Tipos de tecidos

Crepe-chiffon: descrição e composição do material

Crepe-chiffon: descrição e composição do material

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Descrição do material
  2. Onde usado
  3. Benefícios de tecido
  4. Desvantagens
  5. Cuidados de tecido
  6. Dicas

No frio do inverno, todos estão envoltos em roupas quentes, aguardando o início do calor. Com a chegada da primavera, você quer colocar rapidamente vestidos leves, usar blusas finas, vestidos sem peso. Tecido crepe-chiffon é o melhor ajuste para costurar roupas leves.

Lindos vestidos com elegantes babados e cortinas, costurados a partir deste tecido, ajudarão a tornar qualquer fashionista simplesmente irresistível. O que é um crepe-chiffon, que características, quão confortável é o tecido na meia? É fácil cuidar de produtos feitos com este tecido?

Descrição do material

Quando você visita uma loja de tecidos, seus olhos correm, quão grande é a escolha. Entre esta variedade, é difícil não mencionar o crepe-chiffon. Este material é opaco, como ele difere do chiffon usual, tem uma estrutura granular. A diferença entre crepe-chiffon e chiffon na superfície texturizada e densidade. Traduzido do francês, a palavra "crepe" significa "torcer". A tela é criada torcendo muito bem os fios da trama e a dobra em diferentes direções. Com um comprimento de rosca de 1 metro, são feitas cerca de 3 mil voltas. Depois de criar a tela, ela é submetida a alta temperatura, resultando em um grão de tecido.

Este é um dos materiais de costura mais populares hoje em dia. De costurar roupas femininas, usadas para decoração. Arcos, babados, punhos e jabots de crepe-chiffon ficarão ótimos. Geralmente é um material monofônico de cores diferentes. Para criar uma imagem espetacular, um padrão é impresso na tela, o que dá ao produto maior elegância. Sua superfície é fosca, mas se o material é revestido, então tem um brilho agradável. Material branqueado é bastante difícil de encontrar.

O material é muito bem drapeado, por isso é escolhido para a decoração de peças pequenas, cortinas.

Ao escolher este material deve ser lembrado que pode dar um leve encolhimento após a lavagem. Para tornar a fibra brilhante olhar mercerizado realizado. Isso reduz o desbotamento do tecido, aumenta a cor original e também aumenta a higroscopicidade e a resistência do tecido. Após o processo de mercerização, o tecido torna-se mais atraente na aparência e se distingue pela suavidade extraordinária. Nesse caso, o material se torna mais fácil de manter e usar. Deve notar-se que esta tecnologia é bastante cara, por isso é frequentemente utilizada para tecidos luxuosos e caros.

Crepe-chiffon se estende mal, enquanto mercerização afeta apenas a densidade do tecido e sua cor.Uma característica deste material é que é de dois lados. Ou seja, ambos os lados parecem exatamente o mesmo. Esse recurso é usado por designers ao costurar produtos, já que pode ser usado tanto pela frente quanto pelo lado errado. Ao toque, o tecido é áspero, mas agradável para o corpo.

De acordo com as normas, o material deve ter seda natural, mas pode haver crepe-chiffon feito de rayon, outras adições. A seda pode estar presente em diferentes proporções, assim como algodão mercerizado, viscose, poliéster ou poliamida. O preço depende da composição do tecido. Ao substituir a seda em sintéticos, o preço do produto será muito menor. Este material é muito popular, por isso você pode costurar coisas que são usadas durante todo o ano. Tais roupas são usadas na forma de um traje festivo, como roupas casuais.

Existem vários tipos deste material:

  • com pó;
  • com a adição de Lurex;
  • branqueada

Crepe-chiffon pode ser combinado com tecidos que são semelhantes em estrutura, bem como na aparência oposta. Por exemplo, o material ficará muito bem em combinação com peles, couro e malhas. Como uma opção à noite, a combinação de material com cetim parece ótimo, e para casual wear uma combinação com linho, algodão, denim será adequado. Crepe-chiffon não se estica, porque seus fios são muito bem torcidos, portanto, o material é denso e inelástico.

Onde usado

Este material leve é ​​geralmente escolhido para costurar vestidos de ar. Muitas vezes, blusas, vestidos de verão leves e vestidos, saias são costuradas a partir dele. Material muito adequado para o acabamento destes produtos. Babados, babados e punhos ficará muito bem em produtos. Escolha crepe-chiffon para costurar trajes de concerto. Dele resultarão excelentes opções de vestidos para danças orientais, vestidos extravagantes, trajes para artistas de circo.

O tecido é muito agradável ao toque, leve e arejado, deslizando entre os dedos. No processo de trabalhar com este material pegue as mais finas agulhas e linhas, faça um monte de linhas. Não é muito conveniente cortar este tecido, pois o material desliza, no entanto, o resultado vale a pena. Geralmente o material é usado para alfaiataria e seu curativo. Crepe-chiffon não é deformado e não passa umidade, portanto, é usado em cosmetologia, construção naval e outros campos industriais.

