Regras de conduta na mesa envolvem o uso de um certo número de talheres. Tentando determinar o propósito de um determinado assunto, pode-se encontrar certas dificuldades. No entanto, na sociedade moderna, uma pessoa precisa conhecer o propósito de diferentes cutelaria. Se os pratos de peixe estiverem presentes no jantar de gala ou no jantar, os garfos de mesa serão incluídos nos garfos para os peixes.
O que parece?
Inicialmente, o garfo para peixe tinha apenas três dentes, bastante largos e não afiados. Em comprimento, é significativamente mais curto do que o garfo comum clássico, sua alça é mais larga e plana.
Agora eles também podem fazer garfos para peixes com quatro dentes. Mas ainda é impossível confundir com um garfo convencional, uma vez que os dentes são mais curtos e, para facilitar a remoção dos ossos, existe um entalhe característico no centro.
Para servir o mesmo use as duas opções de garfos.
Inicialmente, os conjuntos em que os garfos de peixe estavam presentes consistiam em um número significativo de itens. Estavam disponíveis apenas para as camadas de elite da sociedade. Portanto, eles eram feitos de metais valiosos e suas ligas. Conjuntos de jantar de prata e até de ouro foram distribuídos entre a aristocracia.
Agora você também pode comprar esses conjuntos exclusivos, no entanto, aqueles feitos de aço inoxidável estão se tornando mais difundidos. Alças podem ser decoradas com vários padrões e chapeamento de ouro ou prata.
Variedades
Embora o garfo de peixe seja freqüentemente substituído por uma cantina, em grandes eventos e jantares oficiais, ele está presente no serviço. Eles decidiram usar não apenas pratos de peixe, mas também frutos do mar, bem como conservas de peixe.
- Garfos frios (fr. Pia). Na França, utensílios especiais de metal para pratos de peixe quente eram chamados de calafrios. Nele, e cozinhou e serviu comida à mesa. Por conseguinte, o garfo do qual este prato foi servido ficou conhecido como frio. Na verdade, é o principal talher para petiscos de peixe. Este é o mesmo garfo com dentes curtos e um entalhe para extração óssea.
- Garfo para comida enlatada. Dispositivo auxiliar especial. Com a ajuda dele, eles não comem, mas transferem pedaços de peixe de um prato comum para o prato. É uma espátula estilizada com cinco dentes, que estão interligados ao longo da borda. Assim, o excesso de óleo passa pelas ranhuras, e a base larga ajuda a pegar e transferir gentilmente um pequeno peixe inteiro ou uma peça ao prato.
- Dvuhrozhkovaya. Como o nome indica, este dispositivo tem dois dentes, longos e afiados. Projetado para lanches frios de peixe, você pode cortar pedaços de arenque ou peixe vermelho e transferi-los para um prato individual.
- Para o coquetel do mar. Garfo na forma de um tridente. Os dentes são torcidos para o centro. E existem outras opções para este garfo. Por exemplo, o dispositivo destinado a mexilhões e ostras tem um cravo esquerdo espesso de modo que é mais conveniente separar a carne da casca. Lagostins, caranguejos e camarões são servidos com um garfo longo de duas frentes.
E para lagostas massacrantes há uma lâmina de dois lados. Em uma extremidade é afiada, eles cortam a casca e retiram a carne das garras. O outro é sem corte e tem a forma de uma escápula para extração de suco.
Como usar
Garfos frios geralmente são servidos em conjunto com uma faca de peixe. Com ele você pode esteticamente e confortavelmente esculpir a carcaça.Ao servir o garfo de peixe é colocado à esquerda, o segundo em uma fileira após o garfo de mesa. A faca de peixe também é a segunda, mas à direita, imediatamente após a faca de mesa.
A faca de peixe tem a forma de uma escápula. Não é afiado, há pequenas depressões nas bordas nas bordas. A faca não foi projetada para cortar, apenas ajuda a separar os filés dos ossos. Se a faca de peixe não estiver sobre a mesa, então é permitido usar, em vez dela, mais um garfo - peixe ou sala de jantar.
Como os dispositivos para peixes são diversos e podem ser servidos de maneiras diferentes, as regras para seu uso são ligeiramente diferentes.
Então, se na porção há um conjunto que consiste em um garfo para peixe e uma faca de peixe, o garfo é levado na mão esquerda e a faca na direita. Como mencionado anteriormente, a faca não é cortada, mas apenas cuidadosamente separar os ossos do filé, segurando o pedaço de peixe com um garfo.
Primeiro, é necessário comer carne do topo do peixe, então você pode virar suavemente a parte da peça e seguir para o outro lado.
Os ossos de peixe geralmente têm ossos pequenos, mesmo se você for servido com filés processados. Esses ossos não podem ser arrancados com as mãos - isso é uma violação das regras de etiqueta. Se de repente você sentir um osso de peixe na boca, então você precisa movê-lo suavemente com a língua para os lábios e removê-lo da boca com um garfo. Em seguida, ele pode ser deslocado para os pratos especialmente projetados ou na borda do seu prato.
Se, ao colocar a mesa, a faca de peixe for substituída por um garfo de mesa clássico, o garfo de peixe é colocado no lado direito da placa. Uma vez que agora executa a função de uma faca de peixe. Assim, na mão esquerda há um garfo de mesa e o garfo de peixe separa a carne dos caroços. A parte das peças para levar até a boca coloca o aparelho na mão esquerda.
Há casos em que pratos de peixe são servidos e não há aparelhos especiais. Então é difícil descobrir qual garfo usar para esses pratos. Se isso acontecer, então é permitido usar um garfo comum e uma fatia de pão. Pão nós levamos na mão esquerda e seguramos o peixe em um prato, e com um garfo de mesa nós dividimos isto e enviamos porções na boca.
Todos os métodos acima obedecem às regras de etiqueta e dão confiança nas festas solenes. No entanto, eles são adequados para pratos de peixe quente.
Há pequenas nuances ao servir aperitivos fritos de peixe em conserva ou salgados, como salmão, esturjão e arenque. Neste caso, para cortar o peixe, leve a faca habitual para lanches. O problema é que as carcaças dessas espécies de peixe são bem difíceis. Uma faca de lanche está localizada no lado direito da placa, bem no final do conjunto de serviço.
Uma variedade de pratos de peixe levou ao surgimento de uma grande variedade de talheres: várias pinças, espetos, facas, colheres.
Todos eles ajudarão a comer belamente e convenientemente todos os tipos de delicadezas do peixe.
Veja o seguinte vídeo sobre como comer peixe em um restaurante.