Tipos de tecidos

Tecidos misturados: o que são e quais propriedades eles possuem?

Tecidos misturados: o que são e quais propriedades eles possuem?

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. O que é isso?
  2. Composição e características
  3. Pontos fortes e fracos
  4. Espécie
  5. Dicas de cuidado

Tecido misturado - um assunto único e prático. Devido à sua composição universal, possui propriedades ótimas e possui uma ampla gama de aplicações. O tecido é tão difundido que cada pessoa em seu guarda-roupa ou têxtil definitivamente encontrará tal coisa. Mostrando imaginação, os fabricantes produzem seus vários tipos, que facilmente e utilmente encontram sua aplicação na vida cotidiana.

O que é isso?

Já em nome da matéria está o seu segredo. Tecido misturado é uma mistura de vários tipos de fibras diferentes. Por via de regra, estes são fios naturais e sintéticos. O tecido pode unir-se em 2 tipos de tecidos ou mais. O objetivo principal é escolher a razão correta para usar suas qualidades positivas em maior medida. O resultado é um tecido que exibe um máximo de propriedades positivas e suas desvantagens são reduzidas ao limite.

Das fibras naturais para a base de tecidos misturados, o algodão é muitas vezes escolhido. Ele fornece tecidos com propriedades naturais que cercam o corpo com conforto: respirabilidade, sensações agradáveis, suavidade, higiene. De fibras artificiais escolha nylon, poliéster e outros que são responsáveis ​​pela praticidade do material.

O tecido combinado é obtido de duas maneiras tecer fios. Como resultado de um deles, forma-se uma tela que não tem um lado frontal e obscuro - parece o mesmo em ambos os lados. Isto é conseguido através da combinação de diferentes fibras em um único fio durante o processo de tecelagem. Ao mesmo tempo, o fio é produzido, o que une as propriedades de todas as fibras.

Tal estrutura permite que o tecido seja impregnado com várias substâncias, melhorando suas propriedades. Por exemplo, uma mistura repelente de água é usada como impregnação. Esta questão é mais fácil de pintar. O segundo método envolve um tal entrelaçamento de fibras, quando o fio sintético forma a face do tecido, e o fio natural forma o seu interior. Isto dá a atratividade da tela, mas torna impossível que a mistura seja impregnada com misturas protetoras, uma vez que as roscas de tamanhos diferentes nos lados errado e frontal estão desigualmente expostas a este processo.

Mas também importa que tipo de fibra sintética é usada para formar o tecido. Se a fibra é formada pelos mesmos fios, então a superfície do tecido fica brilhante. Mas ao mesmo tempo há dificuldades em abrir.

Se as fibras não são uniformes, então este tecido tem uma superfície mate. Naturalmente, priva de algum brilho, mas na circulação é muito mais fácil lustroso.

A suavidade da superfície do tecido é afetada pelo método de fiação. Fiação a ar implica a presença de pontas de rosca abertas. Devido a que o tecido fica com uma aparência áspera e fofa. Tal tela não desmorona. Mantém o atrito mecânico. O giro do anel não deixa pontas, deixando o tecido mais liso, dando brilho.

Composição e características

A composição da mistura é bastante diversificada, pois para sua produção utilizam uma variedade de combinações de fibras. Existem alguns padrões estabelecidos pelo padrão estadual. De acordo com suas regras, as seguintes proporções de fibra são permitidas:

  • 70% algodão + 30% poliéster;
  • 60% de fibras sintéticas + 40% de lã.

Mas, apesar dos padrões, a combinação de sintéticos e fios naturais pode ser a mais diversificada. Portanto, vale a pena prestar atenção à composição do tecido no rótulo ao comprá-lo.

As propriedades de mesclagem dependem de quais tipos de telas o formam.Mas as principais características de tal tecido - é a densidade, resistência e durabilidade. Fibras sintéticas têm essas propriedades. E também eles fornecem um pano bom higroscopicidade. Os fios naturais dão aos tecidos propriedades hipoalergênicas, higiene e segurança. Tecido misturado encontra sua aplicação em uma ampla variedade de áreas.

Devido à sua durabilidade, respirabilidade e naturalidade, a mistura é amplamente usada para costurar roupas de trabalho. Se o tecido tem um alto teor de fibra de algodão, é perfeito para macacões no campo da indústria de aviação e gás. A partir do tecido com predominância de fios sintéticos, em particular, poliéster, costurar macacões para trabalhadores nas indústrias médica, de engenharia, metalúrgica, bem como para os construtores.

A mistura com impregnação refratária é relevante na produção de combustível e energia. Tecido com um revestimento repelente à água, resistente ao vento e resistente à sujeira é usado para a produção de roupas para os serviços cujo trabalho está associado a uma longa permanência na rua: polícia, polícia de trânsito, MOE, serviços de reparo. E também o tecido combinado é usado para costurar para caça, pesca, esportes, turismo, uniformes de empregados de complexos de hotel e restaurante. Qualquer área que valorize e requeira conveniência, assim como a praticidade de seus equipamentos, utilize uma tela semelhante para sua alfaiataria.

As propriedades do tecido combinado tornam possível produzir roupas práticas e confortáveis ​​resistentes a várias temperaturas, umidade e poluição. E sua paleta de cores estendida torna possível torná-la bonita e atraente. Devido à praticidade do tecido misto, é perfeito para uso diário: roupões de banho, blusas, vestidos, calças, saias, fantasias.

Tais coisas resultam movimentos convenientes, não constrangedores, mornos e cômodos. Ou seja, eles têm todas as qualidades de roupas para meias de uso diário ou doméstico. A mistura também é adequada para a produção de roupas externas: jaquetas e macacões.

Além de roupas, feitas de tecido misturado:

  • tendas;
  • guarda-chuvas;
  • Sacos e capas para diversos equipamentos;
  • toldos de carro;
  • equipamento de montanhismo;

Pontos fortes e fracos

Com muitas qualidades positivas, o tecido misturado é muito popular. Entre suas vantagens, você precisa destacar:

  • resistência, durabilidade em uso;
  • alto desempenho;
  • aparência atraente;
  • absorve bem a umidade e deixa passar o ar, permitindo que o corpo respire;
  • sensações confortáveis ​​quando em contato com o corpo;
  • não se senta;
  • não está amarrotado, bem tem um formulário;
  • não desbota e mantém permanentemente a cor original;
  • resistência à sujeira, umidade, várias temperaturas;
  • hipoalergênico;
  • preço razoável;

Não há praticamente problemas com o funcionamento desse tecido. Pode ser difícil de abrir, o que depende da estrutura da fibra. Alguns inconvenientes trazem a proporção errada de fios naturais e artificiais. Com um conteúdo muito alto da primeira tela muito enrugado, o excesso da segunda reduz as propriedades de ventilação da matéria.

Mas, em geral, o tecido misto é prático, durabilidade e conforto.

Espécie

Existe uma grande variedade de tipos de misturadores. E isso é devido a todos os tipos de combinações de threads em sua composição. Considere os tipos mais comuns de tecidos misturados.

Guipure

O tecido conhecido é representativo da mistura. É composto por vários tipos de fibras: seda, viscose, algodão. De fios sintéticos em sua composição inclui poliéster ou lurex. Existem várias variedades que diferem no método de vestir, os materiais utilizados e, consequentemente, o preço. Vestidos de noite elegantes são feitos de guipura, usados ​​como inserções para vários itens de vestuário, para roupas íntimas. Além disso, a guipura é decorada com sapatos, bolsas, cortinas, toalhas de mesa, colchas.

Este tecido distingue-se pela boa condução de ar, facilidade de cuidado, elasticidade admissível. É universal, pois é usado para todos os tipos de acabamentos e é adequado para qualquer tipo de figura. Pode ser combinado com quase qualquer tipo de tecido. As desvantagens da guipura incluem delicadeza. É bastante fino, devido ao qual está sujeito a sopros e flechas.

Com defeitos de cuidado, o tecido é deformado. E algumas de suas variedades, em particular, feitas à mão, são muito caras.

