Não importa quão limpa seja a água, quando for fervida em uma chaleira de vez em quando uma espuma se formará. É um sedimento de sal de cal, que gradualmente se acumula nas paredes do vaso e elementos de aquecimento, o que leva à sua destruição.
Além disso, a espuma afeta negativamente a saúde humana, por isso deve ser eliminada através de limpeza regular.
Para limpar a caldeira dentro dos depósitos de calcário e sal, não é necessário adquirir produtos especiais que contenham produtos químicos agressivos. Para fazer isso, você pode usar o ácido cítrico usual.
Funcionalidades
A água da torneira contém uma grande quantidade de impurezas que entram durante a passagem de várias etapas de limpeza necessárias para eliminar detritos e desinfecção. Mas ao mesmo tempo, o líquido torna-se mais rígido, portanto não se recomenda usá-lo cru. Graças aos filtros modernos em casa, a água pode ser limpa da maioria das impurezas, incluindo o cloro e metais pesados, mas eles não são capazes de se livrar da cal. No entanto, a quantidade de sedimentos no líquido filtrado será muito menor.
O precipitado, que surge como resultado da água a ferver, acumula-se gradualmente nas superfícies internas da caldeira e ao longo do tempo forma densas camadas de sal. A escala ajuda a reduzir a transferência de calor dos materiais, de modo que, como resultado do aquecimento, a embarcação se aquece e simplesmente se rompe. Se uma chaleira elétrica é usada na casa, então seu elemento de aquecimento geralmente falha, é nele que os depósitos de sal de lima se acumulam.
A eliminação obrigatória da balança causou não só danos na louça, mas também um impacto negativo na saúde humana. Quando beber água de uma chaleira não purificada, sedimentos de sal de lima entrarão no corpo, levando ao desenvolvimento de doenças do estômago, fígado e rins.
Benefícios
Descalcificar com ácido cítrico não é apenas eficaz, mas também seguro. Depois de usar agentes de limpeza especiais, a chaleira deve ser bem lavada e fervida várias vezes para se livrar completamente dos produtos químicos. Caso contrário, elementos agressivos entrarão no corpo, o que pode levar a envenenamento, reações alérgicas ou queimaduras químicas das membranas mucosas. Enquanto depois de aplicar o ácido cítrico, o recipiente será lavado suficientemente em água corrente.
Uma densa camada de escamas corrói o metal, deixando rachaduras, lascas e arranhões que não podem ser vistos a olho nu. Se os elementos danificados forem expostos a substâncias agressivas contidas em detergentes, a velocidade de sua destruição aumentará várias vezes. Além disso, partículas de produtos químicos permanecerão em pequenas rachaduras e certamente entrarão no corpo humano junto com a água.
O ácido cítrico limpa suavemente a chaleira elétrica, de metal, vidro e esmalte. Ao mesmo tempo, após o procedimento, não apenas os sedimentos de sal de cal permanecerão, mas também partículas prejudiciais. Também deve ser notada a disponibilidade deste método de descalcificação, porque 1-2 sacos de ácido cítrico será muito mais baratodo que um limpador especial.
Removendo uma fina camada de escala
Para limpar a chaleira de uma fina camada de calcário, requer um tempo mínimo e esforço. Mas deve-se notar que a eficácia do procedimento dependerá das proporções de ácido cítrico em relação ao líquido. Para cada litro de água deve ser tomado 40 g de ácido cristalizado. Você também pode usar 1-2 limões de tamanho médio, que devem ser cortados em cubos grandes de antemão.
O tanque a ser limpo não precisa estar completamente cheio de água. seu nível deve ser suficiente para cobrir apenas a superfície com espuma.
A chaleira cheia de líquido de limão deve ser colocada no fogão e leve o conteúdo para ferver. Então você deve abrir a tampa e continuar a ferver a água em fogo baixo por cerca de 2-3 minutos. Ao remover a placa da chaleira, a solução com ácido cítrico deve ser fervida novamente 3 minutos após o primeiro ciclo. Neste último caso, os utensílios de tampa não precisam abrir.
A chaleira com água quente não precisa ser lavada imediatamente, deve ser permitido esfriar naturalmente. Durante o resfriamento, o ácido cítrico gradualmente corroerá a escala. O líquido turvo resfriado juntamente com partículas de calcário deve ser derramado. Se após o procedimento houver vestígios de placa nas paredes e no elemento de aquecimento, recomenda-se repetir a limpeza. Além disso, se mesmo uma parte da escala não foi removida da primeira vez, a concentração de ácido cítrico deve ser duplicada.
Após a descalcificação completa, o procedimento de limpeza pode ser concluído. Chaleira deve ser cuidadosamente limpo com uma esponja para lavar pratos com detergente. Então, a primeira e a segunda água após a fervura precisam ser derramadas, e somente a partir do terceiro ciclo será utilizável.
Um procedimento semelhante pode ser realizado usando bebidas carbonatadas, por exemplo, limonada, que não têm uma cor brilhante. Eles contêm ácidos cítrico e fosfórico, que têm um efeito devastador sobre os depósitos de calcário. A chaleira contaminada deve ser enchida com refrigerante e deixar com a tampa aberta até que os gases estejam completamente vazios - cerca de 2 horas. Em seguida, o líquido é levado a ferver e deixado esfriar, como é o caso da solução de limão.
Removendo uma camada espessa de placa
Apesar da eficácia do ácido cítrico, para remover uma espessa camada de calcário, ele deve ser usado com vinagre. Deve-se notar que esta limpeza é mais agressiva, portanto É importante realizar o procedimento corretamente para não quebrar a chaleira e não danificar o corpo.
Recomenda-se a utilização de ácido cítrico juntamente com vinagre para a limpeza de pratos de aço inoxidável ou esmaltados.
Este método também é adequado para aparelhos elétricos, desde que estejam equipados com um elemento de aquecimento oculto, porque, caso contrário, o revestimento eletrodepositado pode ser danificado. Além disso, é indesejável remover a incrustação com vinagre em recipientes de plástico.
Para o procedimento, você precisará de vinagre de mesa na quantidade de 0,5 xícaras por 1 litro de água e 60 g de ácido cítrico. Primeiro, encha a chaleira com vinagre e deixe por 20 minutos. Em seguida, o ácido cítrico é adicionado ao líquido e levado a ferver, em seguida, ferver por vários minutos com a tampa entreaberta.
Se a chaleira estiver limpa, ferva a água com a tampa fechada. duas vezes com um intervalo de 3 minutos. A solução quente de limão e vinagre deve esfriar e, somente depois disso, pode ser derramada. Se a balança não foi completamente eliminada, o procedimento deve ser repetido, mas se tiver sido removido com segurança, o tanque deve ser cuidadosamente lavado com detergente e fervido várias porções de água.
Poluição a longo prazo
Livrar-se da escala densa multi-camadas é a tarefa mais difícil. Por via de regra, tal estado negligenciado observa-se em antigos bules esmaltados.Camadas espessas de cal são frequentemente ingeridas nas paredes da caldeira de tal forma que, se forem removidas, o desbaste do metal e até as rachaduras podem ser notadas. Em nenhum caso, não pode raspar camadas de escala, uma vez que isto implicaria danos ainda maiores nas superfícies internas do recipiente.
Para eliminar a placa multi-camadas, você precisa de bicarbonato de sódio, ácido cítrico, assim como maçã ou vinagre de uva. Primeiro, na chaleira você precisa encher a água com refrigerante no cálculo de 2 colheres de sopa. l pó por litro de água e ferva o conteúdo por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Em seguida, a solução de soda deve ser drenada, lave a chaleira e despeje com água com ácido cítrico no cálculo de 60 g de matéria seca por litro de água. O líquido deve ser fervido por 5 a 7 minutos e depois deixado em um recipiente até que ele esfrie completamente.
Os passos acima devem ser realizados duas vezes para soltar bem a escala. Só depois de enxaguar bem a chaleira e prosseguir para a terceira parte do procedimento - tratamento acético. A Apple ou o vinagre de uva é despejado no jarro para 1/3 do seu volume e 2/3 da água é adicionada. O líquido deve ser fervido em fogo baixo por pelo menos meia hora. Deve notar-se que durante a limpeza da chaleira a sala deve ser constantemente ventilada de vinagre.
Depois de meia hora, a espuma de várias camadas torna-se pastosa e pode ser facilmente removida com uma espátula de madeira ou de plástico. No final do procedimento, o recipiente deve ser cuidadosamente lavado com uma esponja com detergente e fervido várias porções de água.
Prevenção
Para evitar a formação de camadas de sedimentos calcários no interior da caldeira, é necessário proceder regularmente a uma limpeza preventiva. Para fazer isso, encha o tanque com água e adicione ácido cítrico na quantidade de 1 colher de sopa. l matéria seca para cada copo de líquido. A solução resultante é deixada na caldeira durante 2 horas, após o que é cuidadosamente lavada com uma esponja e detergente.
O procedimento deve ser repetido duas vezes por mês, se a água da torneira tiver uma alta rigidez. Se a água é macia, então a prevenção pode executar-se 1 vez durante 2-3 meses. É importante lembrar que após cada limpeza é necessário lavar bem a caldeira dos resíduos ácidos e sedimentos.
Como limpar a chaleira com ácido cítrico, veja o próximo vídeo.