Benefícios de tecido

Este material parece muito impressionante. Crepe-chiffon é muito popular entre os compradores, por isso, existem razões.

  • Muito agradável ao toque, enquanto vestindo não irrita a pele.
  • A tela é bastante densa, embora seja arejada. O tecido não brilha através dele.
  • O material é forte, resistente a qualquer dano. Não rasgará ao longo da costura ou durante a ação mecânica.
  • Tem uma estrutura granular, dupla face, não desbota, não perde a cor quando lavada.
  • Tem muitas cores, várias impressões são possíveis.

Desvantagens

Se falamos sobre as deficiências do material, eles são um pouco.

  • Ao processar as lâminas de crepe-chiffon, dificultando o trabalho. Ao trabalhar com este material, serão necessários clipes especiais para fixar o tecido.
  • Quando lavar o encolhimento do produto é possível.
  • As coisas precisam de cuidado extra se houver fibras de seda no material.
  • O material não é muito bem tolerado pela exposição à luz solar, por exemplo, durante a secagem prolongada ao sol.

Cuidados de tecido

Para uma coisa servir por um longo tempo, é importante saber como cuidar adequadamente dela. Roupas de crepe chiffon devem ser lavadas a seco ou lavadas à mão. Ao lavar você precisa seguir as regras para produtos de lavagem delicados: lave as coisas a temperaturas de até 30 graus;

  • não lave junto produtos coloridos e brancos;
  • depois de lavar as coisas, é melhor não torcer, mas simplesmente sacudir e espalhar-se suavemente;
  • não esfregue o produto, caso contrário as fibras podem ser danificadas;
  • Não adicione água sanitária à água.

Para que os produtos não percam sua forma e não sejam deformados, eles são secos após a lavagem em uma superfície horizontal. Para fazer isso, coloque uma toalha sobre uma mesa ou outra superfície e coloque um produto úmido sobre ela. Graças ao suporte da toalha, o tecido seca mais rápido, pois a toalha remove o excesso de umidade. Se depois de lavar o tecido tornou-se mais desbotada e mudou de cor, você pode restaurá-lo. Para fazer isso, ao enxaguar o produto em água, adicione uma colher de vinagre.

Não adicione muito vinagre, pois o resultado pode ser completamente oposto e o tecido ficará menos resistente ao desgaste.

Como o material não está quase enrugado, não pode ser passado a ferro. Se for necessário passar a ferro, por exemplo, com vincos, é feito com cuidado. Para fazer isso, coloque o ferro no modo "clique". É necessário verificar se o ferro está quente, caso contrário podem aparecer queimaduras. Para que o tecido sirva o maior tempo possível, recomenda-se passar com gaze, sem molhar.Nos meses mais quentes, é melhor escolher produtos crepe-chiffon que tenham seda em sua composição, e não fibras sintéticas. Embora este tecido vai custar mais, mas em um dia quente vai ser legal, ele não vai ficar com o corpo.

O material é difícil de manter, e não é inteiramente fácil costurar produtos a partir dele, no entanto, as vantagens sobrepõem-se a estas pequenas desvantagens. Cada mulher da moda tende a ter coisas em seu guarda-roupa que são feitas de crepe-chiffon.

Graças a estes vestidos de ar com cortinas bonitas e babados, você pode ser irresistível a qualquer momento. Tecido fluído com babados ajudará a esconder as falhas da figura, torná-lo mais elegante, enfatizar seus méritos.

Dicas

Ao escolher produtos de crepe-chiffon, você precisa conhecer as características do material. Desde que o tecido pode se sentar após a lavagem, é melhor dar preferência a um tamanho maior. Além disso, não é um tecido elástico, não estica. O tecido define mesmo depois de lavar o produto em água fria. A composição do material depende se você precisa aguardar um efeito semelhante. Quanto mais na composição da seda natural, maior o encolhimento do produto. Estilo muito importante de vestido. Você deve escolher um estilo que deixe uma margem no peito de vários centímetros. Se o produto for maior que o tamanho requerido nos quadris, pode ser suturado. Mas você não pode fazer isso, porque o tecido está fluindo e o excesso de espaço não será perceptível.

Este material é muito delicado, transparente e arejado. Ao costurar saias, é melhor cuidar de uma dupla camada do produto ou usar uma combinação. Belos e leves produtos crepe-chiffon tornarão a imagem romântica e enfatizarão a feminilidade da figura. Vestidos deste tecido vão se sentar bem em qualquer figura. Este tecido é adequado tanto para mulheres magras como para mulheres curvilíneas.

Como trabalhar com o chiffon, veja o próximo vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento