Ao longo da longa história do balé, bailarinos esguios e flexíveis invariavelmente despertam a admiração dos homens e a inveja das mulheres. Criaturas graciosas esvoaçando ao redor da cena são percebidas como algo sobrenatural, criado a partir do ar e outra coisa milagrosa, mágica. Um traje de palco em muitos aspectos contribui para essa percepção de bailarinas - saias fofas e arejadas, que na tradição russa são chamadas de “tutus”.
Não muito tempo atrás, o tutu migrou da cena do balé para a vida cotidiana, tornando-se um item de guarda-roupa da moda. No artigo de hoje, falaremos sobre os recursos e as variedades dessas saias, além de como e com o que elas melhor vestem.
Quem é adequado?
Nem toda garota pode gabar-se de uma figura como a de uma bailarina, mas isso não significa que as saias de tutu estejam disponíveis apenas para moças esbeltas e em forma. Sem dúvida, em tais garotas a saia-tutu ficará perfeita, portanto, se você possuir tais dados, você pode seguramente comprar este item para o seu guarda-roupa de verão.
Uma saia longa e fofa tem a capacidade de levar alguns centímetros de altura, então belezas tão curtas devem ser preferidas para belezas baixas. Se você tem uma estatura alta e pernas ligeiramente gordas, ao contrário, você se ajustará à opção abaixo do joelho.
Deve notar-se que a saia tutu requer necessariamente uma cintura, por isso, categoricamente não se adequa aos proprietários da figura do tipo "maçã".
Um pouco de história
Agora é difícil imaginar, mas o tutu nem sempre foi um elemento integrante da arte do balé. A primeira dançarina que apareceu no palco do teatro com uma saia volumosa feita de malha translúcida foi a italiana Maria Tagloni; isso aconteceu apenas em meados do século XIX. Tutu especificamente por ela inventada e pintada pelo artista francês Eugene Lamy. Nela a bailarina executou a parte de Sylphs no ballet do mesmo nome.
Com o tempo, o pacote criado para o Taglioni sofreu uma mudança. Então, Anna Pavlova preferiu dançar na versão leve deste vestido - suas saias não eram tão exuberantes, mas mais longas.
Dançarinos de balé soviéticos apareceram no palco em pacotes largos e rígidos que quase abriram completamente as pernas.
Saia-pack na moda todos os dias veio recentemente. Este furor fez com que Sarah Jessica Parker, aparecendo em uma saia multi-camadas no primeiro episódio da série "Sex and the City". Desde então, o tutu firmou-se no guarda-roupa de milhares de mulheres em todo o mundo, para quem a heroína da atriz Carrie Bradshaw se tornou um ícone de estilo real.
Saia de Tutu de Tule
Tradicionalmente, saias de tutu são costuradas a partir de tecidos finos e translúcidos. Os modelos mais populares são organza, tule e tule. O tutus de balé clássico é feito de tule. Para manter o material em boa forma, saia de amido ou tratada com meios especiais.
Fatin é uma malha muito fina feita de fibras de poliéster. Apesar do fato de que o tecido tem uma base sintética, é bem respirável, devido às peculiaridades da estrutura. Fatin pode ter uma superfície mate ou brilhante.
Para costurar até um saquinho de tule curto, você precisará de vários metros de tecido. Mas, desde que o preço deste material é muito baixo, a alfaiataria de tal saia não lhe custará um centavo bonito.
Cores populares
Quando falamos de um tutu, costumamos imaginar uma saia de ar branca como a neve - exatamente o tipo em que as bailarinas tocam.No entanto, esta roupa pode ser feita em uma variedade de tons de todas as cores do arco-íris. Além da cor branca clássica, vamos considerar algumas das opções de cores mais bem sucedidas para um tutu
Preto
Uma bailarina aparece no palco com um tutu preto, fazendo a parte de um cisne negro do balé Swan Lake. No filme “Black Swan”, Natalie Portman apareceu diante de nós como bailarina, desempenhando os papéis de Odette e Odile - a princesa-cisne e seu antípoda. A atriz sob o disfarce de um cisne negro parecia muito impressionante, tantas meninas não deixaram de adquirir saias pack em preto.
Essas saias são simplesmente incríveis - elegantes e ousadas. Há algo sombriamente gótico neles, então tutus pretos são frequentemente combinados com espartilhos, enfeites de couro e outros acessórios que são adequados para o estilo.
Bege
Saias-packs de tons claros dão a impressão de algo arejado e sem peso. Uma garota com essa roupa parece estar envolvendo uma pequena nuvem dourada. Ao contrário das opções em preto e branco, as saias de tutu bege parecem mais casuais e não causam associações intrusivas com o mundo do balé.
Essas saias podem ser combinadas com coisas do guarda-roupa cotidiano: camisetas simples, tops, camisas e jaquetas jeans, jaquetas, blusas finas. Em um saia-tutu bege, você pode ir estudar, para o teatro, para a abertura da exibição ou para uma festa. Para ocasiões especiais, é necessário escolher um top mais elegante, feito de tecido nobre de alta qualidade.
Branco
Na cor branca tradicional a saia de tutu parece muito vantajosa, em muitos aspectos porque se combina com a roupa de qualquer cor. Portanto, escolhendo o topo para esta saia bonita, você pode experimentar com segurança as cores, em busca das combinações mais bem sucedidas e brilhantes. Preste atenção às coisas de tons saturados - eles fazem um contraste favorável com o branco delicado da saia tutu.
Essa saia é um excelente vestido de noiva para as noivas que querem desistir do vestido clássico. Escolha modelos alongados, não muito curvados. Eles vão bem com um espartilho, jaqueta curta ou top apertado.
Imagens espetaculares
Tomando o pacote de saia como base, você pode criar arcos extraordinariamente bonitos em diferentes estilos.
Vejamos algumas imagens originais e elegantes que podem ser facilmente repetidas usando coisas do guarda-roupa básico:
- Uma saia leve abaixo do joelho em combinação com uma camisa jeans (pode ser substituída por uma camisa jeans recortada) e botas grossas com um salto grosso.
- A saia fofa é requintada, de cor rosa com um colete impertinente, sandálias pretas (graças às tiras finas que torcem ao redor do tornozelo, lembram os sapatilhas de balé) e uma bolsa grande no tom do sapato.
- Uma saia branca curta combina de forma inesperada e harmoniosa com uma camisa esportiva solta com uma estampa grande e tênis pretos em uma sola maciça.
O que vestir e combinar?
Então, como você provavelmente já entendeu, a saia-pack pode ser combinada com coisas completamente alheias à arte de ballet e com um estilo clássico. Esta peça de roupa ainda é mal dominada por designers e estilistas, para que você possa entrar com segurança em experiências da moda, criando suas próprias combinações espetaculares.
Você pode experimentar não só com roupas, mas também com sapatos e acessórios. A saia tutu vai bem com sapatos clássicos ou sandálias, bem como botas grossas ou botas de alta lace-up. A jóia também pode ser em um estilo diversificado - de jóias cintilantes, a contas de madeira e pulseiras de couro.