Camurça é um dos materiais mais populares e é amplamente utilizado na indústria leve e fabricação de móveis. Devido ao alto desempenho e aparência atraente de produtos de camurça não perdem sua popularidade ao longo dos anos.
O que é isso?
Desde os tempos antigos, vestir peles de animais domésticos e selvagens tem sido considerado um dos principais ofícios dos povos do Norte. A partir da Idade Média, os mestres mergulharam peles de veado com composições especiais e gorduras animais, após o que costuraram roupas e sapatos delas. A tecnologia de processamento das peles de uma forma modificada chegou aos nossos dias, e o material obtido como resultado do curativo foi chamado de camurça. Hoje, a impregnação das peles é realizada em equipamentos modernos utilizando peixes, focas e gordura óssea, bem como óleos vegetais e ungulados. Como resultado do bronzeamento, a pele adquire uma textura fina e macia e se torna muito durável e elástica. O material tem um toque agradável, fofo em ambos os lados da superfície e é famoso por sua aparência aveludada e nobre.
Dada a origem natural das matérias-primas, as coisas feitas de camurça natural são bastante caras. Portanto, graças à tecnologia moderna, a humanidade aprendeu a produzir material que imita perfeitamente a camurça natural. Lona artificial visualmente virtualmente indistinguível do protótipo e são altamente resistentes ao desgaste, resistentes ao estiramento e à abrasão, macias e agradáveis à superfície de toque e são muito mais baratas que o material natural.
Variedades
Hoje existem dois tipos de camurça.
Natural
Para o fabrico de camurça, camurça usada, cabra, antílope e pele de ovelha, e como a composição de impregnação usava gordura de foca ou baleia com a adição de óleo vegetal, ungulado ou de linhaça. Depois de aplicar as soluções à superfície, as gorduras e os óleos reagem com as fibras da pele, oxidam e promovem a camurça. Para acelerar o aparecimento de pilosidade, as matérias-primas são pré-embebidas em solução de formaldeído e, após o processamento de gordura, são colocadas em máquinas especiais, chamadas de moinhos de impacto. Neles, o material é submetido a estresse mecânico contínuo por 3-5 horas, após o qual é assentado em pilhas e aquecido. O processo é repetido até que as telas se tornem um tom amarelo-marrom.
Em seguida, o material é cuidadosamente lavado usando uma solução especial e, em seguida, colocado em um secador. Isso é feito para desengordurar a camurça acabada antes de ser enviada para pintura. A camurça natural feita recentemente tem uma cor marrom clara não uniforme com a presença de pontos claros e escuros e, portanto, está sujeita a coloração obrigatória. No final de um ciclo completo de tratamento, a camurça deixa de passar a água e adquire altas propriedades repelentes de água.
As vantagens da camurça natural incluem aparência de alta resistência e aparência., excelente resistência ao atrito e longa vida útil dos produtos de camurça. Além disso, o material não acumula eletricidade estática e não passa água. Entre as desvantagens, o custo e o aspecto moral e ético são muito altos, devido às tendências modernas no uso de tecnologias ambientalmente corretas e à rejeição do uso de recursos animais para atender às necessidades humanas.
Artificial
A produção de camurça artificial é feita de duas maneiras. O primeiro é aplicar um revestimento de polímero na base de malha seguido de moagem a laser, que forma a pilha. Algodão, lã e materiais sintéticos são usados como base de tecido.A proporção ideal de fibras artificiais e naturais no tecido é 25% algodão e 75% poliéster.
Para conectar a parte de veludo ao substrato de tecido, uma cola especial de PVA é usada ou um polímero auto-adesivo é usado. Em alguns casos, a tecnologia de laminação é usada para a resistência da colagem, após o que se torna impossível separar o revestimento felpudo do substrato. Depois que a estrutura de camurça é formada, o material é submetido a tratamento de Teflon, como resultado do qual o tecido adquire propriedades de alta repelência de sujeira e à prova de umidade. Se, como experimento, um pouco de água for derramada no tecido, ele se acumulará em grandes gotas e, sem ser absorvido, rolará da superfície do material.
