Um vestido leve e arejado com uma saia cheia é uma verdadeira roupa de princesa que toda garota deveria experimentar pelo menos uma vez na vida. Para se vestir era como uma nuvem sem peso, você precisa de um tecido especial. Na maioria das vezes, a organza é escolhida para costurar tais vestidos - um belo material voador que pode transformar qualquer jovem em uma criatura fabulosa.
Organza é o tecido mais fino, quase completamente transparente de vários tipos de fibras. O nome do material, como ele próprio, é de origem oriental - nos países europeus, a organza apareceu apenas no final do século XVIII.
No artigo de hoje vamos falar sobre as características dos vestidos de organza: suas características, estilos populares e modelos, bem como a forma correta de cuidar dos produtos feitos com este material.
Prós e contras de organza
Como qualquer outro tecido, organza tem suas vantagens e desvantagens.
As vantagens deste material incluem:
- capacidade de manter a forma por um longo tempo;
- alto grau de força;
- aparência espetacular;
- sensações táteis agradáveis;
- baixo peso, de modo que mesmo os vestidos fofos e longos permaneçam muito leves;
- o material é de secagem rápida;
- baixo custo;
- boa respirabilidade;
- o tecido é enrugado e passado facilmente;
- a capacidade de remover facilmente do tecido a maioria dos tipos de sujeira.
As desvantagens da organza são muito menos do que qualidades positivas. As seguintes características deste material devem ser levadas em conta:
- organza de ferro deve ser muito cuidadosa, porque é fácil queimar um ferro;
- não se cobre muito bem - a organza é coletada apenas em grandes dobras;
- o alto grau de transparência do material torna necessário o uso de tecido de revestimento.
Composição
Organza tem uma composição bastante complexa, pois é feita a partir de vários tipos de fibras. Tradicionalmente, esta tela é feita de fibras de seda, viscose ou poliéster. Assim, a organza nem sempre é um material natural, pode ser sintética ou ter uma composição mista.
A adição de fibras artificiais permite uma textura e aparência incomuns do tecido. Organza pode ter uma superfície brilhante ou fosca, seja monofônica ou multicor (iridescente em várias cores). Organza perfurada e organza com entrelaçamento de fios brilhantes são muito populares.
Estilos e modelos
Organza é o material mais adequado para costurar vestidos elegantes e fofos. Mantém perfeitamente o volume, portanto, a saia em qualquer caso será muito larga, não importa o comprimento do vestido que você escolher. Vestidos de organza não são uma opção para a vida cotidiana, portanto, em revistas de moda e lojas, há principalmente opções de noite e coquetel para vestidos feitos a partir deste tecido.
O modelo clássico de um vestido de organza é um vestido com uma silhueta em forma de A (também chamado de silhueta). É um vestido com um top justo e uma saia justa no chão. Vestidos de gangue com um corpete aberto e uma saia de organza parecem impressionantes. Na versão nocturna, a saia deve ser maxi e, para ocasiões menos solenes, são permitidos modelos encurtados.
Vestidos fofos
Um vestido de organza com uma saia cheia no chão é uma decisão tradicional para um baile de formatura. Este vestido pode ser categorizado como uma bola, pois cumpre todos os critérios.Apesar do estilo, que já se tornou um clássico, esses vestidos podem ser muito diversos.
Um magnífico vestido de organza com saias de várias camadas de diferentes comprimentos parece impressionante. Camadas podem diferir em cores: combinações contrastantes e transições suaves de gradiente de uma cor para outra parecem muito incomuns.
A parte superior do vestido também pode ser feita em diferentes versões. Normalmente, em acompanhamento a uma longa e magnífica saia, escolha o corpete mais aberto, enfatizando a linha dos ombros e a forma do peito. As mangas deste vestido geralmente estão faltando ou feitas de outro material. A ausência de mangas é muitas vezes compensada por luvas longas.
Vestidos De Casamento Organza
Para o dia mais importante de suas vidas, muitas noivas escolhem vestidos de organza. Isto é devido a muitos fatores, incluindo a disponibilidade de material, bem como uma grande variedade de cores e texturas. Hoje, mais e mais garotas estão abandonando o vestido de noiva branco e branco padrão em favor de um vestido bege, marfim, marfim ou cores ainda mais brilhantes.
Com a ajuda de organza, os designers criam saias arejadas de tamanho incrível. Tal roupa transforma a noiva em uma criatura verdadeiramente bela e sobrenatural. Material translúcido permite que você jogue com cor e luz, se ao costurar um vestido de noiva para usar vários tipos de tecido.
Opções de noite e coquetel
Vestidos de organza para festas divertidas e para ocasiões especiais serão completamente diferentes.
Para uma saída formal, você deve preferir uma roupa com uma saia longa e não muito cheia. Este vestido deve ser de cores discretas, por exemplo, cinza-prateado, preto, azul-escuro ou bordô. Neste caso, seria mais apropriado não ter saias volumosas com várias camadas, mas um vestido com uma silhueta levemente queimada, com uma capa feita de material denso e uma saia de organza fluida.
Os requisitos para vestidos de coquetel não são tão rigorosos, pois esta é uma roupa para dançar e socializar em um ambiente informal. Para tais casos, geralmente escolha vestidos curtos com uma saia fofa, por exemplo, um vestido-pack. O corpete geralmente é bem aberto. A cor do vestido pode ser qualquer um; Os modelos de organza roxa, limão, esmeralda e turquesa são igualmente impressionantes.
Recursos de cuidados
- Para lavar vestidos de organza, recomenda-se usar produtos especiais para tecidos delicados.
- A imersão de tal vestido é permitida, mas apenas em água morna e por um curto período de tempo.
- O vestido de organza deve ser lavado manualmente ou em uma máquina de lavar no delicado modo de lavagem.
- A temperatura da água durante a lavagem não deve ser superior a 40 graus.
- É necessário secar a roupa de organza em uma posição vertical, longe de dispositivos de aquecimento.