Muitos, mais cedo ou mais tarde, enfrentam os problemas de cabelos danificados. Pode haver várias razões para isso. Queratina para o cabelo pode ser sua solução. Além disso, com a ajuda de cachos pode ser endireitado. Este procedimento se tornou muito popular porque permite que você atinja simultaneamente a suavidade dos fios e sua recuperação.
O que é isso?
A queratina é um tipo de proteína natural que, com o bom funcionamento do corpo, é produzida de forma independente. Os principais objetivos desta substância em relação ao cabelo:
- proteção de cachos contra danos mecânicos;
- prevenção de sua perda e quebra;
- proteção contra a formação de pontas duplas;
- dando elasticidade do cabelo e preservação de sua força;
- aparência saudável, brilho.
Queratina para fins cosméticos é extraída de lã de ovelha e faz parte de vários produtos profissionais e de cuidados que são projetados para restaurar os cachos danificados.
Uma característica distintiva da queratina e sua principal vantagem são o pequeno tamanho das moléculas. Portanto, penetra facilmente no cabelo, preenche-o e contribui para a restauração, não a partir da superfície, mas a partir do interior.
Composição
A queratina natural tem uma composição diversificada, mas seus constituintes mais valiosos são a própria proteína e o complexo de aminoácidos, incluindo cistina, cisteína, glicina e alanina. A proteína é a base da queratina, e os aminoácidos a dotam da capacidade de assumir qualquer estado - líquido, duro, macio e denso.
A cistina que entra na queratina é responsável pela dureza. É ele quem fornece a força do cabelo e protege-o da quebra. A cisteína contribui para a criação de colagénio e melhora a elasticidade do cabelo. Elasticidade saudável evita danos ao cabelo.
A composição dos cosméticos inclui queratina hidrolisada. Moléculas de tais substâncias durante o processamento químico são divididas em pequenas, sem prejudicar suas habilidades redutoras, o que lhes dá a capacidade de se dissolver na água.
Assim, a queratina penetra facilmente nos cabelos e age sobre eles por dentro: hidrata os cachos, suaviza e previne o emaranhamento.
Prós e contras
Apesar da abundância de vantagens, a queratina ainda tem seus lados negativos. E antes de tomar uma decisão sobre a realização de tal procedimento com cachos, vale a pena se familiarizar com todas as informações.
A principal vantagem é que a queratina é uma substância natural. Se por algum motivo a produção de queratina é perturbada, o cabelo fica frágil e seco, as extremidades começam a se dividir. E preenchendo a falta de queratina dá um resultado notável após o primeiro procedimento.
A queratina atua no cabelo a partir do interior e remove o ressecamento indesejado, hidrata e contribui para a criação de uma camada protetora. No exterior, esta camada protege o cabelo de qualquer influência externa e evita possíveis danos mecânicos. Incluindo esta camada protege o cabelo da exposição ao calor, não deixando que o modelador de cabelo e o secador de cabelo se sobreponham ao cabelo.
Com a ajuda de queratina, você não só pode restaurar o cabelo, mas também endireitá-lo.
Os cachos são suaves, dóceis e receptivos a qualquer estilo. Para quem sofre de cabelo desobediente, cacheado, ondulado ou encaracolado, a queratina pode ser uma salvação. O procedimento tem um efeito duradouro.Além disso, com qualquer outro endireitamento de cachos, eles podem ser danificados pela composição química, e neste caso, as raízes ficam mais saudáveis e brilhantes, o que contrasta muito com o resto do cabelo. No caso da queratina, não haverá contraste entre as raízes recriadas.
Após a queratina, o pêlo ao toque fica macio após o primeiro procedimento. A queratina pode restaurar os fios secos, mesmo depois de tingir ou enrolar e devolvê-los a um aspecto animado.
Alguns cosméticos utilizados para a queratinização do cabelo, têm um efeito cumulativo. Com cada novo procedimento, o cabelo ficará melhor. Portanto, neste ponto, você deve prestar atenção ao escolher um produto.
Queratina é um remédio econômico. Se falamos de uso doméstico, uma garrafa não é suficiente para uma única vez. Ao mesmo tempo, o resultado já é após o primeiro procedimento, e deve ser repetido não mais do que uma vez a cada 2-3 meses. Um frasco de fundos é suficiente para cerca de 4-5 procedimentos. Este não é o valor final, porque depende muito da frequência de repetição dos procedimentos, do grau de dano, do comprimento dos cachos.
