A camurça natural é usada ativamente na produção de roupas, sapatos, bolsas e acessórios diversos. A popularidade deste material levou ao aparecimento de uma contrapartida artificial, mas a relevância do produto natural permaneceu alta.
História
De acordo com dados históricos, a fabricação de camurça começou no século 4 dC, e até hoje está em demanda entre os consumidores modernos.
Existem duas versões da origem do nome.
- Alguns acreditam que a palavra chamois foi tomada como base - assim, na era da Idade Média, os peleiros franceses designaram a pele com um curativo especial.
- Há uma opinião de que a “camurça” moderna originou-se da palavra zeem - assim, na Holanda, na antiguidade chamavam-se cabras, cuja pele era usada para produzir um material belo e agradável ao toque.
Sortimento
Mesmo as contrapartes artificiais da mais alta qualidade não podem ser comparadas com a camurça natural na beleza e desempenho.
Como regra geral, roupas e calçados das matérias-primas acima são de demanda especial na estação mais fria (final do outono, inverno e início da primavera). Ambas as imagens de design clássico e moderno complementam vários acessórios, como luvas, jóias, cintos, carteiras.
A peculiaridade do material está no fato de combinar conveniência e beleza. Apesar do alto preço de alguns produtos, os produtos continuam em demanda.
Produção
Os compradores são oferecidos dois tipos de material natural, diferindo não só na aparência, mas também no desempenho. A qualidade do produto depende do couro usado na produção.
- Refinado. Para um material deste tipo, é necessário camurça, couro de veado ou cabra. Se você obedecer adequadamente à tecnologia de fabricação, terá uma camurça forte, mas ao mesmo tempo fina e macia. O produto da mais alta qualidade é usado na moda para costurar roupas, acessórios e sapatos elegantes.
- Não é sofisticado. Neste caso, a pele de bezerros ou ovelhas é usada. Devido à densidade de um lado, o material é mais resistente a danos mecânicos. Por outro lado, o material é macio e agradável ao toque.
Além das principais matérias-primas, os fabricantes usam várias gorduras de origem vegetal e animal. A pele limpa de lã é chamada de pendente. É tratado com gordura e enviado para uma unidade especial, onde o material absorve o líquido por várias horas. Assim que esse estágio chega ao fim, o produto começa a ser pintado.
Como verificar a naturalidade?
Conhecer algumas regras simples, determinar corretamente a natureza da origem dos produtos não é difícil. Se um produto acabado é comprado, o fabricante é obrigado a avisar sobre o material de que o produto foi feito. Infelizmente, no mercado e nos centros comerciais, você pode encontrar uma farsa e gastar muito dinheiro com produtos de baixa qualidade.
- Para distinguir um bom produto de um produto de baixa qualidade, basta segurar à mão - em alguns lugares, o material natural muda de cor.
- Os produtos da pele dos animais não podem ter uma textura uniforme - os poros e outras marcas serão visíveis nele.
- Você pode entender a qualidade e a natureza do material com a ajuda de sensações táteis. A camurça natural é macia, agradável e macia ao toque, ao contrário do substituto, que é caracterizado pela aspereza.
- É necessário inspecionar cuidadosamente o acabamento a partir do interior - uma seção inteira da pele indica a origem natural do material. Se uma camada de tecido foi notada, é um produto artificial.
- O cheiro também ajuda a conhecer a qualidade dos produtos de camurça. Um cheiro pronunciado indica naturalidade, enquanto sua ausência ou a presença de impurezas sintéticas indicam o contrário.
Teste de água
Usando água comum, você pode facilmente verificar a camurça em casa - basta soltar algumas gotas de líquido na superfície do material. Este produto irá absorvê-lo imediatamente, deixando uma marca característica.
Se a camurça for artificial, a água simplesmente deslizará, deixando nenhum vestígio mesmo de um molhado.
Tendo aprendido isso e outras maneiras acima mencionadas de verificação de produtos, uma pessoa irá proteger-se de fraudadores sem gastar uma quantia grande em falsificação.
As qualidades positivas do material incluem vários recursos.
- Este material é considerado “respirável”, devido ao qual a pele receberá a quantidade necessária de oxigênio.
- Camurça agradável ao toque. É macio, com uma textura delicada de veludo.
- Traje comercial atraente que não é inferior nem ao couro genuíno. Alguns estilistas e designers consideram este material o mais atraente e expressivo.
- Roupas e calçados de camurça por muito tempo mantêm o calor, dando conforto.
- Leve.
- O material não causa uma reação alérgica.
