A tecnologia moderna criou um grande número de tecidos diversos que são amplamente utilizados para a fabricação de produtos humanos necessários. No entanto, existem tipos de tecidos antigos e comprovados que são relevantes e estão na moda atualmente. Jersey é um tecido universal e é um deles.
O que é isso?
Jersey é um tecido de malha criado em uma pequena ilha de Jersey (daí o nome), que faz parte das Ilhas do Canal. Lã de uma raça especial de ovelhas desta ilha, que tem uma maior capacidade de reter calor, serviu como material para fazer jersey. Malhas quentes eram usadas para costurar roupas íntimas e eram indispensáveis nas duras condições climáticas da ilha.
Posteriormente, a roupa de malha foi repetidamente tentada para ser usada para fazer roupas, mas não estava em demanda. Apenas a famosa Coco Chanel introduziu esta malharia na categoria de tecido da moda após a apresentação do “pequeno” vestido de jersey. no próximo desfile de moda de Paris, que foi um enorme sucesso. Desde então, malhas jersey ganhou grande popularidade. A tecnologia de produção da camisa mudou e agora o tecido é significativamente diferente da versão original. Camisa de jersey moderna é um tecido de malha de máquina.
Descrição e composição
Jersey é principalmente malhas, os fios são de malha, entrelaçados de uma maneira especial. O método de produção de jersey é a tecelagem de linha única. Desenhos faciais e purl diferem uns dos outros. Na superfície frontal são claramente visíveis "pigtails", que são típicos de linho de malha, eles são linhas de loops verticais. No lado obscuro, as faixas horizontais destacam-se bem.
Devido a este método de fabricação de jersey se estende bem, mas não esticae após o alongamento, a seção transversal é imediatamente enrolada. Esta característica da camisola é a sua marca e distingue entre outros tecidos. A camisa original era feita de lã pura e o tecido era muito denso. O desenvolvimento da indústria e tecnologias avançadas permitem o uso de outras matérias-primas. A composição da camisa pode ser de lã, seda, algodão, linho, viscose e fibras sintéticas.
Tecidos de lã tricotada são geralmente feitos de lã de ovelha (raça merino ou angora). Mas hoje em dia, além da lã de ovelha, a alpaca e até a vicunha são muitas vezes usadas. Viscose usado para a fabricação de jersey, também, é diferente. A viscose regular é frequentemente substituída por bambu e eucalipto. De materiais sintéticos use poliéster, elastano e lycra.
Além disso, há uma combinação de malhas. Neste caso, consiste em vários componentes. Pode ser uma combinação de fibras naturais, viscose e sintética. Como resultado, o tecido adquire as qualidades de todos os componentes: natural, sintético e viscose. A mais recente tecnologia permite que você crie malhas, cujas fibras são enriquecidas com aditivos, como extrato de aloe vera, íons de prata e um spray metálico. Como resultado, o tecido adquire propriedades específicas adicionais: capacidade antibacteriana, dielétrica, resistência ao gelo.
As propriedades do tecido dependem principalmente das matérias-primas que foram usadas para sua fabricação. Quanto mais na composição de sintéticos, menos malha é amarrotada. Jersey de fibras de origem natural retém calor bem, fornece higroscopicidade e acesso ao ar. Jersey tem alta resistência ao combinar fios naturais com viscose, mas se torna menos higroscópico. Quando adicionado à composição natural de malhas de elastano é feita mais elástica, bem esticada, mantendo a forma.
Dependendo da matéria-prima, o jersey pode ser pesado, moderado e leve. Malhas não enruga de todo. Os produtos sempre parecem limpos, pois praticamente não são deformados e mantêm sua forma original. As propriedades decorativas do tecido permitem que seja colocado em dobras moles volumosas. A textura da malha torna possível enfatizar a figura, já que o tecido se ajusta facilmente à silhueta.
O tecido tricotado jersey possui propriedades diferenciadas comuns: flexibilidade, elasticidade, elasticidade e maciez.
