Poliamida e poliéster: características, semelhanças e diferenças
No mundo moderno, estamos cada vez mais confrontados com o conceito de "sintéticos". Mas, ao mesmo tempo, absolutamente não pensamos sobre o que é esse “milagre” e quais são suas vantagens. Hoje, a maioria dos itens sintéticos é feita de poliéster e poliamida. A diferença entre eles reside no fato de que, na sua produção, usando diferentes polímeros. Vamos dar uma olhada mais de perto nesses dois materiais para ter uma idéia sobre a composição do tecido, suas propriedades e qualidade ao escolher uma coisa em particular.
Poliamida
Esta fibra é de origem sintética e tem várias vantagens claras. Estes incluem os seguintes "benefícios":
- o material tem propriedades "respiratórias";
- tem alta resistência;
- ele não hesita, tem medo de "excessos" freqüentes;
- seca rapidamente;
- por muito tempo mantém uma aparência apresentável;
- não queima;
- tem alta higiene (quase 10 vezes maior que o poliéster);
- agradável ao toque;
- a contaminação do material é facilmente removida.
Sem dúvida, as coisas feitas de poliamida têm algumas desvantagens. Por exemplo, eles retêm calor insuficientemente e têm a capacidade de eletrificar fortemente. Além dos tecidos para outerwear, meias e bandas de cabelo amado por todas as senhoras bonitas são feitas deste material. A poliamida é especialmente relevante no verão - ela “respira” bem e é altamente resistente à luz solar.
Note que ao lavar coisas que incluem poliamida, você não deve usar a alta temperatura da água (recomenda-se não exceder 30 graus).
Poliéster
O poliéster é considerado uma das fibras sintéticas mais populares. Tem vários nomes em todo o mundo e é amplamente utilizado na indústria leve moderna. Na fabricação de tecido poliéster pode ser usado completamente (100%) ou parcialmente (35%). Por exemplo, adicionar (40-50%) desta fibra a natural aumenta a resistência ao desgaste do tecido.
Esta fibra sintética tem vantagens indiscutíveis:
- força e durabilidade suficientes;
- resistência ao desgaste;
- quase não enrugada;
- peso confortável;
- as coisas não requerem cuidados especiais;
- preço razoável.
Note que o poliéster tem alta higroscopicidade, isto é, absorve instantaneamente a umidade. Ao mesmo tempo, se, durante o esforço físico, roupas em você, na composição do qual poliéster está presente, a umidade rapidamente “se afasta” do corpo e não causa desconforto desnecessário.
Características comparativas
Como observado acima, a principal diferença entre poliamida e poliéster está nos polímeros usados na produção de produtos sintéticos. A poliamida é feita de materiais orgânicos (estamos falando de plástico) e o poliéster é produzido pelo derretimento do tereftalato de polietileno.
Como conseqüência Suas principais diferenças estão na aparência, espessura e propósito. A semelhança reside no fato de que ambos os materiais retêm perfeitamente sua forma, quase não se deformam e são resistentes à luz. No entanto, a poliamida tem um custo maior em comparação ao poliéster.
Tecidos de poliamida são ótimos para costurar roupas exteriores. As variedades desta fibra incluem tecido de nylon, nylon e bolonyevye. Por exemplo, uma jaqueta feita com 100% de nylon é leve e protege perfeitamente contra condições climáticas adversas. Capas de chuva e jaquetas, que incluem poliamida, são caracterizadas por um longo “desgaste” e resistência à umidade.
Fibras modificadas também são feitas deste material, que em termos de suas propriedades higiênicas são muito próximas do algodão.Estamos falando de megalone e trilobal - fibras que imitam a seda natural. Na forma "pura", esses materiais não são usados. São utilizados na produção têxtil apenas em combinação com outras fibras, incluindo as naturais.
Poliéster, na maioria dos casos, é usado na fabricação de revestimentos para costura de roupas íntimas, roupas íntimas e cortinas. Note-se que o tecido artificial moderno pode ter propriedades respiráveis semelhantes ao algodão. Às vezes os produtos sintéticos não podem distinguir-se do tecido natural.
Resumindo as propriedades da poliamida e do poliéster, é seguro dizer que as fibras são muito semelhantes. Mas a poliamida tem uma resistência maior e suas propriedades higiênicas são muito mais altas que as do poliéster. Ao mesmo tempo, as coisas que contêm poliamida são mais caras. Na indústria moderna de luz é amplamente praticada a mistura de várias fibras.
Síntese de Fibra
Como resultado de uma combinação de poliéster e poliamida, são obtidos tecidos elásticos resistentes ao desgaste, que mantêm uma aparência apresentável por um longo tempo. Esta síntese é ideal para o fabrico de roupa interior feminina. O poliéster "diluído" não absorve muito a umidade e é quase incapaz de eletrificar.
Além disso, o poliéster combina perfeitamente com o elastano (filme macio). Essa "mistura" é amplamente usada para criar meias, roupas para esportes, luvas e malhas ajustadas. Graças às fibras de elastano, o material torna-se “respirável” e tem boa “elasticidade”. No entanto, as coisas feitas por essa síntese podem queimar e ficar amarelas quando expostas à luz solar direta.
A combinação de algodão e poliéster (não mais do que 35% do último) torna o tecido mais durável. Além disso, roupas feitas de algodão com a adição de fibras sintéticas não se esticam e não desaparecem ao sol.
Acredita-se que os tecidos sintéticos possam causar reações alérgicas. No entanto, esta opinião é errônea. A única coisa que pode levar ao uso, em que fibras sintéticas (poliamida / poliéster) estão presentes, é uma ligeira sensação de desconforto quando em contato com a pele em casos individuais.
Veja abaixo a diferença entre poliuretano e poliéster.