No processo de reparo, a tinta está em toda parte onde é possível, como resultado de que a limpeza não leva menos tempo do que o reparo em si. Nós entendemos o que limpá-la se ela chegar à superfície.
Que tipo de tinta?
Antes de limpar a mancha, você precisa descobrir que tipo de substância foi derramada. Vale a pena iniciar a sua eliminação apenas depois de ter sido selecionado um meio adequado para este tipo de superfície e tipo de material de pintura. Caso contrário, você não pode se livrar da mancha e danos à roupa, móveis, vários tipos de revestimentos. Toda a variedade de materiais de pintura para trabalhos de interiores e fachadas pode ser reduzida a três grupos:
- emulsão;
- alquídico;
- silicato
Tintas de emulsão consistem em corantes, água e um agente de ligação. Se eles não tiverem permissão para secar, eles podem ser facilmente lavados com água do chão, mãos, rolos, escovas e bandejas. Este grupo inclui populares tintas à base de água, acrílico, silicone, variedades de acetato de polivinila. As tintas de silicato baseiam-se em vidro líquido, são minerais. Eles são diluídos com água, usados principalmente em superfícies rebocadas.
Tintas alquídicas (frontais) são feitas usando resina alquídica. Eles podem pintar produtos feitos de madeira e metal, bem como superfícies rebocadas. Este grupo é representado pelas tintas de óleo e esmalte produzidas com base no óleo de secagem. Eles são caracterizados resistência à água. Além dos esmaltes alquídicos, há também análogos de poliuretano que criam um filme mais brilhante que é mais resistente ao estresse mecânico. As tintas de aerossol necessárias para trabalhos de acabamento são produzidas em latas de spray, das quais é conveniente aplicar uma camada uniforme.
Além de revestimentos para decoração interna e externa, há também tintas para criatividade:
- O guache mate denso dissolve-se facilmente na água. É criado com base na cola.
- Tintas aquarela são mais suaves e mais transparentes do que os guaches. Eles também são baseados em cola vegetal, que é altamente solúvel em água.
Estritamente falando, o problema é apenas tinta seca: fresco bastante fácil de limpar. Se ela conseguiu mergulhar e secar, é necessário ter paciência e conhecimento das propriedades das superfícies das quais você deseja remover a mancha.
Após o reparo, você precisa lavar e limpar muitas manchas que apareceram em vários lugares.
Nós selecionamos a ferramenta dependendo do tipo de superfície
Com tecido
No processo de reparação de tinta, muitas vezes fica em roupas. As tintas acrílicas são difíceis de remover do tecido. Se eles pegaram roupas, uma toalha de mesa ou cortinas recentemente, você pode lidar com eles com a ajuda de óleo de girassol. Após o tratamento com óleo, chega a vez do sabonete. A coisa de sabão segura um quarto de hora em água quente, então lavou em uma máquina de escrever.
Alguns tecidos podem ser limpos com álcool branco ou removedor de manchas Vanish, mas o risco de estragar a coisa é alto o suficiente. Se não for possível limpar a mancha, você pode sempre escondê-la atrás do aplique. Tinta à guache, aquarela, à base de água é fácil de esfregar com a ajuda de sabão. As coisas precisam ser pré-embebidas em água morna por 15 minutos.
Com linóleo e laminado
Esfregar a tinta à base de água do chão, coberta com linóleo ou laminado, é fácil. Se a mancha já estiver seca, é necessário mais tempo. Deve primeiro ser amaciado com um pano molhado.
O uso de solventes e abrasivos convencionais em linóleo e laminado é estritamente proibido, para eles existem solventes de construção especiais.
Para remover tintas a óleo de linóleo usado óleo vegetal. Ajudará a limpar e a peitoril da janela plástica. Glicerina morna é usada para o mesmo propósito. O uso de solvente em plástico é repleto de aparência de manchas foscas.
Com papel de parede
Retire a tinta do papel de parede vai ajudar solvente diluído. Aplique diretamente nas gotas secas, tentando não cair no papel de parede. O produto químico não pode ser muito esfregado: a estrutura delicada do papel de parede não sobreviverá. Basta segurar uma almofada de algodão ou um pano em um local umedecido nela.
Retire a tinta seca é quase impossível, você tem que re-stick de áreas manchadas, ou pensar em como e o que disfarçá-las.
Do teto
As manchas no teto são um problema sério. Tinta acrílica, você pode tentar lavar com água e sabão ou gel de lavar louça. Outra maneira é esfregar a mancha. peróxido de hidrogênio. Se estes fundos do orçamento não ajudarem, você terá que ir à loja para uma lavagem especial para este tipo de corante.
Tinta de emulsão aquosa é pré-embebida bem com água morna e, em seguida, muito cuidadosamente lavado com um pano. Retire da pintura a óleo do teto estirável melhor com um removedor especial. Usando todos os tipos de ferramentas disponíveis, é fácil danificar o delicado cloreto de polivinila.
Com janelas de plástico
Lave a tinta das janelas de plástico é fácil. Com o vidro, alguns de seus tipos podem ser simplesmente raspados com uma espátula de plástico. Ele não tem medo de solventes. De remédios populares, amônia líquida, diluída com água e cola de escritório de silicato são apropriados aqui. Para o plástico, o agente químico mais inócuo é espírito branco
De superfícies de madeira
É difícil remover a tinta absorvida (especialmente óleo) de molduras de madeira e peitoris das janelas. Você pode tentar remediar a situação, usando óleo de linhaça em ebulição. O pano impregnado com ele precisa ser colocado em um lugar e, em seguida, tentar apagá-lo. Se este método foi ineficaz, use um secador de construção. Aquecendo a tinta até o ponto de começar a borbulhar, raspe-a cuidadosamente com uma espátula.