O segundo método de fabricação consiste em fluffing microfibra com a obtenção de uma superfície macia e mesmo fofa. O processo de formação de estacas é realizado em um equipamento de escovas especiais usando a técnica de divisão de fibras de microfibras para formar pequenas fibras. Esta camurça é chamada de tecido e difere da maior resistência e resistência anteriores à deformação e alongamento.
As vantagens da camurça artificial, que às vezes é chamada de eco-camurça, incluem alta resistência, durabilidade, textura e uniformidade de cor, cuidados despretensiosos e capacidade de ventilação. Além disso, o material é agradável ao toque e não é propenso ao aparecimento de vincos, a formação de rachaduras e abrasões. Entre as desvantagens existe uma marca especial de produtos brancos e cinzentos, o risco de danificar o tecido com as garras dos animais domésticos e a baixa resistência à lavagem de camurça não tecida. Para produtos colados com uma base de tecido, recomenda-se a limpeza a seco ou o processamento com amônia.
Diferenças de outros materiais
Antes de descrever as diferenças de camurça de tecidos e malhas, é necessário entender qual é a diferença entre materiais artificiais e naturais. A principal característica distintiva da camurça artificial é a ausência de um cochilo no segundo lado, que, após um exame mais detalhado, torna mais fácil distingui-lo do natural. Além disso, uma camada de couro será claramente visível no corte da camurça natural, enquanto a base do tecido é claramente visível na pele artificial. O cheiro de materiais também é diferente, e se o tecido natural tem um cheiro persistente de couro, está ausente de tecidos artificiais. Você pode distinguir o tecido e sua textura. Assim, a camurça natural tem uma suavidade especial e alguma não uniformidade de cor, mesmo após o tingimento, e as telas artificiais são perfeitamente uniformes e mais ásperas ao toque.
Se você não pode inspecionar o lado de trás do material e há dúvidas sobre sua naturalidade, então é recomendável manter o produto em suas mãos por um tempo: a camurça artificial não altera sua temperatura e permanecerá fria, enquanto a natural aquecerá rapidamente. Além disso, se você mantiver o dedo sobre a pilha de material natural, as vilosidades mudarão de posição e a trilha se tornará mais escura, enquanto na tela artificial tudo permanecerá inalterado. Outra diferença entre material natural e artificial é o fato de que ao costurar roupas e calçados feitos de camurça natural, as bordas do tecido não são processadas, enquanto as teias artificiais precisam de overlock. É possível distinguir materiais por reação à água. A camurça natural absorve instantaneamente a umidade e escurece, enquanto a água desce do material artificial, não deixando traços molhados.
A principal diferença de camurça de outros tipos de tecidos sintéticos e naturais é a universalidade. O material é igualmente adequado para roupas e calçados, o que amplia consideravelmente o escopo de sua aplicação e permite que você complemente conjuntos com artigos de couro e acessórios atraentes. Camurça natural é muitas vezes confundida com nubuck.A principal diferença entre esses materiais é a matéria-prima de sua produção. Para nubuck use a pele de animais maiores, como vacas, alces e veados, e para camurça use tecnologia de polimento usando materiais abrasivos.
Este processo é chamado de tratamento com cromo ou bronzeamento. Além disso, a pilha de camurça é muito mais espessa e mais alta que a do nobuk, e possui uma estrutura mais macia ao toque. Nubuck é frequentemente submetido a lubrificação, o que aumenta as qualidades impermeáveis do tecido, o que, por sua vez, torna o material um pouco áspero e grosseiro. As características funcionais do nobuk são significativamente menores do que as propriedades de trabalho da camurça. Assim, sapatos feitos de nubuck, rapidamente ficam molhados e sujos. E se os sapatos de camurça puderem ser molhados durante a limpeza, somente a lavagem a seco será permitida para o nubuck.
Opções de aplicação
Âmbito de camurça natural e artificial é amplo o suficiente. O material é usado ativamente para roupas e calçados, estofamento de móveis, bem como para a fabricação de luvas, bolsas e jóias.
Roupas
Suede é usado para costurar casacos, jaquetas, jaquetas, saias e casacos. Para a alfaiataria do vestuário exterior, a opção ideal é uma camurça com um casaco de algodão ou malha. Muitas vezes, para melhorar as qualidades decorativas do tecido, o cochilo é dado um foco específico. Roupas de camurça se ajustam bem ao corpo, se encaixam bem na figura e parecem muito decentes. Ao comprar uma coisa de camurça é melhor escolher produtos de cores claras. Isso se deve ao fato de que, nas roupas azuis ou pretas, cabelos pequenos, cabelos e fios serão muito mais perceptíveis do que nos modelos bege, areia ou rosa.
Quando a auto-adaptação é melhor escolher um tecido artificial com uma base de malha. Tal camurça, em contraste com o material com uma base de algodão, é mais fácil de costurar e cobrir, tornando-a mais adequada para costurar blusas e saias. Mas para a fabricação de ternos e jaquetas, pelo contrário, é melhor comprar apenas a versão de algodão. Além disso, deve-se ter em mente que, ao expor detalhes de camurça grossa no material, há furos de agulhas e pinos, em conexão com os quais as agulhas para costura devem ser escolhidas o mais finas possível e mais nítidas.
Sapatos
Sapatos de camurça não saem de moda por muitos anos. Devido à sua versatilidade e aparência apresentável, os sapatos feitos de tal material são perfeitamente combinados com quase qualquer guarda-roupa. Em sapatos ou botas de camurça, as pernas permanecem sempre secas e não congelam. O tecido combina com sucesso a capacidade de ventilar e repelir a humidade, devido ao que é frequentemente utilizado para costurar calçado desportivo. Para a produção de tais modelos utilizados a pele de animais de grande porte, que aumentou a força e durabilidade.
Acessórios e Decorações
Bens de couro de camurça estão sempre no auge da popularidade. O material é ideal para costurar sacos, luvas, correias e carteiras, além de que você sempre pode comprar jóias elegantes na forma de uma pulseira ou pingente.
Estofamento de móveis
Para obtyagivaniya sofás e cadeiras na indústria moveleira costumam usar camurça artificial, feita de microfibra. Isso se deve ao alto desempenho do material, como a resistência à abrasão, a capacidade de reter a cor original e a facilidade de limpeza. Além disso, o material não é propenso a rolar e está disponível em uma ampla paleta de cores.
Pano de limpeza
Camurça perfurada fina é amplamente usada como um material de limpeza e polimento e é usada para cuidar da superfície de lentes ópticas, monitores LCD e televisores de plasma. O tecido de camurça tem uma vida longa e não perde suas qualidades de trabalho por muito tempo. Além disso, o tecido absorve perfeitamente a água, não deixa manchas esbranquiçadas e seca rapidamente.Isso permite o uso de material para lavar janelas de automóveis, faróis, interior e exterior.
Ortopedia
Devido à capacidade do material de respirar, a camurça tem ampla aplicação na fabricação de palmilhas ortopédicas e calçados especializados. Para esses propósitos, um tipo especial de camurça técnica é usado, cujas qualidades de trabalho são claramente definidas nas normas do GOST 3717-84. As peles de ovelha, cabra e rena, caracterizadas por um cochilo curto e cor castanho-escura não marcante, são comumente usadas como matéria-prima.
Objetivos técnicos
Na fabricação de camurça natural é freqüentemente usado divisão de carne de porco. Ao contrário das peles de gado, fornece camurça de baixa qualidade, que é usada para costurar luvas de trabalho, aventais, revestimentos para vários equipamentos e equipamentos técnicos.
Como se importar?
Qualquer camurça é bastante exigente no cuidado, então quando você compra produtos dela, você precisa considerar alguns pontos. Assim, as roupas de camurça feitas de microfibra e linho natural podem ser facilmente lavadas e mesmo brevemente embebidas em água morna e sabão, mas a temperatura da água não deve exceder 40 graus. Após a lavagem, recomenda-se que o produto borrife levemente com um pano absorvente e pendure no cabide. Roupas de camurça são estritamente proibidas. No processo de secagem, é necessário, de tempos a tempos, enxugar o pano com uma toalha, caso contrário podem aparecer na superfície numerosas manchas, as quais serão difíceis de remover sem lavagem repetida. Não é necessário passar uma saia de camurça ou um casaco elástico. O material não é propenso ao aparecimento de rugas e contusões e restaura perfeitamente a forma original.