Se falamos sobre as desvantagens, então uma das mais significativas é que o formaldeído é parte de cosméticos à base de queratina. É usado como conservante. Nos fundos está contido em pequenas quantidades. Mas o procedimento com queratina ainda é contra-indicado para mulheres grávidas e lactantes.
Como qualquer outro agente químico, a queratina pode causar uma reação alérgica. Antes de usar, vale a pena conferir a portabilidade pessoal do produto: antes de executar o procedimento, aplicar um pouco na pele. O teste é feito melhor dentro de 12 horas. Após esse período, você pode avaliar se há uma alergia ou não.
Existe também um elemento de percepção pessoal. Alguns não gostam do cheiro da composição, sua consistência, pode não se adequar a forma de liberação, facilidade de uso da garrafa ou aplicação ao cabelo. Isso tudo é subjetivo, então você deve confiar em sua própria opinião em tais assuntos.
Alguns usuários afirmam que o alisamento de queratina estraga os cachos. Mas muitas vezes não é a própria queratina que estraga, mas um procedimento mal executado. Endireitamento ocorre sob a ação de alta temperatura. Se o mestre que realiza o procedimento não aplicar uma quantidade suficiente de argamassa à mecha, existe o risco de queimar o cabelo. Portanto, é melhor realizar tal procedimento com especialistas verificados ou prestar atenção à qualidade do processamento dos fios ao conduzi-lo em casa.
Após tratamentos com queratina, shampoos sem sulfato devem ser usados. Eles são mais caros do que o habitual, mas seu uso é um pré-requisito para a preservação a longo prazo do efeito do procedimento. Os xampus de sulfato lavam toda a queratina do cabelo e o efeito é rapidamente perdido.
Os tratamentos com queratina devem ser usados com cuidado em cabelos finos. Isso os torna mais pesados e pode levar à suspensão. Também um efeito colateral pode ser um cabelo oleoso.
O cabelo tingido durante o procedimento com queratina pode mudar sua cor para vários tons. Esta é uma consequência do uso de xampu de limpeza profunda e queratina de preenchimento de cabelo. Antes do tingimento subseqüente, é necessário informar ao mestre que o procedimento de restauração capilar à base de queratina ou de queratina foi realizado. Então o mestre poderá escolher a tinta certa e pintá-la de forma a evitar possíveis resultados desagradáveis.
Além disso, algumas pessoas referem-se à recuperação de queratina menos a complexidade do procedimento, não importa onde ele é realizado: em casa ou na cabine. Mas em contraste com essa opinião, muitos usuários acham bastante simples, dado o resultado que dá no final. Neste caso, vale a pena examinar a questão da queratinização antes do procedimento e decidir por si mesmo se é adequado ou não.
Forma de liberação
Há uma grande variedade de produtos para uso em casa ou no salão, que incluem queratina.
Os produtos mais populares para uso doméstico são xampus, bálsamos, máscaras, soros e sprays, bem como tintura de cabelo. Produtos similares podem ser encontrados em lojas ou farmácias. Cada produto tem seu próprio método de aplicação, que é necessariamente descrito nas instruções. Em tais produtos domésticos, muitas vezes adicionam-se vitaminas e minerais para uma recuperação adicional do cabelo.
O uso de cosméticos cosméticos geralmente não dá o mesmo efeito instantâneo que a recuperação de queratina no salão. Muitas dessas ferramentas devem ser usadas constantemente ou pelo curso - elas têm um efeito cumulativo. A queratina no processo de uso se acumula nos cachos e ao longo do tempo os torna mais hidratados, obedientes, macios e bem tratados.
Ferramentas especializadas para profissionais geralmente consistem em várias etapas e incluem vários produtos, cujo uso gradual leva ao resultado desejado. Essas ferramentas podem ser usadas em casa por conta própria. Mas é melhor recorrer a um profissional para evitar danos desnecessários ao cabelo - porque a principal tarefa da queratina é restaurar os cachos e não machucá-los.
Como escolher um produto para cabelos?
A escolha da queratina para uso profissional (alisamento de queratina, por exemplo) geralmente é feita por um especialista que trabalha com uma determinada linha de cosméticos profissionais. Antes de se inscrever em um procedimento, é possível e necessário esclarecer com qual fabricante o mestre funciona. Em seguida, será possível se familiarizar com antecedência com informações sobre o produto cosmético e comentários sobre ele. Isso ajudará a evitar problemas se o mestre for desonesto e a queratina que ele usa for de baixa qualidade.
Se falamos de queratina, que é adequada para uso doméstico, agora uma grande variedade dessas ferramentas está disponível no mercado de massa, e você sempre pode encontrar uma opção adequada.
Primeiro, você precisa determinar o grau de dano ao cabelo e qual efeito é necessário dos fundos com a queratina.
O soro para cabelos com queratina é produzido principalmente em ampolas e é um agente indelével que é aplicado aos cachos ao longo de todo o comprimento, geralmente várias vezes por semana ou após cada lavagem da cabeça. Além do fato de que o soro restaura os cabelos, reenvolvendo-os com queratina, também os protege de altas temperaturas.
Portanto, esse formato é perfeito para quem:
- sempre usa um secador de cabelo ou chapinha e quer proteger cachos;
- quer devolvê-los brilhar, elasticidade;
- quer hidratar o cabelo, prevenir sua fragilidade.
Muitos fabricantes oferecem soros à base de queratina: “Osis Flatliner” da Schwarzkopf, “Active Keratine” da Belita Vitex, “Therapist” da Kerastase, soro “Keratin Silk” da CHI e outros.
O spray de queratina também é um produto de cuidado indelével. Difere do soro de textura mais clara e facilidade de aplicação. Os soros podem às vezes dar um efeito de ponderação se aplicados mais do que o necessário. Sprays não pecam assim e se adequarão àqueles que:
- quer manter a saúde e a beleza de seus cabelos;
- precisa de condicionamento adicional do cabelo e facilidade de pentear;
- usa chapinha ou secador de cabelo;
- cujo cabelo tem uma ligeira secura e fragilidade.
Há uma grande seleção de sprays de condicionamento e regeneração de queratina no mercado: Hair Light Keratin Care Spray spray da Hair Company, Megapolis spray care da Ollin Professional, Indola spray filler, Osmo spray de queratina e outros.
Os xampus com queratina são produzidos principalmente por uma única linha com bálsamos e máscaras e são projetados para complementar um ao outro. Como todos esses produtos são laváveis, o efeito principal não é visto imediatamente após o primeiro uso, mas depois de um tempo.O resultado terá que esperar mais, mas este efeito tem suas vantagens: o cabelo após a passagem da terapia com queratina ficará brilhante e sedoso e após sua finalização, uma vez que a queratina se acumulará nos cabelos.
Esta opção é adequada para quem:
- usa constantemente um secador de cabelo ou chapinha;
- muitas vezes tinge cabelos;
- quer evitar danos ao cabelo;
- sofre de cabelos secos;
- precisa de restauração e aviso de pontas duplas.
Shampoo, bálsamo e máscara podem ser usados separadamente, mas o melhor efeito é dado pelas réguas quando elas são usadas sequencialmente e juntas. Linhas populares de produtos de tratamento capilar de vários fabricantes: “Keratin line” da HairLuxe, “Keratin” da Dr. Sante, Magic “Argan + Keratin” da Eveline Cosmetics e outros.
Para aqueles que constantemente tingem seus cabelos, há tinta com queratina. Distingue-se por um efeito mais suave nos cachos e, ao mesmo tempo, o efeito da cura. Este efeito é alcançado devido à fórmula livre de amônia e conteúdo de queratina. Desde que a tinta, a fim de penetrar profundamente no cabelo, abre ligeiramente as escamas dos pêlos, juntamente com a queratina também penetra lá, que durante o envelhecimento da composição sobre os cachos tem um efeito regenerador. Um exemplo de tal tinta é "Magic Keratin", de Kapous.
Para cabelos muito danificados, soros, xampus e bálsamos com máscaras não serão a melhor solução e podem não ser eficazes o suficiente. Tais produtos à base de queratina são adequados para lidar com cabelos secos, hidratar cachos, evitar danos, fornecer proteção térmica, restaurar pontas duplas.
Se o cabelo foi severamente danificado, por exemplo, por perm ou tingimento ou sofreu após um longo inverno e exposição a temperaturas frias, é melhor preferir produtos mais fortes. No caso da queratina, os conjuntos de produtos para realizar a restauração da queratina de cachos para uso doméstico podem estar nessa função.
Como regra geral, tais conjuntos incluem um conjunto de ferramentas para realizar o procedimento por conta própria: trata-se de um xampu de limpeza, um agente de queratinização capilar, shampoo sem sulfato, bálsamo para condicionador de cabelo e instruções detalhadas.
Agora é muito fácil ler as instruções antes de comprar uma ferramenta e avaliar se esse formato é ideal para você ou melhor entrar em contato com um especialista.
Exemplos de tais complexos para ceratinização capilar são: “Keratine Royal Treatment” da Ollin Professional, “Keratin Treatment” da Greymy, “BC Original” da SK Professional, “Gloss” da Bombshell e outros.
Para aqueles que temem os efeitos de altas temperaturas no cabelo e não buscam o objetivo de alisar o cabelo, uma restauração fria de queratina vai fazer. Em tal procedimento, em vez da exposição à passagem a ferro, os fios com a composição não são processados de todo ou são processados por um ferro de ultra-sons infravermelhos. Um exemplo da composição para recuperação de queratina a frio - "N-Solutions" da Homma Tokyo.
Entre os produtos para recuperação de queratina pode ser encontrada biokeratina.
Na verdade, esse é um truque de marketing, já que a própria queratina é uma substância natural, natural ao nosso corpo. A bioqueratina, como qualquer outra queratina, atua sobre os cabelos desde o interior, preenchendo e restaurando-os.
Quanto tempo dura?
O procedimento para curls de recuperação de queratina não dá um efeito permanente. O resultado dura em média 3 meses. Duração muito depende dos meios pelos quais o procedimento foi realizado. Alguns fabricantes prometem uma duração de efeito de até 4 meses.
Além disso, a duração do resultado depende do cuidado competente após o procedimento. Realizar todas as dicas sobre como cuidar dos cachos prolongará significativamente a duração do efeito, e a falta de conformidade diminuirá.
A frequência de lavagem da cabeça também afeta a rapidez com que será necessário repetir o procedimento de queratinização.O xampu sem sulfato, embora não tão duro quanto qualquer outro, não lava a queratina do cabelo de qualquer maneira. Então, no cabelo, propenso a gordura, vai segurar muito menos do que o normal.
Recursos do aplicativo
Com produtos de cuidado, como bálsamos, xampus e sprays tudo é claro: eles são aplicados e lavados ou não lavados, dependendo da sua finalidade. Com ferramentas para restauração de queratina doméstica ou profissional, os cachos são um pouco mais complicados.
O procedimento para a restauração capilar de queratina é adequado para quase qualquer comprimento. Mas para cachos curtos e finos, é melhor não fazer isso.
A etapa preparatória é obrigatória - a queratina não se aplica a uma cabeça gordurosa. Antes de aplicá-lo, é necessário lavá-lo com um champô de limpeza especial para lavar toda a sujidade dos cachos, bem como para abrir as escamas do cabelo. Isso garantirá a penetração da queratina profundamente. Se envolver apenas os pelos do lado de fora - o efeito será curto e medíocre.
O shampoo de limpeza é quase todos os fabricantes que produzem produtos para a restauração capilar de queratina. O shampoo normal para cabelos oleosos, que é posicionado como uma limpeza, não funciona. Bálsamo após tal lavagem não precisa ser aplicado.
A próxima etapa é o tratamento de cachos secos com queratina. O produto deve ser aplicado com cuidado. Você não deve derramar a garrafa inteira em seu cabelo, mas você não deve sentir pena dela, para que os cachos não sejam danificados durante o tratamento térmico subseqüente. A composição não é aplicada às raízes - a distância delas é de aproximadamente um centímetro. É melhor aplicar queratina nas pontas com atenção especial, uma vez que as extremidades dos fios geralmente são a parte mais danificada.
A despesa de meios do comprimento do cabelo de um procedimento varia dentro de 50 ml. Depende da qualidade do cabelo, sua espessura, espessura, comprimento e grau de dano. Assim, nos cabelos longos e finos, será necessária menos queratina do que nos cabelos grossos.