Com telhas
Azulejo claro também não é difícil. A superfície brilhante não permite que materiais de pintura penetrem no interior, solventes químicos e lavagens não têm medo dela.
Com banho e superfícies de metal
Para remover os efeitos das obras de pintura de banhos de aço e ferro fundido também terá solventes populares, incluindo gasolina, acetona, álcool branco, amônia. Proprietários de banhos de acrílico melhor abastecer em lavagens especiais. Banho de plástico pode ser estragado com acetona e outros meios, que geralmente são dissolvidos materiais de tinta e verniz. Tinta derramada em ferro terá que ser removida com produtos químicos ou solventes.
Muitas vezes no banho cair gotas de tintura de cabelo. Para remover essa mancha de um banho de acrílico, basta misturar algumas colheres de refrigerante com qualquer detergente para lavar louça. Na pasta resultante, você precisa adicionar algumas gotas de vinagre e aplicá-lo na tinta congelada. Você pode esfregar a mancha apenas com uma esponja macia. Outro meio para combater manchas de tinta - removedor de esmalte, que inclui acetona.
No entanto, deve ser usado com cuidado em acrílico. É melhor primeiro avaliar seu efeito em uma área discreta.
Com leatherette
Tinta, seca em couro, ajudará a remover a faca ou espátula de plástico. Coágulos de raspagem, é importante não danificar a pele artificial.Após a tinta ter sido retirada, a área é lavada com água e sabão. Para remover rápida e precisamente os restos da matéria corante, você pode usar uma escova de dentes. Se essas ações não ajudarem, recorra à ajuda de um meio especial para remover manchas da pele artificial.
Com carpete
Removendo as tintas do palácio vai demorar muito tempo. De modo que a tinta acrílica pegajosa desaparece da pilha, Vai levar vários passos:
- é necessário molhar o pano na água à qual o detergente é adicionado;
- molhar a área contaminada com acetona;
- É importante aplicar um limpador de carpete por cinco minutos, escovar a superfície com uma escova de dentes;
- Depois disso, resta coletar os restos dos componentes usados com um aspirador de pó.
Para apagar tinta à base de água ou tinta látex, é necessário umedecê-la com água e depois tratar com uma solução de água e detergente para lavar louça. Não pressione com força a mancha, senão a tinta será ainda mais absorvida pela pilha do carpete e sua fundação. No final da colheita, você precisa coletar o pigmento residual e líquido com um aspirador de pó. Para se livrar de vestígios de tinta a óleo, use uma variedade de solventes. Os resultados da criatividade das crianças não são tão insidiosos quanto os efeitos dos reparos. A aguarela e a guache são bem lavadas com água e detergente.
Oleosa
Tinta a óleo é quase impossível de remover sem a ajuda de produtos químicos. É necessário umedecer o algodão em gasolina, espírito branco, acetona ou querosene, pô-lo na mancha. Após 10 minutos, esfregue das bordas para o centro. Os restos de corantes e solventes devem ser lavados com água corrente e depois lavar a coisa. Apagar a pintura a óleo com sapatos de couro vai ajudar creme ou óleo vegetal, que suavizam um pouco a tinta. Depois disso, a mancha é lavada com uma solução de sabão saturada.
Depois de pintar, muitas manchas permanecem no chão. Se a tinta acrílica estiver congelada em um laminado ou linóleo, plástico ou metal, é muito fácil raspá-la com uma faca clerical ou comum. É bem lavado apenas se não tiver tempo para secar. Enrijece muito rapidamente, graças ao agente formador de filme.
A nova camada pode ser lavada com água morna usando uma esponja ou um pano macio. Se você não conseguir resolver o problema com água, gel de lavar louça ou sabão simples serve. Se o risco de danos na superfície for excluído, você poderá usar um pincel. A tinta embebida é removida. acetona, gasolina, querosene, espírito branco, embora estas substâncias não sejam seguras para muitos tipos de materiais.
Lava
Nas lojas de bens de construção vendidos lavagens especiais. Ferramentas universais adequadas e aquelas que são projetadas para tintas acrílicas. É melhor trabalhar com essas substâncias potentes em luvas, máscara e óculos, pois têm um cheiro muito forte e desagradável. Demora cerca de 15 minutos para enxaguar para remover a mancha, então esta área é bem lavada.
Existem receitas para fazer lavagens em casa. Não é ruim provou solução de soda cáustica. Se você quiser obter um produto espesso que não irá drenar de superfícies verticais, ele adiciona farinha de aveia.
Para suavizar a tinta, demora pelo menos uma hora.
Dicas
O remédio mais eficaz na luta contra as manchas é impedir o seu aparecimento. Caso contrário, muito tempo e esforço serão gastos, e o resultado pode estar muito longe do ideal. Quanto mais cedo o trabalho de remoção de tinta começar, mais chances de removê-lo completamentesem danificar a superfície.
É importante não permitir que a tinta seque nos instrumentos (escovas, bandejas, pistola), caso contrário, eles terão que se despedir ou absorver acetona por um longo tempo e, em seguida, lavar completamente.
Ao escolher um método e meios para remover manchas, é necessário considerar o tipo de tinta e as peculiaridades do material sobre o qual ele caiu.Qualquer produto químico vale a pena tentar em uma pequena área onde os possíveis danos não serão evidentes. Aplicando um método mecânico de remoção de materiais de pintura, você deve agir com extrema cautela. É importante não danificar a superfície a ser limpa.
Se você trabalha sem óculos, peças afiadas de tinta podem machucar seus olhos. Algumas lavagens são perigosas contra incêndio e não devem ser usadas nas proximidades de fontes de fogo.
Como remover manchas da tinta, veja o próximo vídeo.