora da primeira caminhada, recomenda-se levar a fralda, que é familiar ao cão, para uma caminhada com você, para que o cão faça suas primeiras tentativas de esvaziá-lo na rua em condições normais. Assim, o dono será mais fácil de ensinar um animal de estimação ao banheiro na rua.
Alimentação
Fox terriers são notáveis por seu excelente apetite, mas não podem ser superalimentados. Se o animal é alimentado com alimentos naturais, é importante excluir da dieta alimentos da mesa, chocolate, cogumelos, doces, farinha, carne fumada, salgada e gordurosa. A base do menu deve ser carne, processada termicamente, queijo cottage, peixe do mar. Além disso, a dieta deve conter cereais e legumes.
No caso da escolha de comida seca terminada a tarefa do proprietário facilita-se. Agora ele não precisa seguir o equilíbrio da BJU, como em feeds premium de alta qualidade e qualidade super premium, o número desses elementos é tão equilibrado.
Fabricantes de boas refeições prontas na embalagem indicam a taxa diária de acordo com o peso do animal de estimação, mas ainda é recomendado consultar um veterinário especialista com essa questão. Deixe a taxa diária indicar o médico levando em consideração a massa, a idade e a saúde de um determinado cão.
Assim, a comida natural é mais barata para o proprietário, mas sua preparação leva mais tempo. Além disso, você precisa contar o número diário de calorias e outras substâncias. Alimentos prontos e de alta qualidade não são baratos, mas poupam o hospedeiro de muitos problemas, especialmente quando compram um copo medidor.
É impossível alimentar um animal de estimação ao mesmo tempo tanto a comida natural como a comida pré-fabricada seca, tem de escolher um tipo de alimentação.
Educação e treinamento
Filhote de educação começar imediatamente após sua aparição na casa. É importante desde a infância para afastá-lo das coisas danosas no apartamento. Por exemplo, muitos proprietários riem quando um filhote é jogado com um velho tênis desnecessário. No entanto, é importante interromper tais ações imediatamente.. O cão não faz distinção entre sapatos velhos e novos, se lhe foi permitido roer um tênis, então da próxima vez que considerar aceitável roer um sapato novo. Para estragar o papel de parede e a mobília, o filhote geralmente começa do tédio na ausência do dono. Para evitar isso, é recomendável deixar o bebê tantos brinquedos quanto possível.
Antes da primeira caminhada, a Foxter deve ser apresentada à coleira e ao colarinho. Para fazer isso, o animal recebe primeiro um novo objeto à distância para cheirar;Quando pela primeira vez um filhote foi preso a um filhote, provavelmente ele tentaria se livrar dele. Neste ponto, recomenda-se distrair o jogo do cão. Pela primeira vez, tendo anexado a trela, você pode andar com seu animal de estimação ao redor do apartamento. Essas ações facilitarão a tarefa do dono antes da primeira caminhada na rua.
Qualquer cachorro deve ser capaz de realizar comandos básicos. É possível ensinar um filhote a treinar em 2-3 meses, apenas neste momento ele geralmente aparece em casa. A primeira coisa que um filhote deve aprender a fazer é responder ao seu nome. Para fazer isso, o cão é chamado e oferecido um deleite. Em geral, qualquer treinamento deve ser acompanhado por um tratamento saboroso em caso de execução bem sucedida do comando.
As guloseimas podem servir não apenas como recompensa, mas também como uma ajuda para o aprendizado. Por exemplo, quando se ensina o Coma de Sentar, o tratamento é realizado acima da cabeça do cão de tal maneira que o animal só pode vê-lo depois de se sentar. Ensinando o exercício “Deite-se!”, Coloque um petisco no chão e ajude o filhote a pressionar levemente a garupa.
Os comandos devem ser pronunciados de forma clara e clara, sem palavras estranhas.
O primeiro treinamento deve ser realizado não mais do que três minutos, gradualmente, o tempo deve ser aumentado. Se o cachorro não obedecer e não entender o que eles querem dele, então você deve ser paciente e tentar não gritar e repreender o animal de estimação. Se você levantar a voz, isso assustará o cão e suas lições serão associadas à grosseria do dono. O filhote não desfrutará dessas atividades e não trará sucesso. Não treine um animal ao mesmo tempo a várias equipes, no início deve dominar um exercício perfeitamente bem, só depois que a transição para as etapas seguintes é possível. Ao ensinar novas equipes, não esqueça de conferir o “material passado”.
Treinamento para caça começa em uma idade mais avançada. Os primeiros exercícios são realizados em um buraco artificial. Para cada lição, o proprietário não deve gastar mais do que 15 minutos. Recomenda-se fazer isso antes de comer, caso contrário o cão pode ter problemas com a digestão de atividades ativas depois de comer. Além disso, um animal faminto aprende comandos melhores.
O vídeo a seguir está esperando por você fatos interessantes sobre o cão da raça fox terrier.