A queratina é envelhecida por cerca de meia hora. O tempo exato para cada composição é indicado nas instruções.
Após o tempo de envelhecimento da queratina, os cachos são secos com um secador de cabelos. Os especialistas aconselham alternar o fluxo de ar frio e quente e não secar o cabelo na temperatura máxima. Quando os cachos estão secos, eles são desenhados pelo ferro, se houver um objetivo para endireitar o cabelo e um conjunto de ferramentas é adequado para isso. Fios de cerca de meio centímetro são geralmente desenhados. Passar um fio de ferro é processado 5-7 vezes.
Em seguida, o cabelo é resfriado, penteado e quando a temperatura do cabelo cai ao normal, é lavada com água morna sem xampu e bálsamo. Finalmente, um fixador é aplicado. Pode ser um creme, uma máscara ou um bálsamo da mesma linha com queratina. Este é um passo importante e não deve ser omitido se for fornecido pelo fabricante. Depois que a máscara é lavada, o cabelo é completamente seco.
O cabelo depois de tal procedimento é instantaneamente transformado.
Regras de cuidados posteriores
Imediatamente após o procedimento com o uso de alguns compostos contendo queratina não pode molhar a cabeça por 72 horas. O mestre deve avisar sobre isso com antecedência. Regar não é apenas lavar o cabelo ou enxaguar com água. Também é impossível aplicar sprays indeléveis ou outros líquidos que caiam sob a chuva. Caso contrário, o resultado acabará sofrendo e pode não ser tão perceptível.
Durante as mesmas 72 horas, os cachos não podem ser amarrados na cauda, trançados em cuspe, presos com ganchos de cabelo e geralmente de alguma forma amassá-los. Rugas feias que podem ser difíceis de remover podem permanecer no cabelo.
Após o procedimento de curar os cachos com queratina ou endireitá-los, um pré-requisito para prolongar o efeito é usar um xampu sem sulfato para lavar o cabelo.
Se você usar shampoo sulfato comum, ele vai lavar a queratina do cabelo em um curto espaço de tempo e devolvê-los ao estado original.
Também é importante continuar a usar produtos de cuidados como bálsamos e máscaras capilares.Queratina - não é uma panacéia para todos os males e não substituirá o resto do cuidado dos cachos.
É possível tingir o cabelo depois do procedimento da restauração de cabelo de queratina antes de em duas semanas. Se você fizer isso anteriormente, existem duas opções para o resultado:
- a tinta não será retirada, pois não será capaz de penetrar no cabelo através da camada protetora de queratina;
- a tinta romperá a camada protetora da queratina e a removerá do cabelo, prejudicando assim o efeito do procedimento e reduzindo sua durabilidade (isso se aplica principalmente às tintas de amônia).
Antes do procedimento, também pintar o mais tardar duas semanas. Caso contrário, você precisa estar preparado para o fato de que o tom dos cachos pode ser lavado no todo ou em parte, e será possível restaurá-lo não antes de duas semanas após a queratinização.
Após o procedimento não precisa usar chapinha ou passar a ferro. Secador de cabelo é melhor não usar diariamente, apenas quando necessário. A melhor opção seria limpar o cabelo após a lavagem com uma toalha e deixá-los secar por conta própria.
Se a queratina, por algum motivo, quer lavar, você pode fazê-lo com shampoo regular.
Comentários
A maioria das revisões daqueles que passaram pelo procedimento de recuperação de queratina são positivas. Os usuários notam um resultado notável: cabelos sedosos, brilho e aparência saudável. Na sua opinião, a queratina torna o cabelo muito mais macio e mais obediente, tem um efeito declarado de melhoria da saúde. Muitos usuários elogiam o efeito alisante da queratina e ficam satisfeitos com a aparência do cabelo após o procedimento.
Mas há também revisões negativas, nas quais os usuários notam a ausência de um efeito a longo prazo após o procedimento e a perda de brilho e vivacidade por várias semanas. Existem queixas de reações alérgicas e danos ao cabelo. Este último é o resultado da escolha de um mestre inexperiente ou de suas experiências domésticas. Os usuários também se queixam de que, após o procedimento de queratinização, o cabelo fica mais gordo e perde seu volume natural.
Queratina alisamento em casa, veja o seguinte vídeo