- Produtos de camurça têm uma textura densa e durável.
- É possível limpar a casa usando sabão.
- Produtos de qualidade são famosos pela sua durabilidade e elasticidade.
- Produtos feitos de material natural ficarão ótimos no evento de gala.
O material tem algumas desvantagens.
- Os produtos têm um preço alto, que não é acessível para a maioria dos consumidores.
- A umidade excessiva estraga a atratividade da camurça.
- O material rapidamente fica sujo. Sujeira e poeira tornam-se imediatamente perceptíveis.
- Os produtos precisam de cuidados constantes e precisos.
- Para limpeza, você deve usar ferramentas e ferramentas especiais.
- Produtos de camurça natural não são recomendados para uso diário, especialmente se você costuma usar o transporte público.
- As manchas devem ser removidas da superfície o mais rápido possível.
- Sem processamento adicional, a camurça fica molhada sob chuva forte.
Prevenção de Poluição
Para que os produtos feitos de materiais naturais mantenham sua apresentação por muito tempo, é necessário não apenas cuidar adequadamente deles, mas também realizar regularmente a prevenção.
Livrar-se de alguma poluição pode ser muito problemático, assim como devolver o produto à sua atratividade original.
Conselhos práticos
Imediatamente após a aquisição, é desejável processar o produto usando um pano ou uma escova macia que não danifique a textura. Roupas externas, como casacos, jaquetas ou capas de chuva, podem ser limpas com um aspirador normal - isso ajudará a atualizar o produto rapidamente e sem esforço.
Para proteger a compra de líquidos, poeira e outros contaminantes, você precisa usar agentes repulsivos especiais - eles salvarão o produto, formando uma película protetora forte, sem prejudicar seu apelo. É importante manipular adequadamente o produto pela primeira vez
O trabalho deve ser realizado em várias etapas. Pulverize o produto na superfície e deixe o produto até que esteja completamente seco. É proibido colocar as coisas sob luz solar direta ou perto de um aquecedor. Este procedimento é repetido duas vezes.
Então você precisa esperar por cerca de um dia, e só depois que sair em sapatos ou roupas fora. Quando houver um aumento do nível de umidade fora da janela, recomenda-se o uso de agentes de proteção contra umidade todos os dias.
Como limpar o material?
Nas estações secas e geladas, a neve é removida de sapatos, roupas e outras coisas por agitação. Em seguida, os produtos são suavemente limpos com um pano macio e deixados a secar a uma temperatura compacta.Assim que você se livrar da umidade, você pode começar a limpeza.
É importante se livrar das manchas e da sujeira o mais rápido possível, antes que elas entrem na textura da camurça. No entanto, alguns cometem um erro no processo de secagem usando secadores de cabelo, aquecedores e outras fontes de calor. Isso não deve ser feito categoricamente, pois a elasticidade e a aparência do produto são perdidas.
Para limpar a coisa da sujeira seca, você deve executar uma série de ações descritas abaixo.
- Usando um pincel especial para camurça, você precisa se livrar de grandes pedaços de sujeira e tudo que se separa da superfície.
- Então você precisa limpar o local com um material têxtil macio.
- Depois disso, você precisa preparar uma mistura de sabão em pó e água. Você também pode usar produtos químicos domésticos não agressivos. O principal é que não contém alvejante.
- Molhe a esponja na solução, você precisa limpar suavemente os vestígios de sujeira. Se necessário, repita o procedimento várias vezes.
- Depois disso, você precisa manusear o produto com um pano úmido e um pedaço de material seco de seda.
- Se uma mudança na textura foi notada (a superfície ficou lisa), é necessário segurar um pouco a escova sobre a água fervente, e então caminhar ao longo da superfície, escovando a camurça.
Manchas de gordura
Para remover a mancha da graxa ou óleo, é necessário preparar um dente em pó ou talco. Primeiro de tudo, você precisa tratar o local com um dos meios acima com um pincel. Esse método é bom se o rastreamento for novo. Alguns usam gasolina, pois dá um bom resultado. Mas esse método raramente é usado por causa do cheiro forte.
O segundo método é remover a mancha com uma escova e um pedaço de sabão seco. Depois disso, o local de contaminação é regado com água morna, limpo e deixado secar.
Luvas são recomendadas para proteger as mãos durante o processo de limpeza. É aconselhável, pelo menos uma vez por ano, dar coisas para a limpeza a seco.
Se você cuidar adequadamente de material natural, então os produtos de camurça vão se deliciar com sua beleza por um longo tempo.
Como distinguir camurça natural de artificial, descrita no próximo vídeo.