Benefícios
A composição de malhas afeta algumas de suas propriedades e, portanto, as vantagens e desvantagens. No entanto, existem vantagens que todos os tipos de jersey possuem:
- o tecido passa bem pelo ar, regula a troca de calor, permitindo que a pele "respire", é higroscópico devido a um modo específico de entrelaçar as fibras;
- Todos os jersey são macios, o que torna possível costurar até mesmo roupas íntimas;
- as malhas distinguem-se pela sua simplicidade e facilidade de cuidados, toleram bem a lavagem das mãos e das máquinas;
- Jersey tem excelente capacidade de drapejar, forma facilmente dobras maciças e volumosas;
- o tecido quase não está enrugado, não forma pregas, vincos mesmo quando dobrados durante o armazenamento;
- malhas tem um alto grau de resistência ao desgaste, retém sua aparência e propriedades após uso prolongado, resiste a numerosas lavagens;
- tem versatilidade no uso - pode ser usado para costurar qualquer tipo de roupa;
- a leveza é inerente a todas as malhas, até mesmo a lã natural;
- o tecido tem boa elasticidade, é esticado e retorna rapidamente à sua forma original;
- malhas tintas bem e mantém sua cor por um longo tempo.
Uma vantagem importante de todo o jersey é a capacidade de alongar: quase 25% da forma original. A camisola natural é amiga do ambiente e segura, não causa reacções alérgicas e irritações da pele. Os tecidos artificiais e sintéticos quase nunca se assentam quando lavados. Jersey de fibras naturais não são deformadas quando empurrar para cima, engomar e vapor. Malhas com a adição de linho ou fibras sintéticas tem uma alta resistência.
Desvantagens
Inconvenientes Jersey Suas propriedades incluem:
- após a lavagem, seca por muito tempo, pois retém bem a umidade;
- trechos largos melhor que longo;
- não suporta altas temperaturas durante a lavagem, o que leva à deformação dos produtos;
- exige o cumprimento das regras de cuidado indicadas no rótulo do produto;
- camisa de lã pode formar pelotas;
- malhas sintéticas podem eletrificar e "grudar" em meias e meia-calça;
- Camisa de viscose e sintética requerem baixas temperaturas durante o engomar e não toleram bem o vapor: o produto perde a sua densidade original e muda de forma um pouco.
Variedades
Como muitos outros tecidos, como crepe, jersey, dependendo da produção de matérias-primas, é dividido nos seguintes tipos:
- natural;
- artificial;
- sintético
Camisa natural é feita de fibras naturais. Além de lã, eles também usam seda, linho de algodão. Camisa de lã é lã pura e com a adição de fibras viscose ou sintéticas. Isso é muito quente e, ao mesmo tempo, permite que a pele respire, tecido. Camisa de algodão é feita de puro algodão ou de sua mistura com outras fibras. Esta malha também se distingue pela suavidade, durabilidade e textura opaca, alta permeabilidade ao ar e boa higroscopicidade.Apesar de sua baixa capacidade de carga, garante uma ampla variedade de itens cortados.
Elastano ou lycra são frequentemente adicionados ao algodão, o que adiciona um grau ainda maior de resistência e resistência ao desgaste das propriedades globais da jersey, o que prolonga a vida útil dos produtos. O jersey de seda destaca-se entre outros tipos do mais alto nível de maciez e suavidade. Sua textura é fina, translúcida, lançando um lindo brilho aveludado. Este tipo de malhas é bem esticado, e a lycra adicionada aumenta ainda mais essa capacidade.
Este tecido passa bem ao ar, regulando a troca de calor. Malhas de linho é um tecido macio com um acabamento fosco. Difere de outros tipos de menor elasticidade. O jersey natural de seda e linho é arejado, muito agradável quando em contato com a pele e dificilmente é sentido nos dias quentes de verão.
Como matérias-primas para jersey artificial serve um tipo diferente de viscose. A principal característica das malhas de viscose é a maciez e a suavidade de sua superfície. Malhas é muito obediente a costura, bem drapeado. Muitas vezes é adicionado lycra, elastano, spandex. Essas fibras sintéticas aumentam o grau de alongamento e a recuperação rápida da forma inicial do produto. Para a produção de jersey sintético fibras usadas de lycra, poliéster, elastano, spandex. Jersey sintética é distinguida pelo aumento da durabilidade e durabilidade. Em termos de resistência ao desgaste, leveza e durabilidade, as malhas sintéticas não são inferiores até ao nylon.
Escopo
Uma das propriedades características de uma camisa é sua versatilidade. Isto é o que explica a ampla gama de sua aplicação. De jersey você pode costurar uma enorme variedade de produtos. Uma vez que esta malha pode consistir em fibras naturais caras e fibras artificiais e sintéticas mais baratas, seu escopo é muito amplo: de caros vestidos de noite a roupas casuais, de roupas íntimas a jaquetas.
Jersey jersey é usado para costura:
- roupa interior para mulheres e homens - roupa interior, camisolas T-shirts, pijamas, corpetes;
- vestidos para mulheres;
- T-shirts e calças;
- roupas para crianças;
- top roupas masculinas e femininas - jaquetas, casacos, jaquetas e jaquetas;
- roupas para a casa - roupões de banho.
Para roupas íntimas usadas viscose fina, algodão ou malhas de seda mais caras. Elegantes vestidos de noite para mulheres são feitos de jersey de algodão, enquanto fatos casuais para trabalho de escritório, tanto para homens como para mulheres, são feitos de jersey de lã ou algodão. Malhas de lã quente também são usadas para fazer outerwear: casacos, jaquetas, bem como cardigans elegantes bonitos, túnicas, ponchos, jaquetas. Blusas masculinas e femininas e pulôveres feitos de malha de lã parecem muito bonitos.
Devido às propriedades da camisa, você pode costurar um vestido de qualquer estilo: vestido de bainha ou corte reto, vestido alargado da cintura ou no peito, com cortinas. Malhas leves de viscose e algodão são feitas para vestidos de verão, blusas, tops. Um lugar separado é ocupado por roupas esportivas (camisetas, shorts e blusões), bem como roupas para crianças (vestidos, blusas, moletons, calças, blusas).
Instruções de cuidados
Malhas podem ser usadas por muito tempo e em qualquer tempo, e eles manterão sua aparência, se você seguir algumas regras simples de cuidado.
- É permitido lavar a roupa de uma camisa tanto com mãos como em uma máquina de lavar roupa com o uso de produtos de lavagem suaves. O modo de lavagem depende do tipo de malhas: para o algodão será ligeiramente diferente do que para seda ou sintético. Em qualquer caso, a roupa de malha tolera a lavagem de uma forma suave e a uma temperatura da água não superior a 40 graus.
- Enxaguar as coisas depois de lavar não é necessário em água fria, mas em quente (cerca de 20 graus). Sob esta condição, o tecido mantém a saturação da sua cor.
- Você não pode lavar malhas brancas com coisas pintadas em outras cores, pois isso pode levar à cor da camisa.
- No caso de lavagem da máquina, durante a fiação, o modo de luz também é definido com baixas rotações.
- Recomenda-se secar produtos na forma endireitada em uma superfície plana horizontal. É proibido secá-las perto ou em aparelhos de aquecimento.
- A camisa é passada na temperatura mais baixa do ferro, usando um pano úmido e fino (algodão ou gaze). Você também pode usar o vaporizador no ferro: neste caso, o produto deve ser engomado por dentro, isso ajudará a evitar impressões brilhantes do ferro.
- Você precisa guardar coisas dobradas ou em um cabide em um ambiente ventilado, para evitar a exposição prolongada ao sol, o que pode levar ao desbotamento do tecido.
- Malhas ligeiramente enrugadas podem ser alisadas sem ferro. Para fazer isso, você precisa pendurá-lo em um cabide acima do tanque de água quente. De um par de dobras rapidamente endireitar. Também vem depois do armazenamento a longo prazo de coisas e com alguma perda da sua aparência.
Normalmente, o rótulo de cada produto indica as regras de atendimento, levando em consideração o tipo de tecido. Isso ajuda a cuidar adequadamente de jersey.
Comentários
Como mostrado por inúmeros comentários, tecido jersey é muito popular e na demanda. Os consumidores notam particularmente a longa vida útil das malhas, mantendo a aparência e sua cor original. Mulheres como essa camisa enfatizam favoravelmente a figura. Como indicado pelos consumidores, os ternos de jersey de lã são bem aquecidos no tempo frio. Muitos pais preferem comprar roupas íntimas e agasalhos feitos de malhas de algodão para seus filhos, já que isso permite que a pele respire e não cause irritações na pele. As pessoas gostam especialmente da conveniência de usar malhas: não enruga, não perde a sua forma inicial, o tecido “respira” e também requer apenas um mínimo de cuidado.
Uma grande variedade de roupas de jersey permite combinar e combinar as coisas e parecer diferente todos os dias. Também é notado que o tecido é facilmente limpo de pequenas sujidades locais. Os consumidores que costuram as coisas eles mesmos, indicam que o tecido é muito confortável na costura, a partir dele você pode costurar roupas de qualquer estilo. Eu também gosto de variações de casa de jersey - roupões de banho, pijamas - para a conveniência e conforto de usar.
Analisando as declarações dos consumidores, podemos dizer que os comentários sobre jersey são apenas positivos, e isso indica seus reais méritos e explica sua ampla popularidade.
Para informações sobre como escolher um tecido de jersey, veja o próximo vídeo.