Além de lavar-se, é necessário executar a limpeza a seco regular de coisas. Para fazer isso, você pode usar uma escova de borracha, movendo-a em uma direção da pilha. Manchas sujas recém-plantadas em nenhum caso precisam ser esfregadas. Nesses casos, você precisa aguardar a secagem completa da mancha, depois sacudir a sujeira seca com uma escova elástica e limpá-la com uma esponja de silicone. Para remover manchas de alimentos gordurosos, despeje o local contaminado com pó de talco e deixe por três horas. Em seguida, sacuda suavemente o pó com uma escova e escove o produto com uma escova de borracha. Na ausência de talco, você pode usar amido diluído com amônia para a consistência de mingau. Em caso de remoção incompleta da mancha, misture a água com amônia na proporção de 4: 1 e limpe a mancha.
É necessário segurar o cerdas após um longo armazenamento, sobre o vapor e pentear com uma escova de dentes dura. Se as manchas estiverem frescas o suficiente e ainda não tiverem tido tempo de entrar no material, você pode tentar removê-las com um cotonete embebido em água com sabão. Para preparar a solução em vez de sabão, é melhor usar xampu, tomado à taxa de 20 g por litro de água. Depois de processar as manchas com uma tal composição, é necessário recolher a espuma e rapidamente limpar a área a ser limpa com uma toalha seca. Esta limpeza deve ser feita muito rapidamente - para que o material não tenha tempo para se molhar.
Recomenda-se a secagem de produtos de camurça longe de dispositivos de aquecimento e luz solar direta. Brown coisas são bem limpos com borra de café, e leve e branco - leite desnatado e refrigerante, diluído em uma proporção de 0,5 colheres de sopa. l refrigerante para meio copo de leite. As cores das roupas são renovadas usando tinta spray de camurça. O uso de removedores de manchas e compostos contendo acetona é estritamente proibido. As manchas não complicadas podem ser removidas com uma borracha macia regular.
Ao cuidar de sapatos e bolsas, você deve usar uma esponja embebida em água com sabão, evitando ao mesmo tempo um forte molhamento do produto. Após o processamento, o item é seco. e depois penteou com um pincel duro. No inverno, manchas de sal dos reagentes podem ser removidas com solução acética a 5%.Para fazer isso, é necessário umedecer um pano macio na solução e tentar lavar suavemente as manchas, prestando mais atenção às bordas do local. No entanto, muitos problemas podem ser evitados se os novos sapatos de camurça forem tratados com fluorocarbono ou água de silicone e impregnação repelente de sujeira.
O cuidado da mobília compõe-se na lavagem regular de coberturas removíveis. Como regra geral, microfibra é usada para sua fabricação, então eles são bem lavados. Se o estofo não for removido, a limpeza das manchas e outros contaminantes é realizada por qualquer um dos métodos descritos acima. O único pré-requisito para a limpeza de um revestimento não removível é mantê-lo o mais úmido possível, devido ao risco de entrada de umidade e dificuldades relacionadas. Ao comprar móveis com estofamento de camurça, é necessário levar em conta que a altura e a densidade da pilha têm um forte efeito na resistência à abrasão e na complexidade do cuidado. Assim, produtos com uma soneca curta têm melhor desempenho e são mais preferíveis como estofos para uso regular. Se o sofá de camurça estiver por aí há alguns anos e ele começar a ficar oleoso, uma escova especial que tenha um design combinado com a presença de elementos de metal e borracha ou uma borracha regular ajudará a corrigir a situação. Quanto aos cuidados diários, tais móveis devem ser regularmente aspirados, limpos com sal seco e periodicamente penteados com uma escova macia.
O cuidado competente e oportuno para os produtos de camurça permitirá que as coisas mantenham sua aparência original por um longo tempo e não percam suas propriedades funcionais e decorativas por um longo tempo.
Como cuidar adequadamente de camurça, veja o próximo vídeo.