Greta

Contém 55% de algodão e 45% de poliéster. O tecido é criado por tecelagem de sarja. Ou seja, no lado sujo há algodão, que cria calor e torna a roupa agradável ao corpo. Lá fora, a camada sintética protege o tecido da umidade, precipitação, confere ao produto resistência e durabilidade. Assim, o conforto do lado de dentro e a proteção do lado de fora o tornam quente para costurar, especialmente como uniforme. Facilidade de cuidado, resistência a danos, preservação da forma são impressionantes vantagens da tela.

Teredo

O tecido contém 67% de poliéster e 33% de algodão. O tecido é solto, mas mantém bem a sua forma e é representado por uma variedade de cores. Especialmente impressionado com as regras de cuidar dela. Teredo mantém lavagem frequente a 80 ° C, permite o branqueamento com produtos à base de cloro para manter a cor do linho branco. Por muito tempo, mantém sua cor original. Macacões para trabalhadores de medicina, a indústria de comida, cadeias de restaurante, pessoal de hotel são feitos do material. Afinal, a exigência de todos esses tipos de uniformes é a mesma: conveniência, limpeza e, portanto, lavagens freqüentes, bem como a preservação de aparência impecável. Em todos os aspectos, o tecido está em conformidade com os padrões europeus.

Os tecidos da membrana merecem atenção especial. As membranas são aplicadas à sua superfície na forma de uma impregnação ou revestimento que protege o produto dos efeitos de baixa temperatura e precipitação. Mas ao mesmo tempo, eles não são quentes, eles permitem que o corpo respire. De tais tecidos, o vestuário exterior é produzido para aqueles cujas atividades envolvem estar em condições meteorológicas severas: montanhistas, guardas, patrulha, equipes de resgate, serviços de reparo e outros.

Quando contaminados, esses produtos são suficientes para esperar até que a sujeira seque e removê-los com uma escova ou um pano seco. Você não precisa passá-las, mas pode lavá-las com as mãos ou com uma máquina de escrever.

Memória

Tecido grosso, mas bem respirável. Sua superfície é fosca e a própria matéria cria uma sensação de conforto e aconchego. O próprio nome do tecido é interessante. Traduzido do inglês significa "memória". E não é por acaso que foi assim chamado. A tela é capaz de memorizar os contornos do formulário que está anexado a ela. Só desaparece se você alisar a superfície com as mãos. Da mesma forma, você pode se livrar de vincos e dobras indesejados. Mas essa propriedade é preservada sob a condição de que apenas 30% do algodão esteja presente na composição da tela. Esse material é usado para fazer ternos, casacos, jaquetas.

Couro ecológico

Este é um material relativamente novo. É uma mistura de poliuretano e base de algodão. É bem respirável, suporta temperaturas extremas e tem uma aparência atraente. Além disso, é muito mais barato que o couro genuíno. Entre as deficiências estão a sensibilidade a agentes químicos e uma alta probabilidade de danos mecânicos. Roupas deste material podem ser limpas. Aplique couro ecológico para móveis. Além disso, este material é mais quente e mais agradável que a própria pele. Dele costure todos os tipos de roupas: calças, saias, vestidos, jaquetas. E isso é ótimo para fazer acessórios. Faz belas carteiras, broches, bolsas e até malas diplomáticas.

Dicas de cuidado

Tecido misturado é muito fácil de operar. Mas comprando um produto dele, ainda preste atenção ao rótulo. Existem variedades de matéria que, por exemplo, não podem ser lavadas à mão ou à máquina.Eles exigem serviços de limpeza a seco. Ou existem limitações de temperatura. Esses recursos são necessariamente indicados nos rótulos. Quanto aos requisitos gerais, eles são bastante simples:

  • lavar a 40;
  • lavar a mão ou máquina;
  • tempo mínimo de lavagem;
  • não use água sanitária, condicionadores, embora alguns tecidos possam suportar as ações de tais substâncias, o que, mais uma vez, você pode descobrir observando o rótulo;
  • passar coisas é necessário, nem todo tecido precisa;
  • O engomar é realizado a uma temperatura de 120-180 °.

Tecido misturado é uma tela versátil usada para a produção de roupas e muitos acessórios. Tem vantagens máximas e desvantagens mínimas, o que o torna um dos materiais mais populares em qualquer campo.

Para saber como escolher um tecido misturado para roupas de trabalho, veja o vídeo a